Menu

Notícia totalmente inesperada: Dragon Ball Super está legal

Por algum motivo, alguém instituiu que as opiniões na Internet devem ser escritas em pedra. Em outras palavras você é proibido de mudar de opinião, e deve defender o que você acredita por toda a eternidade como se nunca evoluíssemos ou mudássemos de ideia. Eu sou contra essa regra da Internet, tanto que sou contra julgar pessoas por tweets antigos ou por ter achado que Cavaleiros do Zodíaco era legal quando tinha 9 anos de idade.

Mas por qual motivo comecei o texto falando disso tudo? Bem, porque serei obrigada a ir contra um texto que euzinha mesmo escrevi poucos meses atrás sobre Dragon Ball Super. Naquela época, disse que a nova fase seria uma bosta igual o anime inteiro e alguém tinha de interditar a Toei. Alguns meses depois, olha só que coisa, discordo de mim mesma e estou aqui para falar que eu estava errada: a atual fase de Dragon Ball Super está legal.

Para você que passa longe desse anime pelo bem da sua sanidade mental, vou explicar o que tá acontecendo na série: após a decepção geral com o arco do Goku Black, Goku foi até Zen-Oh pedir um torneio com guerreiros de todos os multiversos. O ser mais poderoso de tudo achou uma ideia top, aí ordena um torneio de sobrevivência, pois o universo que ganhar fica inteiro, e todos os outros desaparecem completamente.

Quando você vê essa proposta já pensa que é mais uma saga com um torneio pra juntar os personagens e que sabemos que o Goku vai ganhar, certo? Bem, ERRADO! Isso porque alguém teve uma ideia que nem o Toriyama teve enquanto fazia a série: “que tal se a gente inventar uma regra diferente para a luta?”. Sendo assim, o torneio não será no clássico estilo mata-mata que rola desde os anos 80, e sim que todos os dez guerreiros representantes de cada universo serão jogados na arena ao mesmo tempo para uma luta entre dezenas de pessoas.

Sim, essa não é a estratégia de torneio mais genial que existe, até porque o Togashi já havia feito isso em Yu Yu Hakusho muito antes, mas serviu para cortar a coisa de que o Goku sempre estará para salvar o dia. Pela primeira vez, estamos vendo Goku não podendo contar com suas forças, e sim em fatores como ESTRATÉGIA e TRABALHO EM EQUIPE.

A busca pelos 10 guerreiros mais poderosos da Terra para participar do torneio foi uma sucessão de fillers e histórias absurdas, intercaladas com cenas de outros universos procurando seus representantes também enquanto a arena do torneio era montada em 40 horas sem a ajuda de qualquer empreiteira ligada à Operação Lava Jato. Para recrutar seus amigos Goku precisou arranjar alguém pra fazer a Bulma parir, enfrentar um traficante de animais, salvar a reputação de Tenshin-han (!?) e até quase destruir uma cidade dando um golpe em Kuririn. No meio de tudo isso, Majin Boo entrou num conveniente sono de beleza e precisou ficar de fora da equipe da Terra, e então Goku teve a ~brilhante~ ideia de recrutar Freeza para a equipe ignorando completamente todo o climão de colocar o vilão no mesmo lado de seu ex-funcionário Vegeta e do ex-assassinado Kuririn. Aliás, a inclusão de Freeza na história pegou todo mundo de surpresa, afinal Majin Buu aparecia na abertura e no encerramento e foi trocado pelo vilão até nas artes promocionais.

Claro que estamos falando de Dragon Ball, então precisamos que exista um vilão na história, alguém que dê o nome do arco e que faça as vezes de antagonista supremo do bom-moço Goku. Nesse caso, quem é o vilão da saga atual? Será Freeza, que em algum momento trairá a equipe da Terra? Ou então Zen-Oh, que promoveu um torneio com regras tão absurdas? Será aquele cara vermelho e careca que luta contra Goku na abertura do anime? A resposta não é nenhuma dessas, e é completamente inesperada: o grande antagonista dessa saga é o próprio Goku.

Antes que você ache que eu tô viajando, vamos relembrar como funcionou Dragon Ball até hoje. Em todos os arcos, sagas, fillers etc, temos a aparição de alguém que funciona como a personificação do mal e que enfrenta Goku. O protagonista é sempre considerado a salvação, vide a luta contra Piccolo Daimaoh e na saga do Freeza que a presença dele dava uma paz aos personagens como se fosse o próprio Jesus de cabelo dourado lutando. A grande arma de Goku foi sempre superar os próprios limites para enfrentar vilões cada vez mais poderosos, e foi indo assim até que derrotou Majin Boo.

Em Dragon Ball Super, no entanto, os roteiristas não conseguiram criar nenhum vilão minimamente interessante que tirasse Goku de sua zona de conforto, e nem uma situação em que Goku demorasse para chegar e resolver a treta. Isso foi criando no personagem uma aflição, e ele começou a desesperadamente procurar desafios para saciar essa vontade de ultrapassar os próprios limites. Em um arco enrolativo do anime, Goku chega a contratar um assassino com o dinheiro que ele não tem para enfrentar um desafio. E foi essa inquietude que o fez ir até Zen-Oh e sugerir o tal torneio que vai dizimar 95% dos universos da série. Como a participação dos universos nesse torneio é obrigatória, isso fez com que criasse um ódio coletivo contra o Goku (e com razão).

Se para o resto do universo Goku é um vilão que vai foder com a porra toda, para os habitantes da Terra ele também não tem sido a pessoa mais agradável do mundo. Por alguma razão, Goku convocou os lutadores para o torneio na base da mentira, dizendo que não era nada demais e que haveria um prêmio em dinheiro (!!). Com isso, muitos personagens toparam a empreitada pensando em como resolveriam suas vidas, até que acabaram descobrindo bem depois a mentira de Goku. Para manter os guerreiros fortes em sua equipe, Goku sugeriu até tirar do próprio bolso o dinheiro prometido, até que foi avisado pelos outros personagens que ele não tinha esse valor. Bulma e seu código de dinheiro infinito decide então oferecer a grana.

É muito interessante ver o Goku como vilão dessa saga porque faz sentido na própria estrutura da série. O que aconteceria se Goku, que é viciado na superação de limites, não encontrasse mais adversários de nível superior? Existem duas saídas possíveis em questão de roteiro. Uma delas seria criar algo que diminuísse ou limitasse o poder de Goku, que foi a saída feita por Dragon Ball GT. A outra saída é fazer esse desejo de Goku se tornar o próprio antagonista da série, e jogar contra a Terra e o próprio personagem.

Caso você tenha ficado interessado no anime, saiba que a partir do próximo episódio (o anime passa no Japão aos domingos e rola transmissão na Crunchyroll do Brasil) começará finalmente o torneio depois de muitos episódios de expectativa. Tem chance do negócio cagar completamente e ficar uma bosta? Sempre tem, mas até o presente momento sou obrigada apenas a falar que Dragon Ball Super está bem legal e vale a pena assistir para ver no que vai dar. Até porque nas equipes dos outros universos tem personagens maravilhosos como um genérico do Freeza, mulheres super-saiyajins e até mesmo uma mahou shoujo que quando se transforma fica obesinha.

37 comentários em “Notícia totalmente inesperada: Dragon Ball Super está legal

  1. O mais importante dos dois últimos episódios foi relembrar daquele Freeza realmente ameaçador do antigo Dragon Ball Z. Ele vem sendo tratado como um bucha de canhão desde a batalha em namekuzei, mesmo no arco de volta dele no DB Super parecia meio patetico, o Goku e o Vegeta desdenhavam dele e competiam para ver quem lutaria com o vilão.

    Agora nesses dois ultimos episódios a produção teve todo um cuidado com as cenas dele, a música e o clima ameaçador me deixaram com um sorriso bem bobo no rosto. Esse é o Freeza que a gente tanto gosta e que deixou até o Goku bem receoso com a escolha dele.

    Curtir

  2. E os fillers mesmo com histórias rídiculas tão com um worldbuilding mto legal
    Tenshinhan parando de ser nômade e abrindo seu dojo, os deuses tramando contra o universo dos protagonistas, 17, 18 e Kuririn em uma cena tendo uma conversa familiar bem desconfortável e claro, Piccolo fazendo o Gohan tomar vergonha na cara.

    Curtir

  3. Bom texto. Só senti falta de mencionar que o Zen-Oh já havia decidido destruir os universos que irão participar do torneio devido a seu nível de divindade ou algum bullshit desses. Portanto o pedido do Goku deu a chance de um desses universos poder se salvar (mesmo assim como dito ele continua como vilão aos olhos dos outros universos).

    Curtido por 2 pessoas

  4. “os roteiristas não conseguiram criar nenhum vilão minimamente interessante que tirasse Goku de sua zona de conforto,”
    Well… o Goku não conseguiu vencer o Bills, o Freeza só foi morto porque o Whis voltou no tempo, perdeu pro HItto, mesmo usando aquela palhaçada de Kaioken x10, e também não deu conta do Zamasu/Black. Vegeta e ele só perderam, nesse anime.

    E o fato do personagem não se importar em foder com 12 universos inteiros, mentir e ser um bobalhão são apenas sinais da descaracterização/flanderização que vem sofrendo nessa série (não diferente de todos os demais).

    Curtir

  5. Eu acho que a Toei tá querendo é fortalecer o jogo que a bandai vai lançar com outro torneio. Não duvido nem de que haja alguma correlação.

    Curtir

  6. eu assisto à força, pra falar a verdade.
    ainda assisto por que tem um menino que minha mãe cuida de babá aqui em casa que quer assistir e como sou um cara legal eu dou uma olhada nos episodios com ele, mas…
    Boku no Hero Academia >>>>>>> Zen’oh >>>>> DBSuper

    Curtir

  7. Pensei a mesma coisa, o Goku é idiota de apostar a vida de BILHOES de pessoas, para o proprio divertimento ? ele é de longe, o pior vilão de dragonball, ninguem nunca apostou tantas vidas assim de uma vez, se rolar a merda de um twist e tdo mundo ficar a salvo, vo ficar muito puto, começa toda essa patifaria , todo mundo vai morrer, kkkk(independente de qual universo vença, milhares de pessoas vao morrer).

    Curtido por 1 pessoa

  8. Eu tava assistindo até inventarem essa história do Freeza voltar de novo novamente.

    Curtir

  9. Não li o texto e discordo totalmente. Tá uma porcaria esse negocio que colocaram o nome de “Dragon Ball”.

    Curtir

  10. De novo só falando bosta… fecha essa merda de blog… as piadinhas forçadas com a situação política do brasil são patéticas…

    Curtir

  11. Tá bem divertido sim! Mas tá ficando sem argumento… Não tenho a menor ideia do que vai ter depois desse torneio, que foi prometido há uns 50 capítulos atrás…

    Curtir

  12. Póis é no Brasil temos isso… bloggueiro (a) sacana que pega assunto e mete o pau pra vê se a galera defende e depois volta atrás depois de medir a repercução..

    vergonhoso e decadente.
    e ainda me pergunto se você vive disso…
    seria como viver no mar e só comer lama.

    Curtir

  13. @Fabio Rattis Lima

    Que vai acontecer um plot twist e ninguém vai morrer eu não tenho nem dúvida. A aniquilação de todos os universos menos um seria algo muito pior que o genocídio dos Saiyajins e não acredito que isso será feito. Alguma hora o Zen’oh vai ser morto e todos os universos vão permanecer.

    Curtir

  14. A proposta de um arco finalmente interessante e com algum potencial. Até agora não vi nada out-of-character demais e temos que concordar que o world building, mesmo filler, está muito bom. Aguardemos e veremos, se minha previsão estiver certa, este deverá ser perfeito pra fechar a série.

    (A não ser que a ganância infinita do Toei continue e eles refaçam o pós-Z todo de novo em outro universo paralelo que não o do Super ou do GT)

    Curtir

  15. Geral não curtiu Goku Black? Vi o meio alheio com o que a galera tá achando ou deixando de achar… Eu particularmente curti bastante, só o desfecho que ficou mais ou menos.

    Curtir

  16. Discordo, ficou chato essa coisa de mostrar mais o universo dos protagonistas (que é uma mesmice enjoada) do que os outros que são bilhões de vezes mais interessantes, ou vamos ser apresentados a um monte de personagem bucha ou eles serão legais mas sem profundidade alguma e vamos ficar só na vontade de conhecê-los mais.

    Dragon Ball Super continua extremamente bobo com personagens tendo ações completamente sem sentido e o que poderia ser bom é deixado de lado.

    Curtir

  17. Nao é obvio? O merchan do crunchyroll ta ali na cara de vcs, logico que ela ia falar bem

    Curtir

  18. Pelo menos isso. Tomara que o OVA 5 de Tri. seja no mínimo legalzinho tbm, tá foda ter dois produtos em lançamento e só poder aproveitar um (Universe, que aliás tá pisando forte no Tri.), parece que DBSuper pode estar ficando bom agora…

    Curtir

  19. A saga Black é a que mais gostei até então, pois é a única que foi um teco filosófica na série =3

    – Batalha dos Deuses / Disputa dos Universos 6 e 7 é legalzinha, mas o deus gato Cerveja só vive se empanturrando (e na verdade é mais culpa do Bills por provocar o poder do Goku do que do próprio Goku. Foi Bills que acordou de um sonho atrás de um “mítico deus Sayajin” para lutar contra ele)…

    – Ressureição de Freeza foi mais ou menos…

    – Os fillers são a graça de DB. Ver as reações dos personagens são legais – incluindo a busca pelos heróis para fazer parte do Battle Royale.

    – A saga “destruição do Universo” está legal, mas ver Goku como psicopata viciado em lutas tá me dando agonias. A única parte legal mesmo foi a volta de Freeza – Goku tratou ele quase como um companheiro de luta (“Oops, escorregou a mão aqui…”), e a loucura de Goku por lutar está se voltando contra ele.

    – Tenho uma teoria que após esta saga, vai ser apenas mais uma para fechar Super e faze-lo fazer sentido com conexão ao final de Z (entrada de Uub) e Dragon Ball GT (que é a próxima saga na ordem do tempo deles lá). Que eu me lembre vagamente, Goku era considerado um herói na época do GT, então provavelmente role algo que explique isso também.

    Curtido por 1 pessoa

  20. Teria o MdoM voltado a seus dias de glória?
    Olha quantos comentários de haters kk

    Curtir

  21. Amo DB, galera mete o pau, mas só aproveito enquanto ta tendo novo anime, melhor que ficar chorando.

    Curtir

  22. Dragon Ball Super passou a ficar bem legal quando o Trunks do futuro volta e começa aquela guerra com o Goku-Black/Zamasu e na sequência com o “Torneio do Poder”. É aí que a séria realmente passa a valer a pena, com tramas e lutas épicas, dignas das antigas sagas.

    Curtido por 1 pessoa

  23. Muito tempo que não acompanho dragonball, alguem sabe se ja explicou o pq do tenshinhan ter um olho na testa e o do pq desso olho parecer tão entediado?

    Curtir

  24. Continuou achando DBS uma bosta, principalmente depois dos últimos episódios. Super Saiyajin Blue é a coisa que mais me causa ódio, uma bosta total, até o Kuririn já desafiou essa transformação.

    Curtir

  25. Mai q carai ein tava falando mal pra caralho no outro post chamando quem era fã de DBS praticamente de “retardado mental” e agora discorda a vei na moral que disgraça tem o que fazer não é

    Curtir

Os comentários estão fechados.