MdOM Repórter

A “EGOtização” das pautas de anime nos grandes sites

Ontem foi um dia muito triste para o jornalismo, afinal a Globo anunciou o fechamento do site EGO. Conhecido como uma grande ironia das notícias de celebridades que podia ou não ser considerado sério, o fim do EGO levou fãs das subcelebridades às lágrimas e serviu como lenha para o pessoal inteligentão se autoafirmar superior. Inclusive vi muito otaco aí falando “affe já vai tarde, quem fica acompanhando esses sites que vivem de clickbait e resuminhos de novelas?“. Mas o que é a vida se não uma grande ironia, afinal os grandes sites da imprensa nerd TAMBÉM adotaram o EGO Way of Life para render suas pautas.

Não, hoje não vou falar mal da nossa querida blogosfera otaka que faz posts de primeiras impressões e se aprofunda em temas pedantes de animes da temporada, quero falar é dos grandes. Afinal, eles que contam com grandes equipes, investimentos e dinheiro de publicidade precisam de cliques a qualquer custo, e todos eles descobriram que as notícias de anime no formato EGO ajudam (e muito) a manter esses grandes conglomerados editoriais.

IKIMASU olhar a capa do Uol Jogos na manhã de hoje para entender melhor o que tô falando:

Observe que a menor parte do grid é justamente sobre jogos, com uma notícia sobre o Resident Evil 8. Metade é ocupada por Tamagochi (que cumpre a cota Nostalgia da imprensa) e as outras notícias são todas sobre Dragon Ball. Inclusive podemos falar que Dragon Ball Super ativou o lado Minha Novela dos sites ~geek~ porque eles começaram a investir pesadamente em resumos do capítulo da semana anunciado na base de muito clickbait, como podemos ver abaixo nessa coletânea de chamadas do próprio Uol Jogos e do também grande IGN Brasil:

Com muitas exclamações e títulos vagos, os grandes sites parecem ter encontrado na editoria Dragon Ball uma fonte de cliques fáceis em matérias repletas de erros de informações e gírias duvidosas (“mandar o papo”???). Na verdade, outros animes como Ataque dos Titãs saíram da esfera do nicho e ganharam cobertura especializada do IGN Brasil, tendo mais destaque na capa do site que a tal carta escondida se explicando sobre o plágio que rolou numa matéria de Zelda:

Mas se você pensa que clickbaits são exclusividade dos meios de comunicações atuais, está enganadíssimo. Não que isso seja um fenômeno recente, afinal a imprensa nerd sempre se valeu das estratégias da nossa indústria das celebridades. Nos anos 2000, por exemplo, acompanhamos a proliferação de revistas sobre anime e mangá nas bancas com excesso de matérias de capa sobre Dragon Ball Z ou Naruto.

Inclusive, podemos até dizer que a revista Ultrajovem com DBZ era como a Tititi com a novela das nove, porque acompanhávamos resuminhos quinzenais do que aconteceria no anime e nos filmes animados. Havia até uma edição especial da AnimeDO que trazia resumos dos mangás de Dragon Ball e Ranma 1/2 numa época que não tínhamos os mangás por aqui.

Nem mesmo a Herói nos anos 90 escapava das notinhas de famosos, porque a revista tinha um quê de CARAS ao conter entrevistas e matérias sobre o dia a dia das celebridades que os otacos tinham: os dubladores de Cavaleiros do Zodíaco. Como as pessoas relacionadas aos animes eram todas japonesas e não havia contato fácil com o outro lado do mundo, surgiu a ideia de glamourizar os dubladores de animes e assim eles foram ganhando popularidade graças a matérias do Marcelo Del Greco.

E como Marcelinho dá risada na cara do limite, ele foi ainda mais além quando editava a Henshin e fez essa MARAVILHOSA revista com os dubladores vestidos de cosplays cafoníssimos de seus personagens:

O que exatamente quis mostrar com esse panorama das chamadas de matérias aqui no Mais de Oito Mil? Bem… nada de mais. Apenas queria apontar como os sites atuais estão investindo muito em risíveis matérias da editoria Otakices, mesmo sem claramente saber o que falar sobre o assunto, e que as pautas no estilo EGO continuam vivas mesmo com a morte do site.

É apenas questão de tempo até vermos um “Akira Toriyama compra baguete na padaria” ou “Naruto estaciona carro no Leblon“.

Anúncios

18 comentários em “A “EGOtização” das pautas de anime nos grandes sites

  1. Falando em Herói e Marcelo Del Greco, tenho uma revista que foi a primeira que comprei: a do OVA de Éris. Cara, eu não consigo ler mais aquele resumo que Greco fez, tenho ânsia de vômito toda vez que me arrisco a ler.

    Até hoje fico pensando o porquê de ainda não jogar aquela revista fora. Vai ver porque tem uma matéria com os desenhistas brasileiros, deve ser só isso mesmo.

    Curtir

  2. Vale a pena ressaltar que esse Ego nerd, vem acontecendo em todos os campos da cultura pop, seja no jovem nerd, ign e etc, basta ver como o esses veículos vem cobrindo os atores de filmes de heróis por exemplo.

    Será que existe um cargo nesses lugares para fazer esse tipo de matéria? Será que eles aceitam estagiários? w(°o°)w

    A parte boa disso tudo? Adoro compartilhar os clickbaits com a Mara

    Curtir

  3. Sim Site Ego é uma bosta, se achar inteligente é quem fala sobre política com comportamento isentão.

    Quanto a essas matérias irrelevantes de revistas antigas, só servia pra atrair jovens para consumo das mesmas porque como conteúdo quase nenhuma se prestava para tal.

    Se reclamam dessas pautas sem noção que até sites de games tão fazendo (é a coisa tá feia pra esse MERDcAdo, imagina na época da HEROI nos anos 90, a coisa era bem pior. Falo isso porque consumi essas drogas, hoje graças aos medicamentos que tomei estou livre esse mal.

    Curtir

  4. Queria saber se o tal Apo que comentou por último transa

    Transo tanto que sou casado e tenho filho.

    Tá bom pra você?

    Curtir

  5. Meu favorito é uma “matéria” que é uma foto do filme de Death Note que o Light está sentado com alguém que senta na cadeira igual o L. “Nova imagem revela Light do filme de Death Note se encontrando com figura misteriosa”

    Curtir

  6. Ok! Ok! Veja…
    Filho de saiyajin famoso é flagrado na orla de Copacabana tomando suco com uma shinobi misteriosa

    Curtir

  7. Oi, tudo bem?
    Dei uma pausa na produção das minhas fitas para elogiar seu trabalho no blog. Está ótimo como sempre, meus parabéns.

    Curtir

  8. O mais bizarro dessas matérias é q grande parte delas eu vi 1° em sites gringos, já n basta o clickbait escroto, mas ainda é de mate ria copiada na cara dura com informações de 1990 e caralho a 4 q os próprios gringos n se deram ao trabalho de apurar.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s