Mercado Nacional

Sakamoto pode ser infalível, mas a capa brasileira do mangá não é

Tudo bem? Nesse domingo entrou no ar na página da Panini um post agendado pelo Social Media da editora, a capa completa de Sakamoto Desu Ga (ou “Quem é Sakamoto? Eu sou Sakamoto, você sabe” na versão brasileira). Ao contrário da aprovação imediata dos leitores de tudo que a Panini publica, essa capa teve uma certa rejeição por… bem… não cumprir o Protocolo de Kyoto e ser POLUIDÍSSIMA:

capa-brasileira-sakamoto

E a editora pensou “nossa, e se a gente fizesse uma capa igual à japonesa com o texto na vertical e uma outra parte em baixo?” e os japoneses aprovaram essa bagaça.

Ainda que eu não possa falar muito sobre design por entender tando da área quanto manjo de regras de críquete, mas qualquer mangá que faça sua cabeça dar algumas viradas para ler todo o texto não é algo tão aceitável assim, né?

“Mas Mara, sua gorda implicante e hater da Panini, isso deve ser imposição do Japão, a Panini nunca lançaria uma capa tão feia assim!”

Oras, isso é verdade, é uma hipótese que essa poluição na capa seja imposição japonesa. Uma pena que não temos capas de Sakamoto de outros países para ver como elas são.

capa-sakamoto-eua

capa-sakamoto-franca

<3 Obrigada aos leitores que me enviaram essas capas

Anúncios

22 comentários em “Sakamoto pode ser infalível, mas a capa brasileira do mangá não é

  1. 1- quem fez esse design aparentemente também não entende de design (sinto um cheiro de sobrinho da Beth estagiando na Panini)
    2- quem deu esse título parece não entender de tradução também
    3- se fosse a JBC, os Itália começariam a 3 guerra mundial
    4- esse tópico é só pra encher de número mesmo, passe para o 5
    5- sempre quis escrever algo até 5 itens, desculpe, é minha criança interna, MAS, não é o primeiro manga a ser publicado assim no Brasil, e provavelmente, nem o último.

    Curtir

  2. @ Igor Lunei: Cara, se tu assistiu só 2 episódios do anime e como dizem “deu um perdido” indo fazer outra coisa, acho que é uma boa pista que tu não achou o negócio tão legal assim.

    @ Tópico: Deus, obrigado por esse mangá só ter 4 volumes!

    Curtir

  3. No blog “Biblioteca Brasileira de Mangás” tem algumas capas de outros lugares… (Fica a dica)

    Curtir

  4. @pimpao10 nível aquelas reportagens do sbt sobre os “maníacos por Chaves”.

    Com a diferença que os malucos barbados nesse caso são os editores do mangá.

    Curtir

  5. Ainda bem que não vi nenhuma piada refente ao nome do personagem ser Sakamoto, sendo que sacamos muito bem um Sakamoto no Brasil que saca só, muita gente não gosta do próprio mesmo. :p

    PS: Mar@, já ouviu falar de um nome de empresa de ônibus na Arrrrrentina chamado PlusUltra? :p Capte a piada :p

    Curtir

  6. caramba, sou só eu q tenho dor de cabeça em ficar olhando esse quadro negro do SAKAMOTO DA PANINI? q merda de capa,

    Curtir

  7. Quanto ao nome, acho que “Eu sou Sakamoto, Sabia?”, ou “Tá Sabendo?” ou “Tá Ligado?”, ficaria melhor, já que são os equivalentes num diálogo do “you know / y’know” norte-americano. Como está, fica com cara de tradução apressada.

    Curtir

  8. “Quero ser Dublador”, o primeiro reality show nacional que apresenta a competição entre aspirantes a dublagem profissional em busca de realiza o sonho de ser dublador. Projeto pioneiro, que apresenta pela primeira vez esse sobre o processo de formação de novos dubladores. O programa é conduzido por Hermes Baroli, conhecido por dublar o Seiya em ‘Os Cavaleiros do Zodíaco’ e com Guilherme Marques e Alex Minei como jurados. Participações de Márcio Seixas, Mabel Cézar, Élcio Sodré, Nestor Chiesse, Raquel Marinho.

    Curtir

  9. Me julguem o quanto quiserem, desisti desse mangá pela capa. Assisti uns dois episódios e achei engraçado (de uma maneira ridícula, mas eu rio de qualquer coisa então sou suspeita de falar), mas não vale a pena nessa crise™ que estamos vivendo gastar meu dinheirinho suado nesse troço feio feito nas coxas.
    Há quem diga que o conteúdo é o importante mas acredito que capa e lombada, o acabamento em geral, fazem parte do conjunto. Se estou pagando para consumir algo espero o mínimo de q u a l i d a d e no produto. Se apenas o conteúdo fosse importante, todos leríamos scans. ;)
    Dói meu kokoro dizer (ok, nem tanto assim) mas vou ter que deixar esse passar. Nem decepcionada nem surpresa. Agora espero humildemente que não caguem com Xeroque Rolmes também, porque o preço tá oh uma bosta.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s