Desabafo · Mercado Nacional

Otakus de masculinidade frágil se incomodam com gay na capa de One-Punch Man

A gente já parte do pressuposto que acompanhar comentários de sites de notícias é dar de cara com uma enxurrada incalculável de chorume (menos vocês leitores do Mais de Oito Mil que são comentaristas lindos e sagazes), mas a cada acontecimento é sempre uma surpresa, não é mesmo? Ontem à noite, a Panini divulgou em suas redes sociais a capa aberta do mais novo volume de One-Punch Man, e a reação foi NEGATIVA. O que será que aconteceu para os otakus reclamarem tanto desse mangá tão aclamado quanto a Susana Vieira? Será reclamação com tradução? O papel ficou transparente como o Naruto Gold? Nada disso, a reclamação é porque o personagem em destaque constrangeu os leitores. IKIMASU dar uma analisada no suposto ~constrangimento~:

one-punch-06

Na parte da frente da capa, vemos Saitama lado a lado com o personagem Puri Puri, um musculoso com barba para fazer e cabelos rebeldes, usando uma roupa de presidiário colada ao corpo. Na parte de trás do volume, Puri Puri está de collant fazendo um ousado exercício inferior em que ergue uma bola de ferro com a perna. O collant ainda exibe que Puri Puri transcendeu o tanquinho 6-pack e que é um monstro com 10 gominhos na barriga, além de marcar bem a região do pênis.

A página Os Consumidores do Mercado de Mangás que Deu Certo fez uma postagem muito interessante recolhendo alguns depoimentos de leitores otakus que ficaram um pouquinho incomodados com o Puri Puri na capa do mangá:

one-punch-06-criticas

Embora tenha muita gente tentando explicar as razões de não terem curtido o Puri Puri na capa de One-Punch Man sem deixar muito na cara que é preconceito, alguma coisa não faz sentido. Falaram, por exemplo, que na capa ele está numa pose ridícula (lembrando que estamos falando de One-Punch Man e 90% dos personagens têm como característica principal serem ridiculos). A família tradicional burajiru-jin também reclamou que a mala do Puri Puri está muito evidente, mas nunca vi ninguém deixando de comprar um mangá que tinha uma mulher gostosa de roupa justa na capa.

O fato é que um homem musculoso com collant e praticando exercícios de perna (lembre-se que macho que é macho sempre pula o dia de perna para ficar naquela proporção digna de um Kurumada) incomoda muito a parcela de leitores de masculinidade frágil. Porque, na mente dessas pessoas, ser visto no ônibus lendo um mangá com um personagem gay ridículo de roupa justa na capa é sinônimo de ser taxado como gay.

Imagino o quão difícil deve ser pra essa galera otaka que precisa ficar controlando o tipo de capa de suas leituras favoritas com medo de ter um gay na edição e surgir uma vontade louca de pegar numa piroca.

59 comentários em “Otakus de masculinidade frágil se incomodam com gay na capa de One-Punch Man

  1. E desde quando jornaleiro/vendedor/balconista se importa com o que você está comprando?
    Contanto que você esteja comprando algo, já está ótimo pra eles!

    Além disso balconista já vê tantas caras por dia que nem vai se lembrar da tua :P

    Curtido por 7 pessoas

  2. Os pobres otacos inocentes! Vai que, sei lá, eles pegam sem querer no pacote do Puri Puri – e nem falo dos 10 gominhos abdominais – quando estiverem segurando o mangá! Quem vai querer se casar com eles depois que perderem a virtude de forma tão feroz?!

    Curtido por 4 pessoas

  3. Queria ter palavras para te elogiar o bastante e um par de mãos a mais para aumentar os aplausos, porque olha, Mara… <3

    Adoro quando traz esse tipo de matéria, você pega no calo otakinho e pisa com força, adoro! Continue com esses temas, é importante! :3

    Curtido por 3 pessoas

  4. Engraçado essa reação e as madames todas ficarem implorando JoJo, que é praticamente um doujinshizão gay com aquele traço do Araki.

    Curtir

  5. Legal que esse pessoal tem medo de ser taxado de gay, mas ser taxado de OTAKU (ou melhor, de nerd, já que pro cidadão comum não faz diferença nenhuma se o cara é viciado em quadrinhos ocidentais ou orientais, e a maioria das pessoas nem sabe o que significa otaku) não tem problema.

    Sem falar que é uma puta perda de tempo ficar se preocupando com o que os outros pensam ou deixam de pensar sobre você pelo que você lê.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Não vejo problema algum, essa galera é tudo fresca mesmo.
    Ainda mais One Punch que é um mangá da zueira, vão se fuder.

    Curtido por 2 pessoas

  7. “O fato é que um homem musculoso com collant e praticando exercícios de perna (lembre-se que macho que é macho sempre pula o dia de perna para ficar naquela proporção digna de um Kurumada)” HAUSHAUSHAUSHAUSAUSH

    Curtir

  8. A ideia de homoxessualidade na sociedade atual é muito errada. Pessoas pensam que só por fazerem coisas simples, como comprar um mangá com um personagem gay na capa, vão fazer elas se “tornarem” homoxessuais. Esse tipo de mentalidade só mostra o quão longo é o caminho que devemos percorrer para vivermos em igualdade.

    Curtido por 3 pessoas

  9. “Engraçado essa reação e as madames todas ficarem implorando JoJo, que é praticamente um doujinshizão gay com aquele traço do Araki.”

    Exato! Sem falar que não só os homens em JoJo parecem gays, mas as mulheres em JoJo também parecem homens vestidos de mulher.

    Mas em defesa do Araki, pelo menos ele desenha bem o bastante pra cada personagem dele ter uma cara própria, em vez do “padrão Kurumada” onde quase todos os personagens parecem a mesma pessoa.

    Curtir

  10. Cara, é fanbase de One punchman, alguem realmente espera algo que não seja idiotice vindo dai?

    Curtir

  11. Essa capa aí é fácil de comprar, agora teve uns volumes de Sankarea que eu ia em banca diferente de comprar que é pro vendedor conhecido não achar que eu tinha começado a comprar hentai.

    Curtido por 4 pessoas

  12. ”Cristianismo fez um trabalho exemplar no Brasil, grandes frutos sendo colhidos aqui! xD ” legal que Jesus tinha cabelo grande, usava praticamente saia, não gostava de violencia e já beijou Judas, se alguns cristão odeiam gays, não é necessariamente por causa do cristianismo. E que se foda que Jojo parece gay, tinha que trazer do mesmo jeito, mas nunca vai acontecer ….

    Curtido por 3 pessoas

  13. Oooh, eu tenho que ir na banca que eu ia vou para virar os mangás.
    Os donos tem a mania de colocar os mangás na prateleira no sentido errado, eu sempre desvirava TUDO e comentava que estava errado. Infelizmente não fiz amizades por lá…
    Faz um tempinho que não passo por lá e fiquei curioso para saber, será que vão colocar essa edição na prateleira no sentido correto ou não? E como estarão os outros mangás ao lado?

    Curtido por 4 pessoas

  14. Engraçado que eu sinto vergonha na situação oposta, ou seja, comprando mangá no qual há uma mulher hiperssexualizada na capa. Ex. mais recente disso aconteceu quando comprei Bleach 71 que tem a Menu com umas tetas desproporcionais entre os braços… Fico imaginando a moça do balcão pensando “ihhh mlk punheteiro”.

    :/

    Curtido por 2 pessoas

  15. Ata agora homem tem que achar bonito, “homem gosta de mulher normal” ai o cara fala que não gostou de ver um cara musculoso de tanguinha, “ai ele tem mssculinidade frágil”.

    Curtido por 1 pessoa

  16. Nossa, se dizem tão heterossexuais e parece que sentem sua sexualidade ameaçada só de ver um gay na capa de um mangá. Quando é que as pessoas vão aprender que sexualidade não é uma doença contagiosa e a assumir o próprio preconceito, para então poder trabalhar para acabar com ele?

    Curtido por 2 pessoas

  17. Constrangido eu ficava quando queria ler Love Hina no ônibus e tinha medo de ser taxado de tarado.

    Não vou nem comentar sobre Negima!

    Curtido por 1 pessoa

  18. isso é coisa dos moleque d e12 e 13 anos , os cara nem sairam das fraldas ainda, ate ontem estavam fazendo clubinho que menian nao entra, e se vc tm mais q 13 anos e tb acha problema na capa, entao vc é pior ainda, pelo menos os outros podem dar a idade de desculpa

    Curtir

  19. Essa geração mimimi tá foda.
    Com tantas coisas importantes para se preocupar e eles reclamam de uma capa ? ah vá a merda.

    Curtir

  20. Cara, essa otakada aí tá completamente certa. Eu vi essa imagem aí e me deu uma puta vontade de dar o cú. Incrível o poder que esses desenhos coloridos tem…
    Só Bolsonaro pra nos salvar da ditadura gayzista-feminista-comunista-gnomo.

    Curtir

  21. Tirando o comentário do cara que fala que a capa do Berserk era boa porque tinha uma mulher pelada, os outros não tem nada de mais. Vai dar vergonha mesmo comprar essa edição nas bancas.

    Curtir

  22. Ao meu ver isso é tempestade em copo d’água. Por um lado, claro que existe uma cultura aqui onde os rapazes são incentivados e encorajados a manter um discurso de masculinidade como orgulho em detrimento à diversidade, onde a capa do cara mostrando suas partes é constrangedor quando uma capa similar feminina é considerada aceitável, mas pelo outro lado não vi nesses prints ninguém fazendo discurso de ódio contra quem pensa diferente. A única pessoa que está ofendendo diretamente quem pensa o contrário é justamente a Mara.

    Curtido por 1 pessoa

  23. Ai minha Madoka, imagina se eu compro esse mangá e uma camisinha e a menina do caixa me encara! Serei o maior vexame no meu círculo social nada escludente e preocupado com aparências…
    Conseguirei honrar o nome da minha família?

    Curtido por 3 pessoas

  24. The foll escreve:
    “Cristianismo fez um trabalho exemplar no Brasil, grandes frutos sendo colhidos aqui! xD”
    Mas na verdade queria dizer:
    “Ei gente olha pra mim! Eu sou ateuzão! Sou do mal, tomem cuidado comigo gente! Olhem pra mim, olhem por que sou ateu, olhem pra mim gente, olhem q eu sou um cara suuuuuuuper inteligente o bastante pra não acreditar em Deus, olheem pra mim, vou te mostrar como ser diferentão é legal, olhem pra mim sou ateu!!!!”

    Curtido por 1 pessoa

  25. Simples, se vc não gosta da capa, diz q não gosta e ponto, vc não deixa de ser homem por isso e sua masculinidade não é frágil por isso, pior é se importar com oq blogueiro de anime pensa, como se a opinião dele (a) tivesse algum tipo de relevância na vida alheia… Pessoas de internet sendo pessoas de internet… Os always behind the keyboard sempre querendo ditar regrinhas e tentando constranger crianças a aceitarem coisas q não gostam só pra não cair nos seus “importantíssimos” conceitos e não parecerem preconceituosos, coisa q não existe em vc não gostar de uma capa de péssimo gosto… A propósito, pra quem for responder meu comentário, nem perca tempo, eu desativei as notificações, nunca irei saber oq vc escreveu até pq não me interesso ;)

    Curtir

  26. Vergonha eu tinha era de comprar revista da lug pra botar cash em jogo :v (nem por isso deixava de chegar la com a cara de paisagem e comprar)
    não vi nada demais nessa capa, geralmente as que trazem personagens femininas hipersexualizadas chegavam a me constranger, pq parecia q eu tava comprando um hentai, quando na vdd era so um shounnen qualquer.

    Curtido por 1 pessoa

  27. Ué, mas eu SEMPRE vi a galera reclamar que ia passar vergonha com os peitinhos nas capas de Sankarea, com as mulheres praticamente nuas nas capas dos hentais da Astral Comics, e das meninas tetudas e de pernas abertas nas capas do Corpse Party Musume. Ué.

    Curtir

  28. Eu ia fazer uma piada sobre o “agora é obrigado a achar normal” mas um comentarista ali já fez o favor de usar esse arjumento.

    Curtir

  29. Nessa capa eu nem vi nada de mais, fora que uma vez fui comprar mangás (nesse dia, One Piece N° 2 da Panini) em uma livraria da cidade e uma das vendedoras perguntou a nível de curiosidade do que se tratava o mangá e eu prontanente expliquei um pouco.

    Curtido por 1 pessoa

  30. Pra ser justo esse personagem não é bem um exemplo a ser admirado. Ele é um assediador sexual. E o mangá faz piada com isso, o que é bem de mal gosto. Apesar de que o personagem é legal por outros motivos.

    Mas claro que não é por isso que os babacas estão reclamando, é pelo fato de ser gay. Se botasse o Bon Kurei do One Piece na capa acho que o efeito seria o mesmo.

    Curtido por 1 pessoa

  31. Bom dona Mara, novamente pintando com suas postagens de teor SJW, Será que inspirada no Fábio Garcia? Vamos ser sinceros: esse lance de homofobia pra lá, homofobia pra cá ficou um pé no saco, sério. Acho que os gays tem todo o direito de ser gays, mas não tem o poder de dizer as pessoas o que elas devem achar o que pensam sobre eles.

    Agora engraçado sua bipolaridade, você que postagens atrás criticava a objetificação feminina apoia um personagem gay do tipo bombadão que as monas gosta? Não é meio contraditório? Ou não seria por ser um personagem até cômico o tal do Puri Puri e estaria fomentando ainda mais a homofobia como no caso o Bon Clay do episódio do One Piece?

    Isso pra mim é o poder dos quadrinhos japoneses: falar de tudo e todos: usar uma mina peituda na capa assim como usar um personagem gay. A atitude de rejeição deles quanto a capa não tem nada demais, o pessoal aqui viaja no lance do cristianismo e caça as bruxas. Isso é reflexo que o maior consumidor de quadrinhos não é os ditos gays, lesbico, trans e outros floquinhos de neve especiais que só tem notoriedade quando gritam alto nas redes sociais. Podem chorar a vontade todos vocês, porque a Marvel foi agradar os SJW ano passado e se fodeu.

    No mais fiquem com esse vídeo de um gay que sabe muito bem como são os gays:

    Curtir

  32. Mano, essa reação é ridícula!
    Eu não me importaria em comprar o sexto volume da franquia! Por que será que ligam tanto com o fato dele estar nessa posição?
    Mano, se vocês não tiveram “vergonha” quando foram comprar um hentai, pra quê ter dessa capa? Não vejo esse problema ;-;

    Curtir

  33. Muito bem colocado. Masculinidade frágil define bem esses tipos de leitores. Por acaso precisa ter uma “capa máscula” com mulheres gostosas para a história ser boa.
    Deve ser por isso que eu fico cada vez mais incomodado com otakinho. Tá com vergonha da capa é só não comprar. Por acaso eu vou ser menos homem se for visto lendo esse volume por causa das capa?
    Acho que tá faltando um pouquinho de maturidade nesse povo.

    Curtir

  34. Na verdade,muitos reclamam de capas femininas também.Dizer que um gay maludo de collant na capa é motivo de preconceito disfarçado é um exagero,afinal de contas,os comentaristas estão assumindo que não gostaram da capa sem nem ao menos citar a condição sexual do personagem,não devemos aumentar um acontecimento desses ao ponto de torná-lo uma novela mexicana.Além do mais,é normal que homens e mulheres héteros queiram ver o sexo oposto nas capas,o mesmo vale para homossexuais,só que nesse caso é o sexo idêntico.Acho que o que choca mesmo é a dita cuja da ´´mala´´,volume de pênis é tabu,não só aqui,mas no mundo inteiro,os próprios japoneses devem ter ficados espantados com a quantidade abundante de orgão sexual masculino do personagem,e se existe algum preconceito encondido nisso é o de alguns héteros acharem que gays não usam o pênis,por isso deveriam ter um pinto pequeno,coisa trivial,num mundo em que héteros acham que gays não têm ereções e a Disney faz cortes nas malas dos príncipes encantados.

    Curtir

  35. Nada contra a capa para mim ficou até engraçado…
    Mas vocês pelo menos pesquisaram a faixa etária da idade dos consumidores desse manga… Provavelmente a maioria são pré-adolescentes e se coloque no lugar deles comprando algo desse jeito.
    No Brasil onde Até o cigarro dos sanji virou um pirulito que Solta Fumaça e eles deixam um manga com uma capa dessa…

    Curtir

  36. Quando as feministas reclamam de uma pose ridiculamente pornográfica de uma personagem feminina em uma HQ é vista como “feminazi implicante”! Mas aí quando uma personagem masculina é tratada de um forma semelhante (e ainda parecendo gay!) aí a coisa muda, né!?

    Curtir

  37. The Fool Então vc só queria chamar a atenção mesmo, vc é só um pobre coitado tentando dar uma de “gêninho que não é alienado e que pensa fora da caixa” tadinho, ta pior que esses crentes malucos…

    Curtir

  38. @RR Cara, quanto a isso não se preocupe. Se eu fosse mesmo um chamador de atenção nem tava aqui no MdOM. Sobre a crentaiada e os ateus a tôa que ficam forçando que eu tenho que crer / não crer não sou desses.
    Aliás, acho um porre quem faz isso. Tem que deixar as pessoas serem o que elas quiserem, não o que a gente acha que elas deveriam.

    Curtir

  39. O jornaleiro tá acostumado com a galera comprando revista G, playboy, pacote de DVD com revista pornô, ele vai cagar pra capa das “revistinhas infantis” da banca dele.

    Curtido por 1 pessoa

  40. “HUUUR DUUUR MASCULINIDADE FRÁGIL”
    Engraçado ver gays e quem menos tem masculinidade (ou nem tem) querendo definir o que ela é. Que piada.

    Curtir

  41. Quero ver o dia em que lançarem Kojika aqui nesse buraco de país. O choro em escala cósmica será delicioso.

    Curtir

  42. Não é que agora todo mundo tem que achar normal não. Não é essa a questão.
    A questão é que vocês precisam botar a mão na cabeça de vez em quando sim, e reconhecerem o preconceito que tem é o primeiro passo pra ser mais humano.

    Curtir

  43. Não vejo nada de mais na capa deste mangá! Olha as novelas dá G…O onde há “cenas” de “Romance”$&x0- gay em horário nobre e não dá nada…. Eu compraria na boa se acompanhace o mangá. Meu reitor acha que sou gay porque lia o mangá de Sailor Mooon!!! Isso aí é chifrim….. Hehehe

    Curtir

  44. Lembrei de uma historinha minha… do tempo que eu ia à banca comprar os gibis da turma da Mônica e revistas de games, até que um belo dia, vendo aquelas capas photoshopadas cheia dos boy magia em revistinhas adultas, tomei coragem, passei a mão e fui levando a seção inteira das G Mazines e afins. Pensei que o senhor que cuidava da banca ia me olhar com uma cara desconfiada, mas de boas, não aconteceu nada demais paguei e voltei feliz para casa…

    Eu era um grande freguês da banca, provável que o maior cliente dele e agora além dos gibizinhos eu levava os “pornô tudo” também.

    Continuando minha epopeia, mais um dia, eu lá ocupado escolhendo minhas revistinhas favoritas vem o dono da banca e me pergunta se eu não ia levar logo a edição da Playboy com a Grazi Massafera porque segundo ele já estava esgotando (!) … momento de silêncio… e ele continuou todo empolgado dizendo: “nossa, essa tá vendendo muito você vai ficar sem!” Olha, quase que comprei num ato de compaixão, mas com um sorriso amarelo recusei a proposta dele e divaguei… aquele gif da Nazaré caberia bem nesse momento…

    Mano, já faz uns meses desde que comecei a fazer um limpa nas revista de homi pelado tudooo, será que esse senhor nunca percebeu e ele simplesmente estava fazendo seu trabalho e lutando pelo pão de cada dia ou whatever, vamos comprar revista com homem gay na capa sim, sem ligar para que os outros vão pensar e ser felizes!

    Curtido por 1 pessoa

Os comentários estão fechados.