Sailor Moon quer a prevenção das DSTs em nome… do Ministério da Saúde

22 nov

Eu vivo falando aqui que o que a Grande Nação Japonesa e seus criadores mais sabem fazer é explorar suas franquias até sobrar apenas o bagaço para só aí deixar de molho e, anos depois, relançar como revival de nostalgia. No entanto, no meio de tanto oportunismo sempre achamos uma coisa muito bacana, como a mais nova campanha de prevenção às DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) promovida pelo país da Cultura Mais Rica… e pela SAILOR MOON EM PESSOA.

Ok, ela é apenas uma heroína em 2D, mas isso não impediu que o Ministério da Saúde da Grande Nação Japonesa lançasse um material promocional de prevenção às DST com a Sailor Moon como garota propaganda. Cá entre nós, ela tem muito mais carisma e repercussão que uma propaganda do Zé Gota-chan. Na campanha da Sailor Moon, eles mudaram a frase de impacto “vou punir você em nome da Lua” para “se você não se examinar, eu punirei você”.

sailor-moon-dst

Embora vocês pensem que eu vá falar alguma piada referente à Sailor Moon ser um ótimo exemplo para fazer propaganda de prevenção, pois se ela tivesse usado camisinha não teríamos essa criança chata que é a Chibi Usa no mangá, na verdade eu quero falar é que essa campanha é muito legal. MUITO legal MESMO.

Querendo ou não, a Sailor Moon é uma personagem de grande expressão no Japão, e ter ela atrelada numa campanha tão legal dá uma visibilidade às campanhas de prevenção às DSTs e torna até mais fácil de absorver pelo público alvo. Pego como exemplo o Brasil, em que o ensino de sexualidade e as campanhas de prevenção às DSTs são tratadas quase como aberrações, estimulando que se propague o desconhecimento e o preconceito. É por causa de faltas de campanhas de prevenção e de ensino decente nas escolas que, por exemplo, mantém-se a mentalidade de que existe um grupo de risco de HIV centrado nos homossexuais ou que adolescentes de 15 anos não possam tomar vacina para prevenir DST.

“Affe, Mara sua blogueira comunista, até parece que no Brasil o pessoal é tão ignorante e preconceituoso”

Olha, queria acreditar muito nisso, mas fica difícil pensar nessa possibilidade quando o sites brasileiros ao publicarem esta mesma notícia, tratam DST como motivo de punição, e não e prevenção:

sailor-moon-dst-jn

(valeu leito  pela pauta)

16 Respostas to “Sailor Moon quer a prevenção das DSTs em nome… do Ministério da Saúde”

  1. Allyson Fernandes (@allyson_gc) 22/11/2016 às 14:36 #

    Jovem nerde sendo nerde shonen.

    Curtir

  2. Takao 22/11/2016 às 14:59 #

    Inhegas pesadão

    Curtir

  3. Katsura Koutarou 22/11/2016 às 16:14 #

    Eu concordo com a campanha, mas como li em outro site é meio estranho usarem uma guria de 14 anos, no caso, a Usagi/Serena, para isso…

    Mas dizem que a vida sexual dos jovens “normais” lá (e em todo canto) começa entre os 12 e 17 anos, menos para nós nerds…

    E essa campanha visa um público majoritariamente feminino de mais de 30 anos, ou seja, dessa vez são as maduras que estão fazendo tudo errado…

    Também dizem que usar camisinha por lá é mal visto, é visto como coisa de gente com doença…

    Talvez essa iniciativa seja para mudar toda essa situação, mas poderiam usar personagens ou pessoas de mais destaque atual, por que não a Asuna de SAO, a Rem de Re:Zero ou a seiyuu Hanazawa Kana? Ah, o purismo japonês…

    Em resumo, Grande Nação Japonesa sendo inacreditável e incompreensível como sempre…

    Curtir

  4. Cilon Mello 22/11/2016 às 16:27 #

    Mara, esse seu post e aquele de Assassination Classroom trocou piadas baratas estilo prassódia por comentários realmente construtivos. Como estamos na internet e ninguém fala coisas legais intencionalmente, fica a dica para não caçarem sua carteirinha de blogueira

    Curtir

  5. Agronopolos 22/11/2016 às 17:48 #

    Concordo com você Mara
    Até desisti dos podcasts dele depois que o mesmo teve como tema: “Vamos falar de m3rda”

    Curtir

  6. Manara Danilo 22/11/2016 às 17:54 #

    Jovem Nerd sendo o Jovem VIRJÃO Nerd… nem lembrava que eles existiam ainda.

    Curtir

  7. Frango com Farofa 22/11/2016 às 18:59 #

    Qualquer coisa que não seja do Fantástico Mundinho Evangélico é vista como aberração no Brasil… Ironicamente, tá cheio de aborrecente de família evangélica radical tendo filhos. Pelo menos aqui onde eu moro :P

    Ensinar os jovens a terem medo de sexo nunca adiantou nada.

    Mas enfim, se preocupar com a educação é coisa de comunista…

    Curtir

  8. Paulo Henrique 22/11/2016 às 20:19 #

    Eita gente, jovem nerd so fez uma piada

    Curtir

  9. Marcela M. 22/11/2016 às 22:54 #

    Na minha casa nunca teve nenhuma conversa sobre sexualidade. Aprendi a fundo como bebes são feitos com 11 ou 12 anos (na escola). Minha família é relativamente preconceituosa (não posso falar totalmente porque converso o minimo possível com meu pai e minha mãe, apesar de dizer que ser gay é errado, tem um amigo gay). Acho que só comecei a entender sobre doenças sexuais e sexualidade por meio de pesquisas próprias para trabalhos de escola (o Tumblr também ajudou). Acho que usar uma personagem tão icônica no Japão para fazer uma campanha tão importante é uma ideia ótima, porque, mesmo que tratem esses assuntos como tabu, a Sailor Moon pode acabar despertando a curiosidade de muitos jovens que vão procurar por informações que seus familiares se negam a dar.

    Curtir

  10. Vivi 22/11/2016 às 23:45 #

    Em resposta ao Katsura Koutarou: a Usagi começa o mangá com 14 anos e termina com 16. Durante a história, acontecem umas duas ou três cenas que sugerem que ela e o Mamoru transam, então acho que isso adiciona ainda mais motivo para escolherem a Sailor Moon para esse papel.

    Curtir

  11. bntcrls 23/11/2016 às 07:53 #

    Acho uma ótima ideia, principalmente por conta da fama de Usagi; e, convenhamos, utilizar personagens famosos da cultura Pop é sempre uma boa forma de dar um ‘boost’ em qualquer campanha de publicidade que seja. É ainda mais interessante usarem uma protagonista de mangá, uma das mídias mais consumidas por todo o Japão.

    Particularmente, nunca entendi qual é a do medo da população em falar sobre sexo. Tudo bem que há, sim, certos assuntos dentro o tema que são bem desconcertantes de se falar, ainda mais com os próprios pais, mas existe toda uma demonização da prática que não faz sentido, visto que é algo tão natural quanto qualquer outra coisa.

    [Off: Mara, conheci recentemente seu blogue e tô apaixonado, moça. Todo textão que tu publica é simplesmente maravilhoso de se ler, principalmente aqueles em que fala sobre a fanfic distópica de Pokémon e os Problematizando. Ganhou mais um fã!! ♥]

    Curtir

  12. Rafhael Victor 23/11/2016 às 08:09 #

    Ué, mas, segundo a redatora que escreveu a notícia no Jovem Nerd, a própria propaganda fala sobre punição: “No material promocional da campanha, Sailor Moon aparece com a frase ‘Se você não se examinar, eu punirei você!’, uma versão levemente diferente do clássico ‘Eu punirei você em nome da Lua!’ que ela usa para ameaçar os inimigos.”

    E ela até deixou claro o trocadalho, pra vocês que não entenderam a piada. E olha que esse aqui é um blog de humor, huehuehuaeh.

    Curtir

  13. Apo 23/11/2016 às 08:10 #

    Dona Mara ainda no espírito da problematização.

    Dizer que o ensino da sexualidade é um tabu para sociedade é um exagero mesmo, se eu me lembro bem já em ciências na sétima série (pelos 13 anos por aí) já se dá uma noção do que é sexo e tudo mais e sempre tivemos campanhas sobre isso vinculadas em nosso país.

    Achar que ainda vivemos numa época de que DSTS são coisa exclusiva de homossexuais é viver nos anos 80.

    E ainda minha mãe me deu aos 15 anos catecismos do Carlos Zéfiro, o que me ajudou a esclarecer mais. Vai querer ensinar sexualidade com que idade 12 anos? Os pedófilos iriam adorar porque com a evidência deles seriam os novos oprimidos pela sociedade.

    Curtir

  14. Apo 23/11/2016 às 08:12 #

    E ela até deixou claro o trocadalho, pra vocês que não entenderam a piada. E olha que esse aqui é um blog de humor, huehuehuaeh.

    – Isso aqui deixou de ser um blog de humor há muito tempo para ser um blog de problematização paranoica.

    Curtir

  15. Ale Nagado 23/11/2016 às 09:06 #

    Opa! Sem dúvida alguma é interessante essa iniciativa. Uma parte de mim reflete o fato de Sailor Moon ter 14 anos de idade, mas não adianta tapar o Sol com a peneira. Se a comunicação é eficiente, é o que importa.

    A cultura de personagens no Japão é tão forte que deveriam ser usados mais recursos como esse, de pegar uma heroína famosa e engajar em uma campanha positiva.

    Lembro que em 1996, tinha a série do Ultraman Tiga e o tema de encerramento, a música “Brave Love Tiga”, do grupo Chikyu Boedan, teve a renda revertida para a campanha AAA – Act Against AIDS. Foi a primeira vez que vi um personagem heróico envolvido em uma campanha relacionada às DSTs.

    Aqui no Brasil, seria interessante ver a Turma da Mônica Jovem envolvida com algo do gênero.

    Abraço!

    Curtir

  16. Crystal 27/11/2016 às 13:42 #

    Não mentira que homossexuais são um grupo de risco. Não é atoa que não podem doar sangue.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: