Vergonha Alheia Televisionada

Novela da Globo sobre japoneses tá um fracassão de público e crítica

Há algum tempo, aqui mesmo no Mais de Oito Mil, economizei ATP em digitação quando reaproveitei um post do site Coisas de TV que analisava a novela Sol Nascente de uma forma parecida com a que eu escreveria por aqui. Para você que passou os últimos 3 meses maratonando as scans de KochiKame e não sabe do que eu estou falando, eu explico: buscando conquistar a simpatia do público otaku, que é exigente com produções de outros países mas acha foda pra caralho o mediano Yuri On Ice, a Globo mandou um de seus autores mais renomados escrever uma novela sobre a força, a determinação e a garra dos japoneses. Como nada disso foi possível, surgiu apenas um Romeu e Julieta tosquíssimo entre uma família italiana e uma família japonesa. Como sinopse ruim não é o bastante para vermos a chance de algo dar errado, claro que cagaram na escalação e enfiaram Giovanna Antonelli representando o lado japonês e Luis Mello com olho bem puxadinho pra fingir que é um japa. Quer saber se isso deu errado? Então… deu MUITO ERRADO.

familia-japonesa-sol-nascente

Se vocês acompanham sites televisivos do Burajiru devem saber que shoujo Sol Nascente entrou no lugar do shonen de comédia Eta Mundo Bom, que superou qualquer expectativa e deu muito mais audiência que o drama seinen Velho Chico. Então a expectativa era que Sol Nascente mantivesse os bons números de audiência, mas não foi o que rolou, afinal a trama atual tá com quase METADE da audiência da antecessora. Isso é tipo a JBC ficar animada com o sucesso de um Love Junkies e botar um outro mangá erótico pra tentar manter as vendas e o bagulho despencar e… pera, isso aconteceu também.

Mas até aí audiência não quer dizer falta de qualidade, né? Um dos meus doramas favoritos da Globo era o shoujo de realismo fantástico Meu Pedacinho de Chão, e ele não teve tanta audiência assim porque o público não curtiu a estética fantasiosa e nem as lutas psicológicas entre Zelão-kun e Doutor Renato-san. No entanto, a Imprensa Especializada em TV (que também é digna de muitos PFFs) combinou entre si que agora também acham a novela uma grande porcaria. Após dezenas de elogios rasgados nos posts de primeiras impressões (olha mais semelhanças com a nossa Imprensa Especializada), agora todo mundo só tá metendo o pau tanto na escalação de ocidentais para papéis orientais quanto na imaturidade amorosa dos personagens que tá mais para um anime mahou shoujo de crianças do que um anime shoujo.

Pelo visto usar japoneses nas novelas não dá muito certo para a Globo. Lembrando que em 2011 ela estreou Morde & Assopra, dorama que misturava japoneses com arqueologia e o negócio deu um rebosteio tão grande que demitiram todo o elenco oriental e apostaram todas as fichas no arco da Flavia Alessandra com a careca do Saitama querendo destruir o mundo.

flavia-alessandra-robo

 

8 comentários em “Novela da Globo sobre japoneses tá um fracassão de público e crítica

  1. Eu racho de rir sempre que a Giovanna Antonelli chama o Luis Mello de “Otou-san”. Na primeira vez eu ri tanto que me vó me olhou como se eu fosse doida. Não estou acompanhando o shoujo, mas as propagandas me fizeram shippar dois dos personagens. Agora eu fico entrando no site só pra conferir se eles tiveram alguma interação. No mais é só outro shoujo ruim.

    Curtir

  2. bosta por bosta a globo deveriam colocar a reprise de CdZ no lugar desse dorama brasileiro.

    Curtir

  3. Se estiver seguindo a cartilha clichê da Globo, daqui a algumas semanas essa personagem da Antonelli-san vai tá emprenhada e o pirralho vai reunir as duas famílias.

    Curtir

  4. A novela um fracasso de repercussão até aqui no site, visto que o número de comentários tá bem baixo.
    Prefiro o josei das nove, ai no housoku

    Curtir

  5. Novelinha (não vou chamar de dorama que não merece) que já nasceu natimorta no roteiro. Acharam mesmo que a formula batida iria dar certo.

    Curtir

  6. Depois que o Mateus Solano conseguiu dar uma reviravolta depois dessa Morde e Assopra, acho difícil algum dorama desses matar carreiras.

    Curtir

  7. mais esse firipi é um retardato memo né nom?
    cual a diferençia? e pru que o indiota colocou dorama como algo miô que novela?
    kem usa avartar di mico nem divia tê direito di critica
    um jocoso pronto

    Curtir

Os comentários estão fechados.