Opinião Impopular da Semana

Guia 2016 das piores fanbases otakas do Brasil

O Mais de Oito Mil não tem uma matéria que atrai ódio gratuito dos leitores desde a problematização da objetificação feminina em Nanatsu no Taizai, e sinto muito falta de gente me mandando tomar no cu nos comentários. Tentando conseguir algumas mensagens de fúria, decidi inaugurar um post anual para incomodar o maior número possível de otacos, e assim nasceu o Guia das piores fanbases otakas do Burajiru! Basicamente é um guia listando as fanbases mais insuportáveis do ano vigente. IKIMASU ver quem tá bem e quem tá em queda esse ano?

#10 – Saudosistas de TV Globinho

tv-globinho-fanbase

Se você usa a rede social Facebook, em algum momento já deve ter dado de cara com um saudosista de TV Globinho. Os saudosistas são pessoas que normalmente estão presas nas memórias da década anterior. Como estamos nos anos de 2010, os nostalgistas dos anos 90 já perderam espaço para uma galera que lembra da TV Globinho como o principal estandarte do anime no Burajiru, mesmo sendo uma fase horrível em que a emissora passava apenas tranqueiras do Fox Kids, Dragon Ball Z cortado e um Digimon com ELA na abertura:

gif-angelica-digimon-2

Alguém avisa pros otacos saudosistas que essa época não era boa? Obrigada.

#09 – Evangelion

evangelion-fanbase

Estamos em 2016 e ainda temos gente pagando pau pra Evangelion. Eu perdoo por exemplo o Silvio Santos ser fã da série, mas ainda temos gente que se shippa com a Rei. [Decidi cortar uma parte do texto depois do comentário da leitora @miyamoris_ que achei bem pertinente]

#08 – Love Live

love-live-fanbase

Além de ser uma comédia que não tem graça e ter músicas que te farão preferir ter o ouvido perfurado por uma kunai, Love Live também é responsável por ter uma das mais insuportáveis fanbases do ano, mesmo sem muitas novidades envolvendo a série. Mas isso não importa, e sim que o público composto por homens que acham super de boa dormir com travesseiros enormes representando as personagens idealizadas desse projeto absurdo. [Vale a pena ler o comentário da leitora @miyamoris_ sobre um outro lado dessa fanbase que acabei não colocando aqui]

#07 – One Piece

one-piece-fanbase

Mantendo uma chatice que perdura por algumas décadas, os fãs de One Piece são aquelas pessoas que não aceitam críticas no mangá favorito deles. Você pode falar que o Oda faz uma poluição visual tão grande que leva 8 minutos para entender cada quadro, mas aí eles falarão que é um jogo de estimulação cerebral feito pelo Oda. E ai de você se falar que uma saga é chata, porque aí você vai ouvir textões dizendo que nada em One Piece é inútil e que tudo será conectado no final.

#06 – Yokai Watch

yokai-watch-fanbase

Uma nova fanbase está surgindo no Burajiru e já começa a irritar profundamente. Formada basicamente por pessoas que querem curtir um anime de monstrinhos colecionáveis, mas que são diferentões para curtir algo popular como Pokémon, a fanbase de Yokai Watch é quase uma religião com pessoas dedicadas a te converter à sua crença. Mesmo que isso envolva jogar games que não venderam muito e assistir a um anime que está escondido na programação de um canal da Disney.

#05 – Cavaleiros do Zodíaco

cavaleiros-fanbase

Preciso mesmo explicar?

#04 – Dragon Ball

dragon-ball-fanbase

Esta fanbase estava apagadinha nos últimos tempos até que acabou o dinheiro da reforma da casa de praia do Akira Toriyama e ele decidiu autorizar a produção da continuação oficial da saga com Dragon Ball Super. Agora temos uma fanbase insuportável que vibra a cada semana com o desenrolar rocambólico de um anime que almeja usar todas as cores da paleta de pantone para criar novas transformações e vender novos bonequinhos, mesmo que com a desculpa de um roteiro furado e sem qualquer carisma.

#03 – Jojo

jojo-fanbase

Jojo tem décadas de existência, vários jogos legais clássicos e tal, mas a fanbase brasileira de Jojo nasceu quando ouviu pela primeira vez o mantra SONOCHINOSADAMEEEE. Desde então, animação tosca é chamada de “estilosa”, roteiro cheio de furos é chamado de “empolgante” e qualquer palestra com editora não é reconhecida pela organização nacional dos otacos se não houver alguém delusional que pergunta as chances de vir esse mangá datadíssimo e longo para o Burajiru.

#02 – Panini

panini-fanbase

Muito acima dos apreciadores de papéis, dos defensores dos honoríficos e do fã-clube do Cassius Medauar (que é praticamente a Inês Brasil dos otacos no quesito memes), a fanbase da Panini é composta por pessoas insuportáveis e com uma visão relativa das coisas. A Panini lança com melhores preços? Sim. Ela tem uma qualidade superior? Também. Ela tem títulos que agradam mais pessoas? Sim. Para a fanbase, no entanto, isso já é o suficiente para idolatratem qualquer coisa publicada pela multinacional. Se inventarem de lançar Jojo naquele formato horrível de Super Onze, espelhado, com onomatopéias francesas escritas à mão pelo Bruno Zago e com o logotipo escrito em Comic Sans mesmo assim teremos gente defendendo a Panini como se fosse o time do coração.

#01 – Pokémon

pokemon-fanbase

Se tem uma fanbase que nos irritou profundamente nesse ano de 2016 foi a fanbase de Pokémon. Os fãs desse negócio já irritam normalmente em qualquer época por adorarem o competitivo dos jogos (que nada mais é que um monte de frescura que a Nintendo tira do cu para agradar pessoas que curtem ficar horas chocando ovos em busca do IV perfeito), porém agora em 2016 rolou o lançamento de Pokémon Go e a fanbase foi ressuscitada. Agora todo lugar que você olha tem pessoas querendo ser modernas postando que o grande sonho da vida delas é ser treinador Pokémon, mesmo que isso signifique capturar dezenas de vezes o mesmo bicho para evoluí-lo num jogo beta. E correndo por fora ainda tem as viúvas antigas que não aceitam gostar de algo infantil, e ficam torcendo para que a franquia tenha algo mais “seinen” (como, sei lá, uma fanfic com o Ash num futuro distópico e que com certeza será aprovada pela Nintendo).

57 comentários em “Guia 2016 das piores fanbases otakas do Brasil

  1. senti falta da fanbase q faz fanfic pra tentar(e falhar) arrumar o final do seu mangá favorito. aka bleach

    Curtir

  2. Poxa, a fase do Black de Dragon Ball Super está sendo muito boa! Ótima história e ótimas lutas… provavelmente a melhor saga de toda série DB. =)

    Curtir

  3. Você podia fazer também um guia com as piores fanbases ~não otakas~ do Brasil, incluindo fãs dos memes do Kleber Bambam, do Gregório Duvivier, do Jovem Nerd, dos filmes da DC e de alguns youtubers. rs

    Curtir

  4. Fui cheia de fome ver se tinha CDZ ansiosa pelo texto bem humorado zoando minha pessoa (fã de Cavaleiros aqui) e tinha lá um “preciso mesmo explicar?). Que zoação, CDZ sequer merece um textão zuado. 😞😞😞

    Curtir

  5. Zanes

    Bem lembrado, faltou na lista os fanboys de estúdios como shaft e kyoto animation.

    Curtir

  6. Não sei pq mas parece que mandar a Mara tomar no cu não é lá uma ofensa pra ela

    Curtir

  7. Pelo menos a fanbase de Love live posta com alguma frequência putaria e fofice meiga e gay com as meninas.
    Agora sim, o povo saudosista de TV Globinho / Rede Manchete e congêneres é uma chatice sem fim! >_<
    Poxa, ficam lamentando que não tem mais as coisas, mas quando passava na TV aberta ficaram de cu doce e fizeram o ibope capotar!
    Assim não tem como manter uma atração!

    Curtir

  8. Como podes falar mal do meu precioso (e aqui coloco uma foto do Smigol) Evangelion, sua gorda? Hahahah

    Mas eu também não suporto a fanbase de Love Live. E eu nunca vi alguém da fanbase de Yokai Watch…. Tem certeza de que eles existem?

    Curtir

  9. Saudosistas da TV Globinho, eu era saudosista do Band Kids! E cadê Naruto, cadê Bleach? Pode por na lista junto com CDZ.

    Love Live pegou carona na ideia do K-ON, com mais menininhas bonitinhas. Até porque conheço muitos que eram do fandom do K-ON e se converteram.

    Voltando ao Pokemon o hype já esfriou. Nem estou mais vendo grupos de jovens classe A andando com seus iPhones como nas primeiras semanas.

    Curtido por 1 pessoa

  10. Lembro de já ter ouvido coisas como “Você só leu metade do mangá, sua crítica não é válida” de um fã de One Piece uns anos atrás. Ainda bem que não mantenho contato com nenhum fanboy dessa coisa.

    Adorei o anime do Youkai Watch (apesar de só ter visto uns 5 episódios) e não fazia ideia que existia fanbase disso, muito menos brasileira. Mas sério não sei como alguém compra o jogo! Ele tem a demo mais tediosa que eu já joguei…

    Curtir

  11. Narutards, Pokémon e DBZ fãs terão meu ódio eterno
    Chorei litros no CDZ, me lembrei de tantos posts zuando eles XD

    Curtir

  12. Yadon, a demo é zuadinha mas o jogo completo é FODA
    a demo do pokemon oras tbm era uma droga chatissima e o jogo foi super legal :)

    Curtir

  13. Dai a pessoa que fez essa postagem afirma (Os saudosistas são pessoas que normalmente estão presas nas memórias da década anterior) sendo que ninguém é prezo a memorias de one piece até pro que u anime não e coisa do passado e uma anime atual,,, muito ridícula essa comparação de one piece KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Curtir

  14. Não vou levar esse post a sério se o escrito é um lixo qualquer.
    Esse post é um erro assim como o blog.
    Flw otário.

    Curtir

  15. Eu espero honestamente que isso tenha sido um post sarcástico.
    Apesar de que tudo indica isso e eu que sou burro então eh

    Curtir

  16. Já chegou gente xingando, eheeeeee!
    E eu aprendi que a fanbase de evangelion é uma bosta qdo brigaram comigo tipo “VC NÃO SABE QUE ESSE CURTA NÃO OFICIAL DE 2014 EXISTE ENTÃO VOCÊ NÃO É FÔ ahahahahahahahahahahahahaha :'(

    Curtir

  17. Nossa não sei como com essa lista mais as menções dos comentários nenhuma alma aqui ainda não mencionou essa fanbase que considero a mais chata que existe, falo do anime que foi considerado o mais inteligente de todos os tempos (pelos fanboys), a obra mais perfeita que Evangelion, e que teve a melhor dublagem no br até hoje que supera até as dublagens dos animes dos anos 80 e 90, e se falar mal dele você não sabe o que te espera, ele o super Death Note Yeaaahh \(¬_¬)/

    Curtir

  18. @SuperTakeda
    Faz anos que não vejo uma pessoa dizendo ser fã de Death Note, a fanbase já foi grande mas morreu faz tempo…

    Curtir

  19. Das fanbases ai, tive sorte de ñ lidar com nenhuma delas. Mas pra compensar encarei muitos Narutards quando frequentava sites otakus vida a fora. Já pode guarda eles pra Parte 2.
    Sou fã de DBZ, mas porra vou te dizer q a fanbase ta foda mesmo, alem de brigar com quem ta de fora, ela agora briga entre si tbm pra definir se GT é Canonico, se DB Super presta ou a discussão q eu mais odeio: Qual e melhor DBGT ou DBS ?

    Pena ñ ter fanbase de Bleach, já q o manga fez o bem de matar essa.

    Curtir

  20. Poxa Mara, tu insiste nesse negócio do PokemonGO ser beta… e daí? O Orkut sempre foi beta e era a melhor rede social de todas.

    Sim, sou fanbase do ORKUT.

    Curtir

  21. “Poxa, a fase do Black de Dragon Ball Super está sendo muito boa! Ótima história e ótimas lutas… provavelmente a melhor saga de toda série DB”
    Olha aí, imitou direitinho.

    Curtir

  22. Mara, você sempre fala de Pokémon, mas ainda não comentou o novo bafão do anime; o Ash vai voltar pra escola. Será que esse é o início do futuro arco “Ash vs Red” que a Nintendo com certeza vai aprovar?

    Curtir

  23. Faltou, sim, fanbase de youtubers, que já considero um mal otaku por estar presente em 110% dos eventos de anime.
    Vamos aproveitar a presença das idols em idade pré-adolescente de Love Live, que são vendidas como idealização sexual para seres humanos com idade mental reduzida, e colocar a fanbase de Larissa Manoela aí também, só pra aproveitar esse gás.

    Curtir

  24. Meu apreço e admiração por animes e mangás é inversamente proporcional ao apreço e admiração pelos seus fãs. Fã de anime no geral é uma raça bem bosta, e eu até prefiro trocar ideia com pessoas mais distantes desse mundo, os mais casuais. É muito pouco conteúdo e maturidade, um monte de preconceitos, frases feitas e atitude de manada…

    Curtir

  25. Uns aproveitam, outros ficam no recalque. O choro é livre.

    Que venha mais CDZ em 2017!

    Curtir

  26. Por mais que tenham algumas coisas nesse post que eu concorde (galera das fanfics grimdark tryhard de Pokemon é um cu mesmo), acho que em alguns pontos sua abordagem prejudica ou apaga algumas pessoas de forma desnecessária.

    Primeiro, não me desce bem você criticar/debochar quem se identifica com o Shinji. Independente de qualquer opinião que você tenha sobre a série ou o fandom (na real acho o contexto envolvendo Evangelion muito complicado pra esse 8 ou 80 de “é uma crítica complexa ao estilo de vida otaku!!” vs. “é só um oportunismo barato do Anno!!”, mas isso já é outra discussão), o Shinji é um personagem feito pra representar uma série de problemas psicológicos então acho meio ruim você generalizar e acabar passando por cima de quem se identifica com algum aspecto do personagem.

    Segundo, sobre Love Live: eu não tenho experiência com a franquia em si, mas pelo twitter e pelo tumblr a minha impressão é que ela juntou um fandom muito grande de mulheres lgbt que por um motivo ou outro (ships, ausência de fanservice mais explícito como pantyshots etc.) acabou se apegando a série. Não sei dizer qual é a proporção do fandom japonês (com certeza é majoritariamente masculino, mas levando em conta o sucesso dá série deve ter uma boa parcela de fãs mulheres lá também), mas se é pra ser uma lista de fandoms brasileiros então acho que sim, você está sendo reducionista mais uma vez e apagando a existência de uma parte do fandom que já é bem marginalizada socialmente.
    (sem falar que esse apego de uma audiência feminina me parece uma boa oportunidade de explorar outras nuances da “cultura do moe”, mas pra ser honesta não acho que sou a pessoa mais indicada pra isso, haha)

    Enfim, só dando um toque da minha opinião, desculpa se soou muito duro/agressivo.

    Curtir

  27. @miyamoris é o tipo de leitor que expõe sua opinião sem agressões, de forma direta e sem ficar atacando gratuitamente comentaristas ou o responsável pela postagem. Queria que o mundo tivesse mais miyamoris :v

    Passando só para falar isso mesmo lol ^

    Aliás, aparentemente teremos os fanboys da Darkside books (que agora trará mangás de terror) para serem tão chatos quanto os fanboys da Panini. Uma nova era se aproxima…

    Curtir

  28. Senti falta dos tokukus nessa lista. Está certo que eles diminuíram muito ultimamente, mas a quantidade de bafões e fofocas que estão acontecendo neste universo estão de arrepiar os cabelos do Kamen Rider EX-AID (quem quiser que procure a foto), como famoso cosplayer de eventos locais sendo acusado de ter sumido com as armaduras ORIGINAIS da série Cybercop e fã brasileiro compartilhando fotos sensuais de atriz de tokusatsu no facebook.

    Curtido por 1 pessoa

  29. Pode me chamar de chato mas Yokai Watch é o jogo mais vendido do Japão

    Curtir

  30. “apreciadores de papel” muito pertinente essa parte do texto, otaku é um bicho tão raro que ao invés de discutir a obra ficam se limitando a falar que em papel jornal não compro, se o off set tiver transparência acima de 3% passo longe. Adoro ler livros e mangás, e acima de qualquer edição de luxo super pica das galaxias, com capa dura, full collor e cheio de purpurina quero ler uma boa historia, uma historia que me empolgue e me surpreenda como fez lúcifer e o martelo, que me faça falar “ihh agora fudeu” como era claymore, que eu olhe o traço e pense “que arte fodástica”, como são as ilustrações de green blood e vinland saga (ambos ainda vem com uma história fantástica de brinde)! pra mim ler mangá é isso!

    Curtir

  31. Nossa que post escroto!! Que absurdo isso!! Como que você esqueceu de colocar a fanbase de Danganronpa?

    Curtir

  32. Acho que nossa querida mara se enquadra em muitas dessas fans bases haushsuhsuaha.

    Curtir

  33. Lista sem credibilidade. Como fala das fanbase chatas e não coloca a do Naruto na lista.

    Curtir

  34. Fiquei surpreso por você não ter incluído os fãs de Naruto nesta lista…

    Curtir

  35. Qualquer fanbase tem seus cânceres, tanto anime, Série de TV e caralho a quatro que seja, não há como escapar.

    Curto CDZ, Bleach (apensar do final ser um c*), Tokusatsu, PKM, HxH, YH, JJBA (esqueça essa história de “melhor JoJo”, “acho aquele personagem x é Gay”, furos que “nem o magaká e seus seguidores sabe explicar direito o por que” e por ai vai…), faltou ai o Naruto. Sério, pqp… Quando fazia um desenho estilo anime, tipo como – “Ai? É do Naruto?” Quando assistia algum anime, “Ai? É do Naruto?”, Quando falava de algum personagem de anime, “Ai? É do Naruto?”, entrava em tópico sobre discussão de animes, adivinha quem estava lá com frequência discutindo? “Ai? É do Naruto?” porá bixo, só tem fã de Naruto sá porra? Em alguns lugares que ia, “há esse ai parece com o personagem x do Naruto.” ou também “Acho melhor o Naruto que esse anime x” ou seja, aquele velho ódio gratuito. Ah bixo… Acredito que se entrasse na fanbase do Naruto… De certeiro iriam ver ships desnecessários (SasuNaru, NaruSak), putaria de superioridade incomum desta com outras fanbases(ai cara, ninguém é melhor do mundo! Acorda pra vida!), criticando outros animes e aquela putaria que todo câncer fandom tem direito no pacote.
    E outra, se tá achando ruim aquilo tudo, sai da fandom e viva, não progrida o tal “Ódio Gratuito” pro ela ou outras – “Ah… Cada vez mais odeio essa Fandom!”, cai na real mané! Pode pedir pra sair, ninguém vai sentir sua falta, estão cagando e andando pelo que você está falando ou pensando na mesma, querem viver felizes com/sem ódio e chatice.

    Odiar é normal, já foi comprovado antropologicamente, mas ser chato, pqp… Comece se tratar. Console Wars, fanboiolismo nem quero comentar…

    Curtir

Os comentários estão fechados.