Somando todos livros de Pokémon Go não dá pra bater o da Larissa Manoela

11 set

Pokémon Go, o maior fenômeno de todos os tempos e que mudou a forma como as pessoas veem os videogaems tem pouco mais de um mês de vida aqui no Burajiru e o número de pessoas jogando despencou mais que a média de lançamentos mensais da Nova Sampa. Os motivos são vários: o jogo não apresentou ainda tudo o que prometeram, tem apenas 150 Pokémon para capturar e, principalmente, as pessoas perceberam que capturar vários Pokémon iguais pra evoluir é tão legal quanto tomar um Mupy com laxante.

Mesmo assim, muitas editoras foram atrás do filão e lançaram seus livros sobre o jogo.  Um monte de guias com dicas e estratégias de um jogo que nem ao menos está completo, mas sobre isso eu já tinha falado aqui nessa matéria. Tudo não-oficial, claro, afinal precisa ser muito inocente pra acreditar que negociar com a Nintendo e a Pokémon Company é fácil. Pois bem, os livros já estão à solta e resta saber se eles são como Dragonites que todo mundo quer ou se são considerados Zubats das prateleitas das livrarias. Para descobrir isso, fui atrás de um ranking de vendas confiável.

Eu tinha como opção os rankings de livros da Veja, do Datafolha e da PM, mas a fama de manipulação de dados  que têm poderia me fazer questionar a notícia de um guia em primeiro lugar de vendas. Por isso, fui até o confiável site PublishNews conferir o ranking de lá. IKIMASU conferir os dados? Para começar, a lista dos livros mais vendidos de agosto segundo a categoria geral:

publish-news-pokemon-02

Como podemos ver, em primeiro lugar disparado está o livro com a autobiografia de Larissa Manoela, a segunda maior Idol juvenil do Burajiru (bem atrás de Maisa-chan). Segue então dois volumes de Jojo, uma endeusação de Moro-kun e um livro de autoajuda.

“Mas Mara, sua blogueira que foi confundida com um snorlax, tem que ver na categoria infantojuvenil né? Não dá pra misturar o grande jogo Pokémon Go com tudo”

Embora eu questione essa frase, afinal Pokémon Go foi vendido como a maior revolução digital desde a invenção das suas setinhas azuis de quando leem sua mensagem no Whatsapp, vamos então ver a lista de livros infanto-juvenis nesse mesmo período de agosto?

publish-news-pokemon-01

O que podemos analisar, além de que é ultraproblemático o livro mais vendido num país de 180 MILHÕES de pessoas ter sido comprado apenas 35 MIL vezes? Bem, que nem ao menos os livros de YouTubers (que são facilmente identificáveis nas livrarias, basta ver uma foto com careta) conseguiram vender tanto quanto ficção shoujo e a versão em inglês do Harry Potter novo.

Já vou dar o spoiler que nenhum guia de Pokémon Go aparece na lista mensal, nem ao menos na zona de rebaixamento:

publish-news-pokemon-03

“Mas Mara, sua William Waack da implicância otaca, você está manipulando os fatos. Você conferiu os números do mês de agosto, mas os livros só foram chegando no final do mês e no começo de setembro!”

Sim, você está correto (menos na comparação minha como o vampirão das madrugadas da Globo). Por causa disso, fui atrás dos rankings SEMANAIS de todo o mês de agosto e do começo de setembro. E sabe o que não encontrei?

pride-supercampeao-capa

Nem Pride – O Supercampeão (mangá que salvará a Nova Sampa) e muito menos qualquer publicação relacionada a Pokémon Go. Nada. Nadinha. Nothing. E se você olhar as listas semanais, verá que o 20º lugar (o último listado) vende uma média de 400-500 exemplares. Ou seja, podemos afirmar que os livros desta grande mania dos videogaems que mobilizou o país tá vendendo MENOS que essa marca. Ou seja, somando tudo não chega nem perto da marca da autobiografia de Larissa Manoela, a waifu dos adolescentes.

Leitor de livro é quase nicho no Burajiru? Sim. A febre Pokémon Go passou bastante? Sim. As editoras todas lançaram coisas que ficarão defasadas em breve com as atualizações? Com certeza. Mas ainda assim as editoras que pegaram brasileiros para escreverem guias não oficiais de jogo estão saindo no lucro em uma situação:

publish-news-pokemon-04

Pelo menos elas não tão pagando em dólar por um guia de jogo não oficial americano que vai ficar defasado tão rapidamente quanto os nacionais.

11 Respostas to “Somando todos livros de Pokémon Go não dá pra bater o da Larissa Manoela”

  1. Naty (@__madgirl) 11/09/2016 às 15:27 #

    Mara, você viu a lista dos mais vendidos de agosto em ficção? FMA #01 aparece em 19 com 1.350 exemplares. O número se refere a venda total de agosto ou só nas livrarias? Se for o total, até mesmo “maiores sucessos” vendem muito pouco…

    Curtir

  2. Thaís 11/09/2016 às 15:28 #

    queria entender esse post então:

    “Emanuel Hallef sentindo-se grato.
    26 de agosto às 15:05 ·
    Vai, ganhe o mundo. Tem anos de dedicação e trabalho por trás. O momento é todo seu agora! Já é o livro mais vendido da Saraiva online em apenas um dia <3"

    (ANOS DE DEDICAÇÃO.)

    Curtir

  3. Di19ego 11/09/2016 às 16:33 #

    “Mara, você viu a lista dos mais vendidos de agosto em ficção? FMA #01 aparece em 19 com 1.350 exemplares. O número se refere a venda total de agosto ou só nas livrarias? Se for o total, até mesmo “maiores sucessos” vendem muito pouco…”

    Só pra esclarecer aos próximos que lerem os comentários, a lista é apenas pra livrarias, não conta as assinaturas, comic shops nem bancas que vendem claramente muito mais mangá do que as livrarias, então não tem como usar esse número nem de perto. No máximo pra avaliar como parâmetro pra avaliar como é a venda dos mangás em livrarias de modo geral (o que me faz pensar que a versão Big da JBC nem é tão cara assim, pois FMA é um título muito conhecido enquanto os desse formato devem vender bem menos, com um número tão baixo realmente a editora colocaria um preço a mais).

    Curtir

  4. Vlad Schüler (@vladschuler) 11/09/2016 às 16:42 #

    Só pra frisar, como bom cientista social, que esses números também não são tão confiáveis (ainda mais se puser mangá na conta), já que a contagem é baseada nos 20 livros mais vendidos de 12 livrarias (Argumento, Cultura, Curitiba, Fnac, Laselva, Leitura, Martins Fontes SP, Nobel, Saraiva, SuperNews, Travessa).

    Se quadrinhos contassem, Turma da Mônica Jovem, que batia 500 mil exemplares no seu auge (http://www.bleedingcool.com/2011/09/13/this-is-what-a-half-million-selling-american-comic-looks-like/), estava dominando os rankings de pelo menos 2010 e 2011.

    Curtir

  5. nicholas 11/09/2016 às 20:06 #

    acho que achei uns 3 desses guias nas bancas daqui de Sorocaba, o último que vi foi o vermelho, acho que tava uns 25 contos.

    Curtir

  6. jasque 12/09/2016 às 01:13 #

    Agora as editoras podem partir pro plano B:

    Pedir pro senhor Abravanel lançar o Larissa Manoela Go do Milhão e adquirirem os direitos do guia para o mesmo.

    Curtir

  7. Apo 12/09/2016 às 07:39 #

    Livro de Larissa Manoela no topo… Não é muito diferente desses guias não…

    Agora com essa explosão de Celebridades youtubers não vi nenhum livro dos ditos cujos entre os mais vendidos. Nem mesmo uma Kéfedida aí.

    Curtir

  8. Lucy Jimenez 12/09/2016 às 10:58 #

    Creio que publicações da categoria guia não podem ser consideradas de relevância para os rankings citados.

    Onde está a opinião Impopular dessa semana (e da passada), miga?

    Curtir

  9. Naja 12/09/2016 às 14:35 #

    Duas coisas

    * desde quando fanboy de youtuber tem capacidade pra ler alguma coisa?

    * brasileiro não gosta de ler. Simples.

    Curtir

  10. Bren 12/09/2016 às 18:32 #

    Nem sequer sabia da existencia desse livro

    Curtir

  11. Canoa Furada 15/09/2016 às 22:41 #

    Então o jeito é lançar O Diário de Larissa Manoela jogando Pokemon GO.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: