Epidemia de livros caça-níqueis de Pokémon Go assola editoras brasileiras

17 ago

Não sou o Ministério da Saúde, mas estou aqui para alertar uma perigosa doença que tem se espalhado no mundo editorial brasileiro: a necessidade de lançar livros sobre Pokémon Go. Como todo mundo já sabe, o jogo é um fenômeno no Burajiru e até mesmo as pessoas mais improváveis do mundo estão perdendo bateria de celular passando por PokéStops e capturando Pidgeys. A fama também já se espalhou para a web, e os times Valor, Instinct e Mystic já até substituíram os tradicionais signos do zodíaco nos posts que tentam justificar a personalidade babaca das pessoas e promover rivalidades imbecis. Com tamanho sucesso, obviamente as editoras iriam querer uma boquinha disso.

Sabemos que conseguir os direitos de Pokémon para qualquer lançamento não é a coisa mais fácil do mundo, portanto cada lança o conteúdo que dá. A revista Nintendo World, por exemplo, aproveitou que eles têm o selo oficial da Nintendo (não que isso signifique alguma coisa, afinal qualquer tranqueira como o Wii U tem esse selo) para lançar um guia repleto de textos minúsculos em fontes gigantescas e mais da metade da revista com um checklist dos 151 Pokémon. É quase como se estivéssemos de novo em 1999.

pokemon-go-nw

Quem não tem o selo oficial, se vira como pode. A editora Nemo, por exemplo, aproveitou a oportunidade para lançar um romance inédito com uma história de jogadores de Pokémon Go. Entrei em contato com a editora para saber mais da autora e perguntar se eles poderiam usar coisas de Pokémon no livro, afinal a franquia japonesa não é tão aberta a essas liberdades editoriais que nem os Minecrafts da vida, mas até o momento eu fui 100% ignorada pela assessoria de imprensa deles. É a vida, né? Agora também não vão ganhar a chance de ter a capa do livro deles aparecendo nesse post, hunf!

POKEMON-GO-NEMO

Quem logo em seguida também apareceu para entrar na onda de Pokémon Go foi o nosso já conhecido autor da fanfic distópica Ash vs Red. Ele está lançando um guia não-oficial de Pokémon Go pela editora Novo Conceito e disse que as vendas desse livro vão abrir as portas para que Ash vs Red seja publicado no Burajiru. Entrei em contato com o autor para perguntar mais detalhes do guia, o que ele achava do lançamento da editora Nemo e questionar como um guia não-oficial iria abrir os olhos da Pokémon Company para que ela licenciasse sua franquia para a produção de um livro cafona mostrando a luta de dois personagens que não fazem sentido. Preciso falar o que aconteceu? Claro que não, todo mundo já imagina que fui IGNORADÍSSIMA. Mas vou mostrar a capa porque ele já é de casa.

POKEMON-GO-ashvsred

Mas se você pensa que as editoras estão pegando qualquer fã que se submete a fazer um serviço rápido e barato em troca do lucro fácil de vender coisas de Pokémon Go nas livrarias, se enganou. A editora Panda Books, por exemplo, convidou o jornalista Claudio Prandoni lá do Uol Jogos para escrever um guia com superdicas de Pokémon Go. E o lançamento, como era de se esperar, é pra ontem: o livro já está em pré-venda.

pokemon-go-panda

Claro que tenho alguns questionamentos sobre essa mania editorial. Me pergunto o quão bom pode ser um livro feito às pressas para aproveitar uma onda. Quero saber também se alguma editora tem explorado fãs iludidos para escreverem livros assim em prazos insalubres. Qual o tipo de leitor que eles esperam conquistar com isso, os aficionados que jogam direto e sabem encontrar coisas na internet de graça ou o leigo que não vejo comprando livro sobre isso? E, claro, a maior de todos os questionamentos:

POKEMON-GO-FUTURO

Como que decidem lançar um guia de um jogo que está praticamente em modo beta e que não tem todas as funções ativadas ainda???

19 Respostas to “Epidemia de livros caça-níqueis de Pokémon Go assola editoras brasileiras”

  1. Eilo 17/08/2016 às 11:04 #

    O mais engraçado é o livro do Claudio Prandoni. No site que ele trabalho, o uol jogos, os jornalistas adoram criticar produtos piratas, mas o cara vai lá escrever um livro não autorizado e não oficial e recebe dezenas de parabéns no facebook, vários tapinhas nas costas. Possivelmente por estar onde está na posição quase que de “web celeb jornalista”. Eu não entendo como um cara com ele, que defende tanto as coisas certinhas, tem a coragem de lançar um livro desses.

    Curtir

  2. Um imbecil qualquer 17/08/2016 às 11:31 #

    Como cacetes irao lancar livros de um jogo que esta longe de estar completo?Nao ha nem metade dos Pokemon,faltam coisas para melhorar o gameplay…puta que pariu,hein?

    Curtir

  3. Mithsiel 17/08/2016 às 11:34 #

    Um monte de livros com guias do Reddit e Silthroad porcamente traduzidos.

    Bom, com o mercado Editorial dando cada vez menos lucro no Brasil, as editoras tiveram que encontrar um jeito de ganhar uma graninha sem os livros para colorir.

    Curtir

  4. Agronopolos 17/08/2016 às 11:50 #

    Eu não duvido nada
    Material NÃO autorizado e NÃO OFICIAL é aceita (se chama liberdade de se expressar

    Mas como vc disse: Soltar algo para o povo que ainda está em BETA e que pode mudar a QUALQUER momento é brincadeira né?
    Isso e os famosos clickbaits estão de coluio

    Curtir

  5. Lucy Gimenez 17/08/2016 às 12:24 #

    Droga, mais um Zubat!

    Curtir

  6. The Fool 17/08/2016 às 13:52 #

    Ler isso me lembra da época que o desenho de Pokémon tava passando na TV aberta e meia dúzia de revistinhas calharam de falar da coisa.
    O que aconteceu? A Nintendo, na época ainda na Conrad, tacou-lhe o foda-se pra outras publicações e mandou as coisas pararem, só a Nintendo World poderia falar de Pokémon.
    Só eu estou vendo isso acontecendo de novo com esses guias não-oficiais?

    Curtir

  7. FeripeHatsune 17/08/2016 às 14:40 #

    Hype is serious business….
    Olha, a rivalidade dessas 3 equipes está ficando igual futebol, tipo Palmeiras x Corinthians, Fluminense x Flamengo, Zubat x Pidgey.

    Curtir

  8. Snorlax 17/08/2016 às 15:10 #

    Depois que a Globo colocou as crianças da novela das sete assistindo um episódio da primeira temporada de Pokémon, nada mais me surpreende (para quem quiser ver, foi no capítulo do dia 09/08, aos 07:02 do vídeo http://videomega.tv/?ref=zoTr66PoL99LoP66rToz).

    Curtir

  9. gilberto94819 17/08/2016 às 16:10 #

    Tem muita gente que joga só por causa do hype, o velho maria vai com as outras, então terá gente interessada nesse tipo de livro. As editoras não são bobas, Pokémon Go é o assunto do momento no entretenimento, caça níquel fácil e com pouquíssimo investimento envolvido – não precisa nem comprar os direitos de publicação.
    Se o jogo ainda é beta, então melhor ainda para eles. E, assim, terão mais conteúdo para o volume 2, 3, 4…

    Curtir

  10. Col. Sainders 17/08/2016 às 20:23 #

    A única coisa sobre pokemo go que chamou minha atenção até agora foi uma Pikachu (na verdade, uma gostosíssima com roupinha de Pikachu) trepando com um Ash (ou coisa que o valha) num vídeo do Xvideos.com.

    Curtir

  11. Estê 17/08/2016 às 21:50 #

    To rindo mesmo é do selo #Irado todo colorido do livro do nego la do Ash vs Red

    Curtir

  12. Estê 17/08/2016 às 21:52 #

    Agora que eu reparei direito na capa das sperdicas eu to é rindo desses bichos nada a ver

    Curtir

  13. AmigoDoPovo 18/08/2016 às 00:48 #

    Dias atrás li no jornal que 5 editoras estão disputando o direto do guia oficial em leilão, especulações dizem cinco dígitos o valor.

    Dou dois meses para que continue essa modinha, depois disso apenas panelinhas jogando

    Continua linda, Mara. Na próxima escreva algo sobre o Brigss.

    Curtir

  14. varniel 18/08/2016 às 07:45 #

    Meu Deus! E eu achava que já tinha visto de tudo nesse mundo!!!
    Poxa, acho que é improvável lançarem algo que fique bom, o jogo está muito recente no Brasil! E mesmo se fosse em outro lugar, ainda tem muito pouco o que explorar…
    Acho que eles esperam fazer uma coletânea!

    Curtir

  15. Apo 18/08/2016 às 12:04 #

    Ai ai dona Mara.

    Mas este MERDAdo de games é isso aí: acredito que a moda do PokéMONGO esteja mais forte até que em 1999: o joguinho está acessível pra abraçar não jogadores. E a senhora esperava o que? Vão explorar com tudo como fizeram com Minecraft em breve teremos um diário de um Pokémon de um Pokémon Go.

    A senhora está intrigada por fazerem um guia para um jogo em Beta? Dona Mara tem revista aí fazendo detonado da demo do Resident Evil 7. Pra senhora ver o nível do mercado de games.

    Curtir

  16. Ainda espero livros de auto-ajuda empresarial:
    O mestre pokemon e o executivo
    mestre pokemon rico, mestre pokemon pobre
    etc etc etc.

    Curtir

  17. jasque 21/08/2016 às 13:10 #

    O melhor dessa última capa é que ela tem uns pokémons chineses lol

    Curtir

  18. Mago 22/08/2016 às 10:44 #

    O keikaku continua.

    Curtir

  19. Salim Saddam al-Jamanta 25/08/2016 às 21:29 #

    Falando em bichinhos de bolso ou digitais, o que eu queria ver mesmo é se alguma editora tem bolas de aço pra publicar de cabo-a-rabo, sem cortes, um mangá controverso pra caralho parcialmente baseado nessas criaturinhas, chamado de Narutaru. E não, não tem porra nenhuma a ver com um certo ninja gari. Essa eu quero ver!

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: