Opinião Impopular da Semana

Opinião Impopular da Semana: Mob Psycho 100 é melhor que One-Punch Man

Trago novidades para você leitor do Mais de Oito Mil, começarei hoje uma nova seção no site. A “Opinião Impopular da Semana” é um espaço no qual, como o próprio nome já diz, falo alguma opinião que é um pouco diferenciada do que a maioria da Imprensa Especializada (pff) ou dos otacos em grupos de discussão dizem. E nada melhor que começar falando uma verdade em negrito que vai doer um pouco: One-Punch Man não é tão legal assim.

Às vezes, alguma série alcança um hype misterioso e todo mundo começa a falar como se ela fosse a maior maravilha do mundo. Ela pode até ser boa, como é o caso de One-Punch Man, mas os elogios a tornam algo muito superior ao que é de verdade. A série do herói careca eu li (até o momento) dois volumes e vi um pouco do anime, e ficava sempre me perguntando o que é que aquilo tinha de mais. Eu achava engraçadinha, achava bem animado, mas cadê a grande revolução animada? Cadê as dores de barriga de tanto gargalhar que as pessoas tanto diziam?

one-punch-man-anime

Depois que li o primeiro volume, cheguei até a rascunhar um post aqui no Mais de Oito Mil pra falar que achei o mangá bem qualquer coisa, mas acabei depois que o reli num dia melhor e fui pra segunda edição curtindo mais. One-Punch Man é divertidinho, mas só. Não havia entendido o apelo do tal do One, o autor do negócio… até que conheci Mob Psycho 100.

Para você que depende de posts de primeiras impressões para guardar o nome dos animes e não sabe qual é essa série porque só o Gyabbo falou a respeito, Mob Psycho 100 é um mangá escrito e desenhado pelo mesmo One do One-Punch Man e conta a história de um moleque chamado Mob que tem poderes psíquicos e é explorado por um charlatão que é a favor da flexibilização das leis trabalhistas para pagar menos ao funcionário. Juntos eles resolvem vários problemas espirituais como qualquer outro mangá do gênero, com a diferença que o traço feio do One deixa tudo muito maravilhoso. E aí entram yokais, uma seita religiosa, um clube de telepatia, o grupo de marombeiros amigos do Bambam e até mesmo questões psicológicas sobre a somatização dos problemas da vida.

mob-psycho-100

Eu fui pesquisar algumas opiniões sobre Mob Psycho 100 e fiquei meio surpresa que muita gente não gostou. Na matéria do Gyabbo que eu citei ali em cima, por exemplo, a crítica comenta que nem considera a história de comédia porque não tem muita graça. Discordo bastante, até porque na verdade o humor de Mob Psycho 100 é até mais acessível que a outra série do autor. Se for pensar, One-Punch Man é quase uma paródia dos heróis, e para o humor de paródia ser entendido pelo receptor é preciso um certo conhecimento tanto de heróis quanto de clichês de mangás (que são ironizados dentro da história). Já no caso de Mob Psycho 100, há apenas um humor puro mesmo, mais escrachado que torna as coisas mais acessíveis. Mob Psycho 100 sabe dosar muito bem a ação, o non-sense e o humor bem pastelão que exige pouco do cérebro mas faz um bem danado quando estamos dando risada.

Posso até estar enganada porque vi bem pouco das duas séries, mas posso afirmar que estou animada com Mob Psycho 100 muito mais que One-Punch Man e por isso vou defendê-la.

***

(Se quiser conferir pra ter certeza que estou certa, o anime de One-Punch Man está disponível no Daisuki e o mangá é publicado pela Panini com todas as frescuras que vocês otacos curtem. Mob Psycho 100 tem apenas o anime por aqui na Crunchyroll e está no terceiro episódio)

36 comentários em “Opinião Impopular da Semana: Mob Psycho 100 é melhor que One-Punch Man

  1. Taí, gostei.
    Vou dar uma chance ao Mob Psycho 100.

    Eu não o tinha assistido justamente por ser do mesmo autor do OPM e ter achado OPM exatamente isso que você disse, apenas uma história divertida, mas que não corresponde ao hype dado pela galera…

    Curtir

  2. Não sei você, mara, mas quando eu li o primeiro capítulo, já percebi que ia funcionar muito melhor no anime.
    Se a maioria das pessoas viu o anime primeiro, talvez a impressão tenha sido maior.
    E aquela abertura é muito 10!

    Curtir

  3. Depois de tanto ver fanarts, tirinhas e os otacos ovacionando OPM, eu e minha irmã decidimos ver o anime. Fomos animados, interessados e com vontade de gostar, mas …. Foi um sofrimento chegar ao sexto episódio, quando finalmente chegamos ao concensso de que era um anime supervalorizado.

    Odiei OPM e nunca entendi o pq de tanto alvoroço. Nem cogitei ver o Mob, por ser do mesmo autor, mas agora vou dar uma chance.

    Curtir

  4. Bom, entendi com o vácuo. N quer conhecer, fazer o que né a n ser respeitar?

    Me desligo do seu blog e de suas redes sociais. N vou ficar mais fazendo de tudo pra vc me notar, até pq deve ser chato alguém no pé (redes sociais)

    Vlw, gostava mais quando era a Mara de 2011/2012

    </3

    Curtir

  5. Kuromada repetir character design? Takashi Takeuchi e seu harém de Sabers e seus guardas-costas Shiki/Shirou/Kokutou mandam um beijo!

    Curtir

  6. Quem não gosta de One Punch não sabe o que esta perdendo, e Mob Psycho100 é bom também mas nem se compara com One Punch Man, a pessoa q julgou nem assistiu ou leu direito o anime e quer falar q outro é melhor sem ao menos assistir ou ler?
    De anime eu entendo e por mais que Psycho seja bom o One Punch é mil vezes melhor.
    E para quem não acha o One Punch Man engraçado é melhor nem assistir por que o humor dele não é qualquer um que entende nao.
    P.S. Cade a próxima temporada de One Punch Man?

    Curtido por 1 pessoa

  7. Não é uma coluna tão inedita assim pois vc fez algo parecido com Bakuman uns anos atrás.

    Vou falar q achei sua opinião de boas. Discordo de vc em dizer Mob Psycho seja melhor q One Punch-Man, mas ai acabo entrando no grupo q vc listou de pessoas q estão familiarizadas com as referencias da serie.

    One Punch-Man é muito bom curto bastante o manga e o estilo de história, gostei exatamente pq satiriza clichês de mangas e hqs de heróis, algo q curto bastante.
    Agora dizer q Mob Psycho é ruim é sacanagem, Gostei bastante da história e dos personagens e é muito bom. Pra mim essas duas obras só provam q o One é um roteirista de mãos cheias.

    E Mara faz uma dessa sobre Boku no Hero Academy q pra mim é um manga bem regular, mas grande parte do publico tem santificado como a melhor cois da jump atualmente.

    Curtir

  8. Eu só vi dois episódios de Mob Psycho 100 e não vi muita graça nesse anime, então já dropei. Sobre One Punch-Man assisti ao anime e também não vi nada demais nele, então nem me animo em ver uma segunda temporada, caso ela aconteça.

    Curtir

  9. Por incrível que pareça, sou mais o contrário: curto mais One Punch Man que Mob Psycho (apesar de ainda estar começando a acompanhar a segunda).

    De fato, há a questão de gosto e também de OPM ter as sacadas de justamente parodiar o universo do shonen (fica fortão – bate no vilão – vem o chefão – fica fortão de novo – vence o chefão – repete adinfinitum).

    Talvez justamente por você já fazer isso direto (Mara), é que tu não acha graça :p Já fez tanto a piada do Goku ficar fortão toda vez que vê um oponente que qualquer outra pessoa que o fizer tu não vai rir mesmo :p

    De qualquer forma, One Punch Man também tem uma historinha por trás um pouco mais “séria” por assim dizer. Quem acompanha de outras formas, isso incluindo a história original do ONE e o webmangá redesenhado do Murata, sabe que a história vai longe e não trata apenas do Saitama e a expectativa (que virou clichê) de “quem vai ser o próximo a receber um tapa do careca de capa?” Há um universo de personagens secundários que roubam a cena várias vezes, além de um roteiro que tem algo de chamativo (spoiler: a segunda fase da história é relacionada a relação heróis, vilões e sociedade – e tal fase é bem estendida no mangá redesenhado).

    Uma sugestão, caso queira dar uma segunda chance a OPM, é pegar a partir do 4º ou 5º episódio, pois a história engrena melhor e tem bastante sacadinha que acho que tu vai gostar.

    E Mob Psycho estou acompanhando agora e de alguma forma acabo não achando tanta graça. Não sei se é porque a história é mais “adolescente” (e eu já sou mais velho :p) ou porque o estilo de humor usado na história realmetnte não combina comigo. Gosto é gosto. Acompanhei o webmangá original até a fase onde Dimple o acompanha (chuto que será o 4º episódio). E o animê, por eu ser sem grana, estou vendo apenas os episódios liberados no Crunchyroll (hoje mesmo vou ver o 3º episódio).

    Curtir

  10. Pelo nome da seção ser Opinião Impopular da “Semana” sugere que termos novos temas em uma periodicidade regular ou será a moda Togashi?

    Curtir

  11. Eu realmente curti os dois animes, talvez pela base que eu tenha em heróis mesmo, que na vdd nem é muito grande. Acho os dois equivalentes em suas propostas.

    Curtir

  12. Também tive essa impressão quando vi MOB.
    Achei o 1º episódio de MOB, BEEEEM MELHOR que OPM.
    Gosto dos dois, mas MOB parece ter mais história e um pouco mais de humor que por sinal, está amornando.
    Espero que o 4º episódio seja melhor.

    Nível de humor de MOB: (^_^) Nível de humor de OPM:
    1º 100%, 2º 50%, 3º 25% (u u) 1º 0%, 2º 25%, 3º 50%

    Curtir

  13. Normal Mob ser argumentalmente melhor. É o primeiro mangá que ele faz “pra valer” (é publicado em revista e etc) enquanto OPM ele começou como passa-tempo sem muita experiência. Em Mob Psycho 100 ele simplesmente começou a se levar um pouco mais a sério como mangaka e organizou as ideias pra funcionar de algo além de gags (se bem que OPM também vai indo pra esse caminho com o passar do tempo, pelo visto).
    Bem, eu prefiro o Mob Psycho 100 do que vi de OPM sem muita cerimônia (considerando que li uns volumes de OPM do Murata, o anime e Mob li o mangá até os atuais), mas acho que ler Mob me fez ver OPM por um ângulo diferente. Acho que eu devia ler o OPM do One um dia….
    Resumindo: ONE é um cara legal, deem dinheiro pra ele.

    Curtir

  14. E continuam pegando no pé do Kurumada repetindo character design, só não pegam no pé do Leiji Matsumoto porque é muito antigo e fanboy de Galaxy Express 999 não aparece por aqui…

    Curtir

  15. só corrigindo”A “Opinião Impopular da Semana” é um espaço no qual, como o próprio nome já diz, faço bait pra irritar otakinho esquizofrenico”………………………………..

    Curtir

  16. Finalmente alguém que fala a minha lingua!!!

    Parei de assistir One Punch Man faltando 2 episódios pra acabar o anime e nem toquei no mangá, One Punch Man sofre daquela síndrome de coito interrompido, bem comum em outros títulos como Boku no Hero, por exemplo. Nunca entendi o Hype. Já Mob comecei a acompanhar com baixas expectativas e no episódio 5 fiquei bem surpreendido com a profundidade que deram a historia. Nao, eu sei que não é um Evangelion em questões de profundidade, mas finalmente o autor deixou a coisa rolar e só tenho tido impressões positivas a cada episodio.

    Curtir

  17. Leio OPM e assisti à primeira temporada do animê.

    Eu gosto, é um tipo de humor que acho bacana. só. não é o melhor mangá do universo, não é a história suprema. é só um mangá divertido com referências legais.

    se alguém assistiu ao animê e ficou se contorcendo de tanto rir eu tenho medo dessa pessoa.

    Curtir

  18. Tudo do ONE é hype, Mara. Concordo que o anime é legal, mas os scanlators se darem ao trabalho de traduzirem os mangás dele não faz sentido!

    Tanta gente se mata pra conseguir produzir mangás bacanas e as pessoas acabam curtindo esse tipo de trabalho… isso dói na alma.

    Já se fosse mangá brasileiro… tenho certeza que nem teria qualquer repercussão. Passaria batido, como tantos outros.

    “Filho, quer ser mangaká? Morre e renasce japonês. As pessoas vão adorar, mesmo se for uma M”

    Curtir

  19. Eu sempre acompanhei OPM, mas assim que me disseram que Mob Psycho 100 foi feito pelo One, nem pensei em não assistir, porque OPM é Foda de mais , então como Seria Mob Psycho 100?
    Não me arrependi, agora estou mais empolgado que esqueci OPM.

    Curtir

  20. Resumindo o post” eu gosto do que os outros não gostam, e se alguma coisa é famosa eu não gosto “. Típico.

    Curtir

  21. eu assisti one punch man e estou esperando o ultimo episodio de Mob psycho 100. Achei os dois animes divertidos, mas Mob acabou me surpreendendo, não esperava que fosse ser tão foda! \o

    Curtir

  22. Li os capitulos de OPM e achei muito tedioso, achei a sátira engraça nos 10 primeiros capitulos, depois disso comecei a achar maçante, na minha opinião as piadas contadas e as cenas “hilarias” do saitama nem de longe me prenderam a obra. Depois de ler dezenas de capitulos na esperança daquilo engrenar, desisti frustado!

    Curtir

  23. Eu adorei mob , acho q todos deveriam assistir muito bom mesmo.one tbm e bom mais o traço do mob e sua história e muito legal ,queria muito uma 2 temporada ele merece e um ótimo anime.

    Curtir

  24. Mob Psycho 100 é genial. Tem um desenvolvimento de personagem INCRIVEL, lutas MAGNIFICAS, tem uma enredo com POTÊNCIAL e sabe DOSAR o nonsense. Muito melhor que a paródia One Punch Man, na qual o publico alvo são crianças ou pessoas com um senso de humor ordinário. O anime é excêntrico e consegue demonstrar de um jeito RARO a humanidade dos personagens, consegue transmitir os sentimentos e as emoções de cada momento e tem um dialogo rápido e interessante. O anime é BEM CONSTRUIDO, e ao longo dos episódios, você nota a diferença das interações e a transformação da personalidade das pessoas próximas ao MOB. Te digo com toda certeza que é nessa obra que ONE mostra todo o seu potêncial como autor. Talvez One Punch Man também se mostre assim mais para frente, mas por enquanro, Mob Psycho 100 se mostra muito superior em todos os aspectos. (somente a abertura de OPM é um pouco mais legal)

    Curtir

  25. Na moral tenho que admitir mob é bom , mas OPM é muito melhor não por causa das piadas mas por causa da ação

    Curtir

  26. Nossa, gostei mais do Mob Psycho, e olha que eu adorei o One Puch Man também. Em questão de ação, realmente é mais o OPM… mas para mim, Mob foi mais engraçado.
    Vi que OPM era mais um divertimento que o autor colocava no seu website, já o Mob ele serializou com uma editora. Porém a história do OPM fez um sucesso incrível , porque os traços do próprio foram tensos (digo de ruim mesmo kkk), tanto que outro ilustrador refez auhauhahua.
    Estou louca para ver a 2ª temporada dos dois, virei super fã do ONE. Esse autor é 1000 kkkk.

    Curtir

  27. One-Punch Man foi bem legalzinho de ver, foi ótimo material pra uma virada descontraída durante as férias, mas Mob Psycho marcou de verdade. Foi um anime que de fato me compeliu a procurar o mangá porque eu estava doida pra saber o que vinha depois (é difícil isso acontecer, eu costumo ver só um ou só outro), me envolveu com os personagens, me fez pôr a mão na cabeça e pensar. A animação de OPM foi mais épica, mas achei a de MP100 mais criativa, isso sem falar na OP e na ED maravilhosas (mds, a ED de MP100 é tão subestimada).
    Em verdade eu acho que MP100 exige mais de um “conhecimento de base” pra curtir, não por causa das referências, mas pelo próprio estilo de história e desenvolvimento (e arte, também, porque eu estranhei um bocado no começo). Quem ainda não viu o suficiente pra se entediar com historinhas mais “bestas” vai se assustar mesmo.

    Curtir

  28. Sério, nunca vi um post que me definiu tanto vei, pqp
    Não vale a pena ler One Punch Man sendo que tem obras que nem Mob Psycho 100 ou Doto ni Yūshatachi
    One Punch Man nem foi levado à sério pelo autor porque foi muito mal ilustrado(leia a webcomic) e o roteiro foi muito simples e meio sem sal
    Cara, eu acho que os caras assistiram ou leram o mangá por causa da arte porque puta que pariu, ninguém ia saber de OPM se animassem na versão da Webcomic

    Curtir

Os comentários estão fechados.