Mesa Redonda da mesa redonda dos editores de mangás no Anime Friends 2016

17 jul

Bem tomodachis do Mais de Oito Mil, hoje à tarde rolou a grande mesa redonda dos editores de mangá do Burajiru lá no Anime Friends. E o que é essa mesa redonda? Bem, um encontro semestral mais esperado pelos leitores e mais irritante para a Imprensa Especializada (pff) porque todo mundo sempre quer ser amiguinho um do outro e precisamos ficar pescando os coices e indiretas. Pois bem, aproveitando que estamos em época de Olimpíada, de espírito esportivo e do iminente lançamento de Pride – O Supercampeão, IKIMASU comentar essa palestra como se fosse uma mesa redonda composta por euzinha apenas!

Confira a escalação dos times:

TIME-NEWPOP

TIME-JBC

TIME-PANINI

TIME-NOVASAMPA

Nenhuma grande surpresa na escalação, embora tenham rolado uns boatos de que Bruno Zago, o editor reserva da Panini, entraria em campo no lugar da tradicional Beth Kodama. Sem qualquer surpresa também foi a resposta genérica que todos os jogadores deram quando o juiz Graveheart (do Genkidama) pediu para que fizessem um balanço dos primeiros seis meses de cada editora. O gol de sincericídio, no entanto, foi de Douglas da Nova Sampa:

douglas-mesa-redonda

Como lutas de todo mundo contra todo mundo só existe no plano das ideias e em campeonatos de Smash Bros, obviamente pequenas panelinhas conflituosas foram surgindo durante a palestra. Enquanto Junior Fonseca disputava com Douglas qual editora teve a melhor pausa estratégica, Beth e Cassius seguiam com uma discussão sobre mangás que tinham séries na Netflix que foi praticamente uma competição de tamanho de pinto versão streaming:

beth-cassius-mesa-redonda

Outro ponto bem legal por parte do juiz da partida foi perguntar aos editores qual título das outras editoras eles gostariam de trabalhar. Era o momento para ver os olhos se inflamarem de sangue quando Cassius falasse que adoraria ter levado One-Punch Man para a JBC, mas ele surpreendentemente citou One Piece. Junior Fonseca declarou que gostaria de editar Dragon Ball e Beth disse ter uma vontadinha de cuidar de Death Note pela Panini. Já Douglas (que algumas vezes foi esquecido no meio da discussão) novamente deu um chute de um canto ao outro do campo com sua resposta cheia daquela inocência moleque que tanto gostamos:

douglas-mesa-redonda-02

Lá pelo segundo tempo, os editores começaram a conversar sobre adaptações e traduções, e chegaram a um consenso que é impossível agradar ao público normal e ao otaquinho médio que tem conhecimento avançado em scanlation. Para evitar confusões, Beth disse que a vontade do autor é suprema e que deve respeitar as escolhas e decisões lá de cima SEMPRE:

contesta-naruto

Final do segundo tempo, quase na prorrogação (afinal a partida atrasou por causa de um famoso YouTuber) e começaram então as perguntas do público. Pois é… lá vamos nós para aquele momento em que junta uma aglomeração de otacos numa fila querendo perguntar das chances das editoras publicarem esse ou aquele títul…

GRAVE-PALESTRA

Ok, agora me surpreendi pois o Graveheart foi o primeiro mediador que BANIU com eficiência esse tipo de pergunta ameaçando com cartão vermelho. Agora falta só os otacos fazerem questionamentos relevantes, mas aí não é com o juiz… Inclusive, ele fez questão de abrir espaço para as editoras soltarem mais anúncios, mas ninguém falou nada.

E essa foi a palestra de todas as editoras. O clima amigável perdurou o tempo todo e o nível da discussão foi bem elevado, explicando bem o que rolou nesse primeiro semestre editorialmente e informando o público. Uma pena, porque euzinha do Mais de Oito Mil fiquei lá horas antes pra guardar lugar na esperança de sair grito, porrada e arremesso de volumes encalhados de Vagabond da Nova Sampa. Quem sabe na próxima?

4 Respostas to “Mesa Redonda da mesa redonda dos editores de mangás no Anime Friends 2016”

  1. Ninguém 17/07/2016 às 23:39 #

    Quem sabe na próxima rola, ou então eles resolvem fazer coisa séria… tá, eu sei que não tem graça.

    Curtir

  2. jasque 18/07/2016 às 01:00 #

    Pelo menos dessa vez lembraram de chamar o cara da nova sampa

    Curtir

  3. Humildade por favor 18/07/2016 às 04:23 #

    A Mara comenta : “Porque todo mundo sempre quer ser amiguinho um do outro e precisamos ficar pescando os coices e indiretas.” E ela msm é um exemplo de panelinha.

    Só conversa com o pessoal do Genkidama (Video Quest, incluso), JBox (esse só falta agarrar um dos colaboradores) e claro, as editoras. Hipocrisia define.

    Vai lá falar pra ela de seu site de anime, pra ver se ela ao menos irá ver ou responder. Se vc olhar as mentions com quem ela conversa é só panelinha, até parece Youtuber.

    Aí vem um e diz: “Mas a Mara é um personagem”. Então pq o Fábio “Robert, Marcio” Garcia tb é assim? Vai lá tentar conversar com ele ou ela (caso seja no perfil do MdOM) pra vc ver, tá cagando pra seus projetos. Mas se vc se tornar um mainstream do mundo otaku, aí ela te nota.

    Decepção com vc.

    Curtir

  4. Batata 18/07/2016 às 12:15 #

    Num país onde pessoas que gostam de ler são minoria, e pessoas que gostam de ler mangás são minoria ao quadrado, o mercado também não vai ser lá essas coisas.

    Exceto Mauricio, que esse já tem raízes e é o único artista brasileiro que conseguiu se dar bem até agora.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: