Menu

Analisando o novo mangá de Card Captor Sakura

Enquanto as autoridades estão mais preocupadas com o surto de Zika que pode rolar durante a Olimpíada do Rio, estou mais preocupada com uma doença contagiosa que vem assolando a Grande Nação Japonesa há alguns anos. Picadas pelo Requenta Aegypt, as produtoras japonesas pegaram um Nostalgismo fodido e agora estão ressuscitando antigos sucessos dos anos anteriores porque… né… sentem falta de quando os animes não eram de nicho e conseguiam ser facilmente exportados.

Depois de uma Sailor Moon com problemas estéticos, um Dragon Ball forçadíssimo e novas sagas ocasionais dos Cavs, a franquia que usou a carta Monstro que Renasce foi Sakura Card Captor (ou Card Captor Sakura para os moradores da Grande Nação Japonesa e para os otacos frescos). A série da caçadora de cartas está de volta ao país da cultura mais rica, e óbvio que vou fazer uma análise especial da história desse retorno.

IKIMASU conferir essa cobertura (de leitura oriental, como nos mangás) feita com base na edição que minha prima Pira Taria enviou lá do outro lado do mundo!

O mangá começa com uma cena de página inteira dizendo que o final da história da Sakura não era o fim do começo, e sim o começo do fim. Passei essa página no meu tradutor de intenções autorais e o que deu foi isso:

sakura-retorno-01

Depois de acordar, ganhar grandes quadros mostrando seu novo visual mais velho e de anunciar ao público que agora é uma aluna do primeiro ginasial, Sakura foi até a cozinha e encontrou seu primeiro obstáculo: uma cena totalmente familiar para o público amar com nostalgia.

sakura-retorno-02

Em meio a um tradicional passeio com cerejeiras caindo (lembre-se, nesse mangá é sempre primavera), Sakura reencontra seu crush que a abandonou após o término do mangá e de um filme terrivelmente mal dublado:

sakura-retorno-03

Claro que a paz não iria durar muito, porque logo eles encontrariam uma criatura ameaçadora que não tem luz própria e apenas caminha pelas sombras buscando seguir os passos de pessoas com vida interessant…

sakura-retorno-04

Ah não, era só a Tomoyo mesmo.

Aliás, vale notar que Shoran (sim, eu o chamo assim, algum problema?) carrega consigo um brinquedo extremamente fofo…

sakura-retorno-05

…e que aparentemente está possuído pelo espírito assassino presente dentro da faca do boneco do Fofão. Reparem na cara desse demônio!

sakura-retorno-06

Outro MUST HAVE dos mangás requentados é aquela cena em que a protagonista conta como quem não quer nada para um amigo distante (no caso o Eriol) sobre o que aconteceu com os personagens que não terão tempo de aparecer nesse mangá:

sakura-retorno-07

Como vê, tudo está perfeito na vida da pequena Sakura: ela está radiante, tem flores de mangá shoujo ao seu redor e está acompanhada desse maravilhoso ursinh…

sakura-retorno-08

Eis que Sakura pega no sono, e adivinha quem aparece em seus sonho!!!

sakura-retorno-06

NÃO FOI O URSO MALIGNO, FOI OUTRA COISA!!!

sakura-retorno-09

Bem, teremos muito tempo para pensar quem é o misterioso personagem, até porque acabamos de perceber que nunca mais iremos dormir por causa dos pesadelos causados pelo urso demoníaco do amor de Shoran.

sakura-retorno-06

25 comentários em “Analisando o novo mangá de Card Captor Sakura

  1. Aproveitando o post sobre Sakura, alguém aqui comprou a Edição Especial de CC Sakura da JBC? Como está a qualidade do PAPEL? Está transparente tipo Parasyte, Orange ou algo aceitável no estilo Love Hina, Hellsing? Quero começar a colecionar a obra.

    Curtir

  2. @gilberto94819
    A edição especial foi lançada em 2012, bem antes da crise do papel que a JBC está passando agora.
    Tem transparência em uma ou outra cena por causa do offset mesmo, mas é em um nível bem menor que a transparência dos atuais.

    Curtir

  3. A qualidade é no nível aceitável, ou até melhor, já que o preço de capa está bom e tem umas 8~12 páginas coloridas por edição.

    Curtir

  4. Aliás, não só as produtoras japonesas pegaram esse nostalgismo. Geral tá nisso de ressuscitar sucessos antigos, porque entenderam que nostalgia dá dinheiro. Principalmente quando você entende que essa geração que cresceu na década de 90 ainda não superou o fim das coisas de lá, como… Ah, a TV Manchete, por exemplo :B

    E quanto aos títulos requentados, todos esses mencionados são da Toei (o estúdio mais tosquinho da atualidade, diga-se de passagem) :v

    Curtir

  5. CLAMP tem disposição pra continuar histórias que já estavam concluídas como CCS,XXXHolic e Tsubasa, mas continuar uma história inacabada como X que é bom,nada né?

    Curtir

  6. @ Yachiru: “nostalgismo dá dinheiro” ou “não conseguimos criar mais nada que se sustente por um tempo razoável” ? Ó, dúvida cruel… 8)

    @ pg. Entendeu como funciona a coisa, né? xD

    Curtir

  7. Aliás, nem vou entrar no mérito da Rika Sasaki ter sido jogada lá pros cafundós do universo! É como a Mara disse, se ela tivesse uma presença nessa série nova como teve no mangá antigo, era caso de mais uma coluna do problematizando!

    Curtir

  8. @The Fool: eu garanto que se o CLAMP anunciasse que retomaria X iria causar muito mais barulho e muito mais gente iria parar pra acompanhar.Mas ao invés de retomar uma série que tá no gancho desde 2003 e que todo mundo implora pra ser concluída,o que elas acabam nos dando são sequencias que não pedimos…

    Curtir

  9. @ Pg: Eu vi isso, o povo comentando e tal, mas acho que elas não terminam o X/1999 porque é velho pra caramba.
    Previsão apocalíptica: Clamp tá batendo cartão e logo, logo o grupo acaba. 8)

    Curtir

  10. Rezando pra quem do grupo tá a frente desse desenho não desenhar girafas nos próximos capítulos
    Eu amaria muito mais infinitamente o traço novo de sakura (se comparar com o antigo tem uma leveza de linha maior e a proporcionalidade dos traços é bem mais atrativa ,faz um comparativozinho entre como eles desenhavam as cabeças/cabelo/tamanho dos olhos e bochechas!) se ele não fosse o similar adotado (e mais simplificado) em tsubasa e [censurado] holic. Só dá girafa!

    Curtir

  11. Espero que AKIRA não sofra desse mesmo mal. Afinal, o mangá logo fará 35 anos desde seu começo.

    Curtir

  12. Só Shorando para acalmar os nervos depois de um retorno tão manjado como esse.

    Curtir

Os comentários estão fechados.