Fãs tentam autorização oficial para lançar fanfic distópica não-oficial de Pokémon

2 maio

Vivemos num mundo em que a picaretagem anda de mãos dadas com a boa intenção, desde a situação política do país até o mundinho dos otakus, e por isso devemos ficar atentos com tudo. Recebi uma mensagem da leitora Aline de Paula contando sobre uma história de que dois fãs de Pokémon teriam conseguido a permissão oficial da Pokémon Company para lançar um livro não-oficial sobre a série e senti aquele cheirinho de pauta maravilhosa do Mais de Oito Mil, aí decidi ir atrás para mais informações com todos os pés atrás, afinal a dona de Pokémon é mais chata que roteiro de slice of life genérico.

A tal discórdia começou quando o site Pokémon Center publicou uma notícia que deixou os fãs empolgadíssimos (se bem que qualquer Ditto 6 IVs tem o mesmo efeito nessa fanbase). IKIMASU conferir:

sonho-meu-pokemon-fanfic-01

sonho-meu-pokemon-fanfic-02

PERAÍ que tem muitas empresas respeitadas no mesmo balaio para gente começar a desconfiar das coisas. Supostamente a dona dos direitos de Pokémon autorizou dois fãs a lançarem um ebook não-oficial (mas se tem a autorização não seria oficial?) que visa não o lucro, mas que será vendido a 5 reais pela Saraiva. Se vender bem, sai em formato de papel.

Eu já ficaria bem desconfiada com essa coletânea de dados, já que a Pokémon Company nunca liberaria os direitos de sua franquia e tá pouco se fodendo para a divulgação da mesma no Burajiru. Mas, mesmo assim, fui no tal site oficial sugerido pela matéria e… vi que o site oficial era uma página no Facebook. Bem, acontece, né? O problema são as informações desencontradas:

sonho-meu-pokemon-fanfic-03

Ou seja, segundo o site oficial que é uma página no Facebook, o livro é pra chamar a atenção da empresa dona dos direitos de Pokémon que supostamente já sabe da publicação do livro (afinal, permitiu). Outra coisa que me deixou confusa foi a tal parceria com a Editora Saraiva, afinal eles colocaram o logotipo da editora em todas as imagens de divulgação. Será que a Sairava tá sabendo do rolê? Fui atrás e descobri isso:

sonho-meu-pokemon-fanfic-04

A Saraiva tem uma ferramenta chamada “publique-se” que permite a publicação de ebooks (ah vá!), e se o negócio vender bem a Saraiva pode se interessar em publicar em papel afinal ela não é boba, nem nada. Só que… assim… acho que a Saraiva criou essa ferramenta para a publicação de histórias originais, como seria o caso do romance “Professor Odilon’s Adventures” que estou escrevendo para um futuro lançamento no Kindle, e não para a publicação de histórias que a pessoa não tem os direitos autorais, não é mesmo?

Aproveitando minhas habilidades de stalker acabei descobrindo que, por trás desse projeto, também está o site Pokémon Blast News (que, por sua vez, não tem relação com o site Nintendo Blast e muito menos com o golpe Fire Blast). Inclusive, o roteirista da história que se passa num futuro em que Ash é uma espécie de ditador mal-amado é diretor de Marketing do site. Numa atitude que vai surpreender todos vocês que acham que o Mais de Oito Mil não pratica o jornalismo sério, euzinha fui atrás dos autores para tirar umas dúvidas. Afinal, eles devem ter alguma explicação para tudo isso, ao contrário da Eliana que ainda não soube explicar aquele aquele clipe conceitual MARAVILHOSO.

gif-pokemon-eliana

Perguntei a eles sobre a questão dos direitos autorais que um site falou que tem e eles não, perguntei sobre a Saraiva permitir publicações sem que se tenha os tais direitos autorais e também questionei o valor cobrado sendo que é um projeto sem fins lucrativos. A pagina oficial gentilmente te me respondeu com um link que eu já tinha lido sem muita atenção que explicava que não há a possibilidade da Saraiva vender de graça e que 65% do valor vai para a própria editora. Por fim, disseram que o site Pokémon Center botou a carroça na frente dos Taurus (na verdade eles falaram bois, só tentei dar uma descontraída na matéria) e que eles estão atrás dos direitos.

Insisti mais um pouco e pedi as respostas a respeito dos direitos autorais (vai que não leram, né?), se eles realmente acreditavam que a Pokémon Company iria permitir que usassem a marca deles numa história assim, e aí minhas mensagens no Facebook foram ignoradíssimas por eles igualzinho o último cara que saí fez comigo (B-san, o vodu contigo já tá quase pronto). Se houver uma resposta (deles, não do B-san), atualizo a matéria.

ash-vs-red-kkkkk

Resumindo… nem precisei entrar em contato com a Pokémon Company para descobrir que isso não é nada oficial, né? E embora eles usem a justificativa que isso acontece com Minecraft (vide aquelas histórias que a Tambor está publicando) e que ajuda a popularizar a franquia, mas sabemos muito bem como a Pokémon Company não é tão mente aberta assim.

Nada contra fãs que escrevem fanfics se passando no futuro de Pokémon com Ash barbado e batalhas violentas do jeito que os fãs (aqueles com necessidade de autoafirmar uma adultice) sempre sonharam, mas achar que terão a permissão da Pokémon Company e usar o logotipo da Editora Saraiva como forma de tornar isso como algo aparentemente oficial é um caso de inocência maior do que achar que o Ash um dia vai sair dos 11 anos de idade.

21 Respostas to “Fãs tentam autorização oficial para lançar fanfic distópica não-oficial de Pokémon”

  1. Gabriel 03/05/2016 às 00:53 #

    Por que “Red” tá escrito em azul?

    Curtir

  2. Flavio Quintão de Andrade 03/05/2016 às 00:54 #

    Se eu não soube que a venda de nostalgia hoje em dia ta em alta, nem falaria que só pelo dinheiro.
    E outra se isso de alguma renda pode ter certeza que a nintendo processa eles, a nintendo é tão chata que só alguns youtubers podem postar gameplay dos jogos dela.

    Curtir

  3. Keitaro 03/05/2016 às 01:42 #

    Contemple o início do fim!

    Curtir

  4. Ninguém 03/05/2016 às 05:01 #

    Isso é tão parecido com tanta coisa que já li… “vamos fazer campanha, vamos sonhar juntos para que assim eu ganhe dinheiro”… A referência ao “Professor Odilon” não foi gratuita, pelo visto!

    Curtir

  5. Digimon é melhor que Pokémon 03/05/2016 às 05:33 #

    Lacrou bonito!
    Ash pedreiro?

    Prefiro aquelas bostas das HQs do Megaman lançadas nos anos 90

    Curtir

  6. Goku Porra 03/05/2016 às 06:51 #

    CHOLA MAIS MARA

    Curtir

  7. Rafhael Victor 03/05/2016 às 09:04 #

    “[…] terá duas versões (uma para maiores de 16 anos, com um vocabulário e narrações maid adultas, e outra para maiores de 10 anos […]”
    Radical.

    Curtir

  8. gilberto94819 03/05/2016 às 10:22 #

    Que história linda. Mas não foi a própria Nintendo que saiu oficialmente do mercado brasileiro no ano passado? O diretor da Nintendo da América Latina até reconheceu a popularidade das franquias e a relevância do mercado brasileiro, mas isso não trouxe o que uma empresa quer: vendas. Ou seja a Nintendo já sabe que tem fã disso no Brasil, mas esses mesmos fãs não compram os produtos licenciados.
    Tendo isso em mente, por que ela aprovaria um fanfic sem fins lucrativos para ela – lucro só para a Saraiva – para um mercado que ela não vê viabilidade comercial para seus produtos, e logo para um conceito que distorce todo o universo de Pokémon?

    Curtir

  9. gilberto94819 03/05/2016 às 10:32 #

    Por que a preferência do jogo Pokémon em inglês? Não pode nem usar o argumento que prefere a forma original, pois todo o jogo é desenvolvido em japonês primeiro. Ler na sua língua nativa, que você usa diariamente, é bem mais fácil e agradável, não importa o seu nível de domínio em uma língua estrangeira.

    Curtir

  10. Mateus 03/05/2016 às 11:48 #

    Vou ler aquelas fic UryuxIchigo, parece melhor que uma onde o Ash tem um mega charizard Y ao invés do Greninja

    Curtir

  11. Lucy Gimenez 03/05/2016 às 14:01 #

    Segundo o conceituado professor Odilon o projeto é valido em todas as instâncias jurídicas Nipo-Sul-Americanas em relação a monetização de fanfics desinteressantes.

    (Acho que o motivo do titulo ter “Red” em azul pelo contrate dos protagonistas)

    Curtir

  12. jasque 03/05/2016 às 16:06 #

    O Ash virou um ditador e ainda continua usando as mesmas roupas de criança

    Curtir

  13. Luigi 03/05/2016 às 18:04 #

    Ótima matéria Mara, aliás, esse site Poké Blast News é um site sem credibilidade nenhuma. Esses dias questionei o porque eles estarem apoiando a pirataria colocando progressos de emuladores de Nintendo 3DS. se bobear a saraiva não tem a mínima ideia do que está acontecendo e se isso chegar nas mãos da Pokémon Company, pode agravar mais ainda o problema.

    Curtir

  14. Apo 03/05/2016 às 21:23 #

    Ah por que será que isso me lembra os Bronys com suas fics de My Little Pony em que colocam toda a perversão sexual em suas histórias.

    Pokémon Blast e como o site Caz Zodiaco.

    Curtir

  15. Canoa Furada 03/05/2016 às 22:03 #

    Lançar fanfic de Brasimon ninguém quer.

    Curtir

  16. Ninguém 04/05/2016 às 07:55 #

    Mara é a Reinalda Azeveda do aniworld brasileiro sonhador, jogando pitadas de mundo real na vida do fanãtico colaborativo que não percebeu que autores de fanfic são os hippies fazedores de pulseiras de miçanga desse mundo.

    Curtir

  17. Mago 04/05/2016 às 11:35 #

    É tudo parte do keikaku.

    Curtir

  18. Professor Jabuticabeira 04/05/2016 às 19:16 #

    Pessoal confunde as coisas. A Nintendo é dona de parte da franquia, mas a responsável pelo licenciamento é a Pokémon Company International. É por causa disso que temos ligas oficiais – valendo pontos para o VGC – do card game por aqui.

    Então, mesmo que a Nintendo não esteja no país, isso não invibiliazaria Pokémon oficial em português (vide o TCG).

    Pokémon (os jogos eletrônicos) não tem opção em português por decisão da GameFreak.

    Curtir

  19. Gregório 05/05/2016 às 03:20 #

    Parabéns pelo trabalho. Tá quase uma Jessica Jones

    Curtir

  20. miguelsena15 05/05/2016 às 19:18 #

    A Pokémon Blast News não está por trás do projeto, quem iniciou foi o Hal e não a PBN. Não poste coisas sem saber antes Mara

    Curtir

  21. João Cláudio Fidelis 09/06/2016 às 00:05 #

    Pelo visto deu merda, a página do Face tá fora do ar!

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: