Barraco · Mercado Nacional

Guerra Civil Otaku: JBC ou Panini?

Vivemos numa maravilhosa sociedade que reduz todos os lados possíveis em apenas dois polos opostos e os defende como uma torcida organizada de futebol com argumentos na forma de memes no Facebook. E claro que esse tipo de redução chegou aos otakus, e isso foi mais que comprovado nessa última sexta feira quando a JBC anunciou Boku no Hero Academia e a Panini viu Slam Dunk ser “vazado”. Mesmo com uma ausência igual de informações, o público começou a criticar Boku no Hero só porque seria da JBC e a idolatrar Slam Dunk só por ser da Panini.

Em busca de resolver de uma vez por todas qual a melhor editora de mangás do Burajiru (e para ganhar muitas visitas), fiz esse gigantesco infográfico com os mais avançados recursos visuais para que possamos comparar as duas editoras e encerrar de vez com essa briga que vocês fazem em grupos sobre mangás no Facebook.

IKIMASU para o infográfico que vai decidir qual a melhor editora, se é a Panini ou a JBC???

paninivsjbc

O que podemos concluir desse infográfico é bem simples: entre JBC e Panini, a melhor editora é a incrível TANTO FAZ.

As duas são empresas com qualidades e defeitos, e duvido muito que na sua carteirinha de otaku tenha uma cláusula que te faça comprar mangá de apenas uma editoraDa próxima vez que anunciarem um título, espere pelo menos algumas informações ou que saia na banca antes de ficar criticando. A JBC fez muita merda recentemente? Sim, fez. Mas a Panini também. A Panini já cagou muito no passado? Sim, e a JBC já teve fases muito boas. Ficar hateando qualquer coisa que tenha o nome da JBC ou idolatrando qualquer coisa da Panini só é válido em dois casos:

1- se você é acionista de uma das duas empresas e está ganhando dinheiro com a vitória ou derrota de uma delas
2- se você é um idiota que não superou a quinta-serie de idade mental

31 comentários em “Guerra Civil Otaku: JBC ou Panini?

  1. Que post maravilhoso e perfeito.

    Agora vou ficar aguardando ansioso pelo post sobre a petição que a otakada sem toddy criou pedindo para a JBC abrir mão de Boku no Hero.

    Curtir

  2. Só por não usar os desnecessários honoríficos e adaptar sempre que possível quaisquer termos japas (piadinhas inclusas), já vale muito a pena comprar Hero pela JBC.

    Curtir

  3. No “exemplo de formato de luxo” pra Jbc deveria ser usado Zero Eterno né, mas enfim…
    Excelente post ahhaeoehuaehuhaeu e a conclusão no final é 100% precisa!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Otaku é um “ser” extremamente complicado com medo de tradução e de idade mental abaixo de 12 anos!
    Post simplesmente perfeito, e temos exemplos aí de que os dois lados erram e acertam:
    Vagabond x Zero Eterno (qualidade)
    Aoharaido x Orange (transparência)

    Curtir

  5. Eu não sei o que é pior: ver os editores tentando adaptar uma piada japonesa para a nossa cultura (se eles fossem engraçados, até aceitava) ou ver os honoríficos sendo mantidos :T

    Curtir

  6. Ué, mas o veiacos do Hokuto no Ken disseram que se o mangá vier pro Brasil n pode ser pela JBC e mimimimimimi qualidade de luxo, então eles n passam de otakus de idade mental da quinta série tb?

    Curtir

  7. Ótimo mara. O final do post ficou ótimo. A otakada mimimi tá precisando acordar.

    Curtir

  8. Por isso que é bom ser tokuku: não tem lados e sempre se fode, então a gente sabe quem é fã novo por isso: porque eles possuem esperança.

    Curtir

  9. Panini perdeu DEATH NOTE, FULLMETAL ALCHEMIST, SOUL EATER, BLUE EXORCIST… E NUNCA CANCELOU MANGÁS (FUTARI ECCHI, é algo q realmente tinha que ser cancelado, mangá de 200 volumes meios tankos)

    MAS PANINI?TO NA MAIOR RAIVA POR CANCELAR KEKKAISHI! NÃO PERDOO NUNCA! só isso basta o quanto a editora é incompetente.

    Curtir

  10. Não me importa se é Panini ou JBC, só se algum dia ocorrer o anuncio de Pluto do Urasawa! ppf que seja Panininiz!

    (JBC podia fazer umas reimpressões de hunter x hunter, né?)

    Curtir

  11. “Por isso que é bom ser tokuku: não tem lados e sempre se fode, então a gente sabe quem é fã novo por isso: porque eles possuem esperança.”

    MELHOR COMENTÁRIO, sério, tanta verdade num comentário só que fiquei triste…

    Curtir

  12. na minha opinião, ambas as editoras tem uma boa tradução, que pra mim, é um dos maiores pontos de comprar manga ao invés de ler online, que tem uma tradução amadora, e não profissional, sem contar que é traduzido direto do jp, ambas tem vários problemas, mas confio que o nosso mercado de mangás melhorou muito nos últimos anos, apesar de ainda ter muito o que melhorar. em questão física, também melhorou muito, antigamente só a newpop que tinha um formato legalzinho, panini e jbc era só papel jornal e olhe lá, mas a jbc ultimamente está finalmente com formatos decentes, e até os formatos “não-bacanudos” estão com um papel muito melhor do que o “jornal”, embora ainda tenha mangás no formato de papel jornal, e a panini muito mais, mas os novos mangás estão sempre vindo com um formato melhorzinho e mais bacanudo.
    sobre o preço eu não acho os formatos bacanudos caros, eu não ligo de papel 16,90 em um material legal, mas acho bem caro 12,90 por PAPEL JORNAL.
    no fim das contas, não tem porque existir ter rixa de editoras por parte dos leitores, é sem sentido e idiota, eu incentivo completamente uma rivalidade saudavel entre as duas, porque obriga ambas a melhorar para competir no mercado, mas por parte dos leitores isso nao tem sentido, a menos que prejudique diretamente o leitor, e é bom reclamar, mas convenhamos que as duas editoras estão no mesmo nível, ambas com prós e contras, então apenas comprem os titulos sem se importar com guerrinha de editora e sejam felizes

    Curtir

  13. Faltou um item nessa tabela:

    Vai publicar JoJo no Brasil?
    – Panini: NÃO
    – JBC: NÃO

    Mas enfim, ver gente brigando por causa de editora é ridículo.

    Curtir

  14. Mara, qual o seu problema com republicação? Não passa pela sua cabeça que uma publicação fora de catálogo possa ter público com interesse em compra-la? Um título publicado a dez anos pode ter muita gente que era muito novo e /ou não tinha dinheiro pra comprar na época.

    Curtir

Os comentários estão fechados.