Mercado Nacional

Defesa do Consumidor Otaku – Editoras estão errando as lombadas dos mangás

Outro dia estava no meio da minha aula da faculdade assistindo à Totalmente Demais no celular quando a porta da sala bateu. Um grupo de sete pessoas falou “professora, podemos dar um recadinho aí na frente? Coisa rápida”. Após a permissão da autoridade máxima da aula, o porta-voz do grupo começou:

– Sabemos que aqui nessa sala de aula está a Mara do Mais de Oito Mil, então queremos fazer um pedido para que faça um post reclamando do absurdo que a JBC cometeu na quinta edição de Orange.

Não fiquei surpresa porque eu sempre recebo mensagens sugerindo matérias com erros em mangás, afinal os otakus consideram aqui praticamente uma extensão do quadro do Celso Russomano adaptado para as otakices, com a diferença é que não sou sócia de uma televisão que envia emails ameaçadores a pequenos blogs quando eles questionam a procedência da exibição de animes cujos direitos são de outras emissoras.

E as reclamações envolvem todas as editoras. Como, por exemplo, o erro IMPERDOÁVEL que a Panini fez na capa de Berserk 9, em que a numeração da lombada veio numa altura diferente das demais e o nome do autor numa fonte menor. Realmente um absurdo:

lombada-berserk-09

(a foto tá ruim porque roubei da internet, não coleciono esse mangá e muito menos Bleach que apareceu do lado)

Ainda pior que isso, a JBC ainda TEVE A PACHORRA de trocar a ordem do nome e do sobrenome da autora de Orange, deixando como no original japonês ao contrário do que foi feito nos volumes anteriores:

lombada-orange-5

(essa foto é da minha coleção mesmo)

E para não falar que sou injusta, vamos também enfiar a Conrad no balaio porque até hoje vejo diariamente na minha estante essa cagadíssima ilustração na lombada de Dragon Ball Edição Definitiva:

lombada-dragon-ball-evolution

Esses são apenas pequenos e desalinhados exemplos de um problema colossal para nós otakus. Estamos pouco nos fodendo para o conteúdo do mangá, o importante mesmo é que as editoras se preocupem em deixar as lombadas milimetricamente alinhadas para que nossas coleções fiquem lindas e sem afetar o nosso TOC.

Enquanto algumas editoras propõe recall para esse tipo de erro e outras ignoram, o correto seria apenas que elas prestassem mais atenção para que isso nunca acontecesse. E daí que eles precisam fazer cálculos e mais cálculos para saber como que a lombada vai ficar de acordo com a gramatura do papel, o mínimo que eles precisam fazer é oferecer um serviço de qualidade para que fique impecável em nossa estante. O que devemos fazer é inflar um Psyduck gigante e sair andando pela Liberdade dizendo que não queremos pagar esse pato.

Isso acontece porque nossas editoras são amadoras e aqui é um país de terceiro mundo. Se fosse nos EUA ou no Japão, nunca aconteceriam problemas assim numa lombada porque eles respeitam os leitores e não cometem erros primários como esses das editoras do Burajiru!

lombada-resident-evil

lombada-colecao-jump

#SomosTodosLombadas

Anúncios

17 comentários em “Defesa do Consumidor Otaku – Editoras estão errando as lombadas dos mangás

  1. PS: Se quiser uma imagem melhor eu tenho a coleção e tiro foto da burrada em ao menos 5MP

    Curtir

  2. E como esquecer do absurdo que foi a Conrad colocando a mesma ilustração de CAPA em duas edições diferentes de Fushigi Yuugi?!

    JUSTIÇA! JUSTIÇA! JUSTIÇA!

    Curtir

  3. Não…pera!….é serio isso?….estão reclamando disso?…
    OK….👏👏👏👏👏👏👏👏👏(palmas sarcásticas)

    Curtir

  4. Não passa de um golpe para derrubar o Cassius Medauar, usando de uma irregularidade que não se configura em improbidade editorial. Todos fazem isso!

    Curtir

  5. Mara, você entendeu errado: o nome na lombada da caixa do “Resident Evil” está correto! É que, devido à influência cada vez maior da cultura burajirera no Mundo, todos estão começando a usar expressões em português em suas obras. Assim, depois de uma grande discussão na Capcom sobre qual deveria ser o título de seu jogo, a mesa diretora chegou a um consenso –na frente da embalagem constaria o nome em inglês, “Revelations”, e na lateral seria o mezzo-português/mezzo-inglês “Revelai Tons”, ou seja, eles garantem que as revelações virão às “toneladas”!

    Curtir

  6. Eu tenho uma boa coleção de coisa da JBC/Panini aqui mais recente e só o Rurouni Kenshin que é ruinzinho mesmo na lombada, os outros são passáveis.
    PS: Meu Berserk acertou errando e quase ficou certo, assustei quando vi esse da foto.
    PS2: Parabéns pelo Jaco, ótima aquisição, eu importei também ;D

    Curtir

  7. Lombada de soul eater 25 sem o nome do autor e a lombada 13 de blue exorcist sendo preta. Pérolas são pérolas.

    Curtir

  8. @Ivan Linares creio que a verdadeira intenção foi de puro merchandising, proveniente de um acordo entre Capcom e Erika James para promover e seu livro, que estava em lançamento no território nacional, por isso o termo “Revelai Tons”.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s