Meu Passado Otaku

Meu Passado Otaku – A revista de anime que publicou… um Boletim de Ocorrência (!!!)

Não sei vocês, mas já ouvi muito caso de gente que brigou de verdade por causa de alguma indiretinha dada num post de Facebook. Ou seja, quer dizer que as discussões físicas começaram a existir apenas com a invenção das redes sociais? Claro que não, pois o nosso arcabouço da memória otaku do Burajiru tem um exemplo maravilhoso de uma briga que rolou lá pelos idos dos anos 90 e que foi publicado em capítulos mensais pelas revistas informativas na época. IKIMASU acompanhar como rolou a treta entre Sérgio Peixoto, editor da revista Animax, e Marcelo Del Greco, então redator da revista Herói.

No auge das revistas informativas, que nada mais eram que versões analógicas dos blogs que hoje postam apenas notícias do Anime News Network e resuminhos pedantes com impressões dos animes da temporada, havia uma rixa entre várias publicações. Tínhamos a pioneira Herói, a Heróis do Futuro (cujo diferencial era oferecer cenários dos cavaleiros pra você recortar e montar suas próprias colunas jônicas) e a revista Animax, única realmente especializada na cultura da Grande Nação Japonesa. E num belo dia dos anos 90, se um leitor comprasse a edição número 21 da Animax encontraria algo MUITO INUSITADO na parte editorial da revista. Confira:

porrada-no-peixoto-01

Acredite, quando eu disse que encontraria algo muito inusitado eu não estava falando desse design maravilhuóso que apenas os anos 90 podiam nos proporcionar (o que é essa Lucy no fundo da página??), e sim do conteúdo. Um relato de Sérgio Peixoto contando como foi agredido por Marcelo Del Greco, escrito com toques poéticos e ganchos para que a história se tornasse a próxima saga do torneio de luta desse shonen protagonizado por jornalistas. Vamos dar um zoom e conferir como foi essa treta, né?

porrada-no-peixoto-02

Resumindo esse trecho: incomodado com a qualidade editorial de uma matéria sobre Evangelion na Herói, uma pessoa aí escreveu no site da Animax uma crítica sobre a crítica e isso incomodou muito Marcelinho, que após os 27 minutos necessários para conseguir se conectar à internet nos anos 90 se enfureceu e decidiu procurar Sérgio Peixoto para tirar satisfações. O que será que aconteceu depois????

porrada-no-peixoto-03

Não sei se achei mais emocionante a comparação dramática com futebol, provavelmente prevendo a estreia de Super Campeões na Manchete, ou se foi ver que os amigos do Peixoto são apelidados como os personagens de Mighty No.9 (aquele jogo que vem competindo com o Star Fox Zero para saber quem sai por último). Mas o relato do editor da Animax terminou com algumas perguntas ao rival:

porrada-no-peixoto-04

Depois de mais poesia, Sérgio Peixoto fez o que achamos inimaginável. Se já nos parecia bem absurdo a discussão pública que rolou no grupo da Ação Magazine entre os editores da revista, imagine que nos anos 90 uma página inteira de uma revista especializada em coisas da Cultura Mais Rica foi ocupada por um BOLETIM DE OCORRÊNCIA. Se o Mais de Oito Mil existisse na época, com certeza isso renderia pautas por um mês inteiro (provavelmente o tempo que vocês leitores levariam para carregar todas as imagens na internet discada).

porrada-no-peixoto-05

Impressionante, né? A história ainda se arrastaria um pouco mais, pois a revista se preocupou até em dar o desfecho da história aos leitores, informando em um segundo editorial que Marcelinho foi condenado a pagar uma multa e o caso foi encerrado.

porrada-no-peixoto-06

O tempo passou e ninguém sofreu calado. Sérgio Peixoto comprou um megafone e começou a cuidar de eventos de anime enquanto Marcelo Del Greco arranjou um trampo na editora JBC como editor de revistas informativas e de mangás. Já as respectivas revistas informativas, Herói e Animax, morreram e hoje sobrevivem apenas através de um livro recentemente lançado e um grupo no Facebook.

(Obrigado ao leitor Conrado pela ajuda em encontrar essas imagens)

47 comentários em “Meu Passado Otaku – A revista de anime que publicou… um Boletim de Ocorrência (!!!)

  1. Herói, Heróis do Futuro, Herói Gold, esses caras eram bem originais, grande época!

    Curtir

  2. Pior que eu como um JOVEM Mancebo, na época, testemunhei esse fato
    Ainda acho que o Sergio Peixoto só fez o B.O porque visivelmente ele PERDEU na briga

    Curtir

  3. Esperando a parte 2, nos anos 2000 e o desfecho em 2013, sobre AnimeCon e “AnimAbc”.

    Curtir

  4. “(…) se um raio me atingir, por exemplo, o suspeito número 1 da polícia será o Greco.”
    Acho que o Marcelo deveria mudar o nome para Del Grego, pois descobrimos que o cara é Zeus! Hahahahahahahahahahaahha

    Curtir

  5. Acho legal todo o lirismo empregado pra relatar a treta. Os caras se empenhavam de verdade para escrever qualquer coisa na época.

    Curtir

  6. Mano quem mostra B.O em revista de QUADRINHOS E DESENHOS? PQP vergonha alheia. Eu cheguei a ler essa Animax é muito vitimismo e sensacionalismo desesperado pra vender a revista, talvez? Pelo menos o Marcelo Del Greco eu sei quem é o outro é peça de museu?.

    Curtir

  7. Acho muito chato que depois que a gente descobriu que a Mara escreve sobre novelas e TV, ela parou de comparar o mundo otaku com as coisas da TV. Fiquei esperando um post comparando a Ana Paula do BBB com os otakus de evento de anime e não achei. Decepcionante.

    Curtir

  8. Eu estava lá, na época existia um grupo de +/- umas 40 pessoas (entre elas Érica Awano, Eduardo Francisco, PH, etc – desenhistas de mangá no começo de carreira) que frequentavam a antiga Gibiteca Henfil da Vila Mariana.
    O Del Grecco chegou após as exibições de animes em VHS da Orcade/Neo-Animation e se dirigiu até a extinta Mangateca (localizada na Rua Vergueiro, próxima ao Metrô Vila Mariana), onde ele simplesmente ficou xingando chamou o Peixoto pra briga e deu uma surra no Peixoto, que apenas tentou dialogar (afinal aquela era uma biblioteca afinal, felizmente alguns amigos dele separaram a briga e o que se sucedeu é o B.O. conforme foi relatado na revista).
    Creio (mas não tenho certeza agora) que nessa época o Peixoto já tinha se afastado do Zé Roberto e que a desavença mesma foi causada pelo mesmo Zé Roberto, entretanto o Del Grecco resolveu sair na mão com qualquer um deles que ele encontrasse pela frente.

    Curtir

  9. Na onda de Saint Seiya dos anos 90, Marcelo del GREGO e seu METEORO DE PÉGASU no Peixoto, dono de bar de cidade do interior do nordeste brasileiro, mas que migrou para São Paulo por causa da seca e virou pedreiro.

    Os anos 90 são MORALIZADORES.

    Curtir

  10. Acho incrivel uma galerinha que não tava nem no saco do pai deles comentando sobre o ocorrido. Mais incrivel ainda é um site desencavar uma história dessa para ganhar ibope. Pior ainda são os comentários (alguns, não todos) a cerca do acontecido com total desrespeito a pessoa do Peixoto. Deveriam demonstrar mais respeito para com eles que sao percursores do anime no brasil e que publicavam conteudo com real qualidade e não ficavam dando uma de João Cleber indo atrás de historias de brigas como essas.

    Curtir

  11. @ Fernando Sinistro: quem escreveu a crítica foi o Fábio Makoto Akita, ele era colaborador da Animax. Quer dizer, a treta do Del Greco deveria ser com ele, não com o Peixoto.
    Naquela época valia colocar esse tipo de informação na revista. Lembro da Eddie Van Feu na Mangá Booken reclamando do povo mangazeiro (sem citar nomes ) da época. =(

    Curtir

  12. Oi Fool. Eu era mais amigo da galera da Neo Animation na época do que o pessoal da Orcade, mas frequentava ambas as exibições.
    Eu fiz um curso de animação com o Eddie da Booken em 2001 (e tb o Fabio Shin da Mangas Sunset e o Robson que animou o trailer de Holy Avenger – e que fez uma animação pro filho, Rasdael baseada em DBZ), muito gente boa.
    E a gente chamava ele de “Hiyoga” o tempo todo.
    Sim eu lembro que a treta não era por algo que o Peixoto tinha publicado (eu imaginava ter sido algo do JRP), mas como ele era o responsável pela revista e já havia a inimizade (profissional) de ambos…
    Sobre o curso da extinta Animangá/Doga Kobo eu estou animando alguns dos exercicios e scaneei a maior parte das apostilas, se quiser o link da apostila parcial (90%)
    http://www.4shared.com/rar/61nxQHvuce/Doga_Kobo.htm

    Curtir

  13. Marcelo Del Greco foi o Kenshiro e o Peixoto o Seiya? LOL
    Gente falando que deveria demostrar respeito mais com ele, e o caso “AnimAbc”? Até então de boa, dps disso que perdi o respeito por ele.
    Ser precursor e dps jogar tudo no ralo, n adianta nada. O cara tem que ser dar o respeito para manter tal mérito.

    Curtir

  14. M-mas como era patético esse sr Peixoto.
    Se eu fosse advogado do Del Greco, o processaria de volta por publicar matéria falsa em suas revistas, como a famigerada entrevista com a Naoko e as promoções com “acetatos oficiais de CDZ”, que o falecido JRP assumiu em seu também morto blog que eram apenas desenhos aleatórios feitos por uma asiática que eles conheciam da Liberdade.

    lol todos que tem alguma relação com esse tipo de mídia tem algum problema psicosocial.

    Curtir

  15. Eu acompanhei essa porradaria e troca de farpas nas revistas.

    Hoje vejo o Del Greco naquele henshin online, um baita otaco daqueles bem de boa e de aparecia tranquila, e não imagino ele sentando a ORAORAORAORA no Peixoto

    A animax era uma revista muito legal, ate hoje tenho algumas guardadas e mofando no armário

    Curtir

  16. “(aquele jogo que vem competindo com o Star Fox Zero para saber quem sai por último)”
    Porra, Mara, Star Fox vai lançar agora em abril, menos de 1 ano depois do anúncio
    Podia falar de Zelda, que tá desde 2013 enrolado.

    Curtir

  17. Tenho todas as animax, e lembro disso como se fosse hoje hahahahahaha
    Mara maravilhosa, qdo precisar dessas pautas velhas by Peixoto e saudoso Zé Roberto, min chama na arroba q eu te forneço ;)

    Curtir

  18. Marcelo Del Greco realmente não foi feliz em seu futuro se pararmos para pensar que a JBC teve que criar um selo nada-a-ver para dar emprego pro pobre coitado. E claramente, isso mostra que o meio editorial está separado por panelinhas. O Peixoto ficou do lado fraco e por isso está fora do mercado editorial. Marcelo Cassaro é (ou era) amigo dele e ele sempre tinha espaço para editar algum material. Já o Del Greco foi chupar as bolas do Medauar. E esse blog fez matéria claramente querendo atacar ou denegrir o Peixoto. Não defendendo o otaku Peixoto, mas as matérias dele sobre mangás e animes realmente eram superiores as matérias do Del Greco na Heróis (Gold). E se o projeto da revista e a edição era do Peixoto, ele poderia sim colocar não só o boletim de ocorrência, como o que ele quisesse. E a revista do Megaman, segundo o Peixoto e o BK, era sim licenciada pela Capcom. Tem matéria em uma das Animax em que eles contam essa saga em que resolveram não trazer o mangá oficial do Megaman do Japão.

    Curtir

  19. @Gon! se o site quisesse denegrir a imagem desse senhor era só comentar sobre o caso “AnimAbc”. No qual ele foi muito infeliz. E outra o que foi postado de fato ocorreu, se ele tivesse uma carreira “limpa”, isso n ocorreria, certo? Como vc msm citou a revista era dele e ele poderia postar, então ele se expôs, ué. E se ele ficou do lado de fora da ‘panelinha’ algo deve ter acontecido para ele ter perdido a credibilidade. Pesquise e se informe melhor, por favor.

    Detalhe eu já sabia desse grupo e fui olhar justamente esse causo, e um bando de baba ovos que nossa. Eu li todos os comentários e olha só o caráter do cidadão ao falar do falecido sócio da Animax, que trabalhou junto com ele. Sinceramente, o Peixoto só está decaindo, antes ter ficado quieto sobre esta postagem. E o MDG n está nem aí pelo que percebi, e ele que foi o réu e teve que pagar indenização, n sei pq esse chororo todo.

    Quem sabe o Mais de Oiro mil esteja na verdade dando uma força para ele alavancar a carreira.

    Se ele metesse o pau na Heroi ou no MDG, n estou nem aí, mas uma pessoa que já se foi e n tem como se defender e trabalhou lado a lado com ele e ele dizer isso? Francamente. Sem contar que reforça o que eu disse, se quem trabalhou com ele houve tretas e vc acha que ele está fora dos holofotes por simplesmente descaso?

    http://imgur.com/Qey81VI

    Se dúvida leia os comentários sobre o post no grupo.

    Recomendo que leia isto também https://www.facebook.com/claudio.roberto.900/posts/10151805937352839?pnref=story

    Curtir

  20. Ele disse isto, só ir lá conferir:

    “Fulano”: Eita. Juro que não lembrava disso. Só lembrava mesmo do falecido JRP difando o “Vcs sabem quem” até o fim da sua vida.

    “Vcs sabem quem”: Até o fim literalmente, “Fulano”. Um dos últimos textos dele antes da internação que precedeu seu óbito me citava.

    “Fulano”: Eu sei. Infelizmente acompanhei a treta toda durante o tempo que existiu o Orkut.

    “Vcs sabem quem”: “Fulano” , triste e esquecido legado ele deixou: textinhos vociferantes que ninguém mais lê…

    Curtir

  21. Qual editora o contratará se, toda vez que ele for criticado, responder com punhos e pés?

    A JBC oras, que assim como ele, não aceita críticas e bani seus leitores.

    Curtir

  22. Peixoto ficou marcado não apenas pelo Zé Roberto falando para o mundo inteiro sobre o suposto problema de fimose dele: faltou ao Peixoto um certo profissionalismo ao lidar com a própria vida. Na época do auge do Animecon, em 2002, ele ganhou um bom dinheiro com o evento, o qual foi gasto no aluguel de um escritório em uma mansão num bairro chique, onde ele promovia churrascos durante vários finais de semana, e aí, quando chegou o dinheiro infinito da Yamato com seu Animefriends que bancou atrações internacionais, foi o fim.

    Curtir

  23. Nada a ver com o post, mas não posso deixar isso passar em branco. A JBC já fez 49 lançamentos desde que um site aí anunciou que ela lançaria Jobs. E chegando em 50 dá pra render um ótimo texto bem ao estilo Mais de Oito Mil. O que acha?

    De nada.

    Curtir

  24. Alguém tem o texto da página em que saiu a crítica da Animax à resenha da Herói? Ou um linque pra “Wayback Machine” que aponte pra página armazenada?

    Curtir

  25. Valeu, Fool! Vou tentar ver depois, quando surgir uma folga no meu serviço. É uma pena que a Wayback não tem um buscador por palavras-chaves. Ia facilitar tanto a vida de quem caça velharias…

    Curtir

  26. “os 27 minutos necessários para conseguir se conectar à internet nos anos 90”

    Porra, o cara usava discador gratuito?

    Curtir

Os comentários estão fechados.