Barraco

Pequenas Picaretagens, Grandes Negócios – Fã imprime mangás em português de forma caseira e vende pela net

E aí, minna, tudo bem? Nesses trocentos anos de vida tokuanimangástica já vi muita coisa relacionada a pirataria: grupo de fãs dizendo que tinham os direitos de lançar DVD de Evangelion no Burajiru, empresa de grande porte que sustentava uma lojinha de DVDs usando vídeos de fansubs e até mesmo uma máfia dos sites de legendagem que enchiam o cu de dinheiro e que atacavam qualquer pessoa que fosse contra, mas confesso que essa novidade que vou contar neste post é algo que supera até a escola Mineirinhooo de picaretageeem: agora temos mangás físicos pirateados!!!!!!!

Confiram com carinho esse anúncio que me mandaram por inbox:

manga-pirata-01

Quando olhei, a primeira coisa que pensei é que alguém havia hackeado o sistema da Panini e roubado os arquivos digitais do novo lançamento, ou então que alguém distraiu a editora Beth Kodama com deliciosos Melona (não julgo, eu também seria seduzida por um sorvete desses) e que conseguiram usurpar provas de gráfica de One Punch-Man antes de chegar nas bancas. Mas não: o gênio pegou os mangás de scans, imprimiu numa gráfica e agora está vendendo ao mesmo preço que os mangás das editoras, só que com uma suposta qualidade melhor. IKIMASU ver a tal qualidade melhor?

Embora julgar esse cara como um completo mau caráter seja uma estratégia muito comum aqui no Tribunal da Internet, acho que devíamos nos perguntar se ele é inocente antes, né? Às vezes é apenas um pobre imbecil que não tem o menor conhecimento do que significa direitos autorais, não é mesmo? Acontece nas melhores famílias, tipo as de um famoso político que comanda um canal de televisão especializado em exibir animes que ele baixou na Net.

Bem… pensei nessa hipótese do desconhecimento dos direitos, até ver ISSO:

manga-pirata-02

QUE MALEMOLÊNCIA ARGUMENTATIVA, MINNA!!!! Tive que me segurar para não sublinhar todas as frases maravilhosas que ele usou, indo desde a ameaça por ter pai e mãe advogados (logo devem estar acima da lei, da ordem e dos direitos autorais) até a revelação de que tudo isso é apenas um truque para chamar a atenção das editoras, que não responderam suas sugestões de títulos nem ao menos com uma resposta automática.

Mas, como eu disse, pode ser apenas que ele não sabe que existem editoras brasileiras que têm os direitos sobre determinadas obras, o que impossibilita que ele publique na sua gráfica particular. No entanto, essa hipótese também desaparece quando vemos ISSO:

manga-pirata-03

O que foi esse Ewerton revivendo o meme do quadro de namoro do Melhor do Brasil dizendo “hoje não, Faro” para a Beth Kodama e para os empresários da Panini que são os donos dos direitos de One Punch-Man?????? E para termos certeza que tudo isso não é uma interpretação equivocada deste verdadeiro Robin Hood dos mangos, confira ISSO:

manga-pirata-04

PUTA QUE PARIU, ELE TEM UM KEIKAKU!!! ELE TEM UM KEIKAKU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! (mil exclamações de Atena)

keikaku

Aguardo os próximos capítulos dessa incrível cruzada de Ewerton Gonçalo contra as editoras que não ouviram suas sugestões de títulos, e agora serão punidas com mangás de qualidade (afinal, pagar pelos direitos, pela tradução e todas as coisas é para os fracos). Será que no jikai do próximo episódio veremos a sombra do Processinho-Kun?

61 comentários em “Pequenas Picaretagens, Grandes Negócios – Fã imprime mangás em português de forma caseira e vende pela net

  1. Quem comprar isso é trouxa.

    Mas as páginas não são transparentes, então consideremos que quem comprar nem é tão trouxa assim.

    Curtir

  2. Fazia tempo que não rolava um bafão dos bons nesse meio otaku . Daqui a pouco ele se auto-intitula o Heisenberg dos mangás e sai falando que fez isso pela família dele (os otakus).

    Curtir

  3. Segundo o renomado Professor Odilon, o fato de as páginas não serem transparentes configura atenuante da pena.

    Curtir

  4. Alguém me atualiza nessa treta dos sites de legendagem? não sabia dessa história.

    Curtir

  5. O pior é que, pelo vídeo, a qualidade desses mangás da gráfica dele parece ser melhor que a qualidade dos mangás das gráficas que a Panini usa HAHA

    Curtir

  6. vo pega umas dicas pra imprimi pra mim mesmo mangas q com certeza nao virao pro brasil, como aiki e ahiro no sora :D

    Curtir

  7. Qualidade Proficional!

    empresa de grande porte que sustentava uma lojinha de DVDs usando vídeos de fansubs

    “Sustentava”? Dúvida honesta aqui, mas a patrulha criou vergonha e parou de vender os dvdzinhos piratas?

    Curtir

  8. Dá pra ver que a versão dele é purinha a “primeira versão” publicada online, com as “páginas gifs” que não existe na versão impressa original. Um herói publicando produto diferenciado!

    Curtir

  9. O rapaz falou no vídeo “Temos os próximos volumes encomendados”. Quer dizer, de duas, uma: ou ele não está sozinho nessa ou existe algum fansub tendo seu trabalho “explorado”.

    Curtir

  10. Sinceramente eu não vejo sentindo em comprar esses mangás piratas, eles podem ter qualidade melhor? podem, mas você não estará fazendo tal obra crescer no seu país. Suponho que a maioria das pessoas que compram isso sejam as mesmas pessoas que compram blu ray pirata gostam de ”ostentar” seja pirata ou não o produto.

    Curtir

  11. Nossa! Pior que eu fiquei sabendo que esse tipo de pirataria é normal. E que na Liberdade tem vários mangás scans impressos sendo vendidos.

    Eu fico no aguardado esperando pra ver o Athena Exclamation dos advogados da Panini.

    Curtir

  12. Imagina que louco se a dele fica melhor do que as atuais edições brasileiras… ~Ironia~ (pra quem não entende esse tipo de coisa)

    Curtir

  13. As motivações dele são razoáveis, mas tinha que escolher um mangá que já tem os direitos aqui? lol

    Se fizesse com super campeões ou jojo ninguém ia reclamar xDD

    Curtir

  14. meldels que coisinha linda!!! pensei que esse ano nao poderia nos brindar com algo mais foda do que o papel transparente e mil titulos toscos jbc . Sugiro que o trofeu barraco 2015 do mais de oito mil seja revogado (estilo miss universo recente) e dado a esse pilantr..quer dizer, dado para esse ser que se acha voz dos otacos oprimidos

    Curtir

  15. Poxa, cara, mas você também só pegou o lado ruim da coisa, hein… Ok, que ele é meio doido, mas ele tem vários títulos à venda, e você destaca apenas o único que é licenciado no Brasil. Alguns daqueles títulos são praticamente impossíveis de serem lançados por aqui, e quem tem alguma noção, sabe que é muito difícil fazer uma impressão de qualidade por menos de R$13,90. Não tô defendendo o cara, mas acho que devíamos ser menos hipócritas. Todo otaku já baixou anime de fansub, ou leu mangá online. Isso tudo, queira que não, é pirataria. E de qualquer modo, ele está vendendo um serviço, compra quem quer…

    Curtir

  16. Já é certeza a participação dele na próxima mesa-redonda dos editores?
    Beijos Mara :)

    Curtir

  17. Pirataria por pirataria todo mundo já fez alguma vez na vida, mas como o cara ta “lucrando” em cima a coisa muda de figura. Mas vou ser sincero, eu compraria alguns só por ter mesmo.

    Curtir

  18. Já entrei em contato, e pedi os volumes finais de Nausicaä, BAMBi, Ooru e Guin Saga.
    Afinal, eles foram cancelados faltando muito pouco para concluir. Se conseguir concluir essas coleções com este MITO, ficarei feliz demais. (E posso até pedir de outras paralisadas/canceladas…)

    Curtir

  19. Alguém lembra do Picareta do Sebun dizendo que tinha os direitos de Ultraman no Brasil???? KKKKKKKKKKKKKKKKK Perto dele o Mineirinhoooo é novato

    Curtir

  20. Mas aí que está, o cara vende de forma pirata mangás no Brasil em seu formato fisico, ok? Mas e os animes que tb são extraídos de fansubs gravados em midia fisica, com capinha e etc e vendidos? Se um pode pq o outro não?

    Quem nunca viu Naruto Shippuden pra vender em qualquer esquina?

    Curtir

  21. “O produto tem garantia?

    Todos os produtos vendidos por nós possuem garantia(…) a garantia não cobre defeitos causados por uso indevido, conforme Lei N. 8078 – Código de Defesa do Consumidor”

    e a Mara dizendo que ele não respeita a lei, tsc tsc…

    Curtir

  22. Ah só pra complementar. Eu n estou falando de camelô e sim aquelas lojinhas de anime que vendem dvds de animes piratas e msm aqueles lançados de forma oficial no Brasil, são copiados e vendidos (Oi CDZ Playarte?). E essas lojas até fazem parte de eventos de animes e NGM FALA NADA. Além de exibição de coisas duvidosas nas TVs. O buraco é mais fundo, engraçado é gente que faz parte dessas lojinhas malhando o cara. E outra coisa que percebi, essa pessoa me parece criança ou adolescente, pela forma de escrita, forma de pensamento nas respostas, acho que nem deve saber direito o que deve estar fazendo. (Falo de termos de direitos autorais) Se de fato for um menor de idade, n precisa fazer esse barulho todo. (Agora vi o video e pela voz, deve ser o que eu disse msm)

    Curtir

  23. Muito mais vantagem economizar os quinhentão dessa coleção de Beck dele e no lugar comprar um tablet com tela ips, pois é só baixar os scans do Chrono, que foi usado como matriz para essa impressão…

    Curtir

  24. E os erros de português, são a cereja do bolo desse “produto com acabamento profiCional” :D

    Curtir

  25. Pelo menos o papel dele não é transparente como de algumas empresas e tem o mesmo preço

    Curtir

  26. Na moral, ao menos o papel dele não é vergonhoso e o preço não é absurdo. Pode ser errado imprimir algo assim sem ter os direitos, mas que dá mais ânimo de comprar isso do que as versões oficiais brasileiras, dá. O maior problema fica com a tradução, mesmo. Independente de honoríficos e afins, o pessoal das editoras consegue deixar os diálogos dos nossos mangás bem fluidos e naturais, coisa que vários scanlators não fazem.

    Enfim, o cara tá errado? Sim. Mas bem que isso poderia servir de alerta pras nossas editoras pararem de ser pseudo-empresas e começarem a agir de acordo com o capitalismo, tentando oferecer o produto com melhor qualidade para ganhar a clientela que desejam (ao invés de pedirem pros leitores ajudarem a “amiga editora” no twitter).

    Curtir

  27. ao ver que tem nego que ainda apoia a sacanagem desse carinha eu desisto desse país um dia tomar rumo

    o cara ta roubando serviço de scan (que nao ganha poha nenhuma fazendo traduçao por ai, e mesmo assim é um trampo errado) que por sua vez esta roubando das editoras japas. ele é um ladrao que rouba de ladrao.

    e as tais lojinhas tambem fazem lilantragem do mesmo tipo, pega serviço de fansuber e imprime seus dvds. mesmo no tempo do vhs ja vinha aquele alerta nao compre ou alugue nos animes, pq quem faz esse tipo de trampo é visando o fã do bagulho, e nao lucro, porem depois virou zona

    ai se ve aquela zona na politica, nego reclama revoltado mas apoia o que esse moleque esta fazendo

    só aqui mesmo.

    Curtir

  28. Eita rapaz! Manga pirata eh novo para mim. Achei isso um tapa na cara das editoras locais, um cara que ESCREVE GEITO conseguiu fazer isso com uma qualidade de papel melhor que a delas, se bem que vai que o preco de editor+tradutor tenha que fazer eles diminuirem a qualidade para poder lucrar.
    De qualquer forma isso eh obviamente errado, e ele prejudica muita gente com isso, e cara, eu nem lembrava do mineirinho com 3 “O”s ahsuahsua aquele cara deu pauta pra caramba!
    Todo mundo sabe que a mara ta ganhando um dinheirinho do ewerton para divulgar o trabalho dele aqui hue, KEIKAKU DOORI

    Curtir

  29. Nossa achei q a história do acabamento profiCional era mentira mas ele realmente escreveu isso em tudo quanto é anuncio do q ele vende
    EUAHAEUHAEUHEAH
    pai e mãe advogados mas ele msm n passou nem do fundamental pra escrever desse jeito

    Curtir

  30. Sem pagar a fábula que as editoras japonesas cobram pelos direitos das revistas, e toda logística envolvida quando se faz um produto profissional, é evidente que a qualidade da revista do pirata pode ser melhor. Isso não significa necessariamente que as editoras estejam certas em fazer o que fazem, mas com certeza isso não justifica fazer pirataria de “protesto”;

    Curtir

  31. O Video foi apagado. Devemos dar um troféu pra Mara por desmascara-lo.
    A Mara, o novo Cunha, do mundo dos animes rsrsrs

    Curtir

  32. Não só o vídeo, mas todos os anúncios do ML também foram removidos.

    Processinho-kun realmente deve ser efetivo. :)

    Curtir

  33. kkkk é mto engraçado. O cara acha que é um personagem de mangá. “Eu tenho um plano, hihihihahaha”.

    Curtir

  34. Eu fico pensando o cara falando pro pai e mãe que pirateava mangá e vendia e querendo o help deles pra ser “defendido” contra as editoras e blablabla.
    Advogado sofre!

    Curtir

  35. Claro que o papel não é “vergonhoso” e o preço não é tão caro, esse criminoso simplesmente está ganhando dinheiro com um bem que não lhe pertence ao não pagar os direitos autorais. Devemos dar mais atenção à esse tipo de coisa porque senão pouco a pouco o Brasil perderá os direitos de publicação de mangás. Se tem uma coisa que os japoneses não gostam é pirataria.

    Curtir

  36. Se o mangá já não tiver o direito por uma editora ou for muito difícil de achar uma cópia com o preço justo no Brasil por ser uma raridade ou algo do tipo, eu realmente não vejo problema nenhum.

    Curtir

  37. Vi este anuncio pouco depois dele ser publicado no mercado livre. Eu como vendedor e comprador de mangás achei no minimo sacanagem piratear mangás em uma plataforma que muitos trabalham honestamente. Imediatamente denunciei dentro do mercado livre e fiz o comentário no video do You Tube que foi printado pela Mara (nossa eu apareci aqui mesmo kkkk). De fato os mangás tem boa qualidade em termos de acabamento, mas nosso amigo glorioso que recebeu o apelido de “Kira dos Mangás” faz jus à sua alcunha distorcendo a realidade com sensos bizarros de justiça e direito.

    Curtir

  38. No que isso difere dos que já compraram DVDs em evento de anime? Entendo a relação do One-Punch Man e dos títulos que estão para ser publicado, mas fora isso eu vejo com pura hipocrisia.

    Fora as lojinhas de dvd que pegavam trabalhos ditos ‘livres’ de fansubs, no que realmente esse rapaz estave oferecendo de perigo fora os mangás obviamente registrados no ministério público pelas editoras?

    Por que você não denuncia ao ministério publico o anitube, por exemplo? Tipo, sei que você como otome ‘conceituada’ deve assistir por meios de melhor qualidade como assisntindo por tv a cabo ou pagando pelo Crunchyroll, mas haverá coisas em que você não retornara o valor para os donos da marca. Onde assistirá seus preciosos episódios, que não passam de produtos? E os hipócritas dos comentários que fizeram e desfizeram e terminam o dia dando dinheiro aos donos do anitube pelos episódios que assistem?

    Essa analogia está só sendo levantada para comparar o real impacto do trabalho de impressão do rapaz. Se ele teve comprador, é porque existia público. Para o caso dos publicados ou à publicar, beleza, mas e os outros? Verdade seja dita, as editoras deste país não tem porte para trazer tudo o que o público deseja, nem as editoras querem arcar em prejuízo por lotar e desgastar o mercado com títulos diversos. Sem contar o processo desgastante que é a negociação de títulos e o medo de deturpação das empresas que fazem a ponte entre as editoras e as detentoras de licenças do mercado source. Quem não acompanha o desespero da Nova Sampa diariamente com esse revés?

    Lembrando que no caso do anitube, este site está tirando lucro indevido em propaganda em cima de n milhões de animes sem pagar aos detentores de todos eles um nada. Exatamente da mesma forma que o recem derrubado megafilmes. Cadê a justiça no que se remete a algo que está muito mais presente na vida dos mesmos que a tentativa do rapaz?

    No máximo esta birrinha do post mostra o velho domínio de senso comum pelo lucro da grandes editoras, o que não tem, até certo ponto, nada de errado, uma vez que elas pagam impostos e retornam aos cofres públicos parte da venda das tms registradas em solo tupiniquim. Isso ta parecendo é briga de taxista por domínio de ponto de circulação.

    Ele vender School Days ou deixar de vender para 10 pessoas não fará mais peso que o cavaleiros do zodíaco no anitube deixar que 10 mil pessoas deixem de comprar os dvds oficialmente vendidos. Sinto muito, este é meu ponto de vista, e não estou tentando ofender realmente ninguém, só acho a situação e a reação extremamente hipócrita.

    Por fim, só atento ao fato de a srta xingar o rapaz (estratégia chamada de ad hominem) não ajudará você a tornar seus argumentos nem um pouco mais válidos. Só está dando abertura para o sujeito também abrir um processinho-kun para ti.

    Curtir

  39. Eu até pensei em seguir o blog, mas depois de ler esse mimimi repleto de hipocrisia, só me resta alertar aos que conheço de não visitar ou sequer seguir este lugar.

    Querer argumentar se valendo de ad hominem já diz por si só.

    Curtir

Os comentários estão fechados.