Cobertura Exclusiva: Mais de Oito Mil no camarote do Newpop Day

28 nov

Como eu venho contando há algumas semanas, a Newpop decidiu organizar seu próprio evento para anunciar uma caralhada de títulos que você provavelmente nunca ouviu falar, e rolou até uma proposta mesa de debate com a imprensa especializada (pff) falando sobre o mercado de mangás do Burajiru. E se você acompanha o Mais de Oito Mil, ficou sabendo que euzinha não fui convidada para essa solenidade, e muito menos recebi por email um convite para comparecer ao evento.

Mas houve muita pressão. Os leitores pediram e inundaram a caixa de emails de Junior Fonseca pedindo tanto o comparecimento do meu blog quanto umas light novels yaois, e o resultado foi bem claro: NEM UM E NEM OUTRO, RSRSRS. Mas não é uma simples falta de convite que vai impedir Mara de invadir a festinha da Newpop como penetra e revelar tudo o que aconteceu nos bastidores do encontro. IKIMASU conferir essa matéria de introdução longa!!!

Para começar, obviamente tenho que falar sobre a tal palestra da imprensa especializada em panos quentes. E nem é um apelido maldoso, porque rolou muito pano quente de que temos que entender a posição das editoras e etc, como se a galera palestrante estivesse lá dando voz às empresas, não ao público. Pelo menos rolaram umas críticas, principalmente à falta de marketing dessas editoras.

De resto, o papo foi bem generiquinho. Confira uma foto tirada pelo aplicativo MdOMgram:

newpopday-01

Infelizmente 80% da palestra foi tomada pelo representante do site Genki Dama, praticamente um Jô Soares da retórica discursiva em apresentações públicas. Ele só passou o microfone para os outros participantes quando veio a bomba que foi A MELHOR PERGUNTA DE TODOS OS TEMPOS de uma plateia:

newpopday-02

HAHAHAHAHAHA, Não sei se foi por ter achado completamente inusitado ou por não saber o que responder, mas aí o fominha do microfone decidiu deixar que os outros membros da mesa passassem vergonha também tentando responder à surreal questão.

Vou falar que que a palestra teve tudo isso por puro achismo, porque no momento eu estava ocupadíssima usando minhas habilidades adquiridas em anos de Metal Gear Solid para driblar a segurança da Newpop e conseguir adentrar no camarote da Imprensa Especializada (pff), que continha confortáveis cadeiras de madeira, um amplo espaço com iluminação do sol de verão e open-bar de salgadoces e Mupy.

Depois de uma espera longa, que Junior Fonseca tentou disfarçar exibindo aberturas de animes moe num telão, ele finalmente foi ao palco revelar os 19 anúncios da Newpop. Seria uma surpresa para todo mundo, inclusive para a imprensa especializada (pff) que foi ludibriada pela promessa de que receberia em primeira mão a lista antes da palestra. DESRESPEITO COM A IMPRENSA!!!

Bem, aí Junior Fonseca sentou-se na mesa e foi apresentando título por título dos futuros lançamentos da empresa, certo? Bem… não foi dessa forma…

newpopday-03

SIM, ELE COMEÇOU A CONTAR SUA HISTÓRIA DE VIDA DESDE O COMEÇO, quando trabalhava em revistas de anime. E fomos acompanhando lentamente essa história baseada em fatos reais, com uma narração quase de romance do século XVIII, até que finalmente surgiu o assunto Newpop no ano de 2007 da nossa narrativa, e aí a coisa começou a engrenar, certo?

newpopday-04

ERRAAAAADO!!!! Vou poupar vocês leitores de HORAS E MAIS HORAS de um discurso emocionado no melhor estilo Arquivo Confidencial, faltando só a Lucimara Parisi pedir palmas da plateia e aparecer depoimentos emocionados no telão. Por fim chegou a hora do anúncio, e o que é que teve????

Teve Madoka:

newpopday-05

E Madoka:

newpopday-06

Já falei que teve Madoka?

newpopday-07

Continuação de mangá que você não comprou:

newpopday-08

Teve mangá Yaoi com character design duvidoso e nome de banda de rock que acabou em 2005:

newpopday-09

Rolou uns Tezuka:

newpopday-15

Teve Light Novel com cara de wallpaper genérico de anime:

newpopday-10

Rolou umas moe mostrando calcinha num campo de guerra:

newpopday-11

E umas moe sem calcinha mesmo:

newpopday-12

Um josei meio perturbador com uma capa antiestresse para colorir:

newpopday-13

E mangá e light novel desse negócio que eu juro que nunca ouvi falar, mas o pessoal deu uma comemorada:

newpopday-14

Fora isso, rolaram uns quadrinhos baseados em gaems com arminhas, como O Último de Nós, Exploradora de Tumbas e aquela música clássica da Beyoncé, Halo. Fora dos anúncios principais, títulos como Speed Racer e Dark Metrô serão republicados, e este segundo título de nome incrivelmente cafona virá num formato que é tipo o Big da JBC, só que com 3 tankos de uma vez e com um papel que não te dá spoilers da página seguinte.

Após o evento e os sorteios, uma multidão da imprensa especializada (pff) foi cumprimentar Junior Fonseca pelos anúncios e fazer perguntas sobre crise do papel ou datas de lançamento. Como meu compromisso é com o que os otakus querem mesmo saber, fiz apenas uma pergunta a Junior: qual o creme que ele usa para manter-se tão jovem. Infelizmente, ele fugiu da resposta usando o velho recurso discursivo do “o que você tá falando? olha como você tá conservada!” e desapareceu numa nuvem de fumaça organizada pela sua sempre eficiente produção. Ultrajante!

E esse foi o tal do Newpop Day. O evento surpreendentemente estava muito bem organizado e com um uso inteligente do espaço, nunca sendo muito lotado nas áreas de passagem e tendo espaço para todo mundo confortavelmente sentar. Quando pessoas começaram a sentar no chão, eles foram lá e providenciaram mais cadeiras. Sinceramente, um exemplo de boa organização com público e com a imprensa. Junior foi bem solícito com todos e sempre diminuiu o espaço entre o leitor e a empresa.

Esse é o tipo de transparência que a gente espera, não no papel.

21 Respostas to “Cobertura Exclusiva: Mais de Oito Mil no camarote do Newpop Day”

  1. jasque 28/11/2015 às 22:10 #

    Tenho impressão que essa elogiada no final foi pra ser chamada pra próxima bancada.

    Curtir

  2. Adriano 28/11/2015 às 22:38 #

    Finalmente, ASTRO BOY! Não, pera, é Pinóquio! :/

    Curtir

  3. Agronopolos 28/11/2015 às 22:43 #

    Ou eles contrataram povo para fingir comemorar e chamar atenção
    (Jô soares hj em dia tem audio de risada pois as piadas dele pararam de ser engraçadas 10 anos atrás)

    Curtir

  4. Erik C. Kolling 28/11/2015 às 22:48 #

    Espere um momento, essas palavras no final estão compondo um… elogio (!) ? Quem é você e o que fizeste com a verdadeira Mara? haha

    Acabei acompanhando pelo Twitter, não por estar interessado, mas com o devido e inevitável flood na minha timeline da imprensa especializada (!) e penetras – incluindo você, senhorita -, era difícil não encarar o evento como uma final de copa do mundo. No final deu Tezuka, 4 a 3 na Madoka.

    Oh, Log Horizon é famosinho. Mais um dos muitos animes sobre uma turminha do barulho preso num game de RPG. Mas, apesar da originalidade 10 (negativo), dizem não ser tão horrível quanto Sword Art Online. Dizem.

    Curtir

  5. Kausmitri 28/11/2015 às 23:00 #

    Acertou, careca mizeravi =,D

    Curtir

  6. Savio (@th_savio) 28/11/2015 às 23:24 #

    Caraca vou te falar viu, que aquele discurso do menino Junior foi meio irritante. Tudo bem, pode ser q tinha gente q não conhecia e talz, mas ele é enrolado demais! Cochilei pacas da cadeira. Odiei a tal da imprensa especializada, só fiquei pensando q se a Mara tivesse ali pra dar uma melhorada, pq foi muito chato. De resto, foi ótimo as “palestras”, os lançamentos, o ambiente, o evento em si foi legal, curti! Quero aprender essa tua malandragem viu Mara hahaha

    Curtir

  7. Julia Custodio 29/11/2015 às 00:01 #

    Eu adorei hj… nem vi esse discurso do Junior.. fui embora mais cedo hehe
    Os bate papos foram suoer produtivos para mim, me incentivaram a voltar a desenhar, e quem sabe isso n ser so um hobbe…
    Mas cara, ‘os mangas sao baseados em fatos reais?’

    Curtir

  8. Otaku Doente 29/11/2015 às 08:53 #

    Prefiro ligar na TV Senado

    Curtir

  9. Eu_ 29/11/2015 às 09:44 #

    Peraí. A Mara elogiou o evento da New Pop!?
    A única coisa que consigo imaginar é que essa gorda tetuda conseguiu algum otaku espinhudo pra comer ela durante o discurso do Júnior Fonseca e ficou tão feliz que esqueceu que a verdadeira Mara nunca elogia nada.

    Curtir

  10. advancedwind 29/11/2015 às 09:47 #

    Pera.
    Aquela área lá em cima cheia de comes e bebes na faixa era, supostamente, só pra “convidados”?
    Eu fiquei lá o evento todo e certamente desfrutei dos doces.

    E quantos aos anúncios, muita madoka muito tezuka muito yaoi, ou seja, a única novidade realmente relevante e nova é, obviamente, Girls und Panzer.

    Curtir

  11. samurandre 29/11/2015 às 10:22 #

    dessas coisas acho que só os tezuka salvam

    Curtir

  12. elizabeth 29/11/2015 às 12:06 #

    SÓ TEVE TÍTULO RUIIIIIM, foram só esses mesmo? eu juro que tinha certeza de que ia ter algum título que eu ia me interessar, e olha que eu gosto de madoka, mas ninguém quer saber de spin off de madoka,

    Curtir

  13. Francisco Adrião 29/11/2015 às 22:53 #

    Olá. Acabei de descobrir o blog e me deparei logo com essa postagem. Eu sou do Rio de Janeiro e não tive a oportunidade de comparecer ao evento, então não pude ver como o pessoal da mesa de imprensa se comportou. Mas você disse algumas coisas que me incomodaram um pouco.

    Primeiro, não acho que seja certo desmerecer tanto o trabalho da imprensa especializada. Aqueles “pff” que você escreveu cada vez que citava eles é um desrespeito, afinal, um dos integrantes do portal Noticias Anime United estava presente na mesa e esse portal é um dos maiores (se não o maior) portal de noticias sobre animes e mangás que temos no Brasil. Não estou falando que o comportamento de cada um deles no evento foi certo ou errado, até porque, como eu disse, eu não estava presente.

    Segundo, por mais que você não tenha gostado dos títulos anunciados, não gostei da maneira que você, mais uma vez, desmereceu as obras. Tem muita gente que curte Madoka e com certeza adorou o fato de mais mangás do título terem sido publicados aqui no Brasil. Os títulos de Osamu Tezuka, na minha opinião, são verdadeiros clássicos e por mim, todos que vierem para cá tem meu apoio, afinal, Tezuka é praticamente o deus dos mangás. Quanto ao hentai, também tem um público bem forte e são interessantes para expandir o mercado. Log Horizon, tanto o mangá e a novel quanto o anime são conhecidos e fazem um grande sucesso e aposto que mais um monte de gente vibrou com a notícia. O fato de um mangá moe com meninas numa guerra é bem legal e eu comprarei com certeza. Por fim, o que me deixou mais chateado foram os nomes “irônicos” que usou para definir as graphic novels, que mais uma vez fez muita gente vibrar, inclusive eu, já que sou um mega fã da franquia Tomb Raider.

    Agora, pra você não se sentir ofendida, não quero ensinar você como escrever no seu blog, até porque odiaria que me ensinassem a escrever no meu. Mas, por mais que tenha gente que concorda com você e curte muito o seu trabalho, acho que você conseguiria um bom retorno se fosse um pouco mais “gentil” com alguns comentários. Se for anunciar, anuncie os títulos de maneira séria e comente a sua opinião depois, nunca desmerecendo o trabalho de quem ralou para fazer, por pior que seja. Isso faz com a leitura seja mais agradável.

    Enfim, novamente digo, não quero te ensinar a fazer seu trabalho, só estou te dando uma dica de como melhor seu trabalho. Desculpe se te ofendi de qualquer forma, não foi minha intenção.

    Curtir

  14. Luciano 30/11/2015 às 03:30 #

    Franscisco, este blog é de humor. Não se deve levar a sério! E outra, o colunista deste blog é respeitado na área jornalística de outros portais, como a UOL. E quem escreve este blog é um homem e não uma mulher.=) Gosto de vim aqui mais para rir das piadas da “Mara”. Mas sabemos que tudo não passa da uma brincadeira.

    Curtir

  15. Kot Everest 30/11/2015 às 08:44 #

    Tava lendo o post e parei tudo do nada pra avisar pra galera que tavam lançando o Log Horizon no Brasil. Depois voltei a ler.

    Curtir

  16. Otaco 30/11/2015 às 12:27 #

    Não deixei de notar os olhares condenatórios por parte da plateia direcionados a mim no momento que o Junior falou que não tinha nenhum preconceito com os mangás pornos.

    Eu não deveria ter ido com a camisa de um hentai nesse envento.

    Curtir

  17. ALBN 30/11/2015 às 14:05 #

    Abrir uma garrava de vinho, cheirar os 100 anos, tocar música clássica e esperar Helter Skelter do capiroto.

    Curtir

  18. saitork 30/11/2015 às 15:38 #

    opa. velvet kiss e helter. log horizon já passou a modinha

    Curtir

  19. Sandra Monte 30/11/2015 às 16:02 #

    É… Eu acompanhei via Twitter alguns momentos…
    Inclusive, a cobertura do Twitter parece ter sido mais divertida do que ter ido pessoalmente… Enfim… na verdade, eu estava descansando, além do fato de ter esquecido mesmo…

    No final, foi bom ter guardado forças para ontem… e para esta semana como Comi-Con http://www.papodebudega.com/2015/11/papo-de-budega-no-ccxp2015-saiba-mais.html

    Sandra Monte

    Curtir

  20. riickss 01/12/2015 às 09:51 #

    MDOM precisando urgetentemente de um fotógrafo e uma câmera decente

    Curtir

  21. Moko 03/12/2015 às 23:19 #

    Repitindo pela bilionésima vez:

    …e Ryu Final?

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: