Analisando Mangás Maravilhosos: Sailor V é tudo o que Sailor Moon deveria ser

9 nov

Depois que escrevi a minha matéria criticando o mangá da Sailor Moon, ainda hoje recebo emails das viúvas da série ameaçando enfiar um cetro lunar no meu cu por ter criticado um shoujo tão perfeito como Sailor Moon. Miga, se Sailor Moon é shoujo perfeito com seu traço inconstante, personagens subaproveitados e uma narrativa de ação que faz Cavaleiros do Zodíaco parecer um mangá do Tezuka, não quero nem saber quais são os shoujos ruins. Eu já tinha decidido que não seria feita de trouxa e que nunca mais compraria um mangá que tivesse o dedo da Naoko… mas aí um dia ELE apareceu.

sailor-v-manga-01

“Mas Mara, sua blogueira gorda e parcial, você vai falar bem de um mangá da JBC? Você não é paga pela Panini pra falar mal da concorrência?”

Desculpa, mas minha parcialidade me faz elogiar coisas boas, e o mangá Sailor V é um dos melhores títulos de humor que já li nos últimos anos! O motivo é muito simples: ele está muito mais perto do mangá de Sailor Moon que o próprio mangá de Sailor Moon.

Vamos para a sinopse, pois esse é o padrão das resenhas de mangás da Imprensa Especializada (pfff): era uma vez uma adolescente loira e atrapalhada de 14 anos que encontra um gato misterioso na rua que lhe dá poderes, aí ela adota uma identidade secreta e passa a combater os monstros do dia na cidade usando uma roupa de marinheira e sendo protegida por um misterioso guerreiro mascarado por quem tem um crush. Percebeu alguma coisa? SIM, É EXATAMENTE A SINOPSE DE SAILOR MOON. Mas no lugar da insossa Usagi do mangá, a gente tem a maravilhosa e gente-como-a-gente Minako Aino.

sailor-v-manga-02

Temos uma lista grande para odiar a Usagi do mangá: ela é monotemática (ai ai Mamoru), ela resolve os problemas da mesma forma sempre (ai ai Cristal de Prata) e derrota os inimigos gritando golpes cujos nomes mais parecem nomes de banda de heavymetal. Já a Minako é completamente diferente: ela se apaixona por um cara diferente todo capítulo, resolve os problemas na base da sorte e usa o non-sense para derrotar os inimigos. E que inimigos maravilhoso, pois quem é o Negaverso na fila do prisma lunar quando temos vilões de nomes tão eloquentes como Danburite, Miau-Miau e Chup-Chup?

Por ser uma narrativa mais episódica, o mangá de Sailor V se aproxima muito mais do que é o anime de Sailor Moon, que no fundo é a parte realmente boa das guerreiras lunares. E embora a Minako seja um protótipo do que viria a ser a Usagi no anime, ela tem muito mais personalidade. A ponto de nos perguntarmos por que a Toei até agora não fez um anime de Sailor V (se bem que, julgando Sailor Moon Crystal, é melhor até que não faça).

Raramente eu posto uma crítica falando tão bem de algo, mas não tinha como não elogiar esse mangá maravilhoso. Tem só 2 volumes, é risada garantida e o papel nem tá transparente como Orange!

12 Respostas to “Analisando Mangás Maravilhosos: Sailor V é tudo o que Sailor Moon deveria ser”

  1. Derek 09/11/2015 às 20:11 #

    Eu vivi pra ver esse dia!!!

    Curtir

  2. Lucius 09/11/2015 às 20:16 #

    Mara..na realidade depende do ponto de vista.. Eu li a reportagem sobre o mangá de Sailor Moon. Se você comparar o primeiro arco do mangá com o anime de 1992, sem dúvidas, o anime é melhor. Agora as fases R, S e SuperS são infinitamente melhores no mangá, mesmo com o protagonismo da Usagi. No anime antigo, também havia esse protagonismo exagerado, afinal somente a SM derrotava os vilões em 95% dos episódios. Quanto a Crystal, eu considero uma versão melhorada do mangá, mesmo corrido, consegue desenvolver um pouco mais os personagens… claro que com a ausência de fillers e seguindo exatamente o mesmo número de atos/episódios não tem como desenvolver muito as personagens… mas sem dúvidas, foram mais desenvolvidas em Crystal que no mangá. Outra. … a Sailor Pluto por ex. não era NADA em Sailor Moon R(poucas aparições e sem fazer absolutamente nada)… mas tanto no mangá, e principalmente em Crystal ela ganhou bastante destaque, já se tornando uma das personagens mais importantes do segundo arco. Crystal seria melhor se eles criassem alguns fillers pra aumentar a história, enfim…

    Curtir

  3. Otaku doente 09/11/2015 às 21:16 #

    A Mara tem cara que batia uma pra Sailor V

    Curtir

  4. Eu_ 09/11/2015 às 21:39 #

    Eu sei que você não é mais uma gorda otaku e agora prefere lamber a tevê quando algum dos irmãos Simas aparece na tela, mas faz um review de boku no hero academia quando tiver tempo. Sdds dos reviews toscos do MdoM

    Curtir

  5. jasque 10/11/2015 às 00:42 #

    quero meu blog que odeia tudo de volta

    Curtir

  6. Lady Lolo 10/11/2015 às 18:24 #

    AMO a Minako, AMO a Sailor V! AMO esse mangá! Muito melhor que Sailor Moon! Mas fato que eu queria sim que fizessem anime XD~

    Curtir

  7. The Fool 10/11/2015 às 18:35 #

    Não gostei da resenha, não falou nada da policial sapatona que quer comer a Sailor V com hashis, aff!

    Curtir

  8. Otaku doente 10/11/2015 às 18:50 #

    Mano como a Sandra Monte decaiu, de uma “critica” de anime para especialista em novela ruim, como os 10 mandamentos. além da produção ser uma merda foi baseado em um livro ficticio. Até ser um livro de fantasia n tem problema, temos vários, como mangá tb, mas acreditar é outra coisa. É a msm coisa que dizer que a Sailor Moon existe. Kd quele moleque pra filmar chutando aquele livrinho com mais furos de roteiro e contradição que o Kurumada?

    Curtir

  9. Gabriel 10/11/2015 às 22:31 #

    Por que o espaço do Vegeta de bigode tá aqui em baixo? Deveria ficar em destaque lá em cima.

    Curtir

  10. Extra Skater 15/11/2015 às 04:40 #

    Ah, então o V é para Vênus… E esse tempo todo eu achando que era algo tipo Sailor 5.

    Curtir

  11. Ex-Otaku 18/11/2015 às 12:39 #

    Até pensei em comprar, mas quando eu ví o “ataque transparência da JBC”, eu fiquei com o pé atrás nessa

    Curtir

  12. andsofcarmateus@msn.com 05/12/2015 às 23:50 #

    Não desejo que enfies um ceptro no cu. Mas agora que exijo que respeites as opiniões e gostos dos outros, isso sim. É assim tão difícil fazer uma avaliação ou uma crítica sem ofender os gostos dos outros? Se há pessoas que gostam mais de Sailor V que da Sailor Moon e vice-versa, então só tens de respeitar e ficas na tua. Ora essa. Agora chega aqui uma pessoa a impingir-me uma lista para eu odiar a Usagi e eu tenho de seguir? Isso querias tu. Tu tens a tua opinião e os outros têm a deles e ficamos assim.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: