Menu

Analisando Mangás Que Todo Mundo Curte e Não Faço Ideia do Porquê: Sailor Moon (Editora JBC)

Desde que a Conrad achava que colocar nas bancas 30 páginas porcamente editadas de Pokémon era considerado “lançar mangá no Burajiru”, os otakus brasileiros sempre imploraram para o lançamento de Sailor Moon por aqui. E as editoras de mangás deviam travar uma guerra fria nos bastidores para conseguir os títulos: a Conrad oferecendo meio tankos com lombadas multicoloridas, a JBC prometendo referências de Chaves na tradução e a Panini com uma maleta cheia de dinheiro conquistada através de códigos parecidos com os de enriquecimento fácil no The Sims. Mesmo assim, Naoko sempre fez a Amy e falava “no no no” (ou “iie iie iie”, porque ela é da Grande Nação Japonesa).

E por que eu estou enchendo esse texto com um nariz de cera maior que o do Usopp? Porque finalmente uma editora saiu vencedora no duelo e foi a JBC. Sob a edição do editor que não tem uma orelha e divulgação maciça de publicidade (algo raro até hoje), o mangá de Sailor Moon foi lançado em 2014 e terminou mês passado. Antes que a JBC coloque os spinoffs nas bancas, chegou a hora mais esperada do mundo na imprensa especializada (pff): VAI ROLAR ANÁLISE DO MANGÁ DE SAILOR MOON AQUI NO MAIS DE OITO MIL!!!!111umum

“Mas Mara, sua gorda que usa avatar de anime com mais de 20 anos nas costas, eu conheço seu blog há anos e sei que você vai implicar gratuitamente com Sailor Moon da mesma forma que implica com Cavaleiros!”

Se você pensou isso, queria te avisar que está ERRADO. Mesmo odiando Cavaleiros do Zodíaco, eu reconheço algumas coisas boas, como a premissa e a cartilha de clichês seguida pelo Kurumada. Os desenhos são ruins, os personagens são todos iguais e a história é apreciada apenas por pessoas com problemas cognitivos, mas tem seus méritos. Já o mangá de Sailor Moon eu estou procurando ainda algum mérito para enaltecer.

MANGA-CHIBI-MOON

Se busca encontrar algo parecido com o anime no mangá, é melhor tirar seu pégaso da chuva gerada por palavras aleatórias em inglês. A Naoko erra em tantos níveis que fica difícil achar por onde começar, mas vou tentar. O que esperamos de um mangá shoujo? Ou melhor, o que encontramos de bom em um Sakura Card Captors, por exemplo? Temos uma personagem carismática, ação, aventura e uma dose de romance. Todas essas características nós encontramos no anime de Sailor Moon, mas estão em falta no mangá.

Coloque uma coisa na cabeça: a Usagi do mangá não é carismática. Ela é CHATA! Ela é apenas uma personagem vazia, sem ambição e completamente submissa ao macho alfa da trama, o Mamoru. Ela é a heroína da história não porque ela tem virtude, e sim porque ela tá lá e pronto. Qualquer outra personagem de Sailor Moon tem mais carisma para ser a protagonista, e olha que estou incluindo até os corvos da Rei e os figurantes amigos do Mamoru da faculdade.

O mangá de Sailor Moon até tem ação, mas a nossa dificuldade é encontrar essa ação. Isso porque a Naoko desenha tão mal que nem ao menos encontramos as personagens no meio das páginas do mangá. Cenários, linhas de ação e personagens estão tão misturados que fico sem saber se é um mangá ou uma edição do Jardim Secreto para adultos estressados. Isso sem falar que a ideia de ação da Naoko se resume a colocar as personagens tirando poderes do cu e gritando nomes extensos de golpes (todos criados usando a técnica de se colocar várias palavras em inglês num saquinho e ir tirando aleatoriamente até formar um golpe estiloso).

sailor-moon-manga-critica-listaMas o maior problema é que a Naoko pegou uma fórmula e repetiu em TODO FUCKING ARCO. Tá, qualquer autor de shonen faz isso, mas só Naoko consegue repetir 5 vezes a mesma estratégia durante apenas 12 volumes. É sempre:

Aparecem sailors > aparecem as inimigas que querem o Cristal por sei lá o quê > essas sailors são amigas ou inimigas? > Sailor Moon e as outras matam todas as sidekicks do vilão > vilão derrota Sailor Moon > Sailor Moon tira um novo poder da buceta e derrota o vilão > todos comemoram

Outra coisa que eu não entendo é por que existem outras personagens, se nenhuma é minimamente desenvolvida. No anime todas têm personalidade e histórias próprias, então dá para gostar mais de uma que da outra, mas no mangá todas servem apenas para gastar páginas com transformações e golpes com nomes estranhos que serão usados apenas uma vez. O único capítulo que fugiu a essa regra foi aquele que a Minako estava se sentindo mal por ser a única que não tinha ganhado uma nova transformação e decidiu atacar sozinha.

MANGA-ZONA-SM

Minha sensação ao terminar de ler esta bosta foi que fui feita de trouxa. Comprei o mangá esperando algo minimamente parecido quando eu via o anime na TV, e acabei comprando um produto muito inferior. Para quem vier falar que isso é nostalgia, gostaria de fazer uma pergunta sincera: você gostou MESMO dessa história corrida, mal desenvolvida, mal desenhada, cansativa e sem carisma ou apenas não quer pagar de estranho por não ter gostado de um mangá que todo mundo diz que gosta?

Nada contra a edição da JBC, mas eu que não vou ser feita de trouxa de novo e comprar o Short Stories e Sailor V… Nesse caso, vou apenas aceitar que o mangá de Sailor Moon era apenas uma justificativa para a Toei poder encher o cu de dinheiro fazendo um anime que, ao contrário do original, prestava.

53 comentários em “Analisando Mangás Que Todo Mundo Curte e Não Faço Ideia do Porquê: Sailor Moon (Editora JBC)

  1. Cavaleiros realmente é supremo S2!!! Não percam o próximo episódio nesta sexta!!!

    Curtir

  2. Até agora eu ainda não sei pq comprei, acho q foi o calor do momento, mas o gold n volta mais nnnnn

    Curtir

  3. Mara será que dá pra você fazer matéria sobre o processo que o JBox levou do ANMTV por calúnia e difamação tanto que o JBox proibiu menções ao ANMTV nos comentários e da censura do ANMTV nos comentários deles à quem falar mal da dublagem de Naruto?

    Curtir

  4. kkkkkk é muito cômico ver quando alguém se diz super fã de uma série, mas só pelo anime. Depois lê só porque saiu aqui ( porque nunca leu nem scan pra saber se era bom…) e se DECEPCIONA!!! kkkk Parabéns…

    Curtir

  5. Vixe! E eu que pensava que Kuramada desenhava mal… Realmente, assim como Cavaleiros, o anime parece ser superior. Só que nesse caso a superioridade é gritante: lá as meninas eram diferentes, aí parecem tudo clones!!

    Curtir

  6. Aparecem sailors > aparecem as inimigas que querem o Cristal por sei lá o quê > essas sailors são amigas ou inimigas? > Sailor Moon e as outras matam todas as sidekicks do vilão > vilão derrota Sailor Moon > Sailor Moon tira um novo poder da buceta e derrota o vilão > todos comemoram

    Resumo da série: não precisam mais comprar.

    Curtido por 1 pessoa

  7. E desde quando é diferente ?

    É claro que remakes e relançamentos só são uma desculpinha esfarrapada para a empresa sugar dinheiro dos fãs e tudo que elas fazem é melhorar (cof) os traços e o coloridos dos desenhos, e relançam mangás para pegar o embalo. Por isso que muita vezes o otaku é considerado troxa : pede para lançarem mais animes na televisão (fora as reprises que já tem), e não gostam da dublagem, xingam, mas deixam no canal só porque é anime. Eles pagam 16 reais para mangás com 6-7 capítulos, mesmo com traduções porcas, só para “salvar o mercado”, fora muitas vezes, a pouca qualidade das histórias. Cantam “vitória” por qualquer anime que estreie na tv, ou de qualquer novo mangá publicado, independente dos mesmos saírem péssimos.

    Eu adoro o filme Disney Mogli o Menino Lobo, e só por causa de uma redublagem porca e algumas alterações de cenários não comprei o Blu-ray, mas e os troxas que compraram todos os 12 volumes desse mangá ?

    Aprendam, estamos no século XXI, televisão quase não tem força, e até as redes sociais tem mais influência nas pessoas, fora que os japoneses já conseguem abastecer o próprio mercado, sem a necessidade de renda nos outros países, exceto no caso de Power Rangers, então galera, o dinheiro que vocês gastam com mangás com traduções porcas, vocês podiam ler online gratuitamente, e ainda juntar um dinheiro para comprar um X-Box One ( já que o PS4 tá 4K). Sejam espertos otakinhos, exijam qualidade invés de quantidade, senão irá se tornar o bacanal que virou as obras americanas ( que ainda tenho apreço), peção melhora de conteúdo, porque quando pesa no bolsa da editora ou empresa, aí as coisas mudam.

    PS : Não curto anime, mas ser enrolado desse jeito, ninguém merece, hehe.

    Curtir

  8. Lembro quando comprei os primeiros volumes do mangá de sailor moon, em inglês, lá na liberdade, em meados de 97/98. Paguei uma nota e me senti muito mal lendo aquilo. 1o porque passei a acreditar que realmente eu não entendia inglês, por mais que estivesse estudando em boas escolas, por mais que tirasse boas notas, comecei a acreditar que eu deveria ter algum problema de compreensão com o idioma. Aquele, pra mim, não poderia ser o mangá de Sailor Moon.

    E cá que estamos nós, 15/20 anos depois, e eu me certifico de que sim, eu entendia o idioma e que sim, o mangá é mesmo uma merda.

    Usagi chatissima, Mamoru machão, Sailors e demais personagens como coadjuvantes. Uma formulinha básica de mais ou menos um capitulo para cada sailor em todas as temporadas, e fim.

    Mas tenho esperança com o short stories, é quase a única oportunidade de conhecer as sailors, saber um pouquinho mais do temperamento de cada uma etc.

    Na verdade, acho SM tão ruim quanto cavaleiros, e diria que só fez sucesso por causa deste. Já que seria uma versão shoujo de uma historinha galáctica, no espaço sideral, que repete a mesma história em todas as temporadas, mudando apenas o vilão e os poderes.

    Curtir

  9. Eu gostei. Vi coisas diferentes do anime. Foi quase uma história paralela. Mas cada um tem seu gosto. ^^

    Curtir

  10. Ao ler seu post, tenho certeza absoluta que fiz a coisa certa em NÃO comprar este mangá. Na época, muita gente me criticou porque era um “clássico” que eu deveria comprar. Não comprei porque eu senti que primeiro: a JBC vai relançar mesmo em formato melhor. E segundo: não me parecia grande coisa para eu gastar minha grana. Prefiro continuar comprando a revista de Frozen, que custa 11 contos, as histórias são rápidas e a revista colorida.

    #prontofalei

    Sandra Monte
    TV Globo (#Globo50) – em seus 50 anos… me serve vadia! http://www.papodebudega.com/2015/04/tv-globo-globo50-em-seus-50-anos-me.html … … #Globo50Anos

    Curtir

  11. engraçado que comprei essa bodega, terminei a coleção e ate agora nao li (assim como outros mangas, faz uns tres anos que só compro mas nao leio nada) Estou tentando criar coragem, mas essa analise realmente nao ajudou. Porem ate ja esperava que o mangá não seria uma brastemp…no fim comprei mais pra ter completo e colecionar mesmo

    Curtir

  12. Eu discordo!
    A Naoko Takeuchi fez um ótimo trabalho com Sailor Moon!
    Esse mangá é muito melhor que esses Narutos e One Pieces que vocês compram!
    Agora mesmo,lançou CDZ:Soul of Gold. E todo babaca(inclusive eu) assistiu!
    Entendo que você não gosta de CDZ,mas e se fosse um anime que você gostasse?
    Se fosse uma outra coisa, como Sailor Moon, Precure e cia… Você e todos os seus seguidores iriam dizer que só querem ganhar dinheiro com qualquer coisa!
    Mas como é um CDZ,Naruto,One Piece…É uma obra de arte pra vocês…Ah,me dê paciência!

    Curtir

  13. Parei na parte que disse que Naoko foi repetitiva no mangá…
    Acho que alguém esqueceu que 90% do anime clássico é filler e que sempre é a mesma… MERDA (Pronto falei): Apresenta a personagem do dia > A personagem do dia ou protagonista do episódio mostra estar com algum problema > Vem o mostrinho do dia atacar a “protagonista do episódio” > As sailors derrotam o monstro e salvam o dia > O episódio acaba com uma lição de moral…
    A pessoa que escreveu essa “analise” sabe o porque do mangá ser corrido pelo menos? Simplesmente porque o mangá e o anime estavam sendo lançados na mesma época, porém o anime terminou antes porque Naoko estava fazendo tudo a mão…
    E pelo menos no mangá não temos uma miko HISTÉRICA e insuportável, pois a personalidade da Rei no anime clássico era chata!
    História mal desenvolvida? repetindo, 90% do anime é filler desnecessário…
    Mal desenhado? Sua opinião
    Cansativo? Assim como os fillers do anime…
    Postou sua opinião? Pois aquele ditado “fala o que quer, ouve o que não quer”
    E dá próxima vez, tenha maturidade e profissionalismo de fazer uma analise/critica sem ofender algo.
    Passar bem…

    Curtir

  14. Acho que tem gente aqui levando a sério d+ as coisas,isso aqui eh um blog de humor porra ñ tem pq ter butthurt lendo algo daqui u.u

    Curtir

  15. Jasque,
    Não somos funcionários do Sos, mas com certeza participo bastante…Na verdade,lá, somos uma família da InterWeb…Ninguém xinga o outro lá ou fala mal de nenhum anime!
    A pessoa que escreveu essa “analise” não conhece nada do anime/mangá!
    Se conhecesse, não estaria falando com tal grosseria!
    E não é preciso trabalhar no Sos para falar de algo que gosto!
    E lá no Sos,todo mundo é considerado funcionário,pois todo mundo participa de um jeito extraordinário!

    Curtir

  16. Ha, ha, ha… Deixa eles reclamarem, aí fica mais engraçado, que nem o site SENSACIONALISTA que volta e meia aparece alguém xingando todo mundo.

    Curtir

  17. lavem suas bocas imundas antes de descerem o cacete no sagrado SAILORMOON.
    o manga, de facto,. tecnicamente falando é bem ruinzinho, mas FODA-SE!
    é SAILORMOON E ACABOU!
    ah sim. só assisti 1 capitulo de sailormoon cristal. quem produziu aquilo vai passar o resto da eternidade no inferno transando com a DILMA, beijando na boca sm usar camisinha de lingua

    Curtir

  18. E incrível como o tempo passa mas o povo continua levando os posts da mara a serio.e por isso que amo esse lugar.
    E eu achava que nao existia nada tao bosta quanto cavaleiros.estava enganado

    Curtir

  19. Ninguém xinga o outro lá ou fala mal de nenhum anime!

    Que mentira da porra, o que você mais fazem lá é falar mal de Sailor Moon Crystal e denegrir quem gosta do anime;

    Curtir

  20. Sailor Moon é uma bosta mesmo e pau no cu dos funcionarios do SOS Sailor Moon

    Curtir

  21. O pessoal daqui tá precisando de um Starlight Honeymoon Double Therapy Kiss para acalmar todo esse ódio e butthurt.

    Curtir

  22. Bom… Também achei o mangá mediano. Aqueles ciuminhos da Chibiusa no arco Black Moon me irritavam profundamente. Cadê a Usagi mais “madura, mais isso e mais aquilo” que me venderam? Não acredito que as adolescentes japonesas se comportem assim com os seus namorados. Me recuso a acreditar nisso. E outra, o final não me convenceu nem um pouco. Espero que isso mude com os volumes de Short Stories.

    Curtir

  23. Ramon Ribeiro 27/04/2015 às 15:10 #

    Não somos funcionários do Sos
    (…)
    E lá no Sos,todo mundo é considerado funcionário

    Er… decida-se. =|

    Curtir

  24. Huahauahua, os bons tempos do blog em que a Mara fazia alguma análise de um produto consagrado na mesquita Otaco e apareciam os fiéis seguidores random, que não tinham conhecimento do blog, destilar o butthurt.
    Rolou uma lágrima, achei que não veria isso de novo enquanto vivo.

    Curtir

  25. Primeiro quero dizer que estou sofrendo com a dupla identidade da Mara, e estranhando todas as vezes q ela escreve no feminino. Droga.
    Eu até curti o mangá, li o começo só, mas fui cuidadosa pq sabia que a história provavelmente não passaria na minha regra dos quinze anos… Depois do 2o não tive mais vontade de comprar. Devia ter gastado meu dinheiro com blue exorcist, mimimi

    E quem acha que a Mara escolheu SM pra resenhar pq estava querendo comprar briga com a fanbase, bota a mão aqui, que já vai fechar!

    PS: Rei Hino do anime era DIVA que sambava na cara do povo, beijos

    Curtir

  26. Acho que eu tenho problemas cognitivos severos viu, Sailor Moon e Cavaleiros são minhas obras preferidas. Eu só queria saber onde no anime clássico tem mais romance que o mangá? A relação dos protagonistas nem é trabalhada. E eu super acho as “maquiagens” que Kurumada e Naoko usam pra requentar as estorias melhor elaboradas que Dragon Ball por exemplo.

    Porem concordo com a Sandra Monte, a JBC fez umas cagadinhas propositais pra vender uma edição melhor depois!!

    Curtir

  27. Olha, eu sou fã de Sailor Moon, mas…tenho que concordar com a Mara! O mangá realmente é muuuuuuuuuuito ruim! História é corrida, somente a Sailor Moon se destaca e as outras ficam fazendo figuração o mangá inteiro, as lutas são chatas, os nomes dos ataques são ainda mais bizarros, o roteiro é fraquíssimo e cheio de coisas sem o menor sentido (dá pra engolir a Chibiusa com 900 ANOS??? Aquela pirralha mimada e incestuosa com NO-VE-CEN-TOS anos? Nem Love Hina consegue chegar a esse nível de absurdo!). A Naoko terá que ser eternamente grata a Toei, pq se dependesse só do mangá, Sailor Moon já teria caído no esquecimento há muuuuuuito tempo e provavelmente hj ela estaria solteirona, pobre e frustrada! Eu já critiquei mto a Toei, mas hj eu percebo que eles salvaram um mangá fraco e corrido e transformaram em um anime ótimo, envolvente e cativante! (Apesar de que o anime clássico tbm é cheio de problemas, mas nada comparado com as cagadas do mangá!).

    Curtir

  28. Vou acabar com essa palhaçada!
    Primeiro,não somos funcionários do Sos!
    O mangá pode até não ser essa obra de arte,mas também não é essa porcaria que vocês falam!
    E afinal,por que eu tô ligando para esse post se a opinião da Mara nem vale para mim.
    Já que ela só sabe colocar a bunda dela no sofá,assistir apenas um episódio e automaticamente escrever tudo de mal sobre o anime que lhe vem a cabeça só para parecer engraçada e ganhar seguidores!
    Por isso que ninguém com um cérebro considera esse blog,um blog jornalístico.
    Afinal,essa muvuca não tem seriedade nenhuma!

    Curtir

  29. “Afinal,essa muvuca não tem seriedade nenhuma!”

    E exatamente por isso nós amamos este muquifo. <3

    Curtir

  30. Olha os comentários desse Ramon Ribeiro, pqp, o cara realmente leva a sério esse site de humor ? Hehehe, cara, eu curto Ben 10 e Power Rangers cara, e em vários sites o pessoal xingar e distorce a verdade, só porque não gostam deles, mas nem ligo cara, não precisa dar uma de “defensor” não.

    Mara faz isso para atrair otakus e não-otakus para rir em seu wordpress. Notícias sobre animes, mangas e afins, só em sites como o Anmtv mesmo. Ou fala sério que você pensou por um único minuto, que as notícias fossem sérias ?

    Curtir

  31. É verdade,isso sim é um muquifo!
    Mas o que ela faz,acaba afastando muitas pessoas!
    Afinal,ela faz o que quiser com o blog dela!
    Mas não vou mais frequentar um blog desse!
    Se era pra fazer um blog humorístico?…Passou batido,porque não achei graça nenhuma!

    Curtir

  32. Aff, quanto mimimi! É por essas e outras que eu acabei cansando de Sailor Moon. Sendo bem franco agora, o que mata Sailor Moon é o fandom! Digo isso com propriedade, pq eu participei do grupo de SM no Face durante uns 7 meses, mas acabei saindo, pq eu não tava aguentando mais a chatice. Que povo chato do caralho! Com exceção de algumas poucas pessoas legais, o restante dos membros era um bando de criancinhas birrentas criando polêmica, fazendo intriga, desrespeitando a opinião dos outros membros, postando coisas inúteis no grupo…Gente, melhorem! Aceitem de uma vez que: 1) vcs NÃO SÃO a Naoko e NÃO SÃO donos da Sailor Moon; 2) vcs NÃO SÃO a Sailor Moon (pq tem gente que se acha a Usagi Tsukino em pessoa! Só faltam ir no cartório pedir pra trocar de nome!); 3) Sailor Moon é uma obra MUITO, mas MUITO problemática! Contra fatos, não há argumentos: o mangá é uma merda, o anime novo é outra merda ainda pior! Gostar, tudo bem, o que não é legal é adotar uma atitude fanática e sair desrespeitando todo mundo que não compartilha da mesma opinião!

    Curtir

  33. “Já que ela só sabe colocar a bunda dela no sofá…”

    Tenha mais respeito pela moça, Ramon! É bunda gorda! Respeite a bunda gorda pelancuda da Mara caso você também queira ser respeitado! Nós temos regras aqui nesse cafofo.

    Curtir

  34. Estamos em 2015 e tem gente tonta que lê “crítica de mangá” (acho q a coisa realmente é q estamos em 2015 e ainda fazem crítica de mangá) e fica revoltado quando metem o pau. huahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahua

    Curtir

  35. Nem sabia que o blog tinha voltado. Ver butthurt nos comentários mais uma vez fez os meus se encherem de lágrimas molhadas.

    Curtir

  36. Sailor moon é pão com ovo. . . Aqueles spin offs do short stories são melhores que toda a mara em si.

    Curtir

  37. Tem toda a razão, o manga é muito mais inferior q o anime, eu comprei 3 edições do manga pq gosto do anime e do traço da Naoko, não sabia q era esse desleixo o manga, a Naoko só sabe fazer ilustrações bonitas; não sabe fazer bons roteiros e nem bons personagens, e muito menos senas de ação, ela só vai enchendo o manga de meninas inúteis com roupa de marinheiro e poderes estranhos e não desenvolve nenhuma delas, não desenvolve as personalidades as historias pessoais; nada, não faz isso nem com as personagens principais, ela fala só um pouco sobre a personagem quando ela aparece pela primeira vez, depois a personagem vira mais um na multidão q só luta e acompanha a Usagi.

    Curtir

  38. É aquele fodendo cliché que a galera gosta.
    Vide as duas ultimas novelas das 7. É o que o povo curte.

    Curtir

  39. Engraçado, eu comecei a ler o scan se sailor moon semana passada e estou no volume 4 e sim, essa foi exatamente a minha impressão do mangá. Sailor Moon era especial para mim porque vi na época na Manchete e por causa desse anime, eu comecei a desenhar, mas cresci e nunca fiquei atrás disso e tals.

    Eu raramente comento em blogs, mas como isso é recente pra mim e vc disse tudo o que eu senti, resolvi falar algo. O mangá e isso mesmo. Usagi é insuportável e o pior é que ela despreza a filha, pelo cara. Achei horrível isso. E é bem descarado e a autora ainda fica procurando justificativa para esse fato. Nem ela sabendo que a menina é filha dela, toca o coração de pedra dessa mulher. Pqp! Todas as outras sailors são melhores e nunca aparecem direito, vc quer ver mais e fica so naquele lenga-lenga que é sempre a mesma coisa e o poder infinito do cristal é usado constantemente como justificativa para resolver qualquer coisa! Porra Naoko, disfarça um pouco!

    O anime é superior! Gracas que não foi publicado por aqui em 96 ou a eu de 12 anos iria ficar com trauma.

    Se vc achou o mangá mal desenhado, saiba que essa é uma versão corrigida. Já foi pior, mas eu acho que Naoko pinta muito bem, gosto da suavidade que ela coloca porém no desenho ela peca bastante.

    Bom review e bom que o blog voltou!

    Curtir

  40. Realmente é uma porcaria! Arrependo-me amargamente por ter comprado estes mangás! E olha que sou um idiota mesmo, comprei todas as edições achando, ou melhor, na esperança que ficaria bom perto do fim mas foi pior ainda! Lixo! Deveria antes ter adquirido Guerreiras Mágicas pelo menos a arte é mais bonita! A Naoko deveria está alcoolizada quando criou essa história e desenhou os quadros.

    Curtir

Os comentários estão fechados.