Menu

MdOM Especial: Regina Casé homenageia a cultura japonesa no Esquenta!

Fiquei muito estarrecida quando um amigo próximo dessa blogueira mostrou uma discussão numa página do Facebook a respeito do cancelamento do Anime Dreams. Lá estavam reclamando que nenhum site jornalístico havia abordado isso, e excluíam o Mais de Oito Mil porque ESTE BLOG NÃO É CONSIDERADO JORNALISMO. Como assim, minna? E esse diploma de jornalista que eu tenho emoldurado logo em cima do meu pôster de Dragon Ball Z que veio numa Ultra Jovem?

Por um acaso eu gozo um pouco das notícias, faço galhofa das coisas e tenho uma visão extremamente parcial das informações? Tá, eu faço tudo isso, mas ISSO NÃO É O JORNALISMO? Fiquei tão incomodada que decidi adotar meu lado de jornalista séria e cobrir algo influente na grande mídia, que foi a homenagem que Regina Casé fez para a cultura otaku no Esquenta exibida ontem (12/04). Não é a primeira vez que a apresentadora faz isso, e aqui o Mais de Oito Mil já deve ter coberto uns três programas desses, mas vamos mostrar com todo o glamour e seriedade!

Mas, afinal, o que é o Esquenta? Para você, otaku que apenas usa a televisão para ligar seu HD externo e assistir aos animes de colegiais da temporada, o programa da Regina Casé é a representação do Brasil: tem uma apresentadora que dizem odiar pobre, tem uma falta de planejamento absurda e coloca no mesmo balaio atrações como mangás, bonecos de lata e o Arlindo Cruz olhando com desprezo para uma assistente de palco vestida de Pikachu.

ESQUENTA-01

Mas veja o que aconteceu de relevante. Para tornar o programa verossímil, Regina Casé obrigou que todos os seus bailarinos se vestissem como autênticos personagens de mangá. Se já não bastasse o sofrimento de trabalhar possivelmente em troca de um vale refeição (talvez inspirados no pagamento de staff de evento de anime), eles ainda me botam a galera com essas roupas:

ESQUENTA-02

Para explicar sobre a cultura japonesa, quem Regina Casé convidou para o programa? Seria Sandrinha Monte, a estrela fascinante? Ou então Renato Siqueira? Quem sabe Alexandre Nagado? Claro que não, chamou um avulso aí…

ESQUENTA-03

Nem precisa ser especialista em analisar a letra das pessoas porque tá na cara que estou derretidíssima por Ronaldo Lemos, o especialista em mangás do Esquenta. Ele até que explicou bem as coisas, mesmo com a Globo exemplificando com esse Astro Boy que fez a dança da fusão com o Megaman:

ESQUENTA-04

O próximo print é só pra mostrar a Regina Casé com cosplay de Kirby… depois de engolir o Péricles e o Celso Kamura:

ESQUENTA-05

A desfrutável Débora Bloch que tá arrasando na novela das sei…ai, esse assunto é da outra identidade… enfim, ela estava contando como o filho dela adorava essas coisas japonesas, e surpreendeu com a sinceridade:

ESQUENTA-06

No Esquenta eles usam qualquer palavra pra engatar num samba, e juro que me surpreendi com Xande de Pilates conseguindo um pagodão sobre a Grande Nação Japonesa (olha a dica para a próxima investida musical da cantora Tsubasa).

ESQUENTA-07

E aí começou uma matéria ultraespecial sobre lolitas, essa moda vitoriana inspirada no belíssimo estilo rococó. Veja que garotas lindas, que cabelos impecáveis e que sensibilidade latente. Não sei vocês leitores do Mais de Oito Mil, mas eu acho que essa moda vai pegar e muito.

ESQUENTA-08

O especialista gostoso tentou explicar as bonecas através do viés Kawaii da coisa. Reparem como Débora Bloch estava curtindo esse momento:

ESQUENTA-09

E o programa foi tão paunocu que decidi encerrar antes o post. Fiquem com Kami-Sama e voltamos a qualquer momento com o jornalismo sério que só o Mais de Oito Mil sabe fazer.

44 comentários em “MdOM Especial: Regina Casé homenageia a cultura japonesa no Esquenta!

  1. “…Regina Casé com cosplay de Kirby… depois de engolir o Péricles e o Celso Kamura”

    MEUS LADOS

    Curtir

  2. Resolveu voltar??? Nós apoiamos e recomendamos em todas as redes!!!
    (agora faz alguns anúncios para poder manter o blog, só não abusa)

    Curtir

  3. O gostava da Regina Casé antes dela virar esnobe e coadjuvante em 5 Alguma Coisa. Não sei se a primeira vez que a vi foi na TV Pirata ou no filme educativo “Os & Gatinhos”. Lembro que ela tava ultra magra nem peito tinha, diferente da saudosa Telma Reston com seus belos melões. Falando nisso, teve um tempo que ela quando engordou ficou peituda, mas parece que depois eles murcharam… Que pena!!

    Aproveitando, mostro uma postagem que fiz de Telma antes dela morrer:
    http://big-lui.blogspot.com.br/2011/07/thelma-reston.html

    E meu blog sobre peitudas:
    http://opeitofilo.blogspot.com.br/

    PS: Será que finalmente MdOM voltou!? Espera-se que sim…

    Curtir

  4. Não acredito que perdi isso! Hahahahaha
    É bom te ver ativa Mara!
    Parabéns pelo post jornalístico sério!

    Curtir

  5. A Mara tenta sair da cultura japonesa mas a cultura japonesa a puxa com todas as forças para o poço da escrotidão.
    Volta definitivamente, sua gordinha danada!
    Ahh, aproveitando, faz um review de Lúcifer e o Martelo, rolaram boatos de que você gostou.

    Curtir

  6. OK, mas, agora que todos sabemos que ela é ele, pra que ficar se referenciando a ele como ela? Fetiche tem limite, povo!

    BTW, grande volta, Fulano (me esqueci do seu nome e não vou lá no post de “despedida” pra lê-lo): sua acidez estilo “BK-comedido” é um espetáculo!

    Curtir

  7. So eu que nao consigo tratar ele como ele?
    Emfim para mara:
    Sua gorda nao brinque com meu sentimentos me dando ilusões de que vai voltar

    Para a outra personalidade vulgo “viado careca que nao lembro o nome”:
    Suas ferias vao ir ate quando ein?to cansado de me iludir achando que voce vai voltar cara

    Curtir

  8. HAHAHAHAHAHAHAHAHA.

    Até eu que participei do programa estou rindo de como você é tão forçada em ser babaca.
    Lindo ser formada em jornalismo e ter um blog assim, parabéns em ser uma ótima jornalista -sqn

    Mas obrigada por ter visto o programa <3

    Curtir

  9. O programa foi bem infeliz…mas se eu não me engano, a matéria era sobre lolitas, e não sobre bonecas japonesas. Elas não precisavam parecer com bonecas, cada uma representava um subestilo da moda. Não eram os outfits mais lindos do mundo, mas elas representaram decentemente.

    Curtir

  10. Não creio de fato que a sua postagem seja voltada para o Jornalismo. Certa vez li uma postagem sobre o programa da Eliana, bem humorística, até. Entretanto, vejo um levantamento muito maior para uma crítica (extremamente ironizada) do que para o jornalismo. A crítica SIM estabelece juízos com maior intensidade do que o texto jornalístico. Não vejo apresentação de muitas informações, mas sim de explicações simples para contextualizar o texto. Não sei da vida da Regina Casé, não conheço a personalidade dela e seria interessante, como jornalista, mostrar uma pesquisa ou referências dessas pessoas que “dizem” que ela é X ou Y. Quanto à forma que referiu-se às meninas, realmente, bastante subjetiva, pois eu não vejo filme de horror nelas. São garotas que adotaram um estilo e estão tentando apresentá-lo à sociedade da melhor forma. Estabelecer esse tipo de referência, sem nem ao menos conhecê-las é desprezível. Você não ofende apenas essas pessoas, mas ofende PUBLICAMENTE todo um grupo que merece muito mais do que gozações ridículas, creio impróprias do jornalismo. Merecem respeito.
    Faça um jornalismo produtivo! Apresente o que deve ser divulgado, o que deve ser respeitado e introduzido à cultura brasileira, tão ampla e diversificada.

    Att,
    Voorhees/ lolita do Breu

    Curtir

  11. Colega eu não sou jornalista mas cobrir o programa seria se vc estivesse la e acompanhasse as mais de 10h de gravação, moça o seu curso teve redação ? Pq vc não entendem bem a ideia de publico alvo e falar de uma forma que todos entendam.
    As assistentes de palco provavelmente ganham mais do que vc como jornalista, e a roupa delas foram inspiradas em marcas lolita famosas. A proposito linha editorial é outra coisa que vc não entendeu bem, e com certeza não faz ideia da qual seja a do programa Esquenta.
    Sobre o não ser jornalismo essas noticia, eu concordo com vc, é jornalismo so que feito mal e porcamente, eu nao sei do seu site mas essa matéria foi so queimação, visto que eu sem o curso demostro entender mais de jornalismo que vc, com certeza não vão te contratar para um trabalho serio, acho que nem para trabalhar no pânico na tv…
    E Dragonball é um anime bem fraquinho escrito a contragosto pelo Kurumada bem adequado para seu diploma estar em cima.

    Curtir

  12. Olá senho(a) jornalista formado(a), venho agradecer a exposição que você me deu, mas acredito que algumas coisas precisa ser corrigidas.
    Compreendo que seu blog é de humor, mas considero que esteja sendo tendencioso e preconceituoso.
    Explico, eu sou a Lolita a direita no seu print, a de peruca rosa. E gostaria de ressaltar que não se tratam de bonecas japonesas, mas de moda lolita, uma moda de rua japonesa com mais de 20 anos de existência.
    Eu uso essa moda a alguns anos, e posso garantir que os outfits das representantes que estavam lá no dia era ótimos e representavam muito bem a moda.
    Não sei se você estava presente nas gravações, acredito que não, nesse caso acho incorreto que você diga que cobriu o programa, que alias não fez homenagem a cultura otaku, mas sim a cultura japonesa.
    Foram mais de 8 horas de gravação, as assistentes de palco(que por acaso são bem pagos, diferente dos staffs de evento) tinha figurinos muito bem pesquisados e adaptados para a linha editorial do programa Esquenta, o Arlindo Cruz foi super simpático conosco e estava muito interessado na nossa participação, inclusive fez varias perguntas que infelizmente foram cordadas na edição, mas isso é outra história.
    Sobre a participação do Ronaldo Lemos, não vou dizer que estava super animada, mas achei o resultado bastante satisfatório.
    Obrigada pela atenção, de sua colega de profissão.
    Priscilla S N Martins

    Curtir

  13. Oh gawd, não sei o que tá melhor, o post ou os comentários srsbsns… lol

    Pra ficar tudo bem agora, só falta a volta da Ba-chan. =D

    E Dragonball é um anime bem fraquinho escrito a contragosto pelo Kurumada bem adequado para seu diploma estar em cima.

    taserto.jpg

    Curtir

  14. Sério que você tem diploma em jornalismo?
    Acho pque você deveria rasga-lo e joga-lo fora, ta explicado por que não levam seu blog a serio e nem como blog jornalístico.
    Sua matéria foi tendenciosamente de mal gosto e humilhatoria, além de não conhecer nem uma virgula sobre a moda lolita que existe a muito mais tempo do que sua precária formação acadêmica, os dados que você expõe mostram que você realmente não fez nenhuma pesquisa sobre o assunto e muito menos tem senso humorístico.
    Você provavelmente “fez a cobertura” do programa vendo pelo YouTube e muito bem cortado.
    Sinceramente é por causa de pessoas como você que não levam quem tem blog a sério, sair defecando pelos dedos é muito fácil, você tem zero de profissionalismo e zero de responsabilidade, afinal escrever em blog também formula opiniões, as que você dissemina são ridículas e sem propósito.
    Se sua intençao era fazer uma matéria porca e de baixo calão você foi bem sucedido.

    Curtir

  15. Fabinho mexeu com a gangue das lolitas br, provenientes de uma cultura decenária e que pelo visto não tem senso de humor, agora aguenta. #apaga #acheiofensivo

    Curtir

  16. Não é uma questão de senso de humor Luciano, nem quero que apague nada. Mas foi ofensivo, imagine uma filha sua sendo chamada de boneca de pegadinha de terror, esse tipo de declaração tira a vida de crianças e adolescentes todos os dias pelo mundo, crianças que não conseguem lidar com Bullying e tiram suas próprias vidas.
    Bullying não é senso de humor, só é divertido enquanto todos estão se divertindo! É isso que eu ensino para as minhas filhas (eu tenho duas). Que mãe seria eu se deixasse isso prosseguir sem nem sequer me manifestar?
    Lembrando que eu apareço em todas as fotos de divulgação desse post, no centro! É a minha cara, a minha imagem!

    Curtir

  17. +Niki
    Você ACHA que precisa de diploma para tocar blog de humor?
    Tá explicado o motivo do pais ser considerado “

    Curtir

  18. +Niki
    Você ACHA que precisa de diploma para tocar blog de humor?
    Tá explicado o motivo do pais ser considerado “ Politicamente Correto DEMAIS”
    Eu teria reclamado da Regina Cazé pois ela finge ser jornalista mas é mais ofensivo que muitos blogs e comediantes
    Repense se valeu o cachê que vc recebeu

    Curtir

  19. Se prepare Mara que a gangue das Lolitas Trevosas estará a sua espreita…hahahahahahahahahahahahahahahaha
    Rindo mais com os comentários do que com a matéeria jornalística,

    Curtir

  20. Priscilla S N Martins, se não queria mostrar sua imagem na TV (e, consequentemente, na internet), por que quis participar desse programinha?

    Curtir

  21. Isso aí definitivamente não é jornalismo, e as lolitas estavam bem lindas
    Ao menos elas fizeram algo pela moda porque só elas sabem como é ser Lolita no Rio de Janeiro e no Brasil, já que as pessoas não tem mesmo conhecimento do que seja isso.

    Curtir

  22. CADÊ A BA-CHAN PRA DEFENDER AS LOLITAS, BRASEEEEL?
    Bem que a Budweiser disse, good times are coming back.

    Curtir

  23. Adorei os toques de sarcasmo na sua alteração de texto senhor jornalista formado! Acho que você deve ser um grande admirador da moda!
    Sobre mostrar minha imagem Toka-san, eu quero sim mostrar minha imagem, tanto que estou usando meu perfil para fazer esses comentários, se você quiser saber quem sou eu, é só clicar no meu nome. O que eu vim fazer aqui foi argumentar sobre os limites entre brincadeira e ofensa gratuita.
    Pessoalmente não gosto desse tipo e humor, mas não tenho nada contra quem gosta. Só que existe limite, bom senso, um uso de palavras, talvez, infeliz, que ja foi corrigido, sem perder o tom de ironia característico do blog.

    Curtir

  24. Esse post ta melhor que o feijão da minha oka-san, pq ta rendendo mô caldão hahauhuahahaha
    #OmundoPrecisaDoMDOM (vamos subir essa tag no twitter!!!11!!1)

    Curtir

  25. “eu gozo um pouco das notícias, faço galhofa das coisas e tenho uma visão extremamente parcial das informações?” Não, não é.
    “Jornalismo é a atividade profissional que consiste em lidar com notícias, dados factuais e divulgação de informações. Também define-se o Jornalismo como a prática de coletar, redigir, editar e publicar informações sobre eventos atuais, bem como eventos passados, como sucede em revistas.” Wikipedia.
    Jornalismo é sério e imparcial. “Comentarismo”, que é o que vc faz, é outra coisa.
    Existe um motivo pelo qual o STF destruiu o diploma de jornalismo e transformou em pouco mais do que papel higiênico, e esse motivo são profissionais como vc. Beijo.

    Curtir

  26. Aehhhh esssa Bagaça voltou e de quebra com treta nos comentários

    | ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄|
    | MEÇA |
    | SUAS |
    | PALAVRAS |
    | PARÇA ♥ |
    | Eu sou |
    | Malandrão |
    | Kawaii! |
    |______ |
    ∧__∧ ||
    ( ´ω` ) ||
    /   づ

    Curtir

  27. bla bla bla whiskas sache
    Obrigada Mara, ver que as pessoas se divertem com o que elas julgam ser uma “treta” rolando nos comentários ampliou minha forma de ver os seres humanos, eu gosto cada vez mais do meu gato.

    Curtir

  28. Senhoritas e senhoritos(UI!!!), não sei a quem vocês estão respondendo, mas com certeza, não é ao dono do blog. Ele nunca responde aos comentários. Beijos, Fujoshis e Lolitas Trevosas!!! Saudades dessas tretas.(^_^) KKKKKKK

    Curtir

  29. É por matérias como essas podendo sair, que eu ainda gosto que existam tantos otakus por aí. Não curto animes, nem mangá, o que não significa que eu não goste dos jogos deles (hehe), mas cara, para se ter pérolas assim, esses otakus asim devem existir sempre, adoro vocês @maisdeoitomil, vocês e sites como vocês, são a graça e a diversão desse mundo otaku.

    Curtir

  30. hahahahahaha a Lolita classifica o site como “tendencioso e preconceituoso” mas ainda assim vem se promover. é, eu também: quanto mais conheço os seres humanos, “eu gosto cada vez mais do meu gato”, e olha que nem gato eu tenho.

    Curtir

  31. Amor super curti seu post e super não curti a apresentação “lolita” de cinco minutos do esquenta (pra quem ficou oito horas ali de enfeite aparecer 5minutos e ficar feliz so posso crer que tem problema e votou na Dilma) E não cara, as roupas dos assistentes estavam tão boas quanto as fantasias daquela escola de samba de São Paulo… ou seja, estavam péssimas… No mais, seu blog ganhou uma seguidora <3

    Curtir

  32. Jornalismo 10/10. KKK Desculpe, como blog de humor e comentarístico está ótimo. Mas jornalismo?

    Curtir

Os comentários estão fechados.