Aleatoriedades

Comemore o aniversário do Mais de Oito Mil relembrando os 16 posts obrigatórios do blog!!!!!!!

O Mais de Oito Mil completa hoje exatamente quatro anos de idade, colocando-se em longevidade à frente de empreitadas como a Ação Magazine, Gen Mangá, Vampire Princess Miyu nas bancas e até a inovadora publicação de Megaman Battle Network em um formato inovador abaixo de 5 reais uns 10 anos antes de Super Onze.

Como eu já falei em todos os outros aniversários, em posts autobajuladores em busca de comentários de parabéns, o Mais de Oito Mil surgiu despretensiosamente e hoje já é o maior de seu segmento (o segmento dos blogs cafonas sobre bizarrices japonesas). Durante esse tempo encaramos personagens marcantes, ameaças de processo, visitas em queda, falta de pauta e até mesmo minha prima virando famosa da internet.

Como talvez você pode não ter vivido para ver tudo o que rolou de bom, separei os 16 posts indispensáveis para se entender a história e as referências do Mais de Oito Mil. Direto do túnel do teeeempo (imagine a Cissa Guimarães falando isso)… clique nos títulos para ler os posts e me dar mais visitas.

obrigatorio01

Qualé, tem problemas com Fairy Tail?

O primeiro grande barraco do blog, quem estava aí pra ler. Eu havia comprado a primeira edição de Fairy Tail da JBC e fiquei incomodada com a tradução feita pelo dublador Guilherme Briggs cheia de brincadeirinhas e tal. Com esse post, ganhei o ódio mortal do moço, que convocou seus fãs para me atacarem me chamando de puta pra baixo. O alto nível sempre imperou no Mais de Oito Mil.

obrigatorio02

Analisando a primeira edição da Ação Magazine

Outro post muito importante na história do blog foi a análise da Ação Magazine. Sempre apoiei o projeto por tê-lo achado interessante, mas o negócio foi tão mal feito e cheio de egocentrismos que a revista foi afundando e afundando. O Lancaster nunca comentou as críticas sérias que fiz no post, mas com certeza ele leu.

obrigatorio03

Uma novela para homenagear a Grande Nação Japonesa

Depois de toda a polêmica envolvendo o ódio de Walcyr Carrasco pelos otakus brasileiros (que o ameaçaram com medo que sua novela representasse o nicho que forma bizarra), estreou a droga de novela das sete que misturava robótica com dinossauros. Com o tempo, o medo dos otakus se mostrou verdadeiro, porque quando o autor colocou cenas na Liberdade em Amor à Vida a gente morreu de vergonha.

obrigatorio04

O dia que o Mais de Oito Mil foi calado

No começo do blog eram freqüentes os posts zoando outros sites, principalmente um que fala sobre anime, mangá e TV paga. Porém, eles ficaram cheios de mimimi com a zoação pelos textos ridículos deles e entraram com um pedido para o WordPress ordenando a retirada dos meus prints alegando plágio. Como o WordPress é justo como a roupa de batalha do Vegeta, fui obrigada a ceder e a retirar os posts, mas não sem antes fazer um baita desabafo contra esse sitezinho medíocre.

obrigatorio05

A primeira entrevista com Marcelo Del Greco

Embora muitos digam que esse site é idiota e ralézento, consegui já muitas entrevistas importantes. Uma das minhas favoritas foi essa com o então editor da JBC falando, principalmente, sobre a tradução de Fairy Tail. A conversa foi ótima e iniciou minha amizade com o Marcelinho quando descobri que ele foi o responsável por pintar as tais zebras de Fairy Tail.

obrigatorio06

Um herói mineiro e um conceituado professor

Outro personagem que muito marcou esses quatro anos de blog foi o Mineirinhooo. Ele é donooo de um site sobre Tokusatsu e acredita na força de seus programas, tanto que já fez diversas campanhas para o retorno do gênero ao Burajiru. Enquanto isso, ele pedia doações aos fãs para manter superfaturadamente o seu site, estratégia descoberta pela equipe investigativa do Mais de Oito Mil. Nem o conceituado professor Odilon conseguiu salvar o Mineirinhooo.

obrigatorio07

O caso Zé Roberto

Um outro site aí todo trabalhado no recalque começou a copiar o Mais de Oito Mil Investigations e lançou uma denúncia sobre eu ser, na verdade, o Zé Roberto (um antigo barraqueiro de animes e ex-editor de revistas).  Mesmo com o próprio Zé Roberto surgindo para explicar a história o site achou que era para despistar.  O desocupado até criou um fake de Twitter que ficava falando que eu era o cara. Bem, o Zé morreu ano passado, espero que agora acreditem que eu não sou ele.

obrigatorio08

Togashi, eu te odeio!

Em 2011 estreou o novo anime de Hunter x Hunter, e buscando visitas eu decidi fazer análises semanais dos capítulos. Nem preciso dizer que chegou no quinto episódio e eu inventei uma desculpa esfarrapada para nunca mais fazer, né? Mas são posts ainda muito bons, sugiro a leitura.

obrigatorio09

O agourado e aguardado DVD de Sailor Moon S

Fiz uma cobertura especial de toda a gestação do DVD de Sailor Moon S, desde o anúncio até os delírios dos fãs achando que ia vender mais que a trilogia pornô da Leila Lopes. Até mesmo entrevistei o dono da empresa CD & DVD Factory, que foi bem grosso e desnecessário nas respostas. O DVD saiu, encalhou mais que uma cosplayer gorda de Hatsune Miku e nunca mais falaram do volume 2.

obrigatorio10

Quem quer namorar uma otaka?

Mais um post favorito meu. Eu adoro programas de namoros na TV, e quando apareceu a Vívian Otaka no Rola ou Enrola eu vi a chance de poder escrever sobre a minha paixão. Em uma série de posts semanais eu acompanhei o processo de desencalhe da nova musa dos otakus, além das outras avulsas que acabei me afeiçoando. O melhor foi receber comentários das meninas reclamando das trolladas!!! Mas a Vívian é uma fofa e até deu entrevista pro blog.

obrigatorio11

O grande rebosteio dos games

Num belo dia de 2012 fiz um post criticando uma declaração infeliz do Moacyr do Jogo Justo baseada em uma entrevista que ele mesmo deu. No dia seguinte, toda a imprensa de games estava lendo aquela notícia e começou o ataque ao homem que prometeu taxar a Steam para ela funcionar no Brasil. O post valeu pela repercussão, pelo que recebi no meu email e por ter sido citada no Kotaku.

obrigatorio12

One Piece… of shit

Muitos pedem minha opinião sobre algum assunto, mas quando dou ficam de mimimi. Fiz um post elaborado após ler muitas edições de One Piece e concluí que a porra do mangá era apenas boa, e veio otaku, otaka, idiota, Poseidon, japoneses, funcionários da Gomes da Costa… tudo mundo vindo meter o pau em mim porque não falei que One Piece era excelente. Usaram até a desculpa que eu sou mulher, por isso não entendi, então fiz um texto mostrando como o próprio Eiichiro Oda falou que One Piece é para as mulheres também. Chora haters.

obrigatorio13

Mônica Jovem e a Mesa Branca

Maurício de Sousa conseguiu que todos os especialistas em quadrinhos comprassem sua amizade com Osamu Tezuka, e usou isso para criar um mangá crossover. Simplesmente O PIOR QUADRINHO NACIONAL. A história era claramente encomendada para fazer propaganda de madeireira e um episódio do Telecurso 2000 parecia mais articulado. Tezuka não se revirou no túmulo, ele deve ter dançado a Macarena lá de revolta.

obrigatorio14

Vitrais quebrados

Um dia decidi fazer um top de capas feias de mangás nacionais e coloquei no ranking vitrais e O Príncipe do Best Seller, dois títulos que você provavelmente nunca ouviu falar. Só sei que as autoras ficaram REVOLTADÍSSIMAS e mandaram eu tirar o post do ar imediatamente alegando que fui contra os direitos autorais por ter postado a imagem de capa do mangá sem a autorização, além de ter errado o gênero das autoras. Por muita coincidência, um certo número de IP começou a postar uma série de ofensas pesadas nos comentários, até mesmo me ameaçando de morte. Essa vida é cheia de coincidências, né?

obrigatorio15

Festival Promessas com a Newpop

Outro que peguei bastante no pé foi o Jr Fonseca, dono da Newpop. A editora que mais promete do Burajiru fez uma semana especial só com anúncios, e no total prometeu 16 títulos. Enquanto toda a imprensa especializada (pff) exaltava a editora, eu fui a única que cheguei e propus um desafio para o dono: ele deveria se comprometer a lançar todos aqueles títulos, ou então poderia falar que nunca mais comprassem mangás dele. O Jr Fonseca nem respondeu à provocação. Sorte dele, a Newpop não conseguiu lançar tudo e ainda hoje tá botando na banca título prometido ano passado.

obrigatorio16

Ba-chan e sua revolta contra o G1

Deixei por último simplesmente o post de maior visita da história do Mais de Oito Mil. Minha prima assumiu uma coluna opinativa alguns anos atrás, mas só com esse post ela conseguiu a repercussão devida. Com sua crítica a uma matéria sobre otakus no G1, Ba-chan virou meme, apareceu no Youpix e até mesmo um jornalista de uma revista importante entrou em contato com ela para uma entrevista. Pena que não rolou, queria ver a minha priminha falando mais coisas em uma mídia séria.

***

Os festejos do aniversário continuam, aguarde a segunda edição do Troféu Imprensa Especializada (pff)!

(E aceito mensagens de parabéns, sou uma blogueira carente)

52 comentários em “Comemore o aniversário do Mais de Oito Mil relembrando os 16 posts obrigatórios do blog!!!!!!!

  1. Mais de Oito Mil deve retornar à dona americana da marca.

    Muito já se especulava que o Mais de Oito Mil estava com os dias contados no Brasil. Os posts, cada vez mais escassos, cederam espaço agora para o especial com os melhores momentos do cana- blog, o #MyMdOM.

    Perdendo público e apostando cada vez mais em um nicho de mercado que se esvazia, há tempos o canal não consegue anunciantes e enfrenta a crise quase no vermelho.

    A Toei, distribuidora internacional da marca, trabalha com a previsão de janeiro de 2014 para que o canal retorne à ela. No Brasil a marca é alugada para Mara Mariachi Corporation, que anualmente paga os royalties à dona de Dragon Ball e One Piece.

    “estamos empolgados com o retorno da marca para nós. Temos planos de relançar o blog já no dia seguinte na nossa rede de blogs pagos com muitas novidades, dentre elas uma coluna do Mineirinho e uma entrevista exclusiva com o CavZodiaco” afirma o representante da Toei no Brasil.

    Procuramos Mara Mariachi, mas até o fechamento da matéria não obtivemos resposta. Mais informações em breve.

    Curtir

  2. Tenho orgulho de dizer que acompanho o blog desde o início (pelo menos sempre to lendo, às vezes não comento porque acho que o post foi chato). Vi todos esses barracos, falcatruas, ironias e deboches da nossa querida Maroca. Que venham mais 8 mil anos. Parabéns!

    Curtir

  3. Salvando esse post para depois. Comecei a ler o MdoM por volta de…2012? Por causa de uns amigos que me indicaram. Toda semana eu dou uma lidinha pra ter umas boas risadas (ou pra me viciar em alguns animes – vide sua análise de Jojos.)

    Agora falta só uma retrospectiva de banners do MdoM, tô querendo o endereço daquele quadradinho de 8 há muito tempo mas não acho…rsrsrs

    Curtir

  4. Parabéns Mara! Pelo aniversário do blog, pelo seu próprio aniversário, e pelo excelente conteúdo! Continue espalhando humor ácido pelas interwebs otakus!

    Curtir

  5. Mara, sua linda!!!!!

    Parabéns viu, pelo blog, e para você também, afinal também é seu aniversário (Afinal todo mundo lê as tags)

    Acompanho o Mais de oito mil a mais ou menos 2 anos e meio, 3 anos talvez, conheci ele através de um blog, na época que eu também tinha um blog e visitava vários blogs da impressa especializada PFFF, enfim o wordpress retirou meu blog do ar, e eu desisti do sonho. ;)

    Nunca comentei nada aqui (Porque eu tenho mais o que fazer da minha vida), porque nunca achei que tivesse nada interessante para te dizer, mas depois desse post tão grande que você fez, com tanto carinho (e pedindo pra ser parabenizada, desde 3 posts atrás), não tinha como ignorar.

    Mas sério mesmo eu gosto de você, e dos seus posts, e a primeira vez que li um texto seu, pensei que tinha achado a “otaka” perfeita, curte anime mangá e afins, mais sabe critica-los, e olha só por incrível que pareça é coerente. Além claro de eu me divertir muito com seus posts. Até tava começando a me afeiçoar por você (Tava pensando em te mandar um e-mail, jogar um chaveco virtual pra ver qual er a tua, kkk). Mas aí vi que você tinha namorado (E provavelmente você me mataria em algum momento, sua psicótica), seu kareshi, como você o chama e não é o Léo Kitsune, então meio que quis manter uma distância respeitosa, mas não deixei de acompanhar a trajetória deste blog.

    A baixa frequência de atualização (como por exemplo entre as semanas do natal e ano novo, que você no máximo vai fazer 3 post, com muito esforço 4) as vezes me incomoda, mas eu não te culpo sei que você tem coisas pra fazer (Ou está dormindo estirada no sofá).

    Enfim, gosto muito de você, do seu trabalho, da sua visão sobre o mundo otaku, e o blog está de parabéns por esses 4 anos de vida. E você sua blogueira (Mara você não é gorda, eu tenho conficção disso), LINDA, está de parabéns pelo seu aniversário e também por mantaer esse blog, e colocar um pouquinho de humor no nosso dia (quando você posta né?). Te adoro.

    Desejo a você, muita felicidade, saúde, alégria… (Aquela coisa toda que sua tia e sua prima Ba-chan já te disseram), e que você encontre uma forma de manter esse blog funcionando.

    E ao blog desejo sucesso, que ele consiga prosperar em visitas e comentários, e que lee nunca morra, e que passe dos oito mil posts, dos oito mil anos de vida pra esse blog, que eu acesso todo dia (Devo ser o único) em busca de atualização (que sempre demora).

    Muito obrigado Mara do MdOM.

    Obs¹: Desculpe escrever este texto enorme, pretendia enviar algo assim por email

    Obs²: Ainda pretendo te enviar um e-mail, (A cantada talvez, kkkk – que seu kareshi não leia, apesar de saber que ele vai ler) se você responder a este comentário, ficarei mais motivado a enviá-lo numa rapidez que não seja a de atualização de posts deste blog.

    Um beijão Mara, para a blogueira, e também para a pessoa Mara!!!!

    Curtir

  6. Parabains Maroca (e Ba-chan também), acompanho o blog praticamente desde o início e tive o prazer de acompanhar todos os barracos, intrigas, exclamações, hatsune mikus, amores e genkidamas, além das muitas lágrimas negras da sociedade derramadas.

    Aguardando o post com um bingo comemorativo de aniversário!

    Curtir

  7. Aew Mara! Parabéns por mais um ano de Blog :D
    Bem, faz um tempinho que leio seu blog( acho que uns 2 anos) não me lembro exatamente quando comecei, mas desde da primeira matéria que eu li adorei!
    Espero que tenha vários anos de Blog e que continue divertido como sempre foi!

    Bem, deixando um pouco os parabéns rsrsrs Gostaria de uma opinião sobre um assunto, Mara! A comunidade do face da Ação Magazine sumiu e o site também, só que ate agora eles não deram nota nenhuma! Sem falar que a 4° edição ainda não lançou. Sera que essa é a declaração de falência da revista? Eu espero que não, pois gostei muito da inciativa, mas agora não sei nem o que pensar dela…

    Curtir

  8. Eu, Poseidon, os pescadores, os ancestrais japoneses e todos os funcionarios da Gomes da Costa desejamos um feliz aniversario ao blog a Mara e muito sucesso nos ano que vem por ai!
    PARABENS MAIS DE OITO MIL!!!!!!!

    Curtir

  9. Não comprei o bolo que eu falei que ia comprar porque não quero ficar gordo que nem tu, Maralaiara. Mas o que importa é a intenção, né. De toda forma, parabéns pelo aniversário.

    Curtir

  10. -Parabains
    -Parabains
    -Parabains
    (21 mins)

    Já li os 16 posts qua a Mara diz serem obrigatórios faz tempo e li todos com prazer. Sinto prazer em fazer coisas que a Mara obriga.

    Curtir

  11. Bem, eu não sou muito de comentar porque sou meio tímido mas eu queria parabenizar a Mara pelo blog e pelos anos de risadas que sempre me animaram e arrancaram boas gargalhadas, e aproveitar também para parabenizar toda a “imprensa especializada” como o Chuva de Nanquim do Luk e do Dih, e Elfen Lied Brasil da Beta e do Pedro, o Video Quest do Kitsune e do Urso e a outros que acompanho mais pelos comentários do blog como o Apo e a Sandra Monte que acompanho já faz um bom tempo e que continuem com esse trabalho legal e desculpem se tiver algum erro de português.

    Curtir

  12. Feliz niver Mais de Oito Mil!!
    Apesar de não comentar muito, esse é e sempre será meu blog preferido, sua gordona miserável ♥
    Continue sempre nos fazendo rir e nos mantendo informados sobre as bizarrices da Cultura Mais Rica, muitas energias positivas pra você! ^____^

    Curtir

  13. Ah… Ainda lembro da primeira vez que visitei esse blog, encontrado por causa do cosplayer gostoso do Capitão América… Lá se vão muitas águas…
    Parabéns, Mara, ter fôlego para manter um bom blog sem se atrapalhar no meio da coisa toda não é prá qualquer um!
    E feliz aniversário, muito bolo, refri e croquete prá você, gorda.

    Curtir

  14. Como não tem nenhum post falando daquele site que é sua maior referência, aquele que da inspiração pra vc fazer o título de seus posts, e claro sua maior fonte de trollagem?

    Curtir

  15. Parabéns Mara, faz nem 3 meses q acompanho seu blog e é um dos meus preferidos : )

    Curtir

  16. mesmo que raramente comente, acompanho seu blog a 2 ou 3 anos, lembro de todos esses barracos e me diverti muito com eles, todos os dias entro aqui para ver se tem algo novo e sempre me delicio com suas postagens e ironias, espero que o blog nunca acabe e meus parabéns pelos 4 anos de vida ;)

    Curtir

  17. Parabéns ao melhor blog cafona sobre bizarrices japonesas. E parabéns para a blogueira de bumbum lindo.

    Curtir

  18. Eu só tenho a agradecer ao Mineirinhooo, se ele não tivesse citado esse blog no site dele eu nunk terinha descoberto e não teria tido tantas risadas. E tenho uma desculpa, o site dele era o que soltava as legendas de tokusatsus mais rapidamente.

    Curtir

  19. Parabéns MdOM. 4 anos de blog com tão poucas pautas pra falar não é qualquer um que consegue.

    Curtir

  20. Eu não sei o que estava procurando quando encontrei esse blogzinho na minha lista de resultados do Google, mas a chamada “bizarrices japonesas” me atraiu. Entrei e encontrei um blog de uma gorda marrenta com opiniões sinceras sobre coisas que a impressa especializada (pff) faz questão de babar ovo. Como adoro sinceridades, estou aqui, e sou leitora fiel disso há… não sei se faz um ano já. Mas enfim, já foi o suficiente para eu passar alguns dias revirando e revirando os milhares de posts daqui, sempre me divertindo com todos eles (exceto pelas raríssimas vezes que os posts eram sério ou de desabafo).

    Gosto da sua visão das coisas, em geral gosto de ler críticas pois estou há pouco tempo (também) conhecendo esse mundo otaku, e o seu blog serve pra eu não virar uma ~otaka baka desu~ e manter a coerência na hora de formar opiniões. Além de servir como fonte de informação para eu não parecer poser enquanto sou uma mera aprendiz.

    É justamente por não ser uma profunda conhecedora da valorosa cultura da Grande Nação Japonesa é que não comento muito, mas estou sempre por aqui (todo dia, dando F5 toda hora – ok nem tanto, tira a parte do F5).

    Enfim, vc deve estar um pouco ocupada demais com seus parabéns e sua festa para querer saber de mim né, mas enfim

    Parabains (pelo aniversário do blog e belo seu tb), td de ótimo e que esse blog dure pra sempre, e saiba que sempre que eu ver alguma gorda cosplayer em evento de anime vou achar que é vc disfarçada para não ser reconhecida como “a gorda que critica mas vai no evento-lei de cultura pop da Grande Nação comprar pelúcia do Kero do CCS e orelha de Neko para usar com o Kareshi em noites de loucura”

    Curtir

  21. Parabéns ao Mais de Oito Mil e a Mara também!
    Comecei como leitor aqui faz uns dois anos, mais ou menos (foi na época das cartas de amor às blogueiras), e apesar do blog andar meio parado, sempre me faz rir.
    Eu pretendia fazer uma piada sobre sua bunda gorda-linda, mas como anda brigada com seu amante Kitsune e seu kareshi tem trocado você pelo 3DS e Pokémon, vou deixar apenas um “Te adoro Mara”, e espero ver mais ótimos posts seus.

    E essa tag me emocionou, verdade, estarei aqui sempre para escrever meus “pequenos” absurdos embasados, hahahahaha…

    Curtir

  22. Comentando pela primeira vez por um motivo nobre ( Pfft ), Parabéns ! Leio o blog a uns 2 anos por ai, e adoro esse humor ácido, bem, felicidades para nos dois já que depois de amanhã tbm é meu aniversário. Aceito garrafas de Hidromel ! Felicidades…

    Curtir

  23. Só vejo pérolas nessa postagem XD
    Acompanho o blog desde 2011, apesar de só tomar coragem para comentar de uns tempos para cá. Sinceramente, gosto do seu trabalho, Mara, mesmo que às vezes o blog fique meio parado. Mas acompanhá-lo ao longo desse tempo já me garantiu umas boas risadas e até alguns momentos de reflexão.
    Enfim, parabéns e todo aquele bla² recheado de babação de ovo que todo mundo já sabe xDD

    E nem vou falar muita coisa sobre as postagens, mas na boa, a do One Piece… Fico só imaginando se a Mara falasse algo do tipo sobre Naruto ou Death Note (Na minha opinião, as duas fanbases mais chatas do ocidente) @_@

    Curtir

  24. Acho que o primeiro post que li aqui foi um falando que CDZ era o melhor anime de comédia que existia, ou algo assim, me lembro bem que choveu comentário de otaku revoltado ameaçando a Mara de morte, desde então nunca deixei de acompanhar o blog.

    Curtir

  25. Parabéns Mara! Me lembro que a primeira vez que li seu blog foi sobre um artigo detonando minha obra favorita (One Piece), e me apaixonei pelo blog! Continue sempre ácida assim, querida! Beijos! ;)

    Curtir

  26. Nossa, tem um comentário meu de 2010! O.o
    Nem eu tinha ideia de que seguia este blog a tanto tempo.

    Curtir

  27. A verdadeira Mara passou a ter um caso com o Mineirinhoooo e fugiu com o dinheiro das doações pra alguma praia no Nordeste, só isso explica o fato do blog tá méh…. mas parabéns bah-chan por tá conseguindo carregar tudo isso nas costas

    Curtir

  28. Aliás Mara sua gorda que se faz de porco vesgo pra comer em dois cochos. Como a postagem de BAKUMAN (a original) não está na lista?

    Aquela foi a primeira vez que fiquei sabendo da existência do blog! Aquela também foi uma postagem onde você conseguiu a tal repercussão. :P

    Curtir

  29. Parabéns, Mara! Não se esqueça que sou seu pretendente número 1 na fila. Um respeitável abraço. E VÊ SE LARGA O ESPÍRITO DE TOGASHI E VOLTA A ESCREVER COM MAIS FREQUÊNCIA. :P

    Curtir

  30. Parabéns Mara e lembre-se que se vc implicar de novo com Sailor Moon, nós vamos castigar você em nome da lua!!

    Curtir

  31. Praticamente nunca comento em seus posts, mas acho que esse é necessário…
    Parabéns, Mara!

    (dá até um certo orgulho ter visto todos os posts obrigatórios do blog)

    Curtir

  32. Tô atrasada, mas o meu desejo é sincero! Feliz aniversário (mesmo que tarde) pra você e pro blog, Mara. :D Muito sucesso pra você e mais pautas também, porque tá difícil, hein.
    (brincadeira, tome o tempo que quiser catando informação mesmo que escassa, seu blog continua sendo perfeito mesmo assim <3)

    Curtir

  33. tinha dado uma pausa nas leituras, só li esse post da Ba-chan hoje huehuhe. Mas dos outros tudin eu lembro.

    parabains² super atrasado, mas tá valendo. =*

    ps.: você devia fazer uma retrospectivas da capa, uma das partes que mais rio huehuheue. (pronto, te dei uma pauta de presente de aniversário)

    Curtir

Os comentários estão fechados.