Aleatoriedades

Ba-chan, a nova (e injustiçada) musa dos otakus

Escrevo neste blog há QUATRO ANOS e nunca consegui a tão desejada repercussão (a não ser que vocês considerem uma entrevista pro Netotin e uma citação no Kotaku Brasil como repercussão). Já minha prima deve ter escrito… sei lá… uns dez posts nesse blog e nessa última semana conseguiu seus 15 minutos de fama, tudo isso graças à carta aberta publicada contra o portal G1 após aquela matéria sobre os otakus.

Observem:

bachansucesso01

Ela foi compartilhada em um grupo do Facebook (que até mandou um alô nos comentários)…

bachansucesso02

…em grandes páginas da rede de relacionamentos…

bachansucesso03

…em vários perfis do Twitter

bachansucesso04

…e até no Youpix!

(o que deve garantir à minha prima uma entrada vip no festival Youpix e uma cadeira ao lado do Roberto DuqueEstrada e da garota que segurou o forninho no debate sobre política no mundo pós-moderno aplicada a vloggers)

Os comentários no blog também foram diversos. Muita gente que não conhecia o meu blog, e muito menos a falta de QI da minha prima otaka, deixou seu recadinho sobre a manifestação da minha parenta:

bachansucesso05

Tirando esse último comentário, que representa a parcela de TRAÍRAS desse blog que querem que a Ba-chan ocupe o meu lugar no Mais de Oito Mil, a grande maioria foi de leitores que, por meio daqueles compartilhamentos, vieram parar aqui para julgar a carta da Barbara. E tudo isso só me fez pensar o quanto as pessoas da internet são meio… cruéis.

Falaram que ela era burra, doente mental, que devia ficar calada, que com aquele português quase indecifrável nenhuma opinião poderia ser exposta. E, nessa hora eu gostaria de virar para essas pessoas e falar… vocês são inteligentes? Vocês conseguem ler um texto e entender perfeitamente a mensagem do autor?

Durante muito tempo o Brasil viveu uma fase em que se separava os ricos dos pobres através da inteligência. Pobre era “burro” por não saber se articular, era ignorante por desconhecer seus direitos e a situação se mantinha com governos que pouco pensavam na maioria da população, uma gente quase miserável no campo financeiro e da educação.

Essa forma como minha prima foi tratada mostra muito bem como esse tipo de pensamento de “elitismo cultural” continua existindo. Ela não sabe escrever? Então não pode opinar. Ela é uma burra porque acha que o Japão ganhou a guerra? Então não pode questionar algo que a incomodou. Recebe bolsa família? Não deveria ter direito a voto. O bom é que fique calada, quietinha com sua ignorância enquanto apenas os inteligentes, aqueles que sabem interpretar textos, cuidam de opinar sobre o que é certo e o que é errado. Poucos tentaram informar que o Japão perdeu a guerra nos comentários. Poucos apontaram educadamente a forma torta na qual ela expôs algo que a incomodou. E, afinal, alguém com menos instrução ou com menos bagagem cultural não tem o direito de reclamar algo?

Como diria a própria Ba-chan no fim de seus textos… “reflitão”.

65 comentários em “Ba-chan, a nova (e injustiçada) musa dos otakus

  1. Eu cheguei nesse post aliás por causa do Orkutão dos Leleks (aka Grupo do Lektronik no Facebook) e acho que as pessoas deviam estudar mais interpretação de texto.

    Curtir

  2. Realmente, as pessoas não sabem interpretar texto. Ninguém se ligou que, na verdade, não é que a Ba-chan “não saiba” que o Japão perdeu a guerra, ela simplesmente é simpatizante da Shindo Renmei.

    Curtir

  3. O mais legal é que os “inteligentes” nem procuraram ler o blog e ver q a Ba-chan é um espelho/critica a otakada daqui.

    Curtir

  4. Bem, fazer o que parece que não entender o contexto das coisas faz parte da imensa cultura dessa pessoas que se dizem inteligentes. Quero ver desses que leu os outros posts da coluna Ba-Chan ou do que a Mara publica. E eu que sempre achei que a internet tava aí para as pessoas finalmente terem alguma liberdade de expressão.

    Curtir

  5. Interneteiros internetarão! Sao vícios comunmente usados por chefes e reis de opinião viruais! Os que dão trade em pixels! Acreditam em cada articulação pensada com o like em mente! Nunca irão entender a ironia, a crítica, nunca vão saber o que é e nem muito menos soletrar discernimento! Eu sim, o rei do mundo, o campeão de comentários e nas horas vagas, dono da verdade, apóio a Ba-chan em sua ignorância e demência saudáveis para nossa efêmera sociedade! Um beijo Brasiu!

    Curtido por 1 pessoa

  6. Não te entendo, Mara… não tinha pra quê fazer esse post defendendo a Bah-chan. Ela fez um enorme serviço social elevando a auto-estima do público inteligente e culto por um tempo, pq vc sabe, quem é realmente inteligente e culto precisa pisar nos desqualificados intelectuais pra fazer valer a sua posição superior.

    Curtir

  7. Mara, eu te amo. Amo a Ba-chan também. Se o kareshi de qualquer uma das duas parar de dar no couro, tens meu email.

    Curtir

  8. Eu senti isso no meu facebook qdo uma amiga, estudante de letras na usp, chamou um outro seguidor meu de ignorante pq ele não se expressava com a escrita correta. Debater ponto de vista é uma coisa, dizer que uma pessoa não pode opinar por não ter educação o bastante é uma atitude bem covarde

    Curtir

  9. Caramba, Mara. Terminei de ler esse post com aquela impressão de “elefante na sala”. Tipo, você quer falar algo mas o clima ficou tão tenso que você fica sem palavras hauahaauah

    No mais, eu concordo com tudo isso aí, e li um texto em algum lugar – acho que foi no ENEM Q ou no G1 sobre a menina do WhatsApp – sobre o cyberbullying dizendo que a internet propicia um meio de zombar anonimamente da pessoa, de forma muito mais eficaz (e maldosa) que na vida real (a zueira não tem limites?), e isso de fato é preocupante.

    Agora, eu ainda acho que, se for de forma respeitosa, toda instrução/correção é bem-vinda ;)

    Curtir

  10. Faço minhas as palavras de toda essa galera que quer dar no couro de vocês. Morrendo lendo e relendo esses posts épicos.

    E sobre gente interpretando textos, me apropriando das palavras da Ba-chan: se vc nao sabe keridinho entao nao dece pro play. Bjs ♥

    Curtir

  11. Mara, Mais de Oito Mil lições de moral!

    Quero ver o pessoal que reclamou da ba-chan vir comentar aqui agora!
    O desafio está aberto.

    Curtir

  12. O negócio teve repercussão melhor que eu esperava. As máscaras caindo é uma coisa linda de se ver.

    Curtir

  13. Hahahaha

    A gente sabe quando uma pessoa é famosa na internet quando ela vai para o Youpix!

    Parabéns Ba-chan!

    Bom, este seu post Mara, só sintetiza o que eu quis dizer no comentário que eu fiz no post da Ba-chan: engraçado é que quem veio ao blog para criticá-la que ela não interpretou a reportagem da BBC e blá blá blá foram os mesmos que não souberam interpretar o texto dela!

    As pessoas duvidavam, postavam frases do tipo “não acredito nisso”, “isso não pode ser sério”, mas ainda assim não buscavam conhecer o teor do blog e, pior, não foram nem procurar ler os posts anteriores da Coluna da Ba-chan!

    Ou seja, as pessoas que criticaram a Ba por xingar deliberadamente uma reportagem sem buscar interpretar o texto ou por apenas criticar sem embasar suas críticas, baseando-se apenas no que acabou de ler sem buscar outras fontes de informação (ou o histórico, neste caso) para formar sua opinião, FIZERAM O MESMO!

    Mas o bom é que veio uma galera pra cá né kkkkkk

    Ah, e precisando, estamos aí pra dar no coro tb (acho que meu kareshi não vai se importar)

    We ♥ Ba-chan!
    We ♥ Mara fofa!

    Curtir

  14. Se a ba-chan não for uma personagem da mara, no fim das contas a gente que ri por achar que é tudo ironia não somos os mais paus no cu da história?
    (qual o plural de pau no cu?)

    reflitão

    Curtir

  15. @ninguém perguntou:
    Levando em conta que até hoje a Mara nunca reclamou dos comentários na coluna da ba-chan até hoje… acho que está tudo na paz.
    E acredito que não haja necessidade de adicionar plural nesse caso, hehe.

    Ká ;):
    Aposto que os únicos que comentarem aqui acompanham desde antes da revolução, aquele pessoal lá só veio, fez o arrastão e foi embora, hehe.

    Curtir

  16. Resumo: o pessoal não tem capacidade de entender irônia mas chama a Ba-chan de burra. Eu poderia escrever um texto enorme aqui sobre a ignorância desse povo que provavelmente ninguém iria ler… tirando o Apo, que leria pra criticar depois. Mas existe um video que expressa tudo que eu sinto sobre a situação e que é melhor do que qualquer texto. Para todos aqueles que vieram aqui insultar a Ba-chan, meus sinceros http://www.youtube.com/watch?v=1Mcdh2Vf2Xk

    Curtir

  17. na moral mesmo, otaku é tudo burro, se visse anime e ficasse deboa blz, mas sempre tem que fazer e falar merda pra defender o amado nihon, vai todo mundo sefoder

    Curtir

  18. É isso aí, Mara.
    É tendo uma postura firme que acaba com preconceitos. Nada de passar a mão na cabeça.
    Ba-chan é sensacional em demonstrar opinião contrária e variante linguística desprestigiada.

    Esse povo têm que saber o que significa respeito. Se reconhecer como preconceituosos, e lutar contra isso.

    Curtir

  19. Por isso que eu sou fã da Sandrinha hahaha!!! ps: Eu nunca acreditei na real identidade da Ba-tchan…Pra mim ela é só ela é um alter ego da Mara que só surge nas noites de Lua cheia.

    William De Almeida

    Curtir

  20. Aquele tópico só me mostrou que o pessoal tá com falta de sexo na vida.

    Curtir

  21. Já que a Sandra Monte está falando tanto de ler livros, eu recomendo “O homem do Castelo Alto“, de Philip K. Dick, que se passa em uma realidade onde o Eixo venceu a Segunda Guerra e os EUA são divididos entre a Alemanha nazi e o Japão imperial :D

    Curtir

  22. “vocês são inteligentes? Vocês conseguem ler um texto e entender perfeitamente a mensagem do autor?”
    Essa doeu, viu xDDD

    Agora quero ver esse povo prepotente compartilhar isso nas redes sociais. Cadê o ego agora?

    Sinceramente, o pior que muitos que comentaram com o intuito de criticar o texto escreviam tão errado quanto a Ba-chan. De qualquer forma, parabéns, Mara. O post da carta conseguiu atrair justamente o público alvo da crítica, justamente são esses idiotas que não possuem capacidade de interpretar um simples texto de humor e sarcasmo e que já saem falando asneiras sem fundamento por aí para aumentarem seu próprio ego.

    Esse povo tem que parar de pagar de fodão na internet, como se fossem alternativos e intelectuais e fazerem algo que preste como… Ah, sei lá, ler um livro, como a Sandra falou. Nem que seja em pdf, se a força da gravidade é forte o suficiente para impedir que a pessoa se levante da cadeira em frente do pc e.e

    A internet está cheio de pseudo-intelectuais, com ideias elitistas, infelizmente. É apenas o reflexo da educação brasileira e.e

    @Hud O pior que eu leio os seus textos ahsuahsuahsuahsuahsua

    @Ka Faço das suas palavras às minhas =D

    Curtir

  23. Pior que a tal realidade oriental que era criticada através do texto da Ba-Chan revelou um defeito de nós Brasileiros.

    Esse povo que vive preso as redes sociais e que vive de disse e me disse e age impulsivamente sem apurar de onde parte a informação.

    Curtir

  24. Gente que não entende a temática do blog ou a intenção da Bah-chan deviam voltar para as pokebolas e ficar lá. O termo “otaku” no Brasil está se aproximando cada vez mais do sentido japonês.

    Curtir

  25. @Apo: Pois é cara, isso que acho foda. Eles viram uma postagem no face, figiram que leram o texto da Ba-chan, e ainda por cima criticaram a “ignorância”.

    Teve gente falando “Não acredito que isso seja sério”, e pô, se esteve na dúvida, bastava ler os comentários, ou ler os demais posts do blog, ler o “Quem sou eu?”, ler outros posts da coluna da ba-chan… enfim, violentaram a área de comments, nem se deram ao trabalho de “entender”.

    Curtir

  26. Foi de chorar de rir o povo se achando mto superior a bachan e nem conseguiu filtrar a ironia do post ou questionar os motivos disso (que gente, tava óbvio demais que era zoeiragem proposital, só perceber o contexto…)

    Moral da história, o povo gosta mesmo é de sentar o “pal”, independente do conteúdo do post em si.

    Curtir

  27. Quero ler esse “O homem do Castelo Alto”, parece muito bom.

    “Ninguém se ligou que, na verdade, não é que a Ba-chan “não saiba” que o Japão perdeu a guerra, ela simplesmente é simpatizante da Shindo Renmei.”

    Melhor piada que já fizeram nesse blog, só isso. E obrigado @Yachiru, eu sempre leio os seus também. :33

    Curtir

  28. Agora me sinto um pouco culpado por ter compartilhado o post e talvez ter vindo essa gente que ofendeu a Ba-chan (me beja Ba-chan!!!) por minha causa.
    ps: achei umas palavras.

    Curtir

  29. Bem, se parar para pensar, a Ba-chan só disse uma bobagem perto das 203948237843 do escritor do G1. E Ba-chan, nem esquenta, sua coragem de enfrentar o maior site de notícias do Brasil foi uma lição para um bando de idiota sem noção que veio te falar porcarias.

    Parabéns =]

    Curtir

  30. Parece que não é só a imprensa especialiazada (pfft) que anda com falta de assunto, se resolveram falar de otaku e gerou tanta repercussão.

    Curtir

  31. Td bem q cheguei atrasado, mas não da pra deixar passar um post desse sem comentar nem que seja um “ui”.
    Pena q eu não tenho nenhuma gif de um brutality aqui, pq O-M-G! Sambou na cara da sociedade kkkk
    Ba-chan pra presidente hoje, ops, não, quis dizer Mara.

    Curtir

  32. Acho que vocês desse Blog deviam pensar mais sobre a opinião de vocês, a sua não e aquela que é a única e certa na face da terra. O texto de sua prima esta totalmente hipócrita alem de ser um texto muito infantilizado por parte dela, alem dela não ter como provar que ela esta certa, isso quer dizer um texto que coloca sua opinião sem ao menos você dar um exemplo ou explicar pro leitor. Pense bem em escrever na proxima vez.

    Curtir

  33. Complementando meu comentário acima, isso me lembra uma aula de história que falava sobre Absolutismo a 5 anos atrás, aonde uma ideologia/religião/ecônomia era focada em apenas uma pessoa, isso quer dizer, uma ditadura. E o que vocês e seus otakus estão fazendo e exatamente isso, impondo sua opinião nos outros e se achando superiores (Isso é um traço do nazismo)

    Curtir

  34. Kayque, aquele texto foi irônico… Quem acompanha o blog sabe que isso aqui foi feito preferencialmente para humor, aliás, é só dar uma lida nos comentários da postagem anterior, nas outras postagens envolvendo a Ba-chan ou até mesmo na descrição do blog, que vai ver que é só zuação.

    Sério que tem gente que a essa altura do campeonato leva aquela merda a sério? -__-

    Curtir

  35. mesmo pra quem ta falando ai de vão ler um livro, isso nao os fazem melhores que a bah – chan, ou mesmo os otakus dementes que pensam igual a ela…sim, tem retardado que acha mesmo que o japao é o paraiso.

    Curtir

  36. Se a pessoa não sabe argumentar tem que ficar quieta mesmo, que eu saiba a gente até aprende isso na escola. (Não com essas palavras, é claro)

    Curtir

  37. Mara, vai tentando..mas seu texto nunca vai chegar na prolixidade e maestria linguística da nossa diva, Ba-chan! Tal como os Estados Unidos do Neo-Capitalismo, você perdeu a guerra e deveria ceder o Blog a sua maravilhosa prima, mas nem tudo esta perdido! Você ainda pode conseguir uma bem sucedida como colunista da VEJA, ou roteirista das falas do Fábio Urso no Video Quest(grana fácil e rápida, ta esperando o que?!)

    Atenciosamente, Fabricio Yagami

    Curtir

  38. @Kayque: como uma imagem vale mais que mil palavras, toma essa pra ver se você entende de uma vez:

    (tá, sei que é velho, mas eu caí aqui procurando outra coisa totalmente diferente no Google)

    Curtir

  39. Me senti mal por não ter entendido o Sarcasmo no texto da Ba-chan, eu realmente pensei que ela estava tentando “defender” os Otakus. Hoje eu voltei à ler a carta aberta dela e (não sei por qual motivo) consegui ter uma opinião totalmente diferente da de 2013.
    Isso pode significar que eu:
    – Não sou tão otaku quanto antes e percebo o lado um tanto quanto ridículo da massa “otaka”
    Ou talvez
    – Eu tenha aprendido a interpretar melhor textos abarrotados de sarcasmo.

    Ou talvez os dois.

    Curtir

Os comentários estão fechados.