Coluna da Ba-Chan

Carta Aberta de uma otaka contra o portal G1

konthebest

Ohayo, vc pode nao me conhecer mas meu namae é Barbara e sou colunista desse blog o mdom. podem me chamar de ba-chan. decidi escrever essa carta aberta pq fiquei endignada com a materia publicada no g1, q eh da globo e a gente sabe q a globo mente.

em primeiro lugar quero falar q eh mto facil o senhor jornalista bbc (nem tem coragem de usar o nome fica usando nickname) ficar falando q otaku prefere namorada virtual q sexo. essa eh a materia mais absurda q eu jah li e olha q eu leio mtos blogs e sou mto politizada.

eu vou colar uns trexos aqui e comentar pra vcs verem os absrudo:

“Trata-se de uma geração de nerds que cresceu durante os últimos 20 anos de estagnação econômica. Eles preferiram se desligar do resto do mundo e imergir em suas fantasias. Hoje adultos, eles seguem com esse comportamento.”

soh se for o seu pau q estgnou meu amigo. a grande nacao jkaponesa nao parou de crecer desde q ganhou a segunda guerra e vem lancando mtos animes otimos q vendm mto e provavelmente vc n conhece. vc jah ouviu falar de shingeki no kyojin? em one piece? em densa otoko? td sucesso q prova q o japao nao ta estagnado! esses mangas sao fantasias mas nos ensinam a sonhar, melhor q vc q deve ver novela q soh mosta estupro e violencia.

“Kunio Kitamara, da Associação Japonesa de Planejamento Familiar, descreve estes japoneses como ‘herbívoros’ – passivos e sem desejo carnal.”

passivo eh vc. eu tenho um kareshi e ele da mto no coro, mto melhor q mto jornalista.

“Já os otaku vivem uma vida mais sedentária e com pouca interação com o sexo oposto.”

iutra mentira. se vc fosse no anime friends ia ver como homem e mulher eh td unido em uma religiao soh. todos seguramos as maos cantando zankoku na tenshi no theese quer + interacao q isso? e vc q fica ai soznho escrevendo materia cheio de amargura e ki negativo no coracao?

“O sociólogo Roland Kelts, baseado em Tóquio, diz que muitos japoneses são pessimistas sobre seu futuro. Eles não acreditam que terão a possibilidade de igualar a renda de seus pais, e por isso não querem se comprometer com relacionamentos.”

cala a boka amargurado. vai dar a bunda. pra q eu preciso competir pra ter um salario igual meus pais? vc tah keredo colocar pais cntra fihlos? otaku nao se preucupa com o futuro pq sabemos q o futuro eh glorioso. hj a gente compra mangas com o cartao de credto do meu pai mas assim eu to comprando esperanca. vc ja leu saint seiya? eles sao os cavaleiros da esperanca e me ensinaram q sempre vou conseguir superar os problemas.

“”Se você comparar com China e Vietnã, por exemplo…Ali, a maioria dos jovens vão de moto para boates e dançam bastante, talvez tendo relações sexuais, pois eles sabem que estão melhorando, que vão superar a renda dos seus pais. No Japão, ninguém se sente assim”, diz ele.”

mas uma prova de ingnorancia do jornalista bbc. qm disse q nos otakus nao dancamos? temos ateh nossa propria danca ela se chama para para e eh prestigiada no mundo inteiro. se vc nao sabe keridinho entao nao dece pro play.

“Muitas pesquisas mostram que mesmo quando estão em relacionamentos, japoneses e japonesas têm poucas relações sexuais. Um levantamento mostra que apenas 27% disseram fazer sexo todas as semanas. O número de casamentos também desabou, assim como a quantidade de bebês nascidos fora do casamento.”

decide ou otaku nao transa ou otaku transa. esses bebes fora do casamento nasceram como? no pokemon daycare???

estou revoltada com o g1 e exigo q a materia seja deletada de seu servidor e o jornalista bbc seja demitido. ou entao q ele venha no anime friends q a gente vai mostrar pra ele como otaku eh feliz bem de vida e ospitaleiro. garnato q ele vai mudar d opiniao qndo comprarmos uma bandana do naturo e cantarmos cha la head cha la no animeke.

Assinada Ba-Chan do blog mdom

208 comentários em “Carta Aberta de uma otaka contra o portal G1

  1. otaku nao se preucupa com o futuro pq sabemos q o futuro eh glorioso. hj a gente compra mangas com o cartao de credto do meu pai mas assim eu to comprando esperanca. vc ja leu saint seiya? eles sao os cavaleiros da esperanca e me ensinaram q sempre vou conseguir superar os problemas.

    – Pior que tem um fundo de verdade esse colírio alucinógeno aí.

    Saudades desses tópicos movidos a entorpecentes.

    Curtir

  2. Eu não conseguir ler até o final. meus olhos sangraram no momento que li “vc jah ouviu falar de shingeki no kyojin? em one piece? em densa otoko? td sucesso q prova q o japao nao ta estagnado! “

    Curtir

  3. A matéria do G1 é muito boa, mas já não posso falar a mesma coisa quanto a sua carta. Em primeiro lugar Barbara, você tem que entender que existe uma diferença entre otaku aqui e otaku no Japão. Quando o repórter fala em otaku ele não está se referindo aos fãs de anime e manga brasileiros que vão no AF, mas aos japoneses que preferem ficar em casa a sair e dançar. Se você quer criticar uma reportagem pelo menos saiba do que ela fala. Segundo lugar, ao contrário do jornalista da BBC você parece não estar por dentro da realidade histórico-social do Japão, então que tal dar uma estudadinha nela para de fato escrever argumentos aceitáveis? A cada comentário você inicia ofendendo o jornalista, e depois responde com algo que não tem ligação com o que foi falado… Antes ficar irritada e escrever uma carta como essa você realmente deveria tentar entender a reportagem.

    Curtir

  4. A grande questão que eu levanto em relação a essa matéria é:
    Se alguém escolhe ser virgem, não manter relações sociais, não se casar ou ter filhos qual o problema? Desde quando isso é da conta do governo, do G1, dos comentaristas de Twitter, dos blogueiros…

    Curtir

  5. Sem problema quem escolhe a opção de ser nerd, virgem, não manter relações sociais, não se casar ou ter filhos. Afinal, o que não se perpetua não dura muito.

    Curtir

  6. Nem sei o que está mais divertido: o texto ou os comentários. Dica para a Bruna: dê uma olhada nas demais colunas da Baa-chan.

    Curtir

  7. Só me mandar uns dois meses pro Japão, e me deixar com motel totalmente de graça + refeições que eu ajudo a combater a baixa da natalidade japonesa, aos moldes do mitsumasa kido :P

    Altruísta sexual as suas ordens .

    Curtir

  8. eu achava que a Ba-chan era novinha, tipo 10 anos, mas ela já tem namorado que dá no coro!!!!! kkkk

    Curtir

  9. Não sei o que é pior: os comentários do G1 ou os comentários do MdOM. Otaku não sabe interpretar texto mesmo.

    Curtir

  10. Preguiça de fazer um comentário mais aprofundado.

    Sobre a matéria da BBC:
    [✓] Sensacionalismo;
    [✓] Má tradução;
    [✓] Falta de revisão;
    [ ] Boa pesquisa;
    [ ] Boas fontes.

    Sério gente, Roland Kelts? O cara é um jornalista de má qualidade e você fala na minha cara que ele é sociólogo (mesmo no original, que chama ele de “social commentator”, que é o famoso “especialista em porra nenhuma”)? Isso é cuspir na cara dos cientistas sociais que se matam pra estudar e publicar textos científicos, com revisão por pares e o caralho. Decepcionante, BBC.

    E sobre essa onda de notícias sobre a sexualidade (ou falta de) no Japão: http://www.slate.com/blogs/the_world_/2013/10/23/are_japanese_people_really_having_less_sex_than_anyone_else.html

    Curtir

  11. “grande nacao jkaponesa nao parou de crecer desde q ganhou a segunda guerra ”
    Ta sabendo né cara

    Curtir

  12. Primeiro apreende a escrever (ortografia, acentuação, pontuação, etc), depois se manifeste.

    Curtir

  13. A coluna da Ba~chan é uma das melhores seções do blog, mas porra… texto longo nesse idioma otakes não dá certo. Só de ler o primeiro parágrafo já dá dor de cabeça.

    Curtir

  14. Insira aqui aquela tirinha de Calvin e Haroldo na qual tinha colocado um texto sobre sarcasmo.

    Curtir

  15. Nunca li tanta merda antes,em toda a minha vida. HUSAUHASUHSAUHSAUHASHUSAUA
    Sério, essa tal carta aberta é zuera, né? uhsauhasuhsahusahusauha
    Se isso for sério, me desculpe, mas quem escreveu tem sérios problemas mentais. huasuhasuhasuhasuhauhasuhas

    Curtir

  16. É em tempos de pauta magra e poucos comentários que a Ba-chan chega pra agitar o blog e trazer novos leitores!

    Curtir

  17. “A grande questão que eu levanto em relação a essa matéria é:
    Se alguém escolhe ser virgem, não manter relações sociais, não se casar ou ter filhos qual o problema? Desde quando isso é da conta do governo, do G1, dos comentaristas de Twitter, dos blogueiros…”

    Pois é, Hud (@010190) também gostaria de saber. Aliás, eu gostaria de saber porque parece interessar a tanta gente o tipo de vida que os nerds levam. A própria Mara é uma dessas, gostaria de entender toda essa atenção dirigida ao que os otakus fazem ou deixam de fazer.

    Curtir

  18. Pelo nível do português e da argumentação, chuto que quem escreveu isso não tem mais que 13 anos. Acertei?

    Curtir

  19. Já dá até pra baixar o Chaves aqui, ”13 pessoas enganadas…” Hahahahahahhahaha
    Muita gente nova por aqui, pelo visto. Quanto a matéria, tinha certeza que isso chegaria a Mara de alguma forma, então nem me dei ao trabalho de mandar. Mas acho que a que eu li não era do G1, estava bem diferente a matéria…

    Curtir

  20. EXPLICANDO PORQUE É QUE É UM PROBLEMA A FALTA DE REPRODUÇÃO EM UM PAÍS:

    – pessoas trabalham e pagam impostos
    – impostos também são revertidos em pensões (estilo INSS)
    – pessoa fica velha demais pra trabalhar, se aposenta e começa a receber pensão
    – pessoas mais jovens continuam trabalhando e pagando impostos
    – pessoas idosas vão recebendo a pensão até o fim da vida

    LOGO, se não tem gente jovem pra trabalhar e pagar os impostos, NÃO TEM QUEM SUSTENTE AS PESSOAS VELHAS. O Japão é um dos países que tem mais longevidade, de onde o governo vai tirar dinheiro pra sustentar esses idosos se as pessoas não se reproduzem, originando mais gente pra trabalhar??

    espero que tenham entendido e deixado de ser um pouco menos alienados, adeus.

    Curtir

  21. Gente, tô me divertindo TANTO aqui que até resolvi comentar (coisa que raramente faço, aliás!).

    As colunas da Ba~chan são as que normalmente geram a maior quantidade de rage dos otakus (digo isso dessa geração mais recente, em que boa parte parece alienada ou sei lá), porque eles aparentemente não sabem entender IRONIA e nem HUMOR.

    Mas esse texto me deixou feliz porque parece que trouxe gente nova pra cá, e isso já faz o texto ter cumprido pelo menos parte do papel dele! xD

    Curtir

  22. 1- Você é analfabeta.
    2- EM QUE UNIVERSO A PORRA DO JAPÃO GANHOU A SEGUNDA GUERRA? VOCÊ COMEU MERDA?

    Curtir

  23. Vou admitir que lutei pra ler seu texto, Ba-chan. Seu assassinato do português se superou, meus parabéns xD

    Curtir

  24. Tem muita gente aqui sem entender as colunas da Ba-chan. Elas são zoadas assim mesmo gente! É claro q a menina sabe escrever e sabe q o Japão perdeu a 2ª Guerra, as colunas dela são puro HUMOR e IRONIA

    Curtir

  25. Para uma pessoa politizada e culta tal como se pronuncia, deveria saber o que é a BBC.

    Melhor ficar com os desenhos toscos, pq de resto… vai a falencia.

    Curtir

  26. Aprenda a escrever corretamente antes de tudo (“trexo” foi de doer a alma), em segundo lugar otaku é isso ai mesmo, é claro que podemos separar o joio do trigo, assim como separar as pessoas que são fãs de animação japonesa (os que apreciam assitir, até fazem cosplay e compram produtos colecionáveis) e otakus (fãs desmiolados que andam com um manto da akatsuki na rua e touquinha do hamtaro, isso tudo num calor de 41 graus) .

    Curtir

  27. Eu não sei se isso é zoeira ou se é real. Sérião, mano.

    Se isso for real, só acho uma coisa: Chega de internet pra você, mocinha, vá se empenhar nos estudos. Volte aqui quando souber argumentar.

    Curtir

  28. Meu deus menina, cala a boca e vai aprender a escrever. A matéria do G1, errada ou não (não cabe a você decidir isso), pelo menos tá escrita direito. Para de ler mangá e volta pro fundamental.

    Curtir

  29. “todos seguramos as maos cantando zankoku na tenshi no theese ” UDIAHSIUDHSAIUDHSUAIHDSAIUHDSUAIHDSAUIHDISUA ai caralho.

    Curtir

  30. Gente, me digam que isso não é sério! É algum tipo de sarcasmo da tal Ba-Chan , né? ”a grande nacao jkaponesa nao parou de crecer desde q ganhou a segunda guerra e vem lancando mtos animes otimos q vendm mto e provavelmente vc n conhece.” ” …DESDE Q GANHOU A SEGUNDA GUERRA … , ” Maaas que é isso minha jovem!? O_O

    Curtir

  31. Mara escreveu tão lindamente bem, que teve retardado levando a ironia a serio.

    Awwwww…as melhores piadas se escrevem sozinhas mesmo!

    Curtir

  32. Parei de ler no “endignada”…uma COLUNISTA que escreve de forma burra e ainda faz questão de abraçar a cultura de outro país acima da própria, pra mim é uma pessoa completamente ignorante. ;)

    Curtir

  33. Não sei o porque desse ButHurt todo, aliás, guria, vai aprender a escrever primeiro

    VOCÊ ESTÁ PEDINDO RESPEITO DO REPORTER, MAS ESTÁ XINGANDO ELE, HIPOCRISIA ROLANDO SOLTA AQUI

    Curtir

  34. 1- Vai estudar gramática.
    2- vai aprender a interpretar textos.
    3- A matéria foi editada por repórter, mas sociólogos fizeram os estudos, logo, os anos cujo estudaram são mais trazem mais veracidade do que sua opinião esculhambada por essa escrita medíocre.
    4- Você acha que ao G1 ou a BBC vai ler essa porcaria??

    Curtir

  35. Então… até entendi sua raiva e tals… mas na boa, se vc quer ser levada à sério… CARA, VAI APRENDER A ESCREVER! Por isso que nego zoa os otacos! uhehueahuaehuae
    Sua indignação só serviu pra piorar ainda mais a imagem dos otakus, e fazer com que vc fosse zoada bagarai no Facebook.

    Curtir

  36. 1- Vai estudar gramática.
    2- vai aprender a interpretar textos.
    3- A matéria foi editada por repórter, mas sociólogos fizeram os estudos, logo, os anos cujo estudaram trazem muito mais veracidade do que sua opinião esculhambada por essa escrita medíocre.
    4- Você acha que ao G1 ou a BBC vai ler essa porcaria??

    Curtir

  37. Por isso digo: Otaku já é um cancro na sociedade, e você contribui pra que a gente pense nisso cada vez mais. E qual é futuro de Otaku que o ilustríssimo Sra destacou ae? Porque não é com essa gramática que você vai passar nem em ENEM, nem em Vestibular, nem em porra nenhuma … Máximo que gente igual a você pode conseguir é uma faculdade particular bancada pelo papai. Se você precisa de um anime/mangá pra te ensinar sobre a vida … Tenho más notícias.

    Curtir

  38. AÇIN AMMYGA, ASHO QUE VOSSE ESSTA MUITCHO ESSALTADA. CE ACALMME E DESPOIS PODE DAR A ÇUA OPENIAO

    Curtir

  39. Bah-chan, tu é burra, tem 10 anos e uma otaria. Tu nao é otaku, e nem nunca será. o OTAKU que eles se referem é os JAPONESES, pessoas antisociais, que nao possuem relaçoes sexuais. Isso é a verdade, eles nao mentiram nenhuma vez. Tu é apenas uma alienada fã de animes, uma OtaCu br. é isso

    Curtir

  40. Mas gente, faz meses que nao entro no blog, mas a galera continua levando a Mara a serio, ainda mais essa coluna
    Ai ai…..

    Curtir

  41. Japoneses só eram homens de verdade quando eram samurais depois virou tudo viadinho..

    Curtir

  42. Amiga… por favor, sem misturar japonês com português. Eu nem me dei ao trabalho de ler esse post apenas pelo primeiro parágrafo, mas a repercussão do texto foi bem… interessante. Enfim, parabéns por ridicularizar — mais ainda — essa massa conhecida como otakus. Aliás, a matéria em questão estava se referindo aos japoneses, ou seja, invalida todo esse seu ótimo esforço criando novas grafias para a língua portuguesa. Boa tarde.

    Curtir

  43. KKK ” após Japão ganhar a segunda guerra” pera, Japão perdeu e ainda levou bomba atomica kkkkkk

    Curtir

  44. Nunca li tanto lixo. É por isso que deixei de me chamar de “otaku” e apenas sou um cara que curte animes. O pessoal otaku é visto pela sociedade como lixo por causa dessas pessoas (tipo a menina que posta nesse blog). Meu conselho é que você, Barbara ou qualquer seja o seu nome, apague isso imediatamente antes que sua reputação seja manchada ainda mais…

    Curtir

  45. 1 – existe muito otaku assim
    2 – quer argumentar mas ainda escreve errado
    3 – não liga pra uma coisa tão banal cara, isso é idiotice

    Curtir

  46. Garota RETARDADA.
    Otaku no japão e no seu REAL significado são pessoas solitárias, viciadas em anime, games e não tem vida social, por isso chegam até a sofrer bullying na escola. Foi a ESSE significado que o repórter se referiu. No brasil e nos outros lugares os “otakos” são apenas os fãs de anime. Se você não sabe o que a própria palavra significa e o que a reportagem quis dizer, é melhor fechar o bico, porque em boca fechada não se entra mosca. :) beijos

    Curtir

  47. que mina retardada, essa barbara
    o protótipo de jornalista, colunista ou sabe deus quem foi o doente que a colocou pra escrever nesse site.
    primeiro que a concepção de otaku no japão é diferente daqui do Brasil, tanto na proporção como cultural, no japão o otaku de lá é muito diferente do otaku brasileiro por exemplo.
    lá ele sofre um belo pré conceito da sociedade, justamente o que a reportagem da G1 escreveu, o que não deixa de ser uma realidade principalmente a questão cultural do pais.
    a reportagem do G1 se quivocou , no título.
    ao meu ver a questão generalizou justamente pelo reportar não ter colocado essa diferença, principalmente se tratando dos otakus japoneses.
    Aqui no Brasil o assunto é mais aberto aos otakus, existem pessoas que gostam de animes, trabalham com isso e curtem de uma forma saudavel,
    e existem os loucos alienados como essa Barbara, que infelizmente cagam com tudo e com qualquer imagem boa que um fã ou os animes poderiam ter.

    Curtir

  48. KKKKKKKKKKKKKK olha quantos trouxas acreditaram!!!! BANDO DE JUMENTOS!!!!

    o mais legal é os caras cobrando INTERPRETAÇÃO DE TEXTO da Ba-chan!!!! kkk

    Curtir

  49. ==============

    POST PARA CHAMAR ATENÇÃO
    PRINCIPALMENTE PARA OS REVOLTADOS

    ==============

    Pessoal que está visitando o blog pela primeira vez, principalmente os revoltados, leiam os posts anteriores da coluna da ba-chan.

    Vocês tão perdendo a chance de dar boas risadas por estarem levando a postagem a sério.
    Seus comentários sérios de revolta estão hilários.

    Curtir

  50. Se você não aprendeu a escrever, você não tem direito de comentar sobre uma matéria. PS: animes não mostram nada sobre a situação do japão.

    Curtir

  51. só pode ser fake essa “resposta” né
    peeeeloamor, sério mesmo, muito deprimente

    Curtir

  52. Apenas rindo do povo burro achando que isso é sério, SAHSUAHS
    Vem cheios de razão corrigir e não se tocam que os retardados são eles, haha.

    Curtir

  53. HJuehueuheuuheheu parabéns mara. De verdade, esse post e seus comentários deixaram o meu dia mais feliz.

    Curtir

  54. Caralho na boa, que merda você tentando falar formal e com essa escrita de lixo, pelo menos o cara do G1 escreveu legível.
    Eu acho que tem muito entendendor de anime e tal, que não vai se doer, porque tá ocupado com a namoradinha, e outros que vão fazer igual essa postagem de merda aí e falar mais merda em cima da merda.

    Curtir

  55. Olha Barbara, não querendo falar mal do seu trabalho de argumentação aqui, e não querendo defender a Globo (afinal eu não gosto deles de qualquer forma), mas você só falou asnerias.
    Digo isso por 2 coisas, primeiro o Japão e a Itália estavam do lado da Alemanha Nazista, portanto o Japão perdeu a Segunda Guerra Mundial para o Aliança EUA, Russia e Inglaterra. Segundo a sua vida diária aqui no Brasil, não necessariamente reflete a realidade dos japoneses lá no Japão. E para piorar você não oferece nenhum dado que comprove seu ponto de vista

    Curtir

  56. Sobre o contexto da notícia

    Eu acho bobagem isso de “ah mas nós criamos um novo significado pra palavra ‘otaku'”

    Se não vai usar o mesmo sentido é melhor não usar a palavra, ou ache um bom motivo pelo menos =p

    Senão fica parecendo que os japoneses estavam usando o termo erroneamente e resolvemos aparecer do nada e corrigir pra eles. Quem somos nós?

    E ainda vi gente dizendo como se fosse obrigação do jornalista ficar dando aulinha sobre o significado ocidental da palavra… ou seja, usando os mesmos argumentos da bachan mas seriamente lol

    Curtir

  57. não sei se vocês tem conhecimento real vida dos japoneses, alem de verem animes e doramas. sabe quantas horas um japonês trabalha, não você não sabe, são 40 hrs (ate ai ok)semanais tirando hora extra recebendo um adicional de 25 % e se for em feriados sobre pra 35%.(sendo a hr extra de 22 ate 5) com o salario minimo que Varia de 618 ienes a 739 ienes por hora. Alem da presão de crescer e ser um cidadão honroso para o seu pais, quando jovem você estuda, e estuda, se não você e tachado como um incompetente e os japoneses ligam muito pra opinião dos mais velhos, muitos se suicidam.e muitas vezes o polco tempo que tem querem uma diverção. os animes etc. O japão daqui uns anos ira falir, (durrrdurrr como você sabe você não e japonês durrrdurrrbrbr) simples olhe quantos idosos tem no pais, e agora imagine a previdência social pagando cada um dos velhinhos e que a população continue com baixa natalidade e ai quem vai trabalhar pra gerar impostos, quem vai trabalhar pra comprar etc… Infelizmente os otakus são um mal (digo os otakus japoneses pois se você e um otaku alguma coisa pode saber tu e um doente porra) visite fóruns japoneses la você verão câncer na terra. BEM AQUI ESTA MINHA OPINIÃO, ODEIO DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO OTAKUS, eu assisto animes, jogo, vejo doramas, etc

    Curtir

  58. kkkkkkkkkkk!! Gente eu morri de rir..sério!!
    Realmente até eu com 19 anos de idade,universitária, hiperativa e frequentadora de barzinhos e até uma balada(de vez em quando) admito ser uma completa fã de anime.(Diga-se Otame)
    Ou seja, nem todo mundo é igual…
    Sou nova aqui então vou te dizer Ba-Chan, vc é hilária.

    “garnato q ele vai mudar d opiniao qndo comprarmos uma bandana do naturo e cantarmos cha la head cha la no animeke.”

    Morri…kkkkkkkk

    Curtir

  59. Acabei de ver uma magoada do parapara levando esse texto a sério. RISOS.
    Não levem a mal, eu curto essa porra pra caralho, oiq

    Curtir

  60. triste…..muito triste…..muita ignorância num blog só….uma pena ver um blog com meus personagens preferidos(por sinal essa imagem do Vegita aqui na barra lateral é bem legal…) com tanta estupidez de uma criança(eu sinceramente espero que a idade de quem escreveu esse texto não passe de 10 anos).

    o japão ganhou a segunda guerra?serio?ok…nesse ponto eu só continuei lendo seu texto pelos lol’s

    Curtir

  61. Eu nunca vi tanta doideira numa resposta só. A economia japonesa está estagnada aim! Até a década de 90 esperava-se que o Japão se tornaria um dos líderes mundiais, no entanto, o cenário se reverteu neste século. Animes e Mangás não são a base da economia japonesa. Outra coisa o termo otaku em japonês significa aquele que fica dentro de casa, ou seja, o otaku japonês é sim isolado. O grande problema é que os atuais “otakus brasileiros” se acham entendedores de termos japoneses adaptados. Otaku aqui é leitor e fã de anime e mangá, lá no Japão todo mundo lê mangá, porque tudo é veiculado assim, por isso otaku é o fã que se isola realmente para viver imerso nessa subcultura. Leia um artigo de Takashi Murakami sobre o assunto. Ele vem explorando a temática do otaku criando esculturas e pinturas baseadas em anime. Outra coisa, a sociedade japonesa é machista e muitas mulheres tem desistido de sexo e relacionamentos sérios, porque querem alavancar uma carreira, e não interrompê-la para criar os filhos.
    http://www.theguardian.com/world/2013/oct/20/young-people-japan-stopped-having-sex
    Os fatos apresentados pelo jornalista não são irreais , só acho que ele poderia ter colocado tudo de uma forma mais clara.
    Agora não envie este texto com cara de briga de msn, só faltam emoticons aí…
    Procure ler e se informar, otakus brasileiros são diferentes dos otakus japoneses, anime no Japão é um termo denominado para qualquer tipo de animação, no ocidente o termo é empregado somente a animações japonesas.
    Depois vocês reclamam quando passam vergonha no programa da Fátima Bernardes!
    Beijos

    Curtir

  62. Eu curto animes (não essas modinhas de boiola como Naruto, Bleach, Sao, Kuroshitsuji), curto Tokusatsu, desenho manga…enfim só posso dizer uma coisa:
    Depois de ler essa cartinha aí só aumentou a certeza que otaquinho merece mesmo ser aloprado!

    Curtir

  63. CALA A BOOOOCAAAAA!!!!!! Vai ler um livro!!!!! Vai escrever “exigo” na pqp!!!!!!!!!!! LOL

    Cara, espero que tu e o teu kareshi façam koisuru de kandamu porque vocês não podem asondeiru de se reproduzir.

    Curtir

  64. Não pode ser que AINDA tenha gente chegando aqui e simplesmente comentando, achando que o post é sério. UDSAHOUISHSIDUHISOHDSIUHSDOSDHIOSDHISHA!!
    Vou passar os próximos dias me divertindo aqui, pelo visto!

    Curtir

  65. “Arthur Duarte 25/10/2013 às 17:11 #

    To de cara com esses comentários. Como esse pessoal veio parar aqui?”

    Soube que compartilharam no facebook

    Curtir

  66. Esse pessoal ao menos lê os comentários?

    Parece que eles comentam, desabafam e fecham a aba revoltados para nunca mais voltar

    Curtir

  67. HUHAUHSUHSAUHSUAHSUHAUSASUASHUAHSUASHAUHSAUSHUHSUAHSAUSHUASH ri pra crl HUAUHUASHUASHUA não sei o que é mais engra: Os comentários ou a Ba-Chan que conseguiu fazer um post incrível e enganou todo mundo com tanta ironia escondida!

    Curtir

  68. KAKKKAKAKAAKAKAK KI TESTITNHU VAGABUYNDU EÇI OTAKUS SAUM TUTU VIRJAUM E NAO TEIN KI DISSE NADA SO FIKA VENDU RENTAI E FALANDU”VOCEIS MIM ODEIAM KKKK” TUDU VIRJAUM MESMU RSRSRRSRS ONDI JA SI VIU TE TANTU VIRJAUM REUNIDU NUM SOH LUGARIS KKKKKK VAUM ESTUDA LE UNS LIVRO DE FILOSOFIA E DE BIOLOOGIA E DE CIENCIAS SOCIAL E DE PORTUGUEIS KI VOCEIS SAUM TUDU ANALFABETU E NAUM MANJA NADA DU JAPAUM NEIN DAS COISA DO BRASIL KKKKKKKKKKKKKKK VIRJAUNS

    Curtir

  69. Vocês, “otakus”, são uma piada. O Brasil tem vergonha de vocês. Cresçam.

    Curtir

  70. hm… desculpa mas tenta escrever melhor seu portugues ta horrivel mas…. Eles citaram a situação no japão o que anda acontecendo por la e não aqui no brasil, e quanto a diminuição nessa questão em que o G1 cita tem certos fundamentos porem não é motivo pra se generalizar tudo

    Curtir

  71. Ba-chan, liga não pra esses aí te criticando porque eles não sabem sobre o que tão escrevendo. Continue firme com suas convicções e ideais de otaka!

    E mais de 2500 facebookadas, Ba-chan sua linda!

    Curtir

  72. Parabéns Ba-Chan, daqui a pouco o MdOM vai ser só seu!!!!

    Só eu acho que a Mara vai fazer um post com os melhores e piores comentários disso aqui?

    Aproveitando, cadê o compartilhamento que trouxe esses paraquedistas para ca?

    Curtir

  73. Você poderia ao invés de dar a buceta por aí, simplesmente ter aulas de português.

    Curtir

  74. Gente, ninguém entendeu a parte do ‘humor’? Vocês que estão sendo idiotas zombando.

    Curtir

  75. Então, né… Eu vim aqui preparada para aproveitar o bonde de ironia e humor da digníssima Ba-chan (Aliás, que isso menina, achava que vc era uma pirralhinha, mas já tem um namorado que dá no “coro” >XD) e emitir minha opinião sobre o texto do G1… Mas depois dos comentários acima, da galera levando essa porra a sério, tou começando a achar que os otakus em geral daqui conseguem ser piores que os de lá HAUAHSUAHSUAHSUAHSUA
    Enfim, né gente, vamos nos informar tbm… O texto é uma sátira sobre a reação de um típico otakinho que se auto-declama: “Otaku, gamer e rockeiro, logo sou fodão” ao ler a matéria do G1 e.e
    Enfim, só rindo mesmo XDDDD

    Curtir

  76. Insira aqui imagem de caixa de papelão segura por um graveto com um mangá de One Piece (ou de SnK?) como isca.

    Curtir

  77. Pelo amor de Deus, não sei que idioma é esse, mas não é português. Não tive paciência de terminar de ler por que odeio ficar traduzindo essa linguagem esquisita. Antes de publicar a matéria dá uma melhorada nos erros de português, porque sem isso a matéria perde toda a credibilidade.

    Curtir

  78. Ela teve o maior trabalho para criar os erros de português pro texto e vocês querem que ela corrija? É muita falta de consideração…

    Curtir

  79. Favoritei essa página, que é isso, texto muito bom.
    Vou lembrar de vir aqui sempre que eu estiver triste, me diverti muito. ;D

    Curtir

  80. ‘josé
    25/10/2013 às 20:23 #
    Pessoas como vocês é que mancham nossa imagem de “otakus”.’

    imagem de otakus…
    existe algum otaku que não manche sua imagem?

    Curtir

  81. … E em algum lugar, Mara deve estar rindo igual a um vicking no cio com tudo isso.

    Curtir

  82. kkkkkkkkkkkk Sei que a Ba-Chan está sem postar no blog faz um tempinho, mas, e esse pessoal todo que tá achando esse post sério começou a acompanhar o blog da Mara ontem? ‘-‘

    Curtir

  83. O japão teve que assinar um termo de rendição , como ele ganhou a guerra kkkkk é pra rir , ri d +

    Curtir

  84. ” Antes de publicar a matéria dá uma melhorada nos erros de português, porque sem isso a matéria perde toda a credibilidade.”

    Exato! A Ba-Chan precisa MELHORAR os erros de português. Por exemplo, em certo momento ela escreve ” estupro”, onde claramente deveria ter escrito “estrupo” – seria um erro de português a mais. Além de outros que ficaram errinhos nota 6.5, mas poderiam ter sido erros nota 8 ou até nota 9.

    Esperamos mais na próxima, Ba-Chan

    Curtir

  85. volta pra escola, escreve um pouco melhor e quem sabe eu falo contigo. bjs free

    Curtir

  86. Oi, eu realmente não entendi se a matéria foi irônica em algum sentido ou se realmente foi uma defesa…
    Os argumentos são fracos, apelam muito para o lado pessoal (o que demonstra a falta de argumentos reais), parecem infantis… além de mal escritos…
    Enfim, só a impressão que me ficou…
    E um detalhe… ao final da matéria, ele não disse que o número de filhos fora do casamento aumentou, mas desabou, assim como o número de casamentos…

    Curtir

  87. Deus eu não sei do que eu devo rir mais, do texto que quase tive um AVC ao terminar, desse pessoal que veio sei lá de onde e que não entendeu porra nenhuma, ou da Mara que está rindo pra caralho de algum lugar com a trolagem do ano do MdOM.

    Curtir

  88. A fake da Mara ficou revoltada porque falaram a verdade sobre os ”Otacús”. kkkkkkkkkkkk

    Curtir

  89. Baa-chan-senpai, o jornalista chama bbc pq é 1 BaBaCa! só foi entender agora?!

    Curtir

  90. @Jasque:
    Pois é,aAcho que o pessoal aqui nem se prestou a tentar ler os comentários, tem milhares de pessoas (eu incluso) tentando explicar que a postagem é sarcástica…

    @Qualquer Um:
    Velho, como tu não entendeu que é ironia? Se tu teve alguma dúvida bastava ler os comentários, tem milhares de pessoas de bom coração que estão explicando que isso é piada!

    Curtir

  91. Aiai, eu estou surpreso com como a Mara trouxe de volta a sua prima pervertida que dá no coro e fez o blog subir. E tem quem diga que o MdOM está acabado!

    Deu até orgulho de ainda acompanhar esse blog! haha ^^[2]

    E estou com o @Jasque, quanta falta de consideração e de capacidade interpretativa!

    Alias, ninguém lê o “Quem sou eu” que está na lateral do blog? Só isso já ajudaria a compreender um pouco mais a situação aqui!

    No mais, parabéns Mara, que essa postagem deve render por muito tempo ainda!

    Curtir

  92. É o primeiro blog que atrai novos leitores para que nós, antigos leitores, possamos rir da cara deles!!!!!!(bj site dos cavs)!!1

    Mara está DE PARABÉNS, esse post foi um presente para os leitores assíduos, deu até orgulho de ainda acompanhar esse blog! haha ^^[3].

    Curtir

  93. Eu tive que vir dar uma comentada aqui sobre os fralda-cheia aí que chegaram agora e não conhecem a Ba-chan. Vocês não vem aqui pra caçar, né? São do tipo que tiram fotos da prova do Enem e postam no Instagram, com certeza!

    Meu fígado tá quase entrando em supernova de tanto que tô gargalhando dessas respostas. Esses são sérios candidatos a novos funcionários do mês do Mc Donalds! :3

    Curtir

  94. E da língua portuguesa, você entender? Garotinha, volta para a sua terrinha dos sonhos, Japão não é tudo isso que você pensa não. Não sabe como um otaku é tratado lá, não sabe escrever nomes em japonês, não sabe nem português e quer argumentar com alguém? Sim, eu não tenho descendência alguma, mas estudo Nihongo (japonês) fazem três anos, convivo com descendentes, tenho professores japoneses. Aprenda mais sobre a história do Japão e o estilo de vida dos japoneses, aí depois você tenta argumentar. PS: Nenhum brasileiro é otaku.

    Curtir

  95. Cara até o youpix foi enganado pelo texto da Ba-Chan, parabéns dei muita risada.

    Curtir

  96. Escolha uma das opções
    >Sou muito politizada
    >Japão ganhou a segunda guerra

    As duas juntas não podem existir

    Curtir

  97. @simom mendes: sério? Pode mandar o link, queria muito rir disso hauehaue

    Me raashey com esses que escrevem de maneira ~inteligente~ e mesmo assim não sacaram a zoera.

    Que dó deces 9inho, gemt D:

    Curtir

  98. ganhou a segunda guerra?
    USHAUSHSUAHSUASHAUSHASUHASUASHAUHSUHASUAS
    ganhou 2 bombas atomicas e uma chuva de radiação ai sim
    HUHASUHSUHsuhUAHSUH

    Curtir

  99. Conheci o Blog a pouco tempo e tá mais que na cara que esse post é zuera das brava. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk, povo deveria comprar um identificador de zueras.

    Curtir

  100. “decide ou otaku nao transa ou otaku transa. esses bebes fora do casamento nasceram como? no pokemon daycare???”
    HUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUE
    Caralho, que vadia analfabeta, puta que pariu, essa merda é tão fraca que parece até ser verdade, aprende a escrever, cara, “Endignada” puta que pariu…

    Curtir

  101. Pois é, eu tava certo, cara, que pescaria foda, Ba-chan…
    Desta vez eu admito que perdi, você me fez comentar, tiro meu chapéu.

    Curtir

  102. Eu prezo pelo bem da sociedade brasileira e por tudo quanto é mais sagrado por todos nós, que esta “carta” seja uma mera brincadeira, e que o indivíduo em questão não esteja falando a verdade, pra não ridicularizar ainda mais o que uma vez não era motivo de chacota, o termo Otaku.

    Curtir

  103. Barbara, é muito triste assistir a essas demonstrações de alienação, desinformação e despreparo.
    Fecha esse mangá e vai ler um livro, garota. Sugiro começar com um de gramática brasileira.

    Curtir

  104. Japão venceu a Segunda Guerra…? Gatinha, não, para vai. Sério, larga o mangá e vai ler um pouquinho seu livro de História da escola. Sério. Depois troca uma ideia com o professor de Português. Em seguida, troque ideia com algum de Sociologia, e… sério, não dá pra saber por onde começar.

    Curtir

  105. Adorei a carta, adoro esse tipo de discussão, só uma dica Ba-chan, sei que você pode escrever melhor que isso, o conteúdo ta bom, mais a escrita ta péssima.

    Curtir

  106. sinto muito bruna mas os otakus do japao nao sao tao diferentes do brasil a diferença é que tudo la é mais barato kkkk falar que nos japoneses preferemos video game a sexo é mentira me ofereça seu corpo pra ver kkkkkk
    a verdade é que o cara nao encontra nada de bom pra falar da sua regiao,do seu pais
    e vem falar do meu e nao da uma dentro kkkk o cara ta fumando dorgas só pode

    Curtir

  107. Ba-Chann. O Japão perdeu a segunda guerra. ‘-‘

    Queria poder conversar com você sobre os pontos que você levantou e o pq eu discordo da maioria deles sendo que tbm sou “otaku” (não gosto de usar esse termo por mil motivos). Seria bom poder conversar contigo.

    Curtir

  108. Haa??? desde quando os japoneses ganharam a 2 guerra,e tbm como seu portugues ta uma delicia nem consegui ler ate o fim,falta de estudo da nisso

    Curtir

  109. Ba-chan, bgd por ter voltado, voce e a esperança do meu dia, so leio os seus postes, os da sua prima n da pa entender nada, ela simplismente nao fala nossa lingua, eu respeito, mas ela eh “elitisada”
    G1 fica postano mentiras abertamente, nao tem coragem de enfrentar a massa e fica colocando atras de nomes falsos como bbc. amargurado, sem vida social, esse bbc.
    colocando estereo… sei la o q, rotulos, fica colocando rotulos em um grupo de pessoas que sao todas diferentes e agem diferentes e tem idades diferentes e empregos diferentes, que escrevem diferente, menos sei la o que, diminuindo as pessoas, e ignorando nossa repercussao.
    Isso tdo eh armasao da globo, que ja veio tirando a tv globinho e falando mal dos videogames… depois diso vem a ditadura, se eh que jah nao estamos.
    so falta passar uma materia nesses programas para dona de casa falando que anime da ataque e deixa as crainsas atacadas. tdo mentira, tudo enrolacao.
    nos otakus exigimos respeito, estao nos oprimindo, mas n1 consigirao, porq daqui a alguns anos seremos nos que estaremos nos bancos, hospitais, televisao, cinemas, brasilia e varias posicoes de poder, e voce ba-chan, que age como nossa porta-voz do novo mundo de sonhos e esperança deve ser a nossa primeira presidenta otaca, nos votaremos em voce.
    obrigado ba-chan, se 1 dia eu te ver por ai eu vou te pedir autografo
    poste mais no bloge, sua prima ta com cara de quem quer se aposentar.
    beijos,
    fulaninho.

    Curtir

  110. Não olhei os comentários, e estou aqui só para plantar a discórdia, mas, essa reportagem aí se refere aos otakus do japão (lá sim a coisa é complicada), agora ficar se doendo por isso minha amiga, vish vish…….. vish, é complicado.

    Realmente la a galera prefere ver hentai a fazer sexo de verdade, mas e daí, o que eu tenho haver com isso? O que você tem haver com isso? Não sei… Não sei mesmo, nada faz sentido u.u

    Mas acontece que não concordo contigo, pedir para demitir uma jornalista da BBC já não é demais? Sério mesmo, sua mãe devia tirar sua internet, ta te fazendo mau.

    E outra, é triste dizer, mas, sua opinião não vale nada, serio mesmo, você perde seu tempo, e eu também, junto com todos aqueles que comentaram, mas veja pelo lado bom, se houver muitos comentários negativos, você pode se suicidar e todos vão dizer que foi culpa de cyberbullying, isso se você souber o que é isso, e realmente eu acho que você não sabe.

    Então eu lhe digo… quer fazer o favor de estudar, sério mesmo, tenha uma opinião forte antes de querer divulga-la ao publico, você dever ser muito nova (caso seja velha só lamento, se mata), mas enfim? o que aprendemos com isso?

    Aprendemos que internet não é lugar de fazer aquilo que você teria vergonha de fazer em uma praça publica, o jornalista da BBC ao fazer esta reportagem coloca em risco seu emprego, mas e você cara amiga Barbara, coloca em risco o que? o seu danoninho da matina?

    S2

    caso isso não seja fake, não se mata não ba-chan, mas faz o favor de chorar no cantinho tá ;)

    Curtir

  111. Obrigado por assassinar ainda mais a língua portuguesa! E ainda mais numa “carta” contra um jornalista de renome… Sinto dizer, mas o G1 sequer sabe que você existe,e muito menos vão tirar uma matéria do ar porque você queimou no golpe com ela…

    E só de ver seu comentário dizendo que CDZ te mostra a mensagem de esperança… Só concretizou ainda mais o que ele tinha dito em relação à “alienação dos otakas”…

    Vai assistir outros estilos de anime, uns Seinens, que costumam ser menos fantasiosos… Isso se vocÊ tiver idade pra ver algo assim.

    Curtir

  112. @Apo: Não adianta cara, esses caras quem vem de fora do blog nem leem os comments.

    -E o mal de nós Brasileiros: não ler as coisas para saber o que se passa.

    Curtir

  113. @Apo:
    Exato! E olha alí em cima o Ernani, ele admitidamente disse que não quer ler os comentários, fez um texto gigante, e terminou com “caso isso não seja fake”… É fods…

    Curtir

  114. Exato! E olha alí em cima o Ernani, ele admitidamente disse que não quer ler os comentários, fez um texto gigante, e terminou com “caso isso não seja fake”… É fods…

    Isso não me surpreende: o povo quando compra eletrodomésticos nem lê o manual dos mesmos.

    Curtir

  115. Ainda não estou conseguindo acreditar que o pessoal que nunca viu o MDOM está levando isso a sério! E ainda por cima estão dando credibilidade aquela reportagem mal feita do G1! Pela madrugada, se a taxa de natalidade dependesse somente dos otakus o Japão não estaria sofrendo problemas de natalidade, pois os otakus lá são minoria da população, ou seja, não é significante! Por outro lado, um dos motivos que realmente tem agravado o problema de natalidade do país são as mulheres que não querem ter filhos para não abandonar seus empregos, pois no Japão quando a mulher se casa, geralmente, elas abandonam os seus respectivos empregos para se dedicar a família. E também pelo sistema japonês de trabalho, trazendo insegurança a população em relação em formar uma família. Ou seja, meus queridos pseudos intelectuais o problema não está somente nos otakus como alguns afirmaram, mas sim da cultura e outros problemas sociais que há no Japão.

    Francamente, eu sei que poucas pessoas iram ler meu post, mas gostaria de expressar que alguém que não percebe que o post da Ba-chan é pura ironia e humor, não tem direito nenhum em chamar alguém de burro ou ignorante. Alias, ninguém tem o direito de fazer isso com ninguém, mesmo que a Ba-chan tivesse escrito realmente isso a sério, ninguém tem o direito de vim e depreciar o trabalho dela, afinal vocês entendem tudo? Vocês sabem tudo? Vocês são bons em todas as ciências e conteúdos de ensino que foram empurrados na garganta de vocês?

    Humildade e solidariedade com o próximo é bom e todo mundo gosta, e isso vale também no meio virtual. Não é só por que colocam um nick “cool” e se escondem no anonimato da internet dá o direito de utilizar a ferramenta da crítica de qualquer forma. A crítica não serve só para apontar os defeitos dos outros ou diminui-los, e sim para ajudar as pessoas a não cometerem mais os mesmos erros e melhora-las.

    Vocês estão precisando é de muitos “reflitão”! #prontofalei

    Curtir

  116. Eu iria comentar que ri mais dos comentários do que da matéria, mas na verdade não. Eu ri de alguns comentários sim, daqueles que foram mais “ingênuos”. Mas, outros não. Alguns foram tão sérios que fiquei com cara de paisagem ao lê-los. Tem comentário absurdamente sem noção. “Eu parei de ler no…” e os “Vai aprender a escrever/interpretar/história da guerra primeiro antes…” são os piores. Sério? Como alguém com uma capacidade mental tão limitada desta forma, que sequer sabe ler, (porque “ler” não é só saber a grafia correta de uma palavra, seus significados e etimologia é saber acima de tudo refletir sobre o que está sendo proposto e exposto em um texto, e buscar seu real significado) pode pedir pra outra pessoa ser o que ela não é (inteligente)?

    Muitas vezes o escritor (e precisa ser bom para isso) usam truques para expor uma realidade de forma bem humorada. Em alguns casos criam personagens estereotipados, dá a eles vida e faz com que eles representem uma parcela da sociedade de forma a fazer as pessoas pensarem sobre elas. No caso aqui do MDO a Ba-chan é essa personagem, criada pela autora, que no meu ponto de vista, interpreta de forma estereotipada o otaku brasileiro e faz com que os próprios otakus que visitam o blog se divirtam ao se verem representados dessa forma irônica e brincalhona e até faz que alguns reflitam e repensem sua figura. Seria quase como aquele quadro da Zorra em que os comediantes caracterizam de forma exagerada os personagens da novela com intento de criar comédia. A Baa-chan é isso.

    Eu conheci o MDO através do Vídeo Quest e desde então acompanho o blog e respeito muito o trabalho da autora. Mas o que falta pra muita gente que comenta aleatoriamente na internet e se acha muito culto é um pouco do básico da educação: respeito.

    Curtir

  117. os cavaleiros superam os problemas com a força de deus proprios cosmos nao com o cartao de credito da atena

    Curtir

  118. HUAAHHAAAUHAUHAUHAHUA, um dos posts mais engraçados que lí nos ultimos tempos. Depois de tanta poesia, o ápice do “pokemon daycare” quase me engasgou no fandangos.

    Curtir

  119. Em que mundo eu hibernei, pra só ter visto esse post agora?

    “passivo eh vc. eu tenho um kareshi e ele da mto no coro, mto melhor q mto jornalista.”

    Sem mais! ahuehaueuaheuaheuahhauehaheuaheuahuehaue xD

    Curtir

  120. NÃO, NÃO! Tudo errado! Primeiramente, a BBC não é um jornalista. E sim, uma Emissora de TV das mais famosas pelo mundo afora. Segundo, estão falando sobre Otakus do Japão. Não do Brasil, pois há uma grande diferença entre eles. Terceiro. TU MATOU O PORTUGUÊS, Minha lágrima saiu ao ver esse português. Em Quarto, COMO ASSIM? JAPÃO GANHAR A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL? QUE EU SAIBA ELES APOIARAM HITLER JUNTO COM A ITÁLIA, E SE RENDERAM QUANDO OS EUA JOGARAM AS DUAS BOMBAS EM FUKUSHIMA E NAGASAKI.

    Curtir

Os comentários estão fechados.