Grande Debate: Qual é a 3ª maior editora do país?

11 out

debate

Olha que audácia esta blogueira Rayssuscitando uma seção inativa há dois anos! A Grande Debate está de volta, com papel pisa brite, uma nova tradução e um preço bem mais caro! Para quem não era nascido (vai saber, tem otaku com um ano de idade mental), a Grande Debate era um espaço para discussões positivas e filosóficas sobre diversos temas… pena que esse espaço era ocupado por otakices e trollagens dos meus leitores queridos. Mas o assunto de hoje é sério.

O que mais vemos pela internet são pesquisas e enquetes de “qual a sua editora favorita?”, e é bem difícil a gente definir qual é a maior editora de mangás do Burajiru. De um lado temos a Panini e sua maleta de dinheiro abastecida pelo código ROSEBUD, e do outro temos a ousada JBC e seus projetos editoriais inovadores. A proposta de hoje não é ver qual dessas duas é a melhor, porque isso é tarefa para os especialistas em mercado de mangás que comentam diariamente no Twitter com a convicção de uma Miriam Leitão. A questão hoje é outra: qual é a TERCEIRA maior editora do país? Vamos às concorrentes:

terceira01

A primeira concorrente é a editora Conrad. Ela, que foi a primeira editora de mangás em sentido oriental, fez tantos erros que fez com que ela sumisse e voltasse com mais freqüência que o mestre dos magos. Publicou coisas muito boas, como coisa do Tezuka, mas também fez umas merdas colossais, tipo quando pegou um mangá infantil e lançou em um formato diferenciado e custando menos de 5 reais para conquistar um outro públic… epa…

Ultimamente tem publicado quase nada, mas como ainda tem alguns títulos paralisados, ela entra na lista.

terceira02

Agora é a vez da Newpop, mais presente em posts do Mais de Oito Mil que nas bancas brasileiras. Surgiu como uma editora diferenciada que trazia títulos mais obscuros, na verdade ela adotou essa postura porque devia ser o que ela conseguia licenciar. Ultimamente conseguiu publicar um mangá do Clamp famosão, mas em compensação ainda tá sofrendo para publicar coisas anunciadas há 5 anos. Recentemente a editora parece ter entrado nos eixos e começou a publicar coisas boas, mas com tantos erros de revisão que faria a extinta JBC Mangás do Orkut morrer de inveja.

terceira03

Por fim temos a Nova Sampa, editora que ressuscitou de sua tumba feita em ponto-cruz com a ajuda de Marcelinho Del Greco. Surgiu como quem não queria nada e publicando seinens, mas conseguiu umas séries mais prestigiosas que as duas últimas editoras juntas.  Tudo bem que a maioria é tudo de putaria, mas quem quer coisa pra pensar quando otaku pode comprar um par de peitos gigantes.

Então essa é a dúvida. As três têm suas qualidades e seus contras, mas qual será que merece o posto de terceira maior editora de mangás nesse mercado maravilhoso brasileiro?

14 Respostas to “Grande Debate: Qual é a 3ª maior editora do país?”

  1. Apo 11/10/2013 às 11:40 #

    Eu votaria na Editora Xanadu, uma editora ousada que investiu em mangá nacional:

    http://www.guiadosquadrinhos.com/editoralist.aspx?cod_edi=535

    Quem fim levou essas publicações ímpares?

    Curtir

  2. Sandra Monte 11/10/2013 às 12:29 #

    Que diferença faz?

    As três juntas, seja quais forem, não dão um terço da Abril, que ainda é a maior editora do país, hahahahahah

    Sandra Monte
    http://www.papodebudega.com

    Curtir

  3. Arthur Duarte 11/10/2013 às 16:07 #

    A Abril é ainda a maior editora do país? Sempre pensei que o Grupo Editorial Record fosse a maior editora da América Latina…

    ah, a Conrad anda quase morta. Depois da compra pela IBEP anda lançando pouquíssima coisa. Triste, era uma editora que eu gostava muito. (Ao menos continua com Calvin & Haroldo e Gen, pés descalços)

    Curtir

  4. Apo 11/10/2013 às 16:29 #

    E Cavaleiras do Zodíaco Episódio G? A Conrad tbm não publica? Lembro de ter visto um exemplar em banca (não sei se era encalhe).

    Curtir

  5. Geyson Freitas 12/10/2013 às 15:49 #

    Lança sim Apo, mas agora falta mais um volume e o mangá é finalizado por ela.

    Dessas três, acho que a NewPop e Nova Sampa estão empatadas, lançam coisas desconhecidas que ninguém se importa e hora ou outra faz um lançamento de algo legal, Conrad está morta pra mangás, só está terminando aquilo que já tinha iniciado e duvido que lance outro título, uma pena pra uma editora tão boa nos primórdios do mercado de mangá no Brasil.

    Curtir

  6. mauricio 13/10/2013 às 03:08 #

    fico com nova sampa, alem de estar com gurren laggan ainda tem tokio summer of the dead e uma qualidade boa e muita genta ta comprando

    Curtir

  7. The Fool 13/10/2013 às 19:25 #

    De mangá a Conrad ainda está lançando Gen: Pés Descalços pra livrarias. Finaliza ele em 10 volumes. E como comentaram, CDZ: Episódio G vai acabar logo.
    Depois disso, só Deus sabe se eles vão voltar a mexer com gibi do Japão ou da Córeia.
    Meu voto vai pra New Pop, não gosto do Marcelo Del Greco por uma série de razões, merdas que ele fez no passado e hoje em dia.
    Se bem que…Vocês sabem que a New Pop tá junto com a Yamato do Anime Friends agora, né?
    Nem tudo é perfeito… -_- Odeio a Yamato.

    Curtir

  8. The Fool 13/10/2013 às 19:26 #

    @ Apo: Editora Xanadu, essa sim era bom! <3 <3 <3 Panteras lésbicas era um ótimo mangá! D:

    Curtir

  9. Apo 14/10/2013 às 08:50 #

    @The Fool verdade, eram títulos que iam direto ao ponto.

    Curtir

  10.   14/10/2013 às 15:32 #

    Se bem que…Vocês sabem que a New Pop tá junto com a Yamato do Anime Friends agora, né?

    Percebi isso só semana passada, quando bati o olho no expediente de um volume recente deles.

    Agora qual será o próximo passo? A Yamato comprar a Cult Classics para poder vender os DVDS piratas da Soneca com anime fansubado em grandes lojas?

    Curtir

  11. Hud (@010190) 15/10/2013 às 11:59 #

    A Conrad fodeu com a minha vida me deixando como herença volumes inacabados de Vagabond e Slam Dunk (eu sei que Slam Dunk foi finalizado no Brasil, mas é mais fácil achar coerência em K-On! do que os volumes finais de Slam Dunk pela Conrad), mas vou votar na NewPOP pelo seu catálogo repleto de mangás irrelevantes que ninguém quer comprar e pelo grande feito de ter trazido um mangá relativamente famoso mas que está paralisado no Japão há meses.

    Curtir

  12. Renan SHQ 15/10/2013 às 13:52 #

    Putz, considero as três muito irrelevantes, mas votarei naquela que parece ser mais responsável, a Nova Sampa.

    Curtir

  13. Edu Guimarães 16/10/2013 às 18:35 #

    A melhor resposta para esta questão é na verdade uma pergunta:
    Quem se importa?

    Curtir

  14. jasque 20/10/2013 às 22:24 #

    Eu voto na Newpop, porque ela me diverte mais com as promessas.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: