Dicas Jornalísticas para quem quer fazer matérias sensacionalistas sobre assassinatos

7 ago

Não sei se você foi informado, mas pessoas morrem. E algumas são mortas de maneiras trágicas. Hoje em dia é comum dizer que muita gente tá morrendo, que a violência impera, mas parte dessa impressão é a divulgação que a mídia faz dessas mortes (antigamente não tinha um Marcelo Rezende feudalista anunciando crimes com a carroça Águia Dourada).

Veja o que deu nos jornais:

assassinocreed01

Claro que um jornalistão teve a ideia genial de botar a culpa nos videogames, criando qualquer ponte possível para associar um crime ao roteiro do game. Lógico que ninguém levanta questões simples como “o garoto não tem idade para esse tipo de jogo, classificado para um público maduro” ou “por que os impostos estão tão abusivos?”…. bem, essa última pergunta infelizmente é feita e dá sempre resultados negativos para os jogadores.

Mas pensando em um próximo crime de assassinato, decidi ajudar os jornalistas que cobrirem essa matéria com um guia de como associar qualquer um dos jogos abaixo a morte e destruição de lar. Um guia imprescindível para você que quer mais de oito mil comentários cassando sua licença de escrever:

assassinocreed02

God of War é um game que traz Kratos, um homem disposto a matar todo mundo de maneira cruel para conseguir seus objetivos.

assassinocreed03

GTA é um game que incentiva a contravenção, premiando os jogadores que cometem furtos e assassinatos com mais pontos.

assassinocreed04

Cooking Mama é uma série de games sobre uma garota isolada que depende da mãe para realizar suas tarefas, ficando plenamente satisfeita na ausência de sua progenitora.

assassinocreed05

Final Fantasy é um jogo com um protagonista isolado do mundo que fatia os inimigos com sua arma gigantesca enquanto sofre para se ajustar à sociedade.

assassinocreed06

Super Mario Bros é um violento jogo eletrônico sobre um encanador preso em um universo criado por drogas que assassina cruelmente adversários de maneiras cruéis que incluem deixar o adversário em chamas.

assassinocreed07

Castlevania é um jogo sobre um assassino que usa armas brancas para sepultar as suas vítimas em uma trama que zomba de valores pregados pelo cristianismo.

assassinocreed08

Minecraft é sobre um rapaz solitário que se protege em uma fortaleza imaginária, matando todos os que se aproximam de sua densidade psicológica.

assassinocreed09

Candy Crush Saga é sobre os delírios de uma criança criminosa que sonha com doces, tem medo de lingüiças e está envolvida com bombas.

assassinocreed10

Dance Central é uma série de jogos eletrônicos adorados por diversos jovens que fazem o impossível para imitar fielmente o personagem do videogame através de movimentos captados pelo sensor Kinect. Se o personagem realizar os movimentos de um assassinato, o jogador se vê obrigado a imitar.

assassinocreed11

Call of Duty: … meu amigo jornalista, se você não consegue associar Call of Duty com assassinatos você nem deveria estar em uma profissão como essa.

22 Respostas to “Dicas Jornalísticas para quem quer fazer matérias sensacionalistas sobre assassinatos”

  1. Mamonas 07/08/2013 às 11:22 #

    “Não sei se você foi informado, mas pessoas morrem.”

    No mais, disse uma grande verdade sobre o pessoal achar que tem mais assassinatos hoje do que antigamente. O mesmo se aplica para catástrofes naturais.

    Curtir

  2. Panino Manino 07/08/2013 às 11:24 #

    Jack Thompson leu essa postagem com desdém.

    Curtir

  3. sak rotiv 07/08/2013 às 11:26 #

    Eu pensei a mesma coisa!
    Esse M. Rezende logo que mostrou o jogo ontem eu pensei “f*deu”!
    Por causa da SUSPEITA do garoto ter matado os pais, os caras querem culpar um jogo ou a internet.
    Mas milhoes e milhoes de pessoas acessam a net ou jogam jogos e porque um garoto talvez matou os pais esses itens sao de alguma maneira responsaveis…
    Ta foda queria ver se o moleque fosse filho criado em um lar cristao ou religioso.

    Curtir

  4. Diego Miyabi (@diegomiyabisama) 07/08/2013 às 11:32 #

    Boa rs

    Curtir

  5. Sandra Monte 07/08/2013 às 12:03 #

    Pois é…
    Ninguém quis saber se a família deste moleque era estruturada, se os pais conversavam com ele.

    Nestas hora é que tenho raiva de meus colegas.

    Sandra Monte
    http://www.papodebudega.com

    Curtir

  6. Renan SHQ 07/08/2013 às 12:45 #

    E por que não, Pokémon?

    Um jogo que mostra um jovem de 10 anos que se acha maduro o suficiente para viajar no mundo escravizando os animais do mundo, fazendo-os participarem em brigas de rinha. Mostra claros comportamentos sádicos.

    Curtir

  7. Lev 07/08/2013 às 13:08 #

    Deixa eu fazer um comentário a respeito do crime. A galera duvidando da criança loirinha, fofinha, filho de pm… Queria ver se fosse preto e pobre, se iriam duvidar.

    PS: Capoto! Glorioso orkut.

    Curtir

  8. Miguxo24 07/08/2013 às 13:08 #

    Curtir

  9. Vlad Schüler 07/08/2013 às 13:30 #

    Você zoa a tal da “imprensa especializada (pff)” de animes, mas, verdade seja dita, perto de alguns setores da mídia brasileira, o site dos Cavs é um primor de investigação jornalística…

    (e meu lado pedante tem que intervir: o certo é “progenitora”, e não “projenitora” =P)

    Curtir

  10. Corujita 07/08/2013 às 14:20 #

    Ri muito quando eu li “Cooking Mama” HUAHUAHUAHUAUHA

    Curtir

  11. Yachiru 07/08/2013 às 14:50 #

    Pois é, se for pensar por essa linha de raciocínio, todos os jogos fazem mal à mente das criancinhas… u.u Mas na boa, euri da sinopse do Mário, não sei porque lembrei de Alice no País das Maravilhas (Talvez associar mundo desconhecido e drogas que te fazem mudar de status) xDDD
    Claro que foi pra fazer sensacionalismo, não coloco minha mão no fogo pela imprensa daqui. Aliás, a própria “grobo” fez uma reportagem comentando pontos que tornam as suspeitas furadas. E fora que fiquei sabendo (Não sei se é verdade) nesse instante que o guri se matou ‘-‘
    E isso me lembra quela matéria no Fantástico que disseram que um casal fugiu de casa por causa de animes e cosplay e.e

    Curtir

  12. Apo 07/08/2013 às 16:09 #

    Não é a primeira vez que isso acontece, já passou da hora de alguém fazer uma reportagem sobre notícias bizarras de games no Brasil.

    E por onde anda o Nerd de Moleton defensor dos gamers agora?

    Curtir

  13. Arthur Duarte 07/08/2013 às 17:55 #

    Quando Manson e sua “família” promoveram sua chacina, culparam a música dos Beatles Helter Skelter (pois picharam isso na parede). Quando o “fã” de Lennon o assassinou, culparam O Apanhador no Campo de Centeio, livro que ele carregava na mochila. Os produtos culturais têm sim uma certa resposta na sociedade, mas nada tão direto ou fácil como “sujeito joga algo onde mata pessoas, logo ele matará pessoas”. Jornalistas não compreendem a dinâmica dos jogos, nem querem. Achar um culpado fácil é mais cômodo. Lamentável.

    Curtir

  14. Eder 07/08/2013 às 18:00 #

    Ah, já alertaram a Mara sobre o “projenitora” =/

    @Yachiru: Acho que o Miyamoto já disse em uma entrevista que se inspirou em Alice para criar Super Mario.

    Curtir

  15. Ninguém 07/08/2013 às 23:04 #

    Esse é meu último post aqui, mas antes, quero fazer uma pergunta para minha musa Sandra Monte:
    Com quem você conseguiria saber se o menino conversava com os pais, se tinha família estruturada? Os parentes dele estão todos mortos, e a escola é escola, não se pode esperar muito. De que forma você conseguiria obter informações melhores do que seus colegas jornalistas, de quem você tem tanta raiva às vezes?
    Estou esperando pela sua ótima resposta, afinal, eu só perguntei para levantar a sua moral com a galera aqui, e a gente sabe que pergunta assim só derruba quem não tem competência.

    Curtir

  16. Grande Nappa 07/08/2013 às 23:07 #

    Então se for assim, quem assiste e joga os fan games da Madoka Magica é um terrorista moe.

    Curtir

  17. Edu 08/08/2013 às 00:32 #

    claro q a culpa era do jogo ahahahah

    Curtir

  18. Erick Mendonça 08/08/2013 às 13:34 #

    Fantástico. Anotei todas as idéias e vou passar pros jornalistas. Principalmente a de Super Mario! xD

    Curtir

  19. Sandra Annenberg 08/08/2013 às 14:04 #

    que deselegante…

    Curtir

  20. Gah, O Supermodelo Norueguês 08/08/2013 às 14:30 #

    É muito mais fácil jogar a culpa pra cima dos video games, da internet e o escambau, a opinião pública anseia por um bode expiatório pra esses tipos de crime. É a forma deles alimentarem ainda mais o preconceito que boa parte da sociedade tem com os games e o seus jogadores.

    Curtir

  21. Garbage 10/08/2013 às 19:49 #

    Faltou quebrar o estojo e jogar no chão.

    Curtir

  22. tkf2 28/08/2013 às 08:19 #

    Tudo mentira, pessoas sanas normais não se tornam agressivas com games ofensivos!! Só os que possuem distúrbios mentais se tornam violentos com esse tipo de game. Quer dizer que o funk de merda, o “Proibidão”, que exalta os criminosos e fala de sexo explícito e prostituição, é cultura, enquanto os games são prejudiciais para as crianças não é? Sem, falar que os animes, especialmente Naruto, sofrem da mesma perseguição da mídia illuminati que está contaminando o mundo inteiro com bobagens, enquanto que o que nós, intelectuais, gostamos e apreciamos(Games, Animes, Rock, Filmes de Ação e Sci-Fi), é visto com preconceito por pessoas ignorantes e desinformadas que não utilizam o cérebro pra nada de bom pra fazer!! Parabéns, Brasil, por ser um país de pessoas idiotas, está fazendo um ótimo trabalho!! Sempre encontram uma forma de culpar os games pelas desgraças que acontecem na sociedade!!

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: