MdOM Interview: Entrevista com Saulo Camarotti, membro da equipe por trás do jogo Chroma Squad

29 jul

Enquanto os leitores se sentem superiores por essa blogueira ter confundido as sinopses dos mangás de Cavaleiros do Zodíaco no post de ontem (um feito, porque sabemos que se te uma coisa que não dá pra confundir em CDZ é sinopse dessa merda), eu continuo me preocupando com assuntos importantes. Entre eles, a reativação de nossa seção de entrevistas do blog!

Como ninguém aguentaria uma terceira entrevista com o Marcelinho Del Greco, e já que tem gente aí que topa entrevista mas arrega quando lê as perguntas, fui atrás de gente relevante que faz o país ir pra frente. E nisso cheguei a Saulo Camarotti, que está com um projeto no Kickstarter para a produção de um jogo de gerenciamento de um seriado de tokusatsu. Para saber mais sobre o projeto, basta clicar aqui. Mas para saber tudo o que passa na mente desses indivíduos, é só ver a nossa entrevista!

chroma01

Mais de Oito Mil: Primeiramente obrigada pela entrevista a esse humilde blog. A primeira pergunta que deve ser feita é: o jogo foi feito mais pela nostalgia dos tokusatsus exibidos no Brasil na década de 1980 ou pro causa dos Power Rangers da década de 1990?

Saulo Camarotti: Os dois! =) Nascemos nos anos 80, e crescemos nos anos 90. Então as duas influências são importantes para nós. Claro, que Flashman e Jaspion toca muito mais nos nossos corações. (risos)

Mais de Oito Mil: Pelo vídeo divulgado, o Chroma Squad parece ser bem escrachado. Não ficou um medo do público fã de tokusatsu ficar “ofendido” com esse tipo de piada, já que eles não costumam aceitar nada que tire a seriedade do gênero?

Saulo Camarotti: Nós estamos fazendo uma grande sátira, mas sem acabar com a honra dos tokus. Como o Akibaranger, que faz um humor em cima das séries, e não foi por isso que deixou de fazer sucesso entre os fãs. No Knights conquistamos muita gente com o nosso humor baseado em RPG de mesa, esperamos conquistar muita gente com essa temática de sentai também.

chroma02

Mais de Oito Mil: O Chroma Squad parece bem detalhado, permitindo muitas coisas na arte de gerenciar um seriado de heróis. Você acha que se a Toei jogasse o Chroma Squad, eles conseguiriam fazer um Super Sentai decente?

Saulo Camarotti: No Chroma Squad existirão muita opções de customização e criação, mas nunca chegaríamos a um nível real de se abrir um estúdio de sentai. (risos) Queremos que o jogador se divirta!

Mais de Oito Mil: Alguma coisa clássica dos tokusatsus teve de ficar de fora do jogo por limitações técnicas? Tipo o robô gigante, as cenas na pedreira ou então as lições de moral piegas do fim dos episódios?

Saulo Camarotti: Nenhuma dessas coisas que você mencionou ficarão de fora. Mas é impossível fazer um jogo onde você customize tudo. Nós estamos fazendo um jogo manager com rpg tático, então o jogador deve vivenciar na história apenas o que o jogo propõe. Mas tenho certeza de que será muito bom!

chroma03

Mais de Oito Mil: Chegou a hora do bate-bola jogo-rápido. Direi alguns temas e você diz se isso é “morfenomenal” ou “não morfenomenal”.

– Proliferação de jogos brasileiros digitalmente? morfenomenal

– Impostos elevados para games e ninguém fazendo nada quanto a isso? não morfenomenal

– A Trini ter corpo de homem quando se transforma? não morfenomenal

– Zordon ter morrido no fim de Power Rangers? não morfenomenal

Mais de Oito Mil: Acabamos aqui a nossa entrevista. Dê um recadinho para os leitores do Mais de Oito Mil, principalmente as leitoras que vão te achar uma graça e vão te pedreirar.

Saulo Camarotti: Muito obrigado pela entrevista, espero que possamos construir um jogo que todos curtam muito! Nós fazemos com muito empenho tudo por aqui, e como Knights of Pen & Paper, no final das contas, também queremos ser jogadores do Chroma Squad. (risos)

26 Respostas to “MdOM Interview: Entrevista com Saulo Camarotti, membro da equipe por trás do jogo Chroma Squad”

  1. Luciano von F. 29/07/2013 às 21:38 #

    Legal a entrevista, só acho errado o jogo não ter a assessoria do Mineirinhooooo. Deve ser uma produção de baixo orçamento.

    Curtir

  2. Laizinha 29/07/2013 às 21:48 #

    Só eu ainda não entendi essa foto de capa?

    Curtir

  3. Gabriel 29/07/2013 às 21:56 #

    Também não entendi. Se alguém puder explicar, seria legal.

    Curtir

  4. Mauro Josisneldson da Silva Souza Pereira Pinto de Oliveira III 29/07/2013 às 22:26 #

    Mafuba é isso aqui.

    Curtir

  5. Reinaldo Marques 29/07/2013 às 22:53 #

    “Enquanto os leitores se sentem superiores por essa blogueira ter confundido as sinopses dos mangás de Cavaleiros do Zodíaco no post de ontem (um feito, porque sabemos que se te uma coisa que não dá pra confundir em CDZ é sinopse dessa merda), eu continuo me preocupando com assuntos importantes. Entre eles, a reativação de nossa seção de entrevistas do blog!”

    A gorda passando recibo da própria ardência em função da burrada que fez.

    Sobre o projeto, parabéns aos envolvidos.

    Curtir

  6. Ninguém 30/07/2013 às 07:44 #

    Mineirinhooooooo está ocupado tentando quebrar a Focus colocando a série inteira do Jaspion para assistir no site dele:
    http://www.tokusatsus.com.br/2013/07/streamer-toku-classicos-jaspion.html

    Curtir

  7. Arthur Duarte 30/07/2013 às 19:31 #

    Gostei do novo banner (não sei o termo, desculpe) do site. A grande marmitex de Dragon Ball

    Curtir

  8. Laizinha 30/07/2013 às 20:59 #

    Tah gente, mas eu num entindi esse muoleke enlatado na panela
    tipo, hamm?? naum entendi msm

    Curtir

  9. rafael motta 31/07/2013 às 00:15 #

    pera ai deixa eu ver se eu entendi o garoto prendeu a cabeça na panela de pressão? Pelo q consegui interpretar eu ri

    Curtir

  10. rafael motta 31/07/2013 às 00:17 #

    E quanto ao envolvidos parabéns pelo projeto

    Curtir

  11. Nekomimi 31/07/2013 às 00:31 #

    ALERTA AOS FÃS DE ANIMES E MANGÁS:
    Têm um site que destrata os fãs e visitantes, deletando sistematicamente e arbitrariamente os comentários postados, mesmo que tenham a ver com a matéria em questão, por mero capricho de alguém de lá.
    O site em questão, que todos devem evitar visitar para não passar nervoso por causa dos frescurentos que deletam comentários sem dar explicações ou motivos, é a nossa velha conhecida ANMTV.
    Há tempos venho notando que meus comentários postados, mesmo tendo a ver com os posts deles, têm sido deletados sem explicações de qualquer espécie.
    A gota d’água veio com o post sobre a série Inazuma Eleven (Super Onze, para os brasileiros).
    Só porque mencionei que as fujoshis é que vão comprar aos montes o referido mangá (por motivos que já mencionei antes aqui, é só ler o meu comentário sobre o lançamento de Inazuma Eleven no Brasil) eles deletaram o meu comentário, num flagrante ato de cerceamento da liberdade de opinião, coisa inadmissível nos dias de hoje (afinal de contas, a ditadura e a censura já acabaram há muito tempo).
    Porque será que informar que as fujoshis serão a maioria que irá comprar nas bancas o mangá do Inazuma Eleven incomoda tanto o pessoal do ANMTV a ponto de censurarem o meu comentário?
    Faço um apelo a todos os que frequentam este site: EVITEM a ANMTV! Como uma forma de protesto contra as arbitrariedades que aquele site comete contra os fãs e visitantes. Afinal, se em um estabelecimento você é destratado, o que você faz? Simplesmente deixa de frequentá-la em sinal de protesto e ainda avisa aos outros para evitar aquele estabelecimento, contando o que aconteceu para tomar tal atitude.
    Felizmente, a JBox é um lugar em que os fãs de animes, mangás e games podem comentar sem serem vítimas de arbitrariedades ou abusos de qualquer espécie. Diferente de sites meia-boca e pé-de-chinelo como a ANMTV.
    Vida longa para o JBox !!!
    Quanto à ANMTV,, este pode ir para o PQP.

    Curtir

  12. Nekomimi 31/07/2013 às 00:37 #

    E, é claro, o blog Mais de Oito Mil também é um lugar onde os fãs de animes, mangás e games podem comentar, sem medo de arbitrariedades ou abusos de qualquer espécie.
    VIDA LONGUÉRRIMA PARA O MAIS DE OITO MIL !!!
    E que a ANMTV VÁ PRO SACO DO CARECA !

    Curtir

  13. Lev 31/07/2013 às 02:56 #

    Sobre o banner, nunca assisti Dragon Ball, estou acompanhando pelo mangá da panini. Em Dragon Ball, conta-se que o “inderrotável” rei Picolo fora aprisionado no passado pelo em uma panela de pressão com o golpe Mafuba. Tempos depois, ele se liberta e volta a se tornar uma ameaça, matando inclusive o mestre kame, que erra o mafuba. Depois Ten-shin-han tenta enfrentá-lo, mas acaba rachando a panela de pressão lendária, esgotando as chances de derrotá-lo por esses meios. Daí o Son Goku no modo game shark aparece e resolve tudo.

    Curtir

  14. Apo 31/07/2013 às 10:14 #

    @Nekomimi

    – Lembro que esse referito site conseguiu retirar posts deste blog.

    Curtir

  15. Gabriel 31/07/2013 às 12:03 #

    O vilão é sempre alguém inderrotável, daí chega o protagonista e o derrota. Muito bons esses enredos aí.

    Curtir

  16. Drigow 31/07/2013 às 17:22 #

    Não consigo parar de rir com o banner.
    Pra quem não entendeu a piada > http://atarde.uol.com.br/brasil/materias/1520869-crianca-prende-cabeca-em-panela-de-pressao-em-sergipe

    Curtir

  17. Nekomimi 01/08/2013 às 02:39 #

    @Apo
    É, eu soube disso lá no JBox. É uma pena.
    isso só mostra o quanto essa ANMTV é desprezível.
    Deveríamos fazer uma campanha online para fazer com que todos os fãs de animes e mangás boicotem a ANMTV. Se der certo, podemos fechar aquele site.
    Também podemos denunciar a ANMTV para os sites e blogs a que pertencem as notícias publicadas lá. Não será nenhuma surpresa se descobrirmos que nenhum dos donos das matérias que a ANMTV pegou para publicar pediu permissão ao menos.
    Eles pegaram matérias da Biglobe, e de outros sites. Poderíamos enviar e-mails e postar comentários nos sites em que a ANMTV pegou as matérias sem permissão, para denunciá-la. Dessa forma, os verdadeiros donos das matérias tomarão as medidas cabíveis contra a ANMTV.
    Vamos fazer com que a ANMTV experimente de seu próprio remédio !
    Proponho a todos fazermos isso: procurar os verdadeiros donos das matérias publicadas na ANMTV e avisá-los do que aquele site fez. Quero ver então, se a ANMTV vai continuar online por quanto tempo, depois disso !

    Curtir

  18. Apo 01/08/2013 às 12:30 #

    @Nekomimi
    Só pelo histórico de má fama eles vão encontrar a ruína. Basta não se calar. Eles já arrumaram treta com muita gente por conta de roubar matérias (Sandra Monte que o diga), incrível como não tomam jeito. Vale se sujar assim por conta de popularidade?

    Curtir

  19. marcos inoue 02/08/2013 às 15:29 #

    Deletar comentários no site não é cerceamento de liberdade de expressão, na minha opinião. O site é deles, regras de moderação deles uai, mesmo que o que você tenha postado tenha a ver com o tema.

    Curtir

  20. Nekomimi 02/08/2013 às 22:27 #

    @marcos inoue
    Que regras de moderação?!? Onde é que naquele maldito site estão as tais regras de moderação?!? Procurei por todo o site e até cheguei a exigir explicações a eles, para ver se ao menos eles me explicassem quais são as regras, mas NADA !!! NADA!!! Nenhuma explicação sequer !!!
    Como é que eles querem que eu saiba quais são as regras, se eles nem ao menos colocam no site as tais regras para os comentários e nem ao menos se dão ao trabalho de me dizer quais são elas? Eu não sou adivinho, então como é que eu vou saber que raios de regras são essas que eles usam?
    Se existem regras, eles deveriam, em primeiro lugar, colocar em algum lugar do site. Ou então, me explicar quais são elas. Mas nem uma coisa e nem outra. Só na base do arbítrio.
    Vai ver que eles não têm regras fixas para os comentários, que a manutenção ou não dos comentários depende somente dos caprichos deles. Desse jeito, não dá!
    Aqui neste blog, mesmo não tendo achado as regras para postagem, se eu postar uma pergunta a respeito das regras, com certeza eles me responderão, explicando tudo. diferente do que acontece lá na ANMTV.
    E, por fim…não é por nada, não, mas, a julgar pelo tom de seu comentário, que parece meio tendencioso, você têm algum rabo preso com aqueles caras da ANMTV? Pelo menos, essa é a impressão que eu tive, ao ler o seu comentário.
    Se você não têm nenhum rabo preso com aqueles caras da ANMTV, e se só disse isso por puro desconhecimento do site, então vá lá e dê uma olhada em todo o site deles, para ver se acha as tais regras para postagem de comentários. Você vai ver que não há praticamente nenhuma parte do site em que estejam escritas as tais regras (se elas existem, então por quê não estão escritas e colocadas em alguma parte do site, à vista de todos? Pelo menos, eles deveriam ter colocado um link para as tais regras, já que nem isso eu achei).

    Curtir

  21. drums 03/08/2013 às 01:00 #

    Nada a ver o que você diz ,todo site tem o direito de deletar os comentários que quiser e não precisa dar explicações pra isso.

    Você só está ardido por seus comentários terem sido deletados. rs

    Agora sobre roubar conteúdo aí o negócio é diferente ,não pode mesmo.

    Curtir

  22. Nekomimi 04/08/2013 às 01:12 #

    @drums
    Nada a ver é o cacete!
    A maioria dos sites têm regras de postagem.
    Mesmo os blogs têm regras quanto à isso. Sandra Monte que o diga.
    A verdade verdadeira é que aqueles caras da ANMTV são um bando de frescurentos que se acham a última cereja do bolo, isso sim ! Sem falar de que eles são um bando de ladrões de conteúdos alheios (segundo o que eu li neste blog sobre o que aconteceu com os posts desse blog).
    Não sei por que até agora ninguém deu queixa à PF ou à Divisão de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil. O que será que as vítimas da ANMTV estão esperando?

    Curtir

  23. drums 04/08/2013 às 01:20 #

    Não cara ,deletar comentários não é um crime mesmo que não haja regras para postagem.

    Roubar conteúdo é.

    Curtir

  24. Nekomimi 06/08/2013 às 03:23 #

    @drums
    Finalmente o pessoal da ANMTV respondeu à minha solicitação (ainda que, por e-mail).
    Eis a cópia do e-mail que eu recebi:

    “ANMTV Anime e Mangá
    Para Eu, contato@anmtv.com.br
    Caro Nekomimi, seu comentário foi deletado por não se enquadrar dentro de nossa política de não aceitar textos com palavras de temáticas inadequadas, tais como:
    Sexo (masturbação, fapfap, hentai);
    Drogas (maconha, heroína, cocaína);
    Palavrões (caralho, vai tomar no cu).
    Basicamente, serão aceitos apenas comentários livres para todas as idades. Esse é o nosso compromisso como um site que publica noticias de conteúdo infantil.
    Tomamos essa decisão para preservar as crianças que acessam o ANMTV e também para atender o pedido dos canais, que não querem suas produções ligadas a coisas inadequadas.”

    O único senão é, por quê, se essas regras existem (e, como pode ver, existem), não foram colocadas no site, em um link com um nome apropriado, como, por exemplo: Termos e Condições para postagem de comentários;
    Regras para postagem de Comentários;
    etc.
    E, observando as regras deles, fica meio difícil entender o porquê de eles terem deletado o meu comentário, já que quando eu o escrevi, tomei o cuidado de usar expressões mais indiretas e vagas, inclusive usei de eufemismos, tudo para ficar mais “light”.
    Obviamente, como eles deletaram o meu comentário naquele site, não tenho como reproduzir aqui o que foi postado lá. Mas tenho a versão que eu usei no JBox (e que continua lá), se bem que esta está na forma “explícita”, sem os eufemismos e termos indiretos que eu usei no ANMTV. Eis a versão “hard” abaixo:

    “Parabéns à JBC por lançar uma série voltada para o público infanto-juvenil, um público que tão poucas opções têm em matéria de quadrinhos, e nenhuma em matéria de mangás. se quisermos formar os futuros leitores e leitoras de mangá, esse é o caminho.
    A JBC e outras editoras podiam trazer trazer outros títulos voltados para essa faixa etária, títulos oriundos de antologias como a Coro Coro Comic, Shogaku Gonensei, Shogaku Rokunensei (duas antologias que eram publicadas há décadas até serem descontinuadas em 2009) e GAKUMANplus (antologia lançada depois do encerramento das outras duas anteriores e que continuou a ser publicada até outubro de 2011). Todas as antologias citadas foram lançadas pela Shogakukan, só a Coro Coro Comic continua a ser publicada.
    Títulos não faltariam. Do clássico Doraemon, passando por Asari-chan, Beyblade, as versões mangá dos tokusatsu (como os mangás de Ultraman, Família Ultra, Kamen Rider, etc.), Pokemon, entre outros.
    Só há mais uma coisa a acrescentar sobre a matéria do lançamento de Inazuma Eleven: o que vai ter de fujoshis e fudanshis comprando esse mangá por conta dos personagens masculinos do mangá, não está no gibi (ou no mangá). Pelo meons, é o que eu soube num comentário que eu li num blog sobre o assunto:
    http://chuvadenanquim.wordpress.com/2013/07/21/editora-jbc-publicara-o-manga-de-inazuma-eleven-super-onze/#comment-58664
    De qualquer forma, desejo boa sorte à JBC com esse novo lançamento”

    Curtir

  25. Edu 08/08/2013 às 00:29 #

    Nenhum site da imprensa especializada (pffff) presta.

    O Jbox roubou uma capa da AMTV do anime dos XMen que tinha ate marca e nem deu fonte. Ficou bem obvia a copia do anime do Gloob tb, pq a Folha nem citou ser anime e DUVIDO que o Cloud fique pesquisando sobre desenhos pra bebes.

    O Chunan ja copiou mais de uma vez na cara dura noticias do Jbox. Uma vez ficou tão feio que tiveram que botar a fonte depois.

    Acho que nem preciso dizer copias da AMTV, Anime Pro… todo mundo sabe!

    Acho que SÓ a Sandra Monte cita suas fontes. E isso é da etica dela e nao é só pq ela é jornalista, pq o merda do Marcos Mendes do Info Animation (ou contrario o nome) é jornalista e vive roubando noticias da AMTV e Jbox,

    coitado do ANN!!! hahahhaha

    Curtir

  26. XxX 17/08/2013 às 22:09 #

    Esse é o post que mais tem comentários offtopic, nenhum tem a ver com a entrevista xD
    Qual a data em que será lançado mesmo?

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: