Desabafo

Está tudo tão estranho no mundo dos mangás, não é à toa

Um relato de um puzuru (“puzzle” em nihongo) que fui montando nos últimos dias. Aviso que o post é longo, mas prometo valer cada palavra. Eu não ia postar esse texto na internet. Preferia postar no Facebook ou qualquer outra rede social que seria melhor divulgada, mas preferi por aqui em busca dos likes e shares dos leitores.

***

Hoje é dia 21 de junho de 2013. Há mais ou menos uma semana, o caos foi instaurado no mundo dos mangás durante uma manifestação feita na Liberdade em busca de redução no aumento dos preços de capa. Éramos poucos, mas fomos hostilizados por staffs truculentos que nos arremessaram bombas ninjas de Naruto.

A imprensa especializada que cobria este evento também foi golpeada de maneira cruel, então ela passou a nos apoiar na causa. Foi marcado um novo ato para alguns dias depois, e o que se viu foi uma grande mobilização na mídia. Sites como a Henshin ou o Chuva de Nanquim, que antes nos chamavam apenas de “virgens sem causa”, agora estavam conosco. Anúncios alertando o evento foram publicados na revista Anime Do, e até mesmo a Mundo dos Super Heróis saiu do fandom coxinha para divulgar nossa causa.

Foi uma coisa linda, centenas de otakus andando pela Liba com suas toucas e plaquinhas, porém os protestos mudaram um pouco o tom. Os protestos contra os aumentos dos mangás estavam abafados por críticas às transparências, aos glossários e à falta de honoríficos nos quadrinhos da JBC. Algumas pessoas levaram bandeiras de editoras, mas foram oprimidas por otakus extremistas dizendo que queriam o bem do mangá sem defender nenhuma delas. Achei estranho, porque não há problema algum em levar bandeira de editoras.

E achei estranho também que o trajeto da manifestação estava diferente: ao invés de andarmos na Liba como algo simbólico, afinal fomos expulsos de lá dias antes, havia um grupo que rumou para a frente do prédio da Panini, e muitos começaram a xingar a editora.

Isso me lembrou alguns eventos de protestos falsos que surgiram pela internet.Um deles, olha que absurdo, seria realizado na frente da Panini com todo mundo vestido de roxo (cor que simboliza a morte na Grande Nação Japonesa) e cantando Cha-La Head Cha-La em japonês.

Senti um embrulho no estômago, e não era o temaki superfaturado que comi no Yoi. Nossa causa havia sido completamente tomada por pessoas que nem sabiam o que estavam fazendo ali. Estavam como boçais andando em um evento de anime, como se aquilo fosse uma festa, não um protesto.

Na última manifestação, no entanto, coisas muito estranhas começaram a acontecer. Durante a caminhada eu percebi fogo, e lá eu vi… era uma pilha de mangás queimando! Todos tinham uma coisa em comum: eram todos em formato oriental de leitura. Tal atitude dramática só significa uma coisa pra mim, estudiosa de quadrinhos que acompanho isso há tempos. Significa o retorno perigoso dos mangás em leitura ocidental.

Durante muito tempo vivemos com essas atrocidades antidemocráticas, mas após muita luta conseguimos nos livrar deles graças à abertura da nossa sociedade aos mangás em leitura oriental. Às vezes a leitura ocidental surgia como um fantasma, mas sabíamos que estava tudo Entei porque havia um grande numero de tankos em sentido original.

Porém, meus leitores, essas pequenas características que apontei neste longo texto só significam uma coisa: OS MANGÁS COM LEITURA OCIDENTAL VÃO VOLTAR. O período negro dos nossos quadrinhos está se preparando um golpe para voltar, como podemos perceber através de manchetes sensacionalistas que tirei de sites da imprensa especializada:

golpesensacionalista

Toda essa falta de foco, falta de ação dos staffs e o surgimento de manifestantes fantasiados de Tuxedo Mask só me indicam que os mangás com leitura ocidentais estão tramando um retorno maléfico ao Brasil. Outra prova é a publicação de Kingdom Hearts pela Abril. Quem precisa de mais provas, não é mesmo? Só pode ser um apocalíptico golpe.

Claro que eu poderia falar que isso não vai dar em nada porque temos a opção de simplesmente não comprar mangás em leitura ocidental. Mas, como conhecedora da História e sensacionalista de carteirinha que sou, tenho que te assustar dizendo que a história é um ciclo fixo e você não pode fazer NADA para evitar algo que está escrito no destino.

Nem adianta falar que o contexto que vivemos hoje é completamente diferente daquele tempo sombrio, que temos uma educação (só um pouquinho) melhor para não repetir os erros do passado ou que muita gente está transformando um período que sempre tentou (sem sucesso) retornar em uma história de terror só pra ganhar umas compartilhadas porque uma coisa é certa:

É UM GOLPE E A DITADURA DA LEITURA NO SENTIDO OCIDENTAL VIRÁ!

 

TENHAM MEDO.

 

Ah… e compartilhem, por favor.

27 comentários em “Está tudo tão estranho no mundo dos mangás, não é à toa

  1. Acho que eu li um post parecido com esse… sobre golpe de estado no Brasil…. tipo, ontem mesmo…
    Deve ser só coincidência né?
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Curtir

  2. kkkkkkkkkkk. Bom demais. Um texto ridículo parodiando um mais ridículo ainda. Rs.

    Curtir

  3. Mara se valendo do cenário atual de protestos pra fazer postagens em tempos de pauta magra… Sagaz, gordinha.

    Curtir

  4. A mara deveria escrever um livro com um título assim: “Como criar pautas para um blog de mangás, animes e coisas do gênero, em que o assunto não tenha nada a ver com mangás, animes e coisas do gênero, mas mesmo assim renda um texto absurdamente grande e parodiado mesmo na época em que as pautas estão magras e se está com preguiça para ter outras idéias!”
    Em fim, é por isso que eu amo esse blog!
    Agora eu desafio a ler esse título sem parar e sem tomar fôlego(óbivil), quem conseguir ganha os meus parabéns.

    Curtir

  5. Dan, acontecimentos políticos vêm e vão, mas o blog continua… peraí…

    Kokoro³, tá dando erro 403 na foto.

    Curtir

  6. Sensacional Mara,

    Você conseguiu trazer de uma maneira divertida o que está sendo tramado pela Grande Mídia.

    Foi um texto divertido e sério, realmente está de parabéns.

    Curtir

  7. Deu até um arrepio lendo esse texto, parabéns por ter coragem de por algo tão sério aqui no blog. Pena que eu não tenho certeza se no futuro as pessoas vão continuar podendo escrever e publicar textos como esse…

    Curtir

  8. A Mara pode até tá boa de paródia, mas tá péssima em análise política. Bêjos #AGêniaAcordou e foi tomar seu mupy de uva! ;*

    Curtir

  9. Curti demais a metáfora.
    A Mara tá tirando pautas do mesmo lugar que a Record (do r$#o)

    Curtir

  10. Malditos facistas defensores do modo de leitura no sentido ocidental, ficam se infiltrando entre os revolucionários para espalhar seus nefastos planos e aplicar seu maléfico golpe ditatorial contra o sentido de leitura oriental.

    Curtir

  11. Nossa, sem palavras para descrever esse texto… Muito bom, Mara XDDD
    Além de fazer uma paródia bem feita, ainda reservou um espaço para alfinetar as especulações originais de forma que não estragasse a piada xDDD

    Quanto ao vídeo do Bruno, o pior que eu ainda consegui rir ;D Só que ainda prefiro a versão original, e olha que não sou desses otacos que procuram birra com áudio nacional e.e

    Curtir

  12. @KokoroKokoroKokoro @Ninguém é essa fota aqui? skynerd.com.br/media/images/posts/d9aa0298cee06d8e8f682b30a67178cb.jpg

    Curtir

  13. O texto realmente ficou ótimo, Mara.
    Cheguei a pensar que muita gente não entenderia o sentido original do texto, mas vi dei uma olhada nos comentários e vi que ainda existe esperança.

    @Bruno

    Meu Kami Sama, a coisa no Facebook ta pior do que eu pensei…. 0.0

    Curtir

Os comentários estão fechados.