Mais de Oito Mil Interview – Dih do Chuva de Nanquim

24 out

Em uma bela tarde de sábado encontrei com Dih, dono do site Chuva de Nanquim, para essa esperada entrevista. Esperada por minha parte, que poderia atrelar o nome dele ao meu blog e conseguir muita visitas sem o menor esforço. Fomos a um delicioso restaurante de esquina, localizado no centro da cidade, e pude tirar o meu gravador para registrar esta divertida conversa. Pedi um apetitoso cordon bleu enquanto Dih optou por pegar um bauruzinho. Para beber, uma taça de tubaína para os dois. Ao fim da entrevista, Dih ofereceu pagar, no débito, sua parte (e a de seu harém) da conta. Logo depois fomos juntos ao… ai, peraí que passei do ponto. Ah… bem… IKIMASU para a entrevista!

Mara: Oi, Dih, muito obrigada por participar desta entrevista. Como perguntar sobre o surgimento do Chuva de Nanquim é muito clichê, eu quero saber o que faria você terminar o seu site.

Dih: Eu que agradeço o convite, Mara! Nunca ia imaginar que um dia estaria aqui XD. Enfim, pra te falar a verdade eu já pensei muitas vezes em terminar o site e na maior parte das vezes teve a ver com minha vida pessoal. Às vezes a galera acha que é besteira, mas eu gasto uma grande parte do meu dia me dedicando ao ChuNan. Isso desgasta, cansa e consome meu bom humor muitas vezes. Hoje eu consigo balancear um pouco mais e acabo não ficando tão apertado assim, mas por exemplo, algumas vezes uma notícia “boa” sai bem no dia que eu tenho que estudar pra uma prova do meu curso. PAH. Paro de estudar pra redigir texto. É complicado. Isso sem falar no fato que eu trabalho, então muito conteúdo que sai lá durante a semana vem direto do meu emprego. Acho difícil eu terminar ele hoje porque tenho um projeto formado na minha cabeça, mas com certeza se ele começar a tomar um tempo maior do que já toma, atrapalhar relacionamentos, amizades e etc, acho que não terei muitas alternativas. Espero que isso nunca aconteça, ou pelo menos demore bastante.

Mara: Pronto, vamos voltar ao tradicional. Foi uma surpresa o blog ter ficado tão grande ou você, assim como a Gina Indelicada, sempre soube que o grande sucesso era o seu destino?

Dih: Bem que seria legal se as coisas fossem do tipo “bitch, please, I’m fabulous”, mas não. Na verdade eu comecei o Chuva de Nanquim de uma forma bem bizarra. Eu estava na época de TCC e procurava alguma forma de aliviar a tensão dos trabalhos, além de melhorar meu desenvolvimento de escrita. Sugeriram-me começar um blog e eu iniciei com o Chuva, sem pretensão nenhuma. Tanto que o blog seria inicialmente de diversos assuntos que me interessassem e acabou virando algo para o núcleo “otaku”. Mas foi com o “furo” do relançamento de Sakura pela JBC que a gente começou a ser notado mais. Foi bacana, mas inesperado.

Mara: Vamos falar de bastidores. Quantos testes do sof… quer dizer, já aconteceu alguma merda nos bastidores? Ameaça de processo, essas coisas?

Dih: Olha, sinceramente nunca aconteceu nada assim não. No máximo um leitor doido ou outro falando “vou te matar por falar mal do meu anime favorito, seu feio” ou alguma coisa do tipo. Ainda estou livre dos processos. Ainda.

Mara: Como você analisa a imprensa especializada (pff) brasileira atual? Acha que tá boa ou considera que as pessoas deveriam ser mais críticas e fazer resenhas que se pareçam menos com descrição de amigo secreto da firma?

Dih: Eu acho isso muito relativo. Se considerarmos como base os blogs e sites americanos, estamos muito atrás. Estagnados há anos, praticamente. Nesse último ano tivemos um crescimento muito grande desse tipo de material e isso foi muito bom. Acho que acima de tudo devemos escrever sobre aquilo que gostamos, não importa se seja material alternativo, mainstream ou qualquer coisa do tipo: público vai ter. Sempre. Pensando por esse lado, acho que a tal “imprensa especializada” tá boa, mas ainda tá em crescimento. Todo mundo tem que melhorar um pouco mais, se especializar naquilo que gosta. E não falo em fazer resenhas críticas ou não – acho isso muito opcional e pessoal – e sim no quesito de conhecer sobre o que está falando. O restante acontece naturalmente. Se você conhece e domina o que você quer falar, o restante do texto sai fluente, não fica o tal “descrição de amigo secreto” como você mesmo disse. Claro que sempre vai ter um ou outro pra falar que tá ruim, mas isso faz parte. Resumindo: Tá bom, mas dá pra melhorar. E claro que me coloco nesse meio.

Mara: Os sites informativos mataram as revistas de animes. Como um dos assassinos, você acha que revista especializada tem espaço ainda no mundo?

Dih: Complicado. Acho que o espaço é mínimo, mas ainda deve existir (ou a Escala já teria acabado com a Neo Tokyo há tempos). O problema é que antigamente não tínhamos muitas opções. Sabíamos notícias do Japão de mês em mês, líamos um monte de sinopses com spoilers nas revistas, guias de episódio. Era isso ou nada. Hoje não. Com a internet você tem muito mais liberdade em buscar o conteúdo que você quer, como quer, de quem quer, e de “graça”. Isso sem falar que hoje em dia a gente tem mangá a rodo nas bancas e os fansubs e DVDs piratas não passam nem perto da dificuldade das VHS de antigamente. Então pode rolar uma revista bacana ainda? Pode. Mas tem que ter um belo planejamento ou vai ser mais uma [coloque o nome de uma revista cancelada aqui] [Comentário da Mara: Me recuso a comentar uma revista cancelada neste post só para me comprometer]da vida.

Mara: O Chuva de Nanquim nunca tentou ser imparcial, e você dá uns puxões de orelha em algumas editoras. Te pergunto se alguma vez você amenizou alguma crítica só porque a editora é atenciosa com o seu blog.

Dih: Se fosse por ser atenciosa eu deveria dobrar o número de críticas, isso sim. XD Tá, brincadeira, eu até tenho uma relação bem legal com as editoras hoje. Mas nunca amenizei em algo por isso. Tenho amigo dos “dois lados” e nem por isso deixo de falar o que penso. Eu acho que amenizo mais quando é um título que eu gosto muito, isso com certeza acontece (embora eu tente me controlar e controlar o resto da galera que escreve lá também).

Mara: É hora do Bate-Bola do Jornalismo Coxinha.Eu vou falar alguns sites concorrentes e você é OBRIGADO a falar algum ponto positivo deles. Valendo!

*Jbox: Foi minha inspiração, serve como ponto positivo? Acho os caras com a melhor dinâmica com o público entre os blogs e sites brasileiros. Acredito que metade da galera que rola hoje em dia lê ou lia o Jbox frequentemente.

*Animepró: Já foi o site mais atualizado e que eu mais acessava durante o dia.

*Henshin: Herdou a fama da revista e manteve o mesmo tipo de material que eu sempre curtia no material impresso. Além disso tem a vantagem de ser ligado a JBC, então tem todo o conteúdo da editora ao seu dispor.

*Aquele site que fala sobre Anime, mangá e TV: Conteúdo diversificado.

*Mais de Oito Mil: Me entrevistou. Ganha muitos pontos por isso. Tirando que é o único blog que fala mal de qualquer coisa sem se importar com a opinião alheia.

Mara: Muito obrigada pela entrevista. Acho que é uma boa introdução àquele nosso projeto de transformar o Mais de Oito Mil em uma seção semanal do Chuva de Nanquim e acabar com este blog. Peço que dê uma palavra de carinho aos meus leitores e me humilhe dizendo suas visitas até o atual momento.

Dih: Não era pra falar de nosso projeto ainda, poxa. Tsc tsc. Enfim, novamente agradeço o convite da entrevista e espero não ter falado muita porcaria. O mais legal é esperar pra ver como ela vai ser publicada. Tudo que posso falar é que o Mais de Oito Mil continua sendo um dos poucos blogs que continuo acompanhando diariamente e já devo ter comentado isso em outras ocasiões. E os comentários são sempre a melhor parte de todas. Quanto ao número de visitas, acho melhor deixa pra lá pra não alongar demais a entrevista, sabe como é, né? É de mais de mais de oito mil! XD

48 Respostas to “Mais de Oito Mil Interview – Dih do Chuva de Nanquim”

  1. Garu 24/10/2012 às 20:19 #

    Melhor post do Mês

    Curtir

  2. Luciano von F. 24/10/2012 às 20:32 #

    Com certeza, quiçá do ano. Aliás, se ele acompanha diariamente o blog deve ter percebido que a Mara está passando por momento de vacas magras (leia-se falta de criatividade) e acaba apelando pra essa foto da Sakura e da Tomoyo que valeu pelo post inteiro.

    Curtir

  3. Xuxa 24/10/2012 às 20:34 #

    Qual é o nome desse lolicon da segunda foto?

    Curtir

  4. Kurama 24/10/2012 às 20:37 #

    Pô mara, falar algo positivo da concorrência?

    Deveria ser negativo, ele teria um avc de tanto estresse por falar mal dos outros.

    Curtir

  5. Mônica 24/10/2012 às 21:08 #

    Adorei a entrevista!

    Curtir

  6. Sensatez 24/10/2012 às 21:19 #

    Enquanto vocês dizem que foi o melhor post do mês quiçá do ano, digo que foi o pior de todos os tempos.

    O Chuva de Nanquim nada mais é que um blog com postagens genéricas e imparciais impulsionado pelo próprio MdOM e outros blogs, cujos motivos para puxar tanto o saco ainda desconheço.

    Puxão de orelha nas editoras? Quero ver quem consegue achar uma crítica do blog feita a alguma editora que no final não tenha uma amenização ou um “acontece”. Parecer haver uma necessidade de se ficar bem na fita com as editoras ao invés de propor uma análise justa. É o maldito jornalismo chapa branca.

    Peguem posts onde a equipe fala de animes e mangás antigos. Matérias cheias de inconsistências e erros grotescos. Como caso mais recente tem o post do “dia das crianças” (mais um desespero por views através de material genérico) onde ele diz que a Manchete tinha comerciais curtos em CDZ. POXA, CDZ durava 45 minutos por episódio! Vocês acham que exibiram uma versão extendida exclusiva no Brasil? Tinham até infomerciais nos intervalos, gente. Ele simplesmente não tem bagagem cultural para falar disso.

    Fora as colunas nada periódicas deles. Coisas que deveriam ser semanais ou mensais aparecem quando ele está sem pauta e usa a desculpa de “a coluna X voltou!”. Problemas pessoais podem acontecer de vez em quando, mas deixar coluna sem periodicidade por lá é rotina.

    Furo de Sakura Card Captors? Diversos blogs pequenos já vazaram coisas tão boas que os grandes nem se dão ao trabalho de citar como fonte. O Chuva de Nanquim era apenas um que misteriosamente ganhou a força de alguns. E outra: essas respostas foram dadas pelo Lancaster? Super sonolentas, Mara.

    Fala-se em views views views e nenhum comentário sobre o primeiro recorde do Genkidama. Eles sim, talvez, mereçam uma atenção exacerbada como esse Chunan merece.

    E para finalizar, a entrevista com a galera do Jbox estava mil vezes melhor, Mara. Abraços, galera!

    Curtir

  7. Leonardo Kitsune (@LeoKitsune) 24/10/2012 às 22:06 #

    Issaê, mete o pau no ChuNan!
    #EvilChuNan

    Curtir

  8. R3C4LC4D0 24/10/2012 às 22:24 #

    Caralho Sensatez, concordo plenamente com você quando diz que “Problemas pessoais podem acontecer de vez em quando, mas deixar coluna sem periodicidade por lá é rotina.”. Lógico, blogueiros tem que trabalhar como escravos e NÃO PODEM ter muitos problemas pessoais, muito sensato você. ABAIXO AOS BLOGUEIROS COM MUITOS PROLEMAS PESSOAIS, AFINAL OTAKU NÃO TEM VIDA SOCIAL

    Curtir

  9. Raphael Soma (@RaphaelSoma) 24/10/2012 às 22:30 #

    Sensatez o caralho; deve ser um Panina ou peLancaster da vida. Pau no seu cu!

    Curtir

  10. Diego F8 24/10/2012 às 22:35 #

    LOOL – Super concordo, Sensatez. E o pior é que os paga-paus deles lerão o primeiro parágrafo e partirão para a agressão ao invés de analisar seus argumentos. Mas acredito que opinião de gente assim você deva desconsiderar mesmo. E parabéns por dar a cara a tapa.

    Curtir

  11. Lucas Renan (@lu_waro) 24/10/2012 às 22:37 #

    Campanha Leave Dih(vo) Alone

    Curtir

  12. Panino Manino 24/10/2012 às 22:37 #

    “algumas vezes uma notícia “boa” sai bem no dia que eu tenho que estudar pra uma prova do meu curso. PAH. Paro de estudar pra redigir texto.”

    E como fica sabendo da notícia se está concentrado estudando? Pode me explicar isso?

    @Sensatez
    Desses blogs da “panelinha”, sempre vi críticas e discussões sobre as editoras, seus lançamentos e práticas. Diz a lenda que foi pelas repercussões negativas de críticas destes blogs que o Del Greco saiu da JBC (exagero, sei, mas precisava de um exemplo ;D).

    Agora isso aqui: “Fora as colunas nada periódicas deles. Coisas que deveriam ser semanais ou mensais aparecem quando ele está sem pauta e usa a desculpa de “a coluna X voltou!”. Problemas pessoais podem acontecer de vez em quando, mas deixar coluna sem periodicidade por lá é rotina.”

    Entre escolher algo que não te dá um centavo e o seu sustento e futuro profissional, estão mais do que corretos em colocar o segundo como prioridade, a exemplo do que o Dih comentou logo no início.
    E isso vale para os leitores também, não vão passar o dia todo vendo animes e lendo mangás, ou qualquer outro Hobby e esquecer do que é importante.

    Curtir

  13. Diego F8 24/10/2012 às 22:46 #

    Se vocês ainda tem duvida do conteúdo tendencioso e apelativo que eles fazem, basta consultarem os posts de um tempo atrás onde os títulos eram “Promoção! Concorra aos mangás X, Y e Z” e quando você abria a matéria era um anúncio de um concurso cultural realizado não por eles e sim por alguma editora no Twitter ou Facebook. O cúmulo da apelação e má fé.

    Curtir

  14. DJ 24/10/2012 às 22:58 #

    Sensatez falou mto o q eu penso…. até parecia meu fake….

    só faltou citar o caso do chunan copiar na cara dura o furo do jbox do nura nome complicado sair pela jbc…..

    esse blog é um lixo e não chega aos pés do jbox, o melhor site da imprensa especializada (pfff)….

    textos longos que nao diz nada com nada mas como a mara é amiga, nao fala mal igual faz com o lancaster (esse ainda tentava falar algo de util, msm enrolando pra caralho)

    esse blog só se mostrou ser mais um lixo imundando o google com primeiras impressões que são de quinta….

    Curtir

  15. Diego F8 24/10/2012 às 23:02 #

    LOL bem lembrado o caso de Nura! A fonte só foi citada ANOS depois no post. Sendo que foi um furo do site, não foi anunciado, e o chunan pois no título do post “JBC >ANUNCIA< Nurarihyon no Mago". hahahahaha

    Se o Jbox é o melhor eu não sei, mas é um dos que eu acesso diariamente e confio pois realmente são engajados no que fazem.

    Curtir

  16. Aham claudia 24/10/2012 às 23:03 #

    Eles fizeram posts para me indicar uma promoção que eu não sabia, que filhos da puta!

    Curtir

  17. Kyo 24/10/2012 às 23:12 #

    Eu dou graças a Deus por não estudar, logo nada me atrapalha na hora de atualizar o Jbox, certo? Errado.

    Muitas vezes, na hora de acordar pra ir pro serviço por exemplo, eu vejo saindo algo interessante em algum portal gringo, ou na Famitsu, aí, tome tempo na hora de bolar texto e deixar como rascunho e tomar cuidado pra não perder o ônibus! Eu já fui até 1 e meia da manhã escrevendo notícia quando o novo Final Fantasy foi anunciado. Ou quando eu acabei me atrasando porque saiu algo interessante lá fora!

    E isso, some-se aos momentos de branco quando vou escrever minha coluna (que graças a Deus sai todo domingo sem Atraso. O Tio Cloud ficou certa vez duas horas editando meu texto de Persona 4 :p)

    Mas acho estranho da pessoa vir julgar blog X ou Y por conta de atualizações, colunas e etc… Porque afinal, fazemos isso por Hobby, não ganhamos (na maioria das vezes), nenhum tostão por isso (e em 2 meses de Jbox, nenhuma Fodinha =(). A gente poderia simplesmente largar o site as moscas e tocar a vida pra frente, porque não devemos dar satisfação a ninguém, afinal, é um Hobby e a Carla Perez tem um rosa, digo, é por prazer…

    Curtir

  18. André Valdir 24/10/2012 às 23:12 #

    Senzatez e seus mamilos

    Curtir

  19. Diego F8 24/10/2012 às 23:19 #

    Não é obrigação, é hobby, porém se vive abandonando uma coluna lá, mas se tem tempo de abrir outra. Vide essa bizarrice chamada D-Mail. O cara vai abrir a boca pra falar de animes antigos de uma época que nem era nascido. Acho que esse conteúdo é melhor escrito por gente que os assistiu e viveu naquela época, essas pessoas tem mais bagagem. Eles vão apenas googlar.

    ToC, Oricon, Semanada e outras. Percebam de agora em diante: elas só voltam quando é conveniente aos interesses deles. Quando se tem um “buzz” e vale a pena publicar pois renderá muito acesso. É uma equipe grande, e se acham mesmo que eles estão ocupados, procurem pelos twitters dos membros e vejam como praticamente moram lá. Aliás, o Dih até mesmo posta no blog pelo serviço dele. Arranjem outra desculpa para cagar as colunas. Fora os outros milhões de problemas que o blog tem que o botam em um patamar longe de ser aplaudido como uns por aí fazem.

    Curtir

  20. Leonardo Kitsune (@LeoKitsune) 24/10/2012 às 23:49 #

    Só uma coisa:
    “Quando se tem um “buzz” e vale a pena publicar pois renderá muito acesso.”
    BEM-VINDO À INTERNET.

    Curtir

  21. DJ 24/10/2012 às 23:53 #

    Luciano von F.

    vacas magras nada… cansei de passar palta legais nos comentarios e a mara me ignorou…..

    Curtir

  22. Panino Manino 24/10/2012 às 23:55 #

    “Esse brog iscroto tem tudu que fali mesmo, bandis preguiçozo, assim os otakinho nurmalfagui tem mais tempo de ler mais e mimimizar menos.”

    Curtir

  23. Diego F8 25/10/2012 às 00:14 #

    Eu já não sei se vocês “defendem” o chunan pra não perder a parceria que redireciona milhares de views para o blog de vocês ou se realmente foram convencidos de que o blog merece a atenção que tem. Olha, eu posso citar milhares de páginas e matérias melhores e que não só ficam no “Primeiras Impressões” ou “Episódio a Episódio”. Gente que realmente, por mais que seja um hobby, busca estabelecer com o leitor uma “espécie” de compromisso. Um exemplo é o Gyabbo que veio para SP e nem por isso deixou sua página de lado. E olha que é ele por ele ali, salvo as exceções do mangatologia e uma outra coluna que não lembro. Vale lembrar que a staff do chunan é bem gordinha… Os blogs que realmente deveriam ganhar destaque pelo povo da “mídia especializada” são quase que nem citados. Triste.

    Curtir

  24. Aham claudia 25/10/2012 às 00:26 #

    Gyabbo? Aquele mesmo blog que fez “Promoção! Concorra aos mangás X, Y e Z” e quando você abria a matéria era um anúncio de um concurso cultural realizado não por eles e sim por alguma editora no Twitter ou Facebook. Que você tanto falou mal do Chunan?

    É muita claudia pra pouco lugar pra sentar.

    Curtir

  25. Diego F8 25/10/2012 às 00:32 #

    O Gyabbo pelo menos não tenta mascarar fazendo parecer que é uma promoção dele, no próprio título sempre diz quem está realizando. Enquanto continuarem “passivos” em relação ao chunan não terão discernimento para analisar o conjunto da obra e ver como eles pecam nos mais variados sentidos e, logo, não merecem toda essa exposição. Ou, se merecem a exposição, não merecem essa porrada de elogios e puxação de saco. Daqui a pouco deveriam mudar o nome para puxadesaquim.wordpress.com

    Curtir

  26. Ninguém 25/10/2012 às 03:25 #

    Diego F8, que coisa mais maniqueísta. Quer dizer que, quando se têm ressalvas a um site, tem que criticá-lo implacavelmente? Não me entenda mal, eu sou que nem você: eu nem visito o ChuNan porque eu não gosto de sites que informam, eu só gosto de sites que brigam e falam mal de todo mundo, mas tem que se entender que nem todo mundo aprecia sites da mesma forma que nós.

    Curtir

  27. Le Funkeln 25/10/2012 às 06:26 #

    Não que eu não ache ele interessante, mas… Não, eu não acho mesmo. Seria legal uma entrevista com a Beth Kodama ou com Cassius Medauar, corre atrás, Mara.

    Curtir

  28. Roy Mustangueiro 25/10/2012 às 09:31 #

    Finalmente gente indo contra a massa e falando certas coisas do Chunan! Sensatez e Diego F8, os convido a participar do Otaku Jabor (http://otakujabor.wordpress.com), um novo dedicado à crítica dessa blogosfera animística já que a Mara se tornou bem imparcial com o passar do tempo. Caso haja interesse, se manifestem por aqui mesmo que dou um jeito de contactá-los.

    obg.

    Curtir

  29. samurandre 25/10/2012 às 10:27 #

    emprensa inspecialiçada…..

    mas gosto do chunan.. eles ainda irao dominar essa parte de blog voltada a animes

    Curtir

  30. Paulo 25/10/2012 às 11:23 #

    Eu acesso o ChuNan quase que diariamente, no entanto devo dizer que me incomoda nesse blog é o fato de que eles não são contudentes quando criticam o trabalho de certas editoras. pois eles sempre buscam dar uma amenizada, passa a nítida impressão que eles não fazem críticas mais pesadas justamente pelo medo de perder o contato com tais editoras. Esse é o ponto que mais me incomoda no ChuNan com toda a certeza, de resto acho um blog bem informativo e com algumas colunas bem interessantes de se ler.

    Curtir

  31. Anderson Hiroto 25/10/2012 às 12:21 #

    “Projetos para o futuro” Ainda esto esperando a editora ChuNan lançar algum mangá. tehhehe

    Curtir

  32. Apo 25/10/2012 às 13:09 #

    Eu dou graças a Deus por não estudar, logo nada me atrapalha na hora de atualizar o Jbox, certo? Errado.

    Muitas vezes, na hora de acordar pra ir pro serviço por exemplo, eu vejo saindo algo interessante em algum portal gringo, ou na Famitsu, aí, tome tempo na hora de bolar texto e deixar como rascunho e tomar cuidado pra não perder o ônibus! Eu já fui até 1 e meia da manhã escrevendo notícia quando o novo Final Fantasy foi anunciado. Ou quando eu acabei me atrasando porque saiu algo interessante lá fora!

    E isso, some-se aos momentos de branco quando vou escrever minha coluna (que graças a Deus sai todo domingo sem Atraso. O Tio Cloud ficou certa vez duas horas editando meu texto de Persona 4 :p)

    Mas acho estranho da pessoa vir julgar blog X ou Y por conta de atualizações, colunas e etc… Porque afinal, fazemos isso por Hobby, não ganhamos (na maioria das vezes), nenhum tostão por isso (e em 2 meses de Jbox, nenhuma Fodinha =(). A gente poderia simplesmente largar o site as moscas e tocar a vida pra frente, porque não devemos dar satisfação a ninguém, afinal, é um Hobby e a Carla Perez tem um rosa, digo, é por prazer…

    -É bem isso meu caro: eu mesmo quando faço meu blog me preocupo em fazer pelo menos uma notinha semanal com algum assunto relevante para o dia. Eu gosto de diversificar, de divulgar notícias, falar de coisas que eu sei ( e do que não sei que acabo aprendendo). É uma atividade muito boa e que não me dá retorno, é meu lazer quase um vício.

    Curtir

  33. Kōji (@umikouji) 25/10/2012 às 13:34 #

    Nunca visitei o ChuNan, só vi umas vezes o Dih postando aqui, então nem sei se é bom ou ruim. xD Mas cobrar periodicidade de um blog na internet é declarar pro mundo a falta do que fazer! Cobrar periodicidade de mangá e certas revistas por aí ninguém quer, né. rsrsrsrsrs

    Curtir

  34. Pornographic Totoro 25/10/2012 às 14:57 #

    Pô mara, falar algo positivo da concorrência?

    Deveria ser negativo, ele teria um avc de tanto estresse por falar mal dos outros. [2]

    That’s all.

    Curtir

  35. Panino Manino 25/10/2012 às 15:20 #

    Mal ou bem, o Chuva ainda é bastante atualizado, regularmente.
    Pelo que entendi do Dih, ele não faz mais porque não quer, e essa é uma escolha consciente. Todo mundo que já escreveu para blog e dedicou tempo para qualquer que seja o hobby passou por momentos de escolher usar determinada quantidade de tempo disponível para ele. Ai fica a critério de cada um: passo mais uns minutos estudando para a faculdade, ou até dormindo para não ficar com sono o restante do dia, ou me concentro no trabalho, ou escrevo uma atualização do blog?

    Isso é muito normal, no início com a empolgação você colocar seu hobby na frente, e com o tempo colocar ele em uma prioridade menor.

    Quem acha ruim esse ou aquele blog deixar passar uma notícia deveria aproveitar esse tempo que fica apertando F5 para ver se a atualização aparece para ir ler outros blogs e sites, já que tem tanto tempo disponível.

    Curtir

  36. Ryan 25/10/2012 às 15:41 #

    Não entendo essas pessoas que falam mal do chunan.

    O cara faz o chunan como um hobby, ele não tem qualquer obrigação com aquilo, se não gosta não leia, se acha ruim não leia.

    é muito simples, pra mim blogs de animes e mangás são sempre bem-vindos, tenho certeza que muita gente gosta do chunan e ja foi ajudado por dicas e reviews de lá.

    é muita criancisse ficar falando mal do blog só porquê você não gosta dele e ele tem muitas visitas, por favor, vão crescer.

    Curtir

  37. Aderbaldo, o Castor 25/10/2012 às 17:14 #

    EU GOSTO DE PUDIM

    Curtir

  38. Cristian 25/10/2012 às 17:43 #

    Mara, faz uma entrevista com a Dilma Rousseff, e pergunta quais são os animes preferidos dela…
    Se bem que ela provavelmente responderia: “Estamos trabalhando para que as nossas crianças cresçam de forma saudável, sem terem violência e pornografia exposta à seus olhos inocentes…”

    Curtir

  39. Moon 25/10/2012 às 19:44 #

    Até hoje eu nunca entendi o porque da Mara puxar tanto o saco desse blog. Que para mim não é nada demais.

    Curtir

  40. Rizy 25/10/2012 às 19:54 #

    Acho engraçado essa gente chocada porque tem gente que não gosta do ChuNan. Quer dizer, eu também achava meio estranho isso de nunca encontrar ninguém que desgoste do blog, já tava pensando que o Dih fez uma lavagem cerebral na otakada brasileira impedindo de falarem mal do trabalho dele. Mas daí a vir com “oh meu deus, há loucos que não gostam do ChuNan?!” Menos, né?

    Curtir

  41. Kurama 25/10/2012 às 19:57 #

    A Mara tem que conseguir uma entrevista com o responsável por fornecer uma grande quantidade de pautas para esse blog.

    Kurumada.

    Curtir

  42. Ryan 25/10/2012 às 20:03 #

    Não gostar do Chunan tudo bem, nada é perfeito, mas ficar chingando tanto o pessoal que faz o chunan de graça tanto as pessoas que realmente gostam do blog é demais, menos né?

    Curtir

  43. gwy 26/10/2012 às 02:33 #

    A Mara tem que conseguir uma entrevista com o responsável por fornecer uma grande quantidade de pautas para esse blog:

    Naoko Takeuchi.

    Curtir

  44. Le Funkeln 26/10/2012 às 09:54 #

    “A Mara tem que conseguir uma entrevista com o responsável por fornecer uma grande quantidade de pautas para esse blog:

    Naoko Takeuchi.”

    SIM! SIM! SIM!!! Eu quero saber o motivo de tanto ódio por estrangeiros.

    Curtir

  45. Marskel 26/10/2012 às 10:39 #

    A Mara tem que conseguir uma entrevista com o responsável por fornecer uma grande quantidade de pautas para esse blog.

    Kurumada.

    YES. E colocar marca d’água do CavZodiaco!

    Curtir

  46. Sandra Monte 26/10/2012 às 15:45 #

    Só para constar…
    Um dos motivos da Escala não cancelar a Neo Tokyo é pelo parque gráfico… A editora precisa manter seu parque – um dos maiores do país – funcionando. Não importa o material… Alguma das revistas de animes que ela não edita mais é porque a editora teve problemas na justiça por causa de tais materiais… A Escala ainda não teve problemas judiciais com a NT e nem a Anime Do…

    Sobre a questão de ter tempo… Ninguém vive dos seus blogs ou sites. Logo, tem que se ganhar a vida de outra forma. Ou seja, manter uma atualização diária é muito complicado quando não rola grana, que tem que entrar de outra forma… Daí, as prioridades acabam sendo outras.

    Vivemos em um mundo capitalista gente, não esqueçam disso…

    Sandra Monte
    Mercado de animes no Brasil, você acredita nisso? Jogando a merda no ventilador… http://www.papodebudega.com/2012/10/mercado-de-animes-no-brasil-voce.html

    Curtir

  47. julio 27/10/2012 às 02:27 #

    esse blog é um lixo e não chega aos pés do jbox, o melhor site da imprensa especializada (pfff)….

    até o j box é um lixo……………………….. alias qualquer site da imprensa especializada( pfffffffffff) é lixo convenhamos, logico que em questão de atualizações, o povo nem pode reclamar.. o pessoal que “trabalha” nos blogs, tem que ter um sustento né, coisa que os blogs/sites não rendem pra eles, logo tem que estudar/trabalhar.. e logico que entre ganhar grana e investir num hobby………. nem precisa responder né……

    Curtir

  48. Geraldo Evergreen 29/10/2012 às 17:01 #

    Esse cara é um enganador.

    Não manja porra nenhuma das coisas, só assiste e lê coisas mainstream, mas faz “sucesso” porque é a cara do boçal público brasileiro. Esse que é a verdade.

    Curtir

Deixe uma resposta

