Uncategorized

Analisando Especial – Documentário da Grande Nação Japonesa sobre os otakus do Burajiru

Nas suas noites de sexta, quando você fica em casa sozinho botando os scans de Naruto em dia, você não se pergunta “Por que o Globo Repórter nunca falou sobre nós otakus? Só sabem falar da jaguatirica e da Amazônia, que horror”? Porque às vezes eu me pergunto, somos bichos tão interessantes quanto as jaguatiricas.

A Glória Maria pode nos ignorar, mas a Grande Nação Japonesa nunca faria isso com seus irmão de consideração, como nós. Como vingança ao Maurício de Sousa ter fodido com o legado do Osamu Tezuka, os japoneses prepararam um documentário especial sobre os otakus brasileiros.

Como eu sei que você nunca vai clicar em um vídeo de 13 minutos aqui do Mais de Oito Mil, eu preparo aquela análise gostosinha para você. Segura a broa de milho e IKIMASU ver o melhor do vídeo!


Como reconhecer um programa de variedades da televisão da cultura mais rica? É só ver uma poluição visual de caracteres (tipo a capa da Ação Magazine) e uma janelinha mostrando as reações dos convidados no palco. Tem as características opcionais, como gincanas humilhantes e uma apresentação do AKB48.

Reparem em como o cinegrafista captou bem o ângulo da caravana de otaku passando em frente às locações de um live-action de O Cortiço. Achei pretensioso. Achei Fuvest.


Depois de mostrar a fila de um quilômetro de idiotas, a reportagem decidiu focar nos shows musicais. Apareceu uma japa aí cantando Sobakasu e a platéia estava tão animada e dançante quanto o museu de cera da Madame Tusseaud.

O CavZodíaco, cujo trabalho só foi colocar sua marca d’água no vídeo, não traduziu os diálogos ou o texto da tela, mas para isso temos o MdOMgram, o nosso aplicativo que estava sumido desde que seu irmão mais novo foi comprado pelo Facebook.

LIGANDO O APLICATIVO!

Agora podemos prosseguir.

A equipe japonesa chegou em uma cantora do Animekê para entrevistar, e a gata chegou já mandando a real dizendo “Valeu aê mas não manjo dessas putarias de japonês”. Não sem antes mostrar qual é a cara do constrangimento ao cochichar para seu amigo imaginário que não sabia o que fazer na entrevista.

Tá vendo essas otakas louquíssimas pulando de alegria num show? Consegue adivinhar quem estava no palco?

a) Gusttavo Lima e você

b) Masami Kurumada com cosplay de Saori Kido

c) Justin Bieber

d) Maurício Manieri

e) Um staff do Anime Friends jogando aviões feitos de tickets da Praça de Alimentação

Todas erradas! É o Jam Project, o grupo que consegue superar o RPM na tentativa de ser sempre jovem. Meninas, você estão gritando para um grupo cuja idade somada ultrapassa a idade do Niemeyer.

Certeza que o Endoh já catou uma japonesa da ilha de edição da emissora, e não ligou no dia seguinte. Porque isso explica a foto cagadíssima que escolheram para ilustrar. No vídeo tá Maria Gadu encontra Cloud, na foto tá o resultado da fusão errada entre a Ana Maria Braga e o Bill Hader.

Próxima parada: stalkear uma otaka explorando a Fonomag. E ela age como todas as outras de sua espécie, para em todos os títulos com lombadas da Jump e pega um mangá genérico, olha o preço, fala que tá caro, vai para uma banca de jornal e compra uma edição brasileira. E aí começa a postar na internet sobre a gramatura do papel.

Pobre cosplayer. Até o apresentador inexpressivo reparou que ele mirou no Luffy e acertou em cheio nos gêmeos dançarinos do Chapolin.

Assim como no mundo acadêmico, um jornalista sem qualquer propriedade inventou um termo (o “Antes de Cavaleiros” e “Depois de Cavaleiros”) e expôs de uma maneira que parece factível. E, assim como no mundo acadêmico, sempre tem um tonto que compra a ideia e começa a aceitar como verdade universal porque algum jornalistão falou ou porque lhe é conveniente.

Quem colocou este print screen aqui?

E fizeram uma dramatização tensa sobre os animes que passaram no Burajiru, tudo com fontes tão confiáveis quanto aquele site lá que não vou falar o nome. Porque, né… tiraram do toba que Ranma ½ passou em 2000.

E beijos para mamãe que achou idiotice pagar um curso na aliança japonesa, hoje eu sei ler esses ideogramas e incrementar um post no meu blog irrelevante.

Um orgulho: agora a Grande Nação Japonesa já sabe que o Evangelion ganhou uma capa mais feia que a fome na África.

E pra encerrar, a emissora exibiu o Mart Center, onde rolava os Anime Friends. Brincadeira, essas são as obras para a Copa do Mundo de 2014. Nem precisava dizer que era brincadeira, né? Porque todo mundo sabe que é mais seguro fazer um evento de anime num estádio em obras que naquele lugar.

31 comentários em “Analisando Especial – Documentário da Grande Nação Japonesa sobre os otakus do Burajiru

  1. Sapata Card Capture. Sacanagem Mara, a Card Capture não é a Tomoyo.

    Não entendi o lance do Antes de Cav, Depois de Cav. Eles falaram isso no documentário ou o “fansub” do documentário que inventou isso?

    Curtir

  2. HAHAHA Muito bom. Esse burajiru nunca deixa de nos envergonhar.
    Só um pequeno FAIL, Mara:
    Não é Dragon Ball (“ドラゴンボール”) entre Yuyu e Pokémon, e sim “ドラゴンクエスト・ダイの大冒険”.
    Traduzindo do moonspeak, “Dragon Quest” (ou “Fly, o Pequeno Guerreiro”).

    Agora porque esses produtores da Grande Nação Japonesa ignoraram DB, não faço idéia…

    Curtir

  3. Faltou falar que no final percebemos que não é só no Burajiru que tem vergonha alheia. O Peru também tem sua donzela de orelhas de coelhinho chorando.

    Curtir

  4. A Mara devia fazer stasus de facebook igual o kibe louco…. com personagens de animes….

    Curtir

  5. ” E aí começa a postar na internet sobre a gramatura do papel”
    KKKKKKKKK

    Eu fiquei: Ok, tem créditos, cade a porra da legenda?
    Muito bom Mara! Só me surpreendi você não comentar que as dubladoras que aparecem na hora da tradução parecem que tão… Anyway

    Curtir

  6. Gostei do “live-action de O cortiço” kkkkkk

    Só não foi mais engraçado que a interpretação do documentário pelo pessoal do cavs.

    Curtir

  7. kkkkkkkkkkkkkkk porra a mina vem falar que comics só tem pessoas de dupla persona. Digo que, ela é uma idiota. Se uma pessoa tem superpoderes e uma familia e varios viloes, então uma coisa sensata a se fazer é esconder seu rosto(não é o caso do justiceiro,demolidor, entre outros). legal o vídeo, apesar de não saber japones, deu pra rir daquela “otacu” comprando os mangazinhos dela com aquele jeito forçado. O animekê foi o mais hilário tbm kkkkkkkk belo post.

    Curtir

  8. Ah, para, aos 4:35 do video: eu queria ser dublada por uma japa forçando emoção na voz igual aquela mina.

    Curtir

  9. Aquele apresentador de cabelo grisalho parece uma paródia japonesa do William Bonner.

    “A sorte deles é que os japoneses ainda (eu acho) não inventaram televisão com cheiro.”
    (2)

    Curtir

  10. d) Maurício Manieri

    VEEEEEEEEEEEM SER A MENIIINAAA!

    Ranma 1/2 so passou aqui pelo canal 21 em meados de 2000 mesmo. Acho.

    Nope, passou na mesma época em que saiu no CN.

    E toda vez essa porra de “marca d’água” do Vilarinho num vídeo que NÃO É DELE. pqp.

    Curtir

  11. KKKKKKKKKKKKKKKK

    Nunca senti tanta vergonha alheia como nesse vídeo! Puta queum Pariu!

    Curtir

  12. “Certeza que o Endoh já catou uma japonesa da ilha de edição da emissora, e não ligou no dia seguinte. Porque isso explica a foto cagadíssima que escolheram para ilustrar. No vídeo tá Maria Gadu encontra Cloud, na foto tá o resultado da fusão errada entre a Ana Maria Braga e o Bill Hader”

    Caracaaaa! Essa foi demais!!! Muito bom o post! Parabéns!

    Curtir

  13. como a mara nao comentou sobre o tchonga, o candidato a vereador que usou pegasus fanatsy como jingle de campanha e apareceu no japao?

    Curtir

  14. “”Assim como no mundo acadêmico, um jornalista sem qualquer propriedade inventou um termo (o “Antes de Cavaleiros” e “Depois de Cavaleiros”) e expôs de uma maneira que parece factível. E, assim como no mundo acadêmico, sempre tem um trouxa que compra a ideia e começa a aceitar como verdade universal porque algum jornalistão falou ou porque lhe é conveniente.””

    Da pra ver que nem mesmo vc assistiu o documentário, eles mostraram estatistica da epoca de cavaleiros até agora, portanto o termo ac cavaleiros e dc cavaleiros é valido, antes de falar bobeira assista pelo menos o video.

    Curtir

  15. A cara de paisagem do apresentador/convidado/não-sei-quem -é-carinha-no-canto-do-vídeo-pq-ainda-não-assisti é o melhor.

    Curtir

  16. euri da capa do evangelion
    vergonha alheia disso tudo LOL temam a vingança do tezuka

    Curtir

  17. Muito boa a qualidade do post, Mara, ri muito da relaçao com o cortiço e dos comentários acerca do tiozão da banda.

    Curtir

Os comentários estão fechados.