Aleatoriedades

Here comes a new challenger

Você tá lá de boa lendo as novidades do Genkidama e surge uma mensagem na minha tela: Here comes a new challenger. Um novo blogueiro surgiu e vai entrar na briga com posts bem diferentes dos outros.

É o Animax Magazine, que consegue ter um nome que remete a um canal falido e uma antologia mal sucedida. O blog é feito por Sérgio Peixoto, um jornalista da época que revista de anime na banca era mais comum que xingar músicas do Latino.

Nesse blog ele publica algumas fotos do começo da década de 90 (um tapa na cara dos meus leitores novinhos que achavam que não existia máquinas fotográficas na época) e capas de revistas de animes. Fui ver capa da primeira Animax e foi difícil esconder o choque com duas coisas:


Antes que apareça algum otakinho falando “Tá escrito Reiarte mais o certo é Mégic Kinaiti Rayearth”, o Sérgio Peixoto explica:

“- Usamos o nome “abrasileirado” na matéria sobre Mahou Kishi Rayearth a pedido das empresas Estrela e TecToy, que estavam lançando produtos da série.”

Então deixo para os leitores escolherem o que é mais chocante: se é imaginar a Tec Toy lançando um jogo de Master System chupinhado de algum outro (só trocando os sprites pelas Guerreiras Mágicas) ou se é perceber que as capas de revistas de hoje conseguem ser mais cafonas que as revistas da década de 90.


E olha que na década de 90 o time da cafonice era composto pelo É o Tchan, Malhação com Mocotó e a abertura do U.S. Mangááááá

47 comentários em “Here comes a new challenger

  1. E pensar que a Animax dá saudades, quando se vê NeoTokyo nas bancas…

    Curtir

  2. Neo Tókio já foi boa. Eu gostava bastante quando a Valeria Fernandes e cia escreviam na revista, mas depois que eles tiraram ela e o pessoal que entendia pra colocar uns blogueirozinhos de 19 anos pra escrever matérias, ficou pior que a anime pró.

    Curtir

  3. Le Funkeln está correto, no começo, a Neo Tokyo tinha bastante conteúdo, as matérias eram interessantes de ler pois não era nada que se via na atual imprensa especializada da internet (pfff), mas agora, pelo amor, primeiro que de 10 revistas, 9 tem matéria do Naruto, com capa e um assunto idiota/irrelevante do mangá/anime pra ler, esses dias eu folheei uma que tinha primeiras impressões de Sakamichi no Apollon (!!!) (com esse nome mesmo, falo sério), tipo, primeiras impressões dos blogs foi pra revista, mas isso lá é matéria de revista??? Uma coisa é falar da série como um todo, outra é matéria de primeiras impressões, outra matéria falava de CDZ Omega, com apenas imagens fanart (emulando o traço do Shingo Araki) e contando os spoilers do CavZodiaco que sairam na época da estréia do anime (que quem acompanha sabe que muuuuuuita coisa ali está errada/não aconteceu daquela maneira).

    Neo Tokyo perdeu toda a credibilidade que tinha de uns anos pra cá.

    Curtir

  4. eu tenho TODAS as Animax… não sei se é vergonha ou não mas não tinhamos internê e era uma maneira de termos algum acesso a animes, mangás e aquelas bizarrices japonesas. Gostava de desenhar e era uma das revistas que davam referência e tinham o melhor conteúdo de longe…..

    Era mto melhor que Heroi e suas matérias enche linguiça dos Cavaleiros do Zodíaco (chegaram a fazer uma matéria sobre o fim das matérias sobre cavaleiros do zodíaco entitulada “ADEEEUUUS”) feitas por aquele cara que hj edita mangás seinen

    A Animax é tipo uma blogesfera da imprensa especializada (pff) inteira, só quinzenal e numa revista de 32 páginas.

    Curtir

  5. @Fernando, “A Animax é tipo uma blogesfera da imprensa especializada (pff) inteira, só quinzenal e numa revista de 32 páginas.”

    Aí está, Mara, eles resumem para você, é melhor começar a ler, que vai achar pauta…

    Curtir

  6. @Fernando, alguém perceberia a diferença?

    De qualquer forma, outras aparecem para cumprir o papel, e convenha, se já deu para fazer um post com isso, quem garante que outros não? Comparativa também é uma forma de piada, e comparar com coisa antiga é o que otaku faz de melhor. Eu mesmo sou desses que diz “anime hoje em dia não é mais a mesma coisa, antes eram melhores”…(Mas releve, sou um dos órfãos da Manchete e da Locomotion, dos tempos em que anime aparentemente davam certo no Brasil…)

    Curtir

  7. Seria bom se tivesse uma revista que presta hoje em dia… prefiro bem mais ler no papel do que no pc ¬¬

    Curtir

  8. agora que o BK foi pro saco ele pode fazer isso, duvido que teria coragem antes.

    Curtir

  9. Essa Animax até que era legalzinha, pelo pouco que lembro (#senilidades). A Herói era ruim demais, muito ruim mesmo. Não lembro se a Anime Do era dessa época, mas tá aí até hoje, tão furreca quanto antes. Eu gostava era da Anime Ex, mas não lembro da qualidade dela pra comentar à respeito (Acabei jogando fora quando os cupins quiseram “ler”).

    Agora só tem a já citada Anime Do e a NeoTokyo, esta última que até tem umas matérias simpáticas ali pelo meio (aquelas de curiosidades sobre o Nihon), mas no geral é beeeeem fraquinha. Também prefiro ler a revista física mas, na boa, só de ver Naruto em 90% das capas já me faz desistir da idéia (E eu até curtia o Ninja Gari).

    Curtir

  10. Ah bons tempos de Animax, Heróis do Futuro (tenho um exemplar até hoje) e Herói (essas últimas tinha artigos bizarros e mal escrito). Quanto as revistas atuais é de da dó mesmo, porque hoje em dia com a Internet e seu vasto conteúdo quando você abre um desses impressos atuais vê notícias manjadas além do visual descuidado. Não souberam se reinventar.

    Curtir

  11. Fiquei com saudades do tempo de Anime-DO, antes de eu ter um computador, e de ver matéria de animes e ficar pensando “caaaaara, isso deve ser foda, mas acho q nunca vou conseguir isso…”

    Lembro que li uma matéria sobre Vandread falando que era FODA, INCRÍVEL, ESTUPENDO, aí vi no Animax e… bem…

    Curtir

  12. A NeoTokyo hoje em dia só serve pras crianças recortarem as imagens de Naruto pra colar nos caderninhos da escola.

    Curtir

  13. O que realmente é surpreendente é uma capa de revista de anime dos anos 90 sem Cavaleiros do Zodíaco nela. É como um intervalo comercial na Globo sem o Neymar em pelo menos duas propagandas.

    Curtir

  14. /\ Hahaha, verdade, tanto que quando eu estava nos meus dez anos e colecionava Herói, não comprava as que não tinham CDZ na capa!

    Curtir

  15. A Animax era quase um MdOM impresso. Falava dos animes e dava umas alfinetadas nos concorrentes. Chegou ao ponto do Del Greco, da Herói, descer o braço no Peixoto.

    A briga teve direito até aos melhores piores momentos serem publicados na animax, com B.O. e tudo.

    Aliás, segue o link da revista que o pessoal do clock-up upou pra homenagear o Zé Roberto, que também era um dos editores da bagaça junto com o Peixoto.

    http://www.sendspace.com/file/7qdyyp

    Haha, se um negócio assim acontecesse nos dias de hoje acho que a Mara teria pauta até o fim do ano.

    Curtir

  16. Eu nunca comprei a Neo Tokyo, mas uma vez eu tava de passagem pela banca e dei uma folheada. Tinha uma matéria que já tinha sido publicada pela Anime>Do. E essa é outra que já foi boa… SDDS Anime>Do

    Curtir

  17. @Luiz Fernando

    Essa briga Del Greco x Peixoto deve ter sido percussora dessas briguinhas desse meio, vide Lancaster x Sakuda!

    Curtir

  18. Eu cheguei a estar presente no dia da tal “briga” do Peixoto com o Del Greco que se deu em uma biblioteca pequena que havia na Vila Mariana na época, chamada de “Mangateca” (não sei o nome real e ela já não existe mais).

    O que posso dizer é que foi de uma infantilidade enorme a atitude do del Greco (não estou defendendo o Peixoto aqui), mas pelo que eu soube na época, quem havia plantado as sementes da discórdia havia sido o Zé Roberto (BK), que atacava a torto e a direito, o del Greco na revista, e uma hora ele (del Greco) foi resolver o assunto no braço, e sobrou para o Peixoto. Fim da história. O resto está no B.O.

    Curtir

  19. Eu tinha todas as Animax… e recortei todas pra fazer meus cadernos otakus quando eu tinha 12 anos hahahahah
    mas se for ver, tem muito marmanjo de 30 fazendo isso até hoje.

    Curtir

  20. mandem scans pra mara analisar as materias dessas revistas, seria muito melhor que essas pautas chulas que tao rolando. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Curtir

  21. Eu tinha, e ainda a Japan Fury… Jamais empreste revistas para amigos, porque você perde os amigos e as revistas… Em certos casos, prefiro ficar com as revistas….

    Curtir

  22. SDDS Anime>Do [2]

    Eu ganhava essas revistas e gostava muitos das matérias (apesar de eu sempre encontrar um erro de digitação ou um nome errado) e eu ainda tenho guardado a Anime>Do Especial sobre Sailor Moon, a primeira das Anime>Dos Especiais. Foi por meio dela que conheci as Sailors Lésbicas, Temporadas Enche-Linguiça e personagens nada-a-ver do universo naokosístico.

    Alguém lembra da extinta Anime Mix, também da Escala? Eu tenho um exemplar da Sakura Card Captors, que tinha mais figuras do que matéria. Essa era legal também, principalmente o Fórum onde eles respondiam CARTAS dos leitores. Era a minha seção favorita.

    Curtir

  23. Eu tinha todas as Animax… e recortei todas pra fazer meus cadernos otakus quando eu tinha 12 anos hahahahah

    Eu nunca fiz isso, somente com agenda com aqueles adesivos do Dragon Ball. XD

    Curtir

  24. A internet é o antro dos barracos, e olha que já tive os meus quando eu era uma celebridade underground. Ainda bem que eu tomei juizo.

    Curtir

  25. Capa de revista de anime contemporânea (as raras que ainda existem) consegue ser mais brega do que ‘Festa da Patchanga’ versão sertanejo universitário, cantada pela JoelmaCalypso fazendo cosplay da Fada Bela.

    Quanto a saudosa Animax, eu, que ainda possuo grande parte das revistas, posso dizer sem medo que ela foi uma das melhores (se não a melhor) publicações sobre animes & mangás em terras tupiniquins até o momento.
    Tinha lá suas falhas de vez em quando, obviamente, mas havia lá algo que não era muito comum nas outras revistas informativas da época e nem nos Chuvadenanquins de hoje:
    Senso crítico de verdade.

    Os caras não tinham medo de meter o pau (RISOS) no autor da coqueluche da época (Kurumada), nos concorrentes (Del Greco), nem de apontar os erros e falhas de uma miríade de séries famosas e idolatradas pela molecada (me lembro que quase rolou um boicote à revista movido por um fã clube de CDZ, se estou certo), isso tudo em uma época pré-internet em que ser sarcástico/ácido/super-crítico não te fazia o garoto mais cool do twitter.

    Enfim, bons tempos onde os editores e redatores tinham culhões para dizer certas verdades que ninguém tinha guts pra dizer (muitos méritos disso se devem ao falecido/amado&odiado Zé Roberto (na época em que ele ainda fazia parte da revista), verdade seja dita).

    Curtir

  26. O mais louco foi quando ao falar do JRP, é ver que muita gente (alguns até voltaram a ser editores de mangás hoje) terem ficado loucos com este post http://www.papodebudega.com/2012/02/adeus-jose-roberto-pereira-o-jrp-ou-bk.html

    E mais louco ainda, é ver gente que o processou ainda fazer menção ao “cara que morreu de câncer”… Como se ninguém soubesse quem é.

    O JRP vive não pelos pelos “seguidores”…Mas vive por quem não gostava dele.

    E vive pelo ódio que as pessoas ainda têm dele e transferem para quem o respeitava de alguma forma.

    Curioso, né?

    Sandra Monte
    http://www.papodebudega.com

    Curtir

  27. Vc menciona UMA postagem do Marcelo Cassaro em seu twitter:

    “Por anos um troll da Internet zombava de mim por causa de minha enxaqueca. Eu sarei. Ele morreu de câncer”

    Que eu acho que é a perfeita expressão do que o JRP foi, um cara que acumulou tanto ódio que um dia isso explodiu. Ninguém liga mais para o que ele fez, só vc e meia dúzia de babacas que o endeusavam e ainda o endeusam.

    Quem foi JRP, falando em termos objetivos?

    Um camarada que editou umas revistinhas há mais de 20 anos atrás e publicou dois livro nada excepcionais.

    SÓ ISSO!

    SAI DESSA ILUSÃO, Sandra Monte…para de endeusar o homem, pq ele foi só isso. ATÉ VOCÊ publica livro.

    Curtir

  28. O JRP vive não pelos pelos “seguidores”…Mas vive por quem não gostava dele.

    E vive pelo ódio que as pessoas ainda têm dele e transferem para quem o respeitava de alguma forma.

    Curioso, né?

    Certos comportamentos de algumas pessoas desse universo virtual me dão medo, olha ainda bem que aprendi a não dar bola nenhuma para isto.

    Curtir

  29. Tenho todas as Japan Fury e Animax que saíram… porque não foram nem 10 de cada uma. Era uma época sem internet e os animes estavam chegando com força ao Brasil. A revista Herói começou a ficar uma bosta fazendo matéria de Power Rangers em todos os volumes, então essa era a alternativa. As Herói eu recortei pra colar em caderno e agendas otaku e as Animax que guardei vou dar pro meu sobrinho, embora ele não conheça nem 5% dos animes de que se falava na época.
    Eu tinha também uma coleção de cards que vinha no meio das Animax cujo objetivo nunca foi explicado. õ.o

    Curtir

  30. Tum Tum Zum Zum Ziriguidum,

    Então vai falar desta ilusão para quem sempre menciona ” o cara que morreu de câncer”. Ou o “cara que está fingindo estar vivo e tapear tudo muito.”.

    Não sou eu que NÃO o mata, são eles que NÃO deixam o JRP morrer. É simples assim.

    Inclusive, esta gente fala tanto da doença do Zé, só que eles são mais doentes ainda! Motivo?: NINGUÉM conseguiu tirar nada do Zé. Ninguém conseguiu prendê-lo, tirar grana dele…

    A “preta vea” morreu tirando onda da cara de todos eles. Ou seja, o Zé morreu de um câncer físico. Esta gente está com câncer na alma.

    Sandra Monte
    http://www.papodebudega.com/2012/09/otaku-voce-se-considera-um-oh-coitado_21.html

    Curtir

  31. A Sandra Monte e o Pornographic Totoro estão cobertos de razão. Uma figura como o Zé faz falta sim. Este blog supre um pouco dessa carência, a comunidade que curte anime, hq, etc, não pode ser só formada por fãs babões, que não falam mal de nada e se borra de medo da reprovação dos amiguinhos da blogosfera. Eu não ando por dentro do mundo de mangás nem quadrinhos há mais de dez anos, eu cresci e parei de gostar de um monte de coisas. Questionei o porquê disso, procurava entender o que tornava um trabalho bom e outro ruim, e vou fazer isso pro resto da vida, por mais que o meu gosto mude. Um dos poucos que pareciam interessados nessas questões era o Zé, e eu aguardava os podcasts dele e acompanhava nos fórums que deixavam ele falar de boa (papo reto, clockup). Discordava de um monte de coisas que ele dizia, e muitas vezes o lado encrenqueiro tomava conta e ofuscava o melhor dele, é verdade. Mas vocês que têm raiva querem reduzir o cara a um simples troll, e estão errados. Fazer isso é ignorar tudo o que ele falava de acertado e que pouca gente tem coragem de falar. A verdade é que ele tinha muito conteúdo, quem tivesse curiosidade podia aproveitar isso. Eu troquei pouquíssimas idéias com ele, mas ele deixou um vazio, e não tem ninguém pra preencher esse espaço. Vocês que o vêem apenas como um escroto que xingava deus e o mundo com certeza nunca conseguiram aprender nada com ele. É compreensível, ele não era uma pessoa fácil. Mas vocês taparam os ouvidos para as verdades que ele dizia, no meio das patadas. E o pior é que só quem falava era ele. É triste demais isso, quem perde são vocês.

    Curtir

  32. A “preta vea” morreu tirando onda da cara de todos eles. Ou seja, o Zé morreu de um câncer físico. Esta gente está com câncer na alma.

    -Um cancer que eles não querem curar.

    A Sandra Monte e o Pornographic Totoro estão cobertos de razão. Uma figura como o Zé faz falta sim. Este blog supre um pouco dessa carência, a comunidade que curte anime, hq, etc, não pode ser só formada por fãs babões, que não falam mal de nada e se borra de medo da reprovação dos amiguinhos da blogosfera. Eu não ando por dentro do mundo de mangás nem quadrinhos há mais de dez anos, eu cresci e parei de gostar de um monte de coisas. Questionei o porquê disso, procurava entender o que tornava um trabalho bom e outro ruim, e vou fazer isso pro resto da vida, por mais que o meu gosto mude. Um dos poucos que pareciam interessados nessas questões era o Zé, e eu aguardava os podcasts dele e acompanhava nos fórums que deixavam ele falar de boa (papo reto, clockup). Discordava de um monte de coisas que ele dizia, e muitas vezes o lado encrenqueiro tomava conta e ofuscava o melhor dele, é verdade. Mas vocês que têm raiva querem reduzir o cara a um simples troll, e estão errados. Fazer isso é ignorar tudo o que ele falava de acertado e que pouca gente tem coragem de falar. A verdade é que ele tinha muito conteúdo, quem tivesse curiosidade podia aproveitar isso. Eu troquei pouquíssimas idéias com ele, mas ele deixou um vazio, e não tem ninguém pra preencher esse espaço. Vocês que o vêem apenas como um escroto que xingava deus e o mundo com certeza nunca conseguiram aprender nada com ele. É compreensível, ele não era uma pessoa fácil. Mas vocês taparam os ouvidos para as verdades que ele dizia, no meio das patadas. E o pior é que só quem falava era ele. É triste demais isso, quem perde são vocês.

    -Assino embaixo.

    Curtir

  33. sem querer soar preconceituoso, mas com esse cabelo voce esta com uma carinha assim mais masculina e sexy, sandra monte. amamos voce.

    Curtir

  34. a poeira subiu quando desenterraram esse nome “Animax”…as capas dessas revistas atuais são uma homenagem ao photoshop 3…só eu não conheci esse zé roberto? podiam fazer um post sobre ele…esses cards no miolo da revista também são um mistério pra mim até hoje…talvez se…yugi-oooooooooooooooooh!

    Curtir

Os comentários estão fechados.