Cantinho do Barraco do Leitor

Cristina Rocha News – Lavação de roupa suja na Ação Magazine

Além da Olimpíada de Londres, temos três temas que não são abordados pela grande mídia: animes, greve nas universidades federais e Ação Magazine. Sim, sim, agora sim, a Ação Magazine volta a aparecer no Mais de Oito Mil numa lavagem de roupa suja digna de encontro entre ex-bbbs no programa da Sônia Abrão.

A história foi contada em capítulos. Analisei a primeira edição, analisei a segunda edição e terminei cobrindo o barraco que deu na revista com a saída de Fábio Sakuda, aquele que abandonou a Ação para investir em um projeto com mais chances de sair… na Newpop.

A Ação Magazine tem uma comunidade no Facebook, que foi abandonada pelos donos e virou uma terra de ninguém onde todo mundo posta seus próprios desenhos sem anatomia, crentes que estão abafando.

Já dizia o velho ditado: “Quando o Freeza sai, os saiyajins fazem a festa“. Assim, Fábio Sakuda voltou lá para agraciar os leitores com suas revelações bombásticas sobre a Ação Magazine. Sônia Abrão, separa os seus post-its porque estas declarações vão ser campeãs de citações!

Vamos começar que a pauta tá boa!

Eu não vejo uma declaração tão bombástica desde que o Kubo falou que Blixo ia durar mais dez anos! A parte mais tensa pra mim foi ele ter ficado sabendo que tava fora da equipe durante uma premiação. Isso é tão cena de novela que fico surpresa que o Fabio não chegou no Lancaster com um sininho de empregada gritando “me serve, vadia!”.

BOMBA! A Newpop que ia publicar a Ação? Ia continuar atrasando, mas o papel seria lindo (/fãdanewpop). Legal que ele falou que o plano da Newpop atualmente é publicar volumes únicos. Gate7 manda um beijão!

Quais serão os gastos desnecessários? Seria o pagamento de multa na prefeitura de São Paulo por fazer poluição visual nas capas? Seria a compra de boinas desnecessárias para o estande durante o Festival da Grande Nação Japonesa? Revela aí pra gente, Fabinho!

Ao contrário do Fábio, eu não quero que a Ação acabe. Pelo menos não antes de sair a terceira edição, com ASSOMBRADO, da nossa roteirista favorita, a Petra Lion!

E que declarações lindas. É para colocar do lado do “O que vi da vida” da Xuxa e favoritar no coração. Parabéns a todos os envolvidos!

52 comentários em “Cristina Rocha News – Lavação de roupa suja na Ação Magazine

  1. “Uma grande decidiu por pegar uma americana ao invés de produzir a sua.”
    Ou seja, a Abril preferiu pegar aquela Gen que foi anunciada nessa semana, ao invés de publicar a Ação. Justo.

    Curtido por 1 pessoa

  2. PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: Porque Cristina Rocha News se a foto é da Márcia?

    Also, propaganda de sempre: bit.ly/F5GWS

    Curtir

  3. Legal que a revista tem mais fama com seus barracos do que as histórias publicadas nela… Enfim, se acabou ou não, acho que ninguém tá se importando (além dos envolvidos diretamente).

    Curtir

  4. Sensacional, sensacional. Acabei de entrar no grupo do FB e eis a primeira coisa que eu leio:
    “Cara, dá muita tristeza abrir o twitter da Ação Magazine e ler a última notícia, datada de quase 5 meses atrás (seis de fevereiro mais especificamente): “em breve ela estará com os leitores, sem problemas daqui para a frente”.”

    Vai, Ação Magazine. O falecido BK já falava desde o lançamento da primeira edição.

    Uma equipe tão profissional que caga na cabeça uns dos outros, chegando ao cúmulo de ir na polícia pra resolver problemas estúpidos ao invés de conversar. Acho engraçado e me dá raiva ao mesmo tempo.

    Curtir

  5. Tentei ficar surpreso com o barraco do cara mas a única coisa que realmente me surpreendeu foi ele ter escrito “atravéz” na primeira parte do depoimento.

    Curtir

  6. MdOM: único blog onde você lê posts com associações dramatúrgicas e críticas sociais ao mesmo tempo. Meus parabéns, Mara!

    Curtir

  7. Mas a revista está no rumo certo, inclusive o autor de HxH já declarou que vai publicar o resto da história na Ação Magazine.

    Curtir

  8. Nessas horas, eu fico aqui na minha cadeira, rindo da Ação e agradecendo a Madoka por ter me feito não comprar essa revista. Madoka superior a tudo!

    Curtir

  9. “Madoka superior a tudo!” – Otakinho-que-sonha-em-se-casar-com-personagem-de-anime detected.

    Curtir

  10. Gostei do post, agora acho melhor nem esperar pra ver o que acontece, se algo novo sair será mais surpreendente do que qualquer novo barraco envolvendo a ação. É uma pena que isto tenha acontecido a idéia era legal, mas sem saber como executar as coisas vão por água abaixo e infelizmente sei como é duro ver um projeto grande ir por água abaixo, ou quase…

    Curtir

  11. Porra, esse Fábio escrevia para a Ação Magazine? Precisa de um revisor aí…
    Se vocês acreditam no que ele diz, tudo bem, não o conheço e, mesmo anonimamente e apocrifamente, acusação é algo sério que precisa de evidências para se sustentar, mas a primeira postagem dele, começando com “já ia entregar tudo para eles” (provavelmente são as revistas que não venderam) para depois falar sobre o B.O. de roubo de algo que o ex-empregador dele se recusa a ir buscar em sua casa não está se ligando bem. Ele assume a culpa e depois diz que não era responsabilidade dele, e logo em seguida diz que não é roubo porque era considerado material de descarte? Muita explicação para pouco fato.

    Curtir

  12. Eeeeeê. Pauta!!!!

    E as bloguera otaka pira!!!!
    _______

    Quanto ao fanzine… ha… E pensar que os caras caras ficaram bravos quando o BK profetizou que essa revista ia afundar logo no começo… E não deu outra.

    “Se no planejamento criativo lá atrás não houve seriedade, ousadia e coordenação, não adianta a choradeira do lancaster e nem a boa vontade dos autores.

    Vai fracassar, vai falhar, vai dar prejuízo e todos nós nos fodemos.”

    Não deu outra. Agora, fala sério. Será que seria tão dificil manter aquele formato inicial do número 0, ou seja, o do site (que agora está offline se eu não me engano)?

    Com os smartphones e tablets estourando de vendas ano a ano, com as grandes editoras americanas dando o exemplo e digitalizando todo o seu conteúdo pra fugir das bancas, nego querer ter um gasto monstro e seguir no caminho inverso, só pra massagear o ego e ver revistinha na banca? Cagada.

    E nem entro no mérito da qualidade dos desenhos ou da histórias, que isso aí os caras iam corrigindo com o passar do tempo toda vez que fosse necessário.

    Tinha muito mais chance de dar certo se continuassem no site e de lá só fossem pras bancas com lançamentos de edições especiais. A chance de dar errado seria bem menor, e mesmo que não fosse pra frente, pelo menos o prejuízo seria menor e as brigas não iriam parar na delegacia.

    Mas agora já era, os caras cagaram de vez na marca da revista. Se o Sakuda for esperto e ainda quiser trabalhar com isso, seria melhor ele reunir a turma e ficar só na internet mesmo. Se bem que…se ele for esperto ele vai é caçar um outro jeito de ganhar a vida, porque com mangá ele não vai longe.

    Curtir

  13. A impressão mais forte que me fica do que o BK ~profetizou~ é a total falta de profissionalismo ainda hoje demonstrada: esse cara não tinha saído de lá há… sei lá…uns 6 meses? O leitor não tem (e eu não quero ter) nada a ver/nem saber com perca de amizades/picuinhas/ B.O./exame de corpo & delito dos editores das revistas que leio!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1111111

    Curtir

  14. “Com os smartphones e tablets estourando de vendas ano a ano, com as grandes editoras americanas dando o exemplo e digitalizando todo o seu conteúdo pra fugir das bancas, nego querer ter um gasto monstro e seguir no caminho inverso, só pra massagear o ego e ver revistinha na banca? Cagada.”

    Você se inscreveria no site da Ação Magazine e compraria o conteúdo online, sendo que alguns dias depois estará tudo no pirate bay da vida? Teria a editora da Ação Magazine dinheiro para montar um sistema de cadastro e assinatura digital? Por que você compraria a Ação Magazine, se você poderia comprar as histórias individualmente pelo site? Teria o brasileiro confiança no mercado digital?

    Curtir

  15. Na boa, Mara. Vc podia fazer uma categoria à parte pros barracos da Ação Magazine. Isso tudo dá um ótimo estudo de caso. Vai ser melhor ainda se os envolvidos aparecerem aqui pra deixar o post ainda mais interessante!

    Curtir

  16. #Ninguém

    Não é só das vendas das revistas que esses sites vivem. Estamos falando de internet.

    As histórias poderiam ser até de graça oras. Ganha-se dinheiro é nas propagandas nas páginas virtuais da revista. Ganha-se dinheiro nos banners do site. Dá pra fazer camisas, canecas, chaveiros e outras bugingangas com os personagens mais populares.

    Se os fansubs e alguns blogs da midia especializada (pfff) fazem isso com personagens que não são deles e ganham um dinehiro, porque não fazer isso com um personagem que é seu?

    E, SE o negócio fizer sucesso, aí sim pode ir pras bancas numa versão impressa com o primeiro volume de histórias.

    Curtir

  17. Acho que SE o negócio fizesse sucesso eles nem precisariam ir pras bancas, Luiz Fernando. Podiam vender no próprio site.
    Essa parte toda da Ação Magazine ir pras bancas ser a Shonen Jump brasileira era só loucura egóica dos caras. A parte toda que vc falou de ganhar grana pela internet daria muito certo. Mas eu tiraria a parte de ir pras bancas com ou sem sucesso.

    Curtir

  18. Luiz Fernando

    A idéia de investir no mercado digital é boa, e inevitável até, mas o problema é se os donos da grana investiriam nisso, se eles confiam que o mercado digital possa trazer lucro pra eles. Nem o consumidor acredita. A venda de bugigangas tem a vantagem de ser algo que não se pode baixar na internet por fora, mas o negócio dos caras é o conteúdo e a expertise deles é a mídia impressa.
    Para fazer bem feito, tem que ter dinheiro e coragem, e mesmo assim, rola essa bruma de incerteza sobre tudo isso. Nenhum desses envolvidos está trabalhando ativamente com mídia digital e venda de conteúdo online.
    E por que estamos subestimando a força do mercado impresso? Existem editoras publicando e fazendo disso um meio de renda neste exato momento, talvez não tão exato porque não devem estar trabalhando num domingo a noite. No momento atual, ou você é uma gigante não só como editora, mas como licenciadora, que nem a Marvel e a DC, para criar essa esturura, ou você faz isso como independente, junta seu grupo de notáveis e cada um contribui com uma parte para viabilizar um site que venda seu conteúdo, nos moldes da Ação Magazine.

    Curtir

  19. Como você disse, eles eram os donos da grana e não acreditaram no potencial que tinham na internet, e olha que o site com o nº 0 era muito bom.

    Mas fazer o que… Eles acharam que era mais negócio sair pras bancas, ter um gasto monstro com impressão, distribuição, divulgação e ainda por cima bater de frente com titulos consagrados da DC, da Marvel, além dos mangás top do japão que são publicados por aqui pela Panini, JBC etc.

    Curtir

  20. Falou a palavra-chave: potencial. O pessoal das editoras investiu no que conhece e sabe que tem retorno, mesmo não tendo, pelos “n” motivos já falados sobre isso anteriormente. A Ação Magazine como revista impressa também tinha potencial para dar certo, mas era um terreno conhecido para trilhar.

    Curtir

  21. Nháááá… só os posts do Sakuda ganharam quote? Bem, se bem que a conversa era hyper-longa. Ia dar linha na pipa….

    Espero que, apesar da grande mancha que a Ação Magazine ganhou na praça, ela ainda retorne. Também achei Don Quixotesco fazer um trampo DESTA magnitude desde o começo, mas enfim… achei que o Lancaster sabia o que estava fazendo. Mas ele disse que a revista ia voltar e iria se estabilizar a partir do número 3.

    Será?

    OFF: Agora o “me serve, vadia!” foi MARA!!!

    Curtir

  22. BADAAAAAAAAALO

    Mara suas habilidades stalkers estão ficando cada vez mais aprimoradas.

    Eduardo Ketsura 29/07/2012 às 22:18 #

    Nessas horas, eu fico aqui na minha cadeira, rindo da Ação e agradecendo a Madoka por ter me feito não comprar essa revista. Madoka superior a tudo!

    Agradeço a Madoka [2]

    Curtir

  23. Lourenço Sanguinário 30/07/2012 às 17:55 #

    Agradeçer a Madoka é coisa de otaquinho sem vida social.

    HATEERS GONNA HATER

    Vá chupar um canavial de rola :*

    Curtir

  24. bem….antigamente saia B.O. por agressao fisica , como no caso marcelo del greco e peixoto na antiga animax.

    agora fazem auê por pouca coisa….

    espero a continuaçao d treta aparecendo como manchete no Datena

    Curtir

  25. Nego acha que Madoka é tipo uma deusa, ou o que?

    “Fico na minha cadeira, rindo da Ação”

    Parabéns, meu filho. Rindo, no conforto de sua cadeira, nunca perderá uma batalha. Mas também não vencerá nenhuma…

    Curtir

  26. #Ninguém

    Olha eu tenho que concordar com o vc, Ninguém, se o lance era: NÃO TER LUCRO, PORÉM NÃO TER PREJUÍZO, por que não ficaram mesmo na internet? Sakuda soltou essa na comu do face também.

    Se duvidam da internet levante a mão quem nunca leu scan na net e depois comprou na banca a mesma revista que leu…

    O fato da 003 não ter saído ainda me faz acreditar que Sakuda tá falando a verdade, porque se ele não fosse crucial pra essa revista , ela já estaria na banca, pois Sakuda era apenas um dos desenhistas, restou todo o resto pra fazer a 003. Cade ela? Cadê o concurso com alguém pra substituir o cara?
    To cansando de dar visita pro http://www.acaomagazine.com.br e não ver nada lá…

    Curtir

  27. Confesso que estou surpreso: eu achava que esta revista não daria em nada (alguém lembra do “Mangá Tropical”? – era este o nome??). Mas até que está dando uns barracos legais.
    PS: e a “grande mídia” fala da greve, sim. Caso contrário, como eu saberia que meus professores vagabundos estão ganhando quase R$8.000,00 sem fazer nada?

    Curtir

  28. “Parabéns, meu filho. Rindo, no conforto de sua cadeira, nunca perderá uma batalha. Mas também não vencerá nenhuma…”

    Ai meu ovo esquerdo, já tão surgindo as primeiras menções a filosofia de boteco?

    Curtir

  29. Olha, “filosofia de boteco” – como queriam os bons trolls – é preferivel à pregação da igreja da Madoka.

    Curtir

  30. Aliás, reparei que Mara e seus trolls fogem da argumentação, com xingamentos e humor capenga.

    Curtir

  31. Bem, se ferraram, qualquer pessoa poderia ter previsto o fiasco… Eu acho engraçado esse povo das ” antigas” como tem uma mente arcaica, o mercado muda, mas eles continuam pensando na “Época da Animax”, do “Animecon”… Outro ponto a se notar, é que esse povo tem o costume de se promover, mais do que a revista, chegar a ser pouco profissional e até cômico… enfim.

    Curtir

  32. Bom, vamos lá.
    Sabem, eu tinha comigo mesmo que a Ação era uma opção viável, quando, a mais de um ano atrás foi dito que ela seria impressa.
    Desde a abertura do grupo no Facebook até a saída prematura do autor de Arcabuz, passando pelo enfim lançamento em bancas da revista se foi um ano, completado mês passado.
    A Ação foi lançada no Festival do Japão do ano passado, para quem não lembra.
    Daí começaram os problemas. A distribuidora Fernando Chinaglia não entregou as revistas nas bancas no tempo previsto, as razões me são desconhecidas. Quando a revista chegou em bancas ficou exposta por dois meses e a número dois teve o mesmo destino.
    Ao que parece, não funcionou o esquema.
    Nesse meio tempo, tivemos a primeira briga do Sakuda com o Lancaster, curiosamente depois do recolhimento da número 1.
    Já expus minha teoria aqui no MdOM, mas repetindo: eles discutiram a meu ver quando viram os números vendidos da revista. E claro, viram que não ia dar certo.
    Verdade ou não, o caso é que o Fábio saiu do cargo de Editor ( e faz-tudo da Ação ) e tudo ficou a cargo do Sr. Alexandre (Lancaster) Soares.
    Vale lembrar que Fábio Sakuda deixou o cargo de editor, ele ainda é autor de Rapsódia, um dos mangás da Ação, junto com o Carlos Sneak, desenhista.
    Acerca do que o Fábio disse, da Ação sair pela New Pop, mas a teimosia de uma certa pessoa não permitir, eu acredito nele.
    Peguem a Ação Magazine 2 e olhem do lado do editorial. O Fábio falou uma vez que a Edição 2 da Ação foi ele que mexeu. Ele colocou um agradecimento ao Junior Fonseca, da New Pop ali na edição.
    Esse agradecimento não consta na edição 1, que foi cuidada pelo Lancaster.
    *Suspira*
    Olha, eu fui no Facebook e li o tópico citado. É triste ler coisas como “ex-amigo”. Desde o anúncio da revista vi que o Fábio e o Alexandre estavam como unha e carne. Eu vi o Fábio Sakuda no Fest Comix, no estande da Revista, avisando que a dois ia sair e blablabla…
    Foi briga feia. Muito feia. Porque esses dois queriam fazer algo diferente do normal, mas…
    Jesus, não deu. Brigaram.
    Lembrei na hora do Sérgio Peixoto e do Zé Roberto… -_-
    Enfim, estou me extendendo demais. Aconselho todos lerem o tópico citado no grupo do Facebook, o Fábio falou coisas muito interessantes no meio dos comentários e perguntas.
    Sabem, eu pensava a Ação Magazine como algo diferente do normal pros padrões brasileiros. Algo com aquele espírito positivo dos japas, que eles sempre mostram em Shounens da vida.
    Ter amigos e poder contar com elas.
    Superar dificuldades.
    Fazer o que é certo.
    Vencer vilões, que no caso são representações das adversidades da vida real.
    Brasileiros, pela minha visão, admiram japoneses porque eles conseguem fazer isso.
    Mas um brasileiro fazer metade do que um japônes faz, penso eu ser impossível.
    Ou como bem disse a Jussara Gonzo, o que nos resta são essas coisas quixotescas.
    E como Dom Quixote, eles partem pro ataque contra os Moinhos. Se arrebentam nisso e algum tempo depois morrem.
    Até quando isso?
    Sem mais por enquanto.

    Curtir

  33. “Aliás, reparei que Mara e seus trolls fogem da argumentação, com xingamentos e humor capenga.”

    Sua perspicácia me tira o ar dos pulmões, Fillipo Saberio.

    Curtir

  34. Olha, entrei aqui pra fazer um único reparo, a título de informação. Encalhes têm também seu valor de mercado. A Editora Escala e outras menores fazem dinheiro pegando o encalhe e relançando em bancas meses depois. Ou então juntam revistas diferentes em pacotes promocionais para distribuir naquelas praças que ficam por último em esquema de distribuição setorizada.

    Cidades do interior e estados mais afastados dos grandes mercados (basicamente SP e RJ) acabam recebendo menos títulos das grandes editoras. É aí que Escala e outras conseguem levantar mais capital, distribuindo seus encalhes.

    Sinceramente, eu imagino que um lançamento de encalhe dos dois números da Ação num pacote único pelo preço de uma só teria boas chances de vender junto a distribuidoras regionais. É uma ideia.

    Curtir

  35. Sensacionalista ao extremo, como sempre… Engraçado como a Mara sublinha a parte em que o Sukuda diz que “prefere que ela tenha acabado” e não sublinha o seguinte, onde ele diz que prefere ver a revista morta do que a falência do próprio Lancaster ‘-‘

    Disseram alguns comentários acima uma teoria de que os dois brigaram porque a edição 01 não vendeu. FAIL! A Edição foi um SUCESSO! Esgotou em praticamente todas as lojas de quadrinhos do RJ, ao ponto de terem de pedir mais edições para conseguirem atender à demanda.

    Curtir

  36. Bem, fui eu que disse que a briga tinha rolado por causa das vendas. Chutei, sim. Mas até aí eu sabia tanto quanto todo mundo.
    Li o tópico no Facebook e agora vi que a Ação 1 vendeu bem, mas o seguinte aqui: Se vendeu bem, cadê a 3? Quer dizer que o que está emperrando a chegada da 3 nas bancas é essa briga entre o Sakuda e o Lancaster? Ademais, no mesmo post o Sakuda comenta que mesmo que vendesse tudo ela daria prejuízo. A publicação é nova, a editora mais nova ainda, vai rolar ainda muito chão até a revista e a editora se estabilizar e mandar tudo pras bancas e outros locais de forma decente.
    E sinceramente, vendo a debandada que os membros estão dando no Facebook, eu diria que a imagem da revista não está lá essas coisas.
    Enfim, como o velho Bk disse, se a revista acabar pior pra todos nós. Mas ela continuar desse jeito é tenso.

    Curtir

  37. Desculpa , está havendo um equivoco ,aí, eu Elba Mara do video não tenho nada a ver com o assunto pautado, não tenho nada haver com Ação Magazine e nem o meu blog que existe desde 2008 . Espero que possam compreender …

    Curtir

Os comentários estão fechados.