Analisando Imagens Promocionais

Analisando Imagens Promocionais – “Helena” do Studio Seasons

Tava fazendo minha romaria pelos sites da imprensa especializada (pff) e achei um post no Shoujo Café comentando que as moças do Studio Seasons colocaram uma prévia do mangá Helena na internet. Como são tempos de vacas magras e a coletiva da JBC vai ser só dia 12, é uma pauta super oportuna!

Se sua mão derrete ao tocar em publicação nacional e você não sabe quem é o Studio Seasons, a sua blogueira favorita explica quem são. E como a Roberta Caroline, sua blogueira favorita do Elfen Lied Brasil, não estava disponível, eu mesma explico. Studio Seasons é tipo o CLAMP do Burajiru, só que sem a pretensão.

O mangá Helena, baseado em um livro da fase ruim do Machado de Assis, vai ser lançado pela Editora Newpop, então nem preciso falar que não tem prazo para ser lançado, né?

IKIMASU julgar esse promissor lançamento nacional com base em poucas imagens?

A despeito de prometer ser uma protagonista mais chata que a fusão das Helenas da Taís Araújo e da Cristiane Torloni, o Studio Seasons samba na cara de qualquer outro autor de quadrinho nacional ao fazer uma diagramação que não saiu dos moldes da Turma da Mônica. Tão de parabéns também por colocarem uns burricos cantando no quadrinho do meio, remetendo à inóspita sala do Animekê.

Sorte que não tinha otaku na época do Machado, senão o delírio com o hipopótamo de Brás Cubas viraria um episódio de anime da Gainax.

O anti-heroi já começa perguntando pra songa monga se ela tem alguma tristeza na vida. Com certeza esse personagem nunca viu um mangá shoujo, ou então não perguntaria esse tipo de coisa correndo o risco de ficar sentado ouvindo as lamentações da Maria do Bairro até o Karasu-Maru aportar com os avôs dos vendedores mal-educados da Liberdade.


E com o diálogo apontado, Helena ganha o troféu Killua de personagem mais insuportável de 2012. Ou de 2013, 2014… porque é lançamento da Newpop.

Parabéns para as autoras que humilharam qualquer outro mangá shoujo nacional colocando uma protagonista mala, divagações subjetivas com flores e uma chinchila morta no chapéu da protagonista. Desejo sorte ao Studio Seasons, pois parecem ser muito mais profissionais que autores que choram por vitrais quebrados.

Assim como a Adele, não desejo nada além do melhor para o U2.

29 comentários em “Analisando Imagens Promocionais – “Helena” do Studio Seasons

  1. Eu já li este livro e realmente a Helena supera no nível de pieguice até morrer no final (opa, spoiler).

    Curtir

  2. É… sei que é um item da nossa literatura e tudo mais, mas não sei se uma adaptação dessas funciona bem num mangá.

    Ao invés de adaptações, gostaria de ver histórias e ambientações novas, maaaaaas…

    Curtir

  3. Aaaaaaaaaaaaaah, o traço tá bonito! Capaz de eu comprar (se sair, pq né?)
    Sim, eu gosto de coisas bonitas :3

    E meu conceito de personagens songos-mongos adorados pela população otaku se ampliou depois de Beck =P

    Curtir

  4. Finalmente! Depois de uma gestação de fazer inveja aos elefantes, Helena vai vir ao mundo. O site no ar pode ser considerado a cabeçinha do bebê? #Apraçaénossa

    O Studio Seasons é foda em questão de arte, uma das melhores que eu já vi nesse meio do mangá nacional. Só algumas histórias é que tendem a ser chatinhas (vide Zucker). Mitsar é bem legal. Eu vou conferir esse Helena com certa relutância só por ser baseado num dos livros mais maçantes que já tive a obrigação de ler. Veremos se elas conseguiram tirar algum suco daquele bagaço.

    No mais, desejo todo o sucesso pra essas moças, não apenas por serem talentos do Burajiru, mas também porque até agora se mostraram muito mais bacanas do que certos cacos de vidro novatos que nem pra fazer cerol iam prestar.

    Curtir

  5. O traço delas é bem estonteante,lembra muito a Kaoru Mori de Otoyomegatari ( o traço dessa mulher é um escandâlo de lindo).E Helena é um retrato da sociedade de época,eu li o livro e a escrita do Machado ta no melhor nível possível só que em um cenário diferente.Acho chato você ficar desmerecendo as moças comparando elas as autoras de Vitral,mas né como você é você rs fala mal de tudo e todos releva-se.

    Curtir

  6. O traço dos personagens é bem bonito e talz, mas bem que poderiam pegar uma histórinha melhor pra adaptar, né? Pegassem um desses livros que cai sempre em lista de vestibular concorrido e eles teriam a venda de alguns milhares de exemplares garantida.

    Curtir

  7. KKKKK essa Mara é muito besta…

    Edit: Eu homenageava muito a C. Torloni na pele da Helena…

    Curtir

  8. Caramba, elas humilham desenhando! Não conhecia o trabalho delas ainda, só de nome.

    Curtir

  9. E eu achando que era alguma coisa sobre Carrossel…
    Mas sendo anunciado no shoujo café, já dá para perceber que é coisa ainda pior.

    Curtir

  10. Tá louca? Tira essas páginas daí! Daqui a pouco as autoras vão dar chilique.
    Ah, espera. Se isso acontecer, mais pauta. Deixa para lá então.

    Curtir

  11. que traço lindo :)
    Mas o manga nacional q realmente me agradou o holy avenger principalmente os desenhos, talvez eu compre essa helena

    Curtir

  12. “Desejo sorte ao Studio Seasons, pois parecem ser muito mais profissionais que autores que choram por vitrais quebrados.”-Touché!

    Bem, realmente Helena não é das melhores, Machado pode até ser um grande nome da literatura brasileiras e tal, mas ele teve uns momentos… Bem, o traço é bonito, eu gostei, mas não compraria por ser adaptação desse livro em especial, somente se mudarem alguns pontos, e pelas imagens que nos mostrou, não devem ter alterado tanto assim…

    “Pegassem um desses livros que cai sempre em lista de vestibular concorrido e eles teriam a venda de alguns milhares de exemplares garantida.”[2],

    @Luis Fernando, quem sabe não possam fazer algo assim um dia, e talvez os livros acabem sendo menos entediantes assim, no formato mangá, mas tem coisas que nem ser ilustrado para atrair os preguiçosos ajuda…

    E lembrar do delírio com o hipopótamo de Brás Cubas foi mesmo muito conveniente…

    Curtir

  13. JAMAIS fale da Tais Araujo sua gorda. hahahahahahahahahaha porra, o traço é bacana, tem certeza que é brazuca????? pena que eu não entendo porra nenhuma de literatura brasileira…

    “Pegassem um desses livros que cai sempre em lista de vestibular concorrido e eles teriam a venda de alguns milhares de exemplares garantida.”[3], talvez assim eu acho que poderia ler né.. imagine uma versão em mangá do cortiço. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Curtir

  14. Gostei bastante das IBAGENS e estou esperançoso quanto a esse lançamento. Sem contar que meu lado fanboy de Machado de Assis não vai me deixar não comprar esse mangá.

    Curtir

  15. “Sorte que não tinha otaku na época do Machado, senão o delírio com o hipopótamo de Brás Cubas viraria um episódio de anime da Gainax.”

    Huwhuahwauhwahhahauhwhuaw Faz tempo que eu ri genuinamente com uma piada XD

    “imagine uma versão em mangá do cortiço.”

    Faria sucesso danado no Japão. Os otakus não iriam deixar sobrando um único boneco da Pombinha.

    Curtir

  16. “imagine uma versão em mangá do cortiço.”

    Faria sucesso danado no Japão. Os otakus não iriam deixar sobrando um único boneco da Pombinha.

    @Adson-Pombinha, bem lembrado, eles realmente não deixariam sobrar, hahahahahaha!

    Curtir

  17. @Julio

    O cortiço? Pra esse gênero de mangá, achava que daria mais certo “A hora da estrela”. Com certeza teriam alguns otakus cortando os pulsos no decorrer da publicação.

    Curtir

  18. Gostei do traço. Acho que vou comprar, sim, como já falei numa postagem de meses atrás (eu acho). Se fizerem de Dom Casmurro e Lucíola (de José de Alencar) eu compraria com certeza.

    Curtir

  19. Gostei da arte, acima da expectativa para com mangás nacionais.
    Infelizmente tenho que concordar que a história é maçante, nem para a escola eu li.
    E mais, criticar é fácil, eh!
    Faça melhor :D

    Curtir

  20. Mara, eu sei que 99,9999999% das críticas que você aí fez de “Helena” – o mangá – são apenas ironia. Eu sei, eu sei!
    Que a arte do Studio Seasons é espetacular, bom, isso todos nós já estamos cansados de saber. E a história escolhida é boa: Não acho “Helena” melhor ou pior do que as obras mais conhecidas de Machado de Assis, ela apenas foi feita num momento em que o autor ainda tinha um pé ligado ao Romantismo. Quanto a protagonista, certo, ela tem sua cota de “songamonguice”, mas eu achei a Helena mais interessante do que muita heroína da literatura brasileira.
    Como shoujo mangá, “Helena” cai bem. Tomara que faça sucesso.
    Ah, @Julio, quem sabe um dia “O cortiço” tenha sua vez também… Mas acho que uma Pombinha moe-kawaii-desu-nee obrigando meio mundo ter hemorragia nasal faria o Aluísio Azevedo se revirar no túmulo. Mas, enfim, ainda bem que aqui é o Brasil – e não o Japão com seus exageros loli, hehe!

    Curtir

  21. Eu não gosto muito quando a versão adaptada pra quadrinhos usa o texto exatamente igual ao livro. Deixa a leitura maçante.

    Só gostei de 1 adaptação que fazia isso: a minisérie do Dom Casmurro. Porque o ator que fazia o Bentinho conseguia dar uma entonação para o texto que conseguia emocionar.

    Isso deve ser bem difícil de fazer no quadrinho. Já pelas páginas, senti um certo descompasso das falas com a expressão dos personagem.

    Bonito tá. A arte é o melhor do Studio Season.

    Curtir

  22. Os mangás nacionais estão ficando muito lindos, a gente tem que ler antes de criticar a obra se é que se deve criticar assim. Parabéns ao Seasons e também ao Futago que também foi criticado aqui só pela capa. Apoio o trabalho dos brasucas e espero que um dia o dono desse blog veja o quanto tá errado.

    Curtir

  23. “Desejo sorte ao Studio Seasons, pois “parecem” ser muito mais profissionais(…)”

    Nossa, Mara querida. Fiquei com uma pulga atrás da orelha agora. Como vc sabia que elas seriam profissionais antes de postar as análises?^^ Senti um favoritismo no ar…

    Curtir

  24. Não vejo a hora de Helena – mangá – ser publicado . A história é ótima e retrata perfeitamente o tempo em que a mesma está ambientada . Dou meus parabéns a esse projeto que visa levar mais literatura aos jovens . Outra obra que poderia, com certeza, ganhar uma adaptação é Senhora de José de Alencar . Lucíola e Dom Casmurro também seriam bastante apreciados . Helena não é uma personagem de personalidade chata, como a de Emília do romance Diva, mas não é nenhuma Aurélia, porém é uma personagem digna de sua história ganhar adaptações . Não podemos esperar um outro tipo de personalidade, visto o tempo de ambientação, a característica literária e o próprio traço do autor . Bom, apesar dos spoilers de alguns e opiniões desfavoráveis de outros , quem não leu Helena procure ler . Espero que o mangá saia logo .

    Curtir

  25. As piadinhas do seu texto estão engraçadas, mas como dar um prêmio de mala do ano a uma personagem sem ter tido contato com a obra? A de Machado ao que parece vc leu, mas que dizer do mangá que sequer foi lançado? Para mim a uma primeira vista o desenho está lindo, não dá pra julgar mais que isso. Histórias melosas no Japão tem de monte, deixa as meninas do Brasil fazerem o drama delas, que é que tem de mais?

    Curtir

Os comentários estão fechados.