MdOM Mangás

MdOM Mangás Especial – O Fim de Bakuman

Há algumas semanas, anunciaram que o mangá de Bakuman iria terminar em Maio. Só que era brimks com a galere, e o mangá terminou ESTA SEMANA. Como toda a imprensa especializada (pff) se estapeia para fazer primeiras impressões, eu vou incorporar o espírito de impressora moribunda e oferecer aos meus leitores as ÚLTIMAS IMPRESSÕES de Bakuman. Com certeza o post será bom, pois nada pode ser pior do que essa piada da impressão.

Bakuman já ganhou um post aqui onde eu mostro o quanto este mangá é um lixo (Releia Aqui). E por que vou analisar este lixo? Porque eu quero, ué. Para construir e embasar meu conhecimento, tive a ajuda do meu kareshi querido que acompanhou esta merda por anos e com lágrimas nos olhos veio me contando todos os detalhes que levaram a um dos piores fins de mangá de todos os tempos.

Como vou analisar um último capítulo, esse post vai ter spoilers. Então se você não sabe que o Mashiro casa com a cu doce da Miho, que a Princesa Esmeralda queria ser morta e que o Snape matou o Dumbledore, não leia essa matéria.

IKIMASU!


No penúltimo capítulo, todos os problemas do mundo são resolvidos em no máximo 3 quadrinhos, e por um milagre e um rabo imenso dos personagens, o mangázinho deles sobre dois caras que são o lado mau e bom de uma pessoa só virou um sucesso de vendas superando uma história mainstream de zumbis.


O penúltimo capítulo terminou com o idiota do desenhista pegando o diário do igualmente idiota tio falecido. E olha que ideia boa, ele decidiu IMITAR o pedido de casamento que o tio imaginou fazer um dia para a mãe da menina que ele curte. Depois eu falo que prefiro ver Café com Aroma de Mulher e otaku chega com dois sacos de mupy recheados de cimento para atirar na minha cara… novela mexicana pelo menos é verossímil.


Ao contrário de todo o mangá, a primeira página já é genial e inovadora, mostrando um casal de lésbicas se casando segundo o vestuário do tradicional ritual do casamento Católico. Achei transgressor.

Chegamos ao último capítulo, porque o Mashiro precisa cumprir a promessa que fez no primeiro capítulo. Para quem não lembra, ele chegou na menina que ele nunca falou na vida e propôs casamento para quando um mangá dele virasse anime e ela dublasse a protagonista. A menina topou, porque né, é mais fácil entrar na onda dos malucos…


Então imagina a cena. Mashiro tirou uma Ferrari do toba e estacionou na frente da casa da Miho. O plano dele é pedir a menina em casamento assim que terminar a exibição do anime dele. Na vida real ele seria chamado de maníaco, mas no mangá é apenas apaixonado.

Assim que acaba o anime (que ele assistiu no carro) ele chama a menina para entrar na Ferrari e a leva para o local onde ele a pediu em casamento há 10 anos.


Bacana ver que o Obata ligou o foda-se e desenhou só 50% do capítulo, deixando o resto do desenho com reaproveitamentos de antigos quadros.

O Ohba também ligou o foda-se nos roteiros e tirou do cu aquela lorota de “você sempre esteve do meu lado direito, Miho” porque relendo os volumes antigos percebeu que coincidentemente a Miho sempre sentou do lado direito dele.


A Miho, seguindo a composição de cenas românticas da Escola Walcyr Carrasco de Romantismo, posiciona Mashiro e ela no mesmo local que estavam quando ele a pediu em casamento. Só que durante o processo, o espírito da Miho do passado surgiu do nada por trás da Miho do presente e tenta matá-la, para que ela não cometa o erro de casar com um homem cuja sociabilidade equipara-se ao elenco de Bem Vindo à N.H.K

Óbvio que isso é uma brincadeira, ou você acha que Bakuman teria um capítulo com emoção?


Depois de gritar novamente (Escola Cristiane Torloni de Atuação) para demonstrar a emoção de repetir as mesmas palavras que proferiu há dez anos naquele mesmo lugar, a Miho correu e deu um beijo nele. Ela poderia ter corrido e beijado naquela época, mas nãããão, vamos esperar dez anos sem ao menos nos ver para que possamos ficar juntos.

Parabéns ao casal, que após dez anos finalmente se beijou. Só não são os mais idiotas da Escala MdOM de Virgindade porque em primeiro estão os leitores que aguardavam um final decente após quatro anos de um mangá apenas mediano.

Comentem o que acharam deste final. ^^

78 comentários em “MdOM Mangás Especial – O Fim de Bakuman

  1. Será que o final “do nada” n foi uma alusão que quem manda é o mercado de mangá? Bastidores dos bastidores de próposito hahaha. Como estou com preguiça n foi elaborar o que eu disse, quem entendeu ótimo.

    Curtir

  2. “Então se você não sabe que o Mashiro casa com a cu doce da Miho, que a Princesa Esmeralda queria ser morta e que o Snape matou o Dumbledore, não leia essa matéria.”
    AHUHSUHAUHSUHAUSHUHAUHSUAHUHSUHAUS

    Eu sabia que tinha sido ruim, mas essa última imagem do post foi realmente a última página… SÉRIO?
    Tinham que fazer crossover de Bakuman com Bastard, aí sim. rs

    Curtir

  3. E eu achava que todo aquele início, aquele mote e motivação dos personagens era ridículo… e depois esses autores são chamados de gênios né?

    Agora eu fiquei curioso, você já lei aquele “The World God Only Knows” (Kami Nomi zo Shiru Sekai)? Aquele mangá de romance protagonizado pelo Fel do Sharigan?
    Gostaria de ver comentários seus sobre as conquistas de capítulos aleatórios desse mangá, os otakus com o Nintakum vivem dizendo no tuíter que o Keima é deus.

    Curtir

  4. O final foi uma merda.

    Mas eu amo Bakuman, me dói ver vc chingar ele, mas fazer o que…

    E devo admitir q RI em vários momentos, hahuahuahuahua.

    Curtir

  5. Belo post, eu ri.

    Agora, como pôde o aclamado mestre Obata, que o próprio Watsuki endeusava desde os anos 90 fazer essa MERDA? (nem li,mas já acho ruim :P a gorda falou tá falado.)

    Curtir

  6. Bakuman é isso aí mesmo, um lixo, o final só seguiu a linha de chatice de toda a “obra”.

    Curtir

  7. “Só que durante o processo, o espírito da Miho do passado surgiu do nada por trás da Miho do presente e tenta matá-la, para que ela não cometa o erro de casar com um homem cuja sociabilidade equipara-se ao elenco de Bem Vindo à N.H.K…” Morri LOL
    Final previsível e ruim, dó de quem esperava mais… btw, boa análise, ri muito XD

    Curtir

  8. Com esse post ficou claro que a Mara acompanhava Bakuman semanalmente ( ou vocês acham que essa lorota de Kareshi é verdade?)

    UHAUHAUHUHA’ mas o post ficou ótimo! Ri muito das imagens XD

    Curtir

  9. O final foi exatamente o que era pra ser, só veio rápido demais (Reversi feelings). Achei bonito, junto a vomitação de arcoíris dos últimos 10 capítulos, mas concordo que poderia ser bem melhor. Seu post ganha um joínha por me fazer rir do mesmo jeito.

    Curtir

  10. Mara se deu mal. Não apareceu até agora nenhum hater pra jogar pedras na análise. LOL

    E puts, uma Ferrari? Depois dessa vou pro Japão ser mangaka! As maiores publicações da Jump estão acabando mesmo hihihi

    Curtir

  11. (…) e depois esses autores são chamados de gênios né? [2]

    Mais emocionante que isso, só se a cena do beijo tivesse uma das marchinhas do John Philip Sousa como trilha sonora.

    Curtir

  12. não li nada sobre essa matéria,pq vou acompanhar bakuman até acabar ..XD
    mas ir pra cama depois que vender mais que one piece? ou mashiro transa velho ou continua virgem se for assim…XD

    e a miho é uma cu doce,prefiro a miyoshi ou a aoki

    Curtir

  13. eu gosto de bakuman apesar da ideia do casamento ser trabalho de um maneira boba. me supreendeu ver aquela foto do casamento descubrimos o masshiro é a mashiro.

    Curtir

  14. Generalizando, o que os mangakas fazem é que nem o que os autores e diretores da globo fazem com as novelas. Eles executam bem algo sem conteúdo, sem graça, sem lógica as vezes, mas que é bem feito.

    Curtir

  15. Sinceramente, até gostava de Bakuman no início – que era machista/misogênico e tudo mais – mas de uns arcos para cá ficou digno de roteiro de novela da Talia. Maria Miho e Mashiro Daniel se casando no final e o resto do elenco jogado pras cucuias.
    Parabéns para nós que acompanhamos o mangá por 4 anos!

    Obs: Volta Otaka no Rola ou enrola!

    Curtir

  16. Comecei a ler Bakuman mas parei com apenas 100 capítulos lidos!!!Mas também só lia por causa do pseudo kira, e o Manga mais foda do universo que era aqueles que eles desenhavam!!!!!!Se vendessem Trap no lugar de Bakuman ia ser sucesso na certa!!!!kk

    Curtir

  17. Bakuman acabou? VIVAAAAAA!!!

    Eu prefiro Death Note. E Ohba é mulher, não homem.

    Curtir

  18. “que a Princesa Esmeralda queria ser morta”, que chato heim, Mara, eu não sabia disso! Sua estraga prazeres! Ironias a parte, eu não li, nem tenho em meus planos ler Bakuman, mas não precisei disso para saber que acabaria assim depois de ver umas sinopses por ai. Não sei se posso dizer que é ruim, mas certamente era previsível. Pena de quem esperava algo diferente…

    Curtir

  19. É vendo isso que não me arrependo de ter largado a história no ep 2 da segunda temporada do anime. mais interessante seria se o principal fosse o loiro de óculo q pelo menos tinha uma história de amor mais sensata.

    Curtir

  20. Eu falava mal de Bakuman antes de isso ser popular =(

    Na verdade eu dei uma pausa 20 capitulos antes…

    O romance é horrível, o mangá é machista.

    Só curtia ler porque os autores se dão vários self-owned no decorrer da história, e revelam vários truques que usaram em Death Note pra enganar os leitores.

    É divertido ^^

    Curtir

  21. Então…

    Quem falou de machismo em Bakuman, Death Note já era assim… Não tem uma personagem feminina que não seja burra feito uma porta… a Misa, Naomi, até a Remu que é um Shinigami é burra…

    Quem fala que Death Note é tão fodástico, eu discordo… Ele é empolgante só no começo, pra ser sincera… Muita enrolação depois que o Raito perde a memória, morte de um personagem querido sem sentido (ainda não vejo explicação para terem matado o L naquele momento, sendo que isso poderia ter sido feito antes, se o negócio era matar ele mesmo) … Mello e Near são totalmente sem sal… só estavam lá porque os autores queriam esticar a história e ganhar mais trocados…

    Curtir

  22. Que bela bosta esse final xD Nunca gostei das obras do Ohba e do Obata,acho extremamente machista e misógino o material,eles tem SÉRIOS problemas com personagens femininas.

    Curtir

  23. N gostei mt naum, seria melhor se o mashiro morre-se de uma forma trágica sem se casar com a Miho, ai sim seria uma surpresa U___U E concordo com o felipe, geralmente os mangas deles são misogenos, mas n tanto quanto muitos shonen-ai e yaoi que vemos por ai.

    Curtir

  24. Esse manga é uma chatisse.Mas tenho 36 anos e vejo essas coisas. Acho que sou anormal.

    Curtir

  25. Caralho Mara, cheia dos spoilers, hauheuhauha!

    É… nem li essa parada, e não saberia da sua existência se não fosse pelo review do MdoM.

    Curtir

  26. @André Vieira

    Seu comentário me chamou a atenção porque há diferença entre um homem escrever um mangá misógino e uma mulher que escreve yaoi misógino. Homem não conhece a mulher, como ela pensa, etc… Principalmente esses mangakas virgens (certeza que são!) que escreveram Bakuman. Por isso quando eles fazem um mangá assim chega a incomodar, porque é a visão idiota deles das mulheres.

    Mas quando é de mulher para mulher, o negócio muda. Simplificando, tipo quando você fala: nossa meu cabelo tá feio hoje. Mas se alguém fala isso pra você, você se incomoda e fica bravo.

    É a mesma coisa. Só quem conhece pode falar mal.

    Curtir

  27. ADESIVOS NO CARRO >>>>> TODO O RESTO DO POST

    Me escangalhei de rir aqui! XD Isso é bem coisa de brasileiro, compra uma Ferrari e bota um escudo do Vasco/Flamengo/qualquer time em cima da pintura!

    Curtir

  28. Ainda bem que larguei essa chatice no vol. 6 da JBC (infelizmente comprei até o 6), podem falar de todos os defeitos de Death Note, mas continua sendo um mangá 1000 vezes mais interessante que Bakuman, e melhor u.u.

    Adesivos da família >>>>>> Todo o post HUASHUASUAUHUHUSUHAUSHUHA

    Curtir

  29. @Sora
    Wait, eu não peguei essa linha de raciocínio, está dizendo que misoginia é algo completamente impensável quando escrito por homens, mas totalmente compreensível se escrito por mulheres?

    Curtir

  30. @Flavia

    Não é bem isso. Mulheres retradas em yaoi são diferentes das de Bakuman por exemplo. Primeiro porque elas não tem muita importância na história ou sequer aparecem. (Que eu acho que foi o que o André quis dizer quando disse misoginia) Diferente dos outros que eles tentam enfiar uma história “complexa” goela abaixo e fazer a personagem parecer importante. Muitas mulheres em yaoi tem personalidade mas são as vilãs.

    Já me preparando para algum comentário do tipo: Ah Sora mas e quanto aos ukes dos mangás yaoi, não é machismo já que eles são submissos??

    Primeiro, as fujoshis não se identificam com os personagens homens. Diferente de uma história que tem uma mulher como aliada do personagem principal, que é uma tonta, mas que se dá bem no final por seguir o protagonista que nem uma idiota até o fim.

    Não sei se deixei isso claro para você…

    Curtir

  31. Marinha brava. Parece que você se incomodou mais com a essência do roteiro puritano do que propriamente teve embasamento para os comentários. O Bakuman não é um filme Ghibli, é uma ferramenta de entretenimento para alavancar lucro. Neste ponto apesar de ser mediano me fez passar o tempo querendo ver o resto. É com certeza um história chá e bolachas, mas eu acredito que desde o início o Tsugumi Ohba queria inverter seus ares de atuação. Sair do Death Note e pular do dark não para branco, mas para pink mesmo. Dentro deste contexto a série cumpriu seu papel. Sem lágrimas. As vezes o faz de conta também faz bem a saúde.
    Seu blog é demais de oito mil pontos de qualidade, ótimos comentários.

    Curtir

  32. Mara, Bakuman foi ótimo! Você apenas não teve inteligência suficiente para compreender a obra.

    Mais em fim, ótimo post ri muito com a imagem do Mashiro só ir para cama com a Miho se vender mais que ONE PIECE. KKKKKKKKKKKKKkkkkkkkkk…

    Curtir

  33. Não acho que Bakuman seja Mísógino ou machista Se for, não entendo porque não falaram nada de todos os outros Shounens que vi até hoje.

    Aliás, aquela visão estereotipada dos shoujos em relação aos homens seira misandria? Ou simplesmente a expressão da visão que as mulheres tem sobre os homens?

    Enfim, nem vou me delongar muito sobre isso.

    Curtir

  34. Gente o Japão é uma nação machista, para vocês terem uma idéia à única imperatriz japonesa que chegou a governar o Japão foi Jingo (E ela governou apenas como regente), e ela foi excluída pelos historiadores japoneses durante a Era Meiji, tendo sua história restaurada apenas mais tarde, alias a Era Meiji não trouxe nenhuma melhoria para as mulheres japonesas. Acho que isso é um grave problema cultural, não só no Japão, mas no extremo oriente em geral. Lembre-se que a literatura sempre reflete a cultura de seu povo, em Tintin no Congo, o negro é retratado de forma que hoje consideramos racista, mas na época não. Hergé retratou os negros assim, porque ele como qualquer outro europeu da primeira metade do século XX cresceu ouvindo que os negros eram inferiores que os brancos, isso é um preconceito que foi imposto a eles, o mesmo acontece com os japoneses machistas, é algo que é imposto a eles, assim como é imposto as mulheres japonesas a serem submissas.

    Curtir

  35. Bakuman é praticamente um tapa na cara dos otakus que ficam revoltados quando a maioria está falando de novela no twitter, já que o final foi praticamente uma novela.
    quero ver quem é que vai ter moral agora pra criticar depois de ter lido tudo e ter sido presenteado com um final horroroso desses. Isso desmoraliza qualquer um. tsc, tsc, tsc…

    Curtir

  36. O Japão ser machista é mais um motivo para os mangás ao menos dar um estímulo contra isso.

    Não é fazendo o contrário que vai ganhar aplausos…
    Mas não acho isso motivo pra dropar Bakuman, não sou tão feminista.

    Tanto que ainda tenho 20 capítulos pra ler, e qualquer dia lerei.
    E não é como se fosse uma bomba também, tem coisas interessantes em Bakuman.

    Senão ninguém leria.
    Não é como se todo mundo que lesse acreditasse que aquilo tudo é verossímil, quem lê e acredita quem mandou ser mané.

    Curtir

  37. Chorar pelo final agora também é ter sido feito de besta, porque é o tipo de final que era óbvio desde o primeiro capítulo.

    Só podia ter mostrado melhor o final dos outros personagens.

    Miho e Mashiro iam bem nos contests de popularidade? Nem lembro mais…

    Curtir

  38. “Ao contrário de todo o mangá, a primeira página já é genial e inovadora, mostrando um casal de lésbicas se casando segundo o vestuário do tradicional ritual do casamento Católico. Achei transgressor.”
    LOL!

    Bom, sou um Otaku tão, mais tão virgem que eu gosto de Bakuman. Mas eu ri do post. E daquela primeira review também, onde teve todo mundo doído defendendo o mangá. Surpresa que não teve aqui também, lols.

    Curtir

  39. @Jasque, dizem que toda história boa deve passar um ideal adiante, deve buscar fazer o leitor se questionar, refletir. Porém autores comerciais não se importam muito em seguir esse lado “sagrado” de escrever uma história, há exceções, mas atualmente são poucos. E também são poucos homens que se incomodam com machismo, é como fala um poema de Bertolt Brecht, que nós só nos importamos com a opressão quando ela nos atinge.
    No Japão há um tempo atrás era proibido mulheres escreverem shonen, mas homens podiam escrever shoujo. Hoje as mulheres podem escrever shonen. Mas me digam quantas autoras de shonen combatem o machismo?

    Curtir

  40. Pra mim não precisa combater, isso vira ser militante, mas evitar alguns estereótipos ultrapassados seria bacana…

    Poxa eu vi algumas cenas em Bakuman que lembravam até Macross, que é da década de 80. Ali até era aceitável, mas hoje em dia não cola…

    Mesmo as mulheres não se incomodam muito com machismo, só ver que grande parte do “fandamn” de Death Note são mulheres.

    Curtir

  41. “…Agora só vamos para a cama juntos quando os seu mangá vender mais que One Piece” kkkkkkkkkkkk demais! Bem, quanto ao final de Bakuman, isso já era esperado desde o início, eu só assisti os 2 primeiros episódios do anime, e um dos motivos q me fez não seguir adiante com a série, foi justamente esse romancezinho entre o paspalho do Mashiro e a sem sal da Miho, ainda bem q eu parei ali msm, seria trágico acompanhar essa série e no final ser golpeado com um final de merda feito esse. Só não entendi o pessoal vir agora reclamar q Bakuman é misógino, sendo q a maioria dos mangás – principalmente shounens – são tão ou mais misóginos q Bakuman e eu nunca vi ninguém dizer nada.

    Curtir

  42. Tão ruim quanto o final de Death Note.
    Só não conseguiu ter um final pior que Video Girl Ai e DNA² — acho que os autories estão empatados no quesito roteiro de merda.

    Curtir

  43. Antes de comentar, quero te dizer que faz pouco tempo que comecei a acompanhar o MdOM e esta muito show, hahahahaha…

    E eu não poderia deixar de comentar já que é um post de um dos mangás em que eu estou comprando religiosamente todo o mês o mangá ( sim…me bata com um pato manco na cabeça ) , e que para mim , tirando essa parte e umas outras meio forçação de barra, eu posso dizer sim que é um dos meus mangás/animes preferidos.
    Nem estou lendo online os capítulos.
    Mais esse final, como disse o Heinrich: “isso já era esperado desde o início”.
    Eu só queria ver mesmo a desenvoltura, o processo que os mangakas passam para ter uma animes deles publicados e até ir se tornar anime.
    Eu me prendi muito na história, que pára mim, cada capítulo me dava vontade de saber a continuação….

    Apesar disso, adorei teu post, ri muito: “…Agora só vamos para a cama juntos quando os seu mangá vender mais que One Piece” hahahahahahaha….
    sem comentários…
    Abraço e até a próxima Mara.

    PS:. meu trabalho…desenhista…então já sabe porque gostei de Bakuman, hahahaha

    Curtir

  44. Tenho a nítida impressão que Obha ( o autor ) só bola o primeiro e o ultimo capítulo, não importando se no meio tem 1 ou 10.000 páginas, reduzindo e acrescentando a quantidade de acordo com a conveniência. Alguém do corpo editorial da Jump deve ter puxado o fio da tomada e o mangá teve que ser concluído ás pressas. Se esse foi o caso, então, sábia decisão.

    Curtir

  45. Só falta o Mashiro pegar a mãe da Miho dizer: “Finalmente realizei o sonho do meu tio”

    Curtir

  46. Adoro a maneira como o Ohba estampa nas páginas dele “HATERS GONNA HATE” em letras garrafais e ainda consegue manter o mangá com uma popularidade que mangás farofa como Bleach não conseguem nem se os autores vendessem seus corpos andróginos na Augusta =D

    Curtir

  47. Também preferi ver Café com Aroma de Mulher!
    Acompanhei a série, porque eu queria ver como ia ser o final, mesmo já tendo me irritado com ela (e com esse pseudo-romance) desde a parte do Nanami. Eu já esperava um final tosco mas eles conseguiram superar minhas expectativas e foram muito piores do que eu imaginei! Estavam odiando a própria série pra fazer um final tão nas coxas assim!

    Curtir

  48. “Com esse post ficou claro que a Mara acompanhava Bakuman semanalmente ( ou vocês acham que essa lorota de Kareshi é verdade?)”

    Também fiquei com a impressão de que a Mara acompanhava Bakuman semanalmente.

    Bakuman foi um mangá que teve seus altos e baixos, mas que no geral foi uma mangá que me agradou, porém tenho que dizer que achei o final bem superficial e sem graça, fiquei até com a impressão que os autores queriam encerrar o mangá o mais rápido possível. Creio que se eles fizessem mais uns cinco capítulos daria para encerrar o mangá de modo mais satisfatório, dando final decente para todos os personagens.

    Sora, a Akina , rival do Takagi, não tinha nada de burra, pelo contrário, ela é bem inteligente, o problema era a antipatia dela, mas a questão é que nem todas as personagens do Ohba e Obata são burras. Para ser sincero acho que é até um certo exagero falar que o mangá é machista, mesmo porque os personagens masculinos também apresentavam os seus defeitos, sem contar que mesmo em mangás shoujo se encontra personagens femininas em posição de submissão, mas essa discussão é longa e eu não tenho muito tempo para isso. Como passei a acompanhar Bakuman só partir do meio do ano passado (fiz uma “maratona” de leitura), então dá para dizer que só fui meio idiota já que não foram quatro anos, hahahaha.

    No mais, a Mara tem todo o direito de expressar a opinião dela sobre Bakuman, apesar de achar exagero ela chamar o mangá de lixo, pois ela leu para poder dar uma opinião embasada, mas tem gente que aí que nem sequer pegou um mísero volume para ler e já sai criticando, para mim que faz isso é imbecil. Primeiro leia o mangá, para aí sim julgá-lo.

    Enfim Bakuman chegou ao fim e vida que segue

    Curtir

  49. Acredito que o autor(a) não chego a ler a obra, deve visto o primeiro e último capítulo e falar “O protagonista tiro uma ferrari do nada” é o mesmo que falar que ele não trabalho para te-la, sendo 10 longos anos desenhando mangá, recebendo aproximadamente 250~400 reais por página ( de acordo com o mangá, cada página vale acima de 10000 ienes)… Só fazer o cálculo.

    Mas o final foi ruim, porem viável, já que termina aonde tudo começo.

    Curtir

  50. Concorde plenamente com a sua analise inteligente, embasada e criteriosa sobre bakuman…tbm quero acrescentar que VC DEVE SER MUITO MAL COMIDA p construir esse tipo de analise..(bom, pelo menos ta melhor que a miho, que ainda nem foi comida…hehe). Enfim, perdão se eu meu comentário não foi sutil! Tenha um bom futuro!!

    Curtir

  51. Pode-se dizer que Bakuman seja tudo: mal planejado, ilógico, simplista, pouco realista e tals, mas dizer que é um mangá machista/misógino é exagero.
    -Machismo é a crença de que os homens são superiores às mulheres.
    -Misoginia é o ódio ou desprezo ao sexo feminino (mulheres ou meninas).

    Até onde sei, em nenhum momento os autores retrataram as mulheres de tal forma. Tá certo que eles não colocaram as mulheres em posições de destaque no anime, mas isso não constitui em machismo nem em misoginia… tá certo que elas possuem defeitos e tal, mas isso é apenas uma faceta para torná-los mais humanos, não são só elas que possuem falhas, mas todos os personagens…

    Quanto as pessoas que disseram que o Japão ser um país machista que oprime as mulheres… cara, essa é uma das maiores mentiras que existem. A vida das mulheres de lá é muito mais fácil que a dos homens(tanto que tem surgido uma nova moda no Japão, os “Herbs”).

    A única coisa que posso dizer sobre Bakuman é que seus autores foram espertos, pois pegaram um assunto de curiosidade geral dos otakus e transformou em mangá(ainda que mal aproveitado), depois eles trataram de aproveitar essa idéia e fizeram um “agrado” pro patrãozinho colocando sua empresa na história(enquanto outros desenhistas criaram Akatsukis, Espadas, Red Ribbons e Juppongatanas da vida, os dois só precisaram colocar a Shonen Jump na parada). E a história, também não precisava de muito. Foi só passar a história de fracasso deles pro papel… Foram vários coelhos(mais de oito mil, talvez) com uma cajadada só, hehe.

    Curtir

  52. @Lucas. Machismo é algo bem mais sutil do que “eles não passaram nada de negativo sobre as mulheres”. Se fosse assim tão na cara, não seria algo que as próprias mulheres aceitam. O questionamento é que nas obras do Obha excracham nas personagens femininas sem expressão na história, sem personalidade própria.

    Não li Bakuman, mas Death Note é um exemplo ululante disso. A parte que a Naomi, um personagem que prometia, simplesmente é enrolada pelo Raito e morre é bom exemplo. Sem falar das outras personagem que pouco contribuiram para história. Chega até a misogenia mesmo, por que monstra as personagens femininas são colocadas como bobas manipuláveis.

    Isso pode parecer algo inocente, mas não o é. É motivada pelo machismo dos autores. Lógico que o machismo dos autores não é só dos autores, e nem é só dos japoneses. Não tenho como avaliar o quão os japoneses são mais machistas do que a nós, creio que isso também é um esteriótipo e mais uma forma de mascarar o nosso próprio machismo.

    Não é algo pra gente ficar sentido remorso ou culpa, só ter senso crítico e autocrítica.

    Têm um video legal falando sobre a representação na ficção. Pode enriquecer o debate sobre o tema:

    Fala de um clichê que diversos mangás sofrem, inclusive os mensionados: o príncipio da smurfete

    Curtir

  53. Eu não acredito que deixei passar a parte de que só iriam pra cama depois de vender mais que One Piece!

    AAHAUuahuahahuahuaHUAHUAHU!

    Curtir

  54. Machismo rules!
    Se as mulheres não falassem o mundo seria perfeito.
    Quer acabar com todos os problemas do mundo? Acabem com as mulheres.
    Lugar de mulher é na cozinha lavando prato e fazendo comida.
    Eu vou casar com uma muda submissa.

    Curtir

  55. Mara, tenho 37 anos e sou misantropo, mas adoro animes. Qual gata de anime vc me recomenda para casar?

    Curtir

  56. Vocês acham que só por que uma qualquer cria um tópico humilhando uma obra de arte não quer dizer que precisam segui-la. O que vocês que se dizem fãs do mangá não entenderam é que quando um amor existe ele é pra sempre, não importa a idade. Vocês não são otakus! Acham que anime tem que ser brigas e mortes! Esses dois garotos sofrem muito mais do que muitos de vocês! E o legal do anime é mostrar a determinação em um sonho! Mashiro e Takagi são heróis e mesmo sendo personagens de animes conseguem humilhar muitas pessoas de verdade! Agora vão lá! Falem todas as besteiras para mim! Por que vocês que concordam em humilhar uma obra de arte não são otakus são noobs. Vocês acham que o anime ficou ruim? Um final épico digno de um mestre! Ohba humilhou com Death Note e acha que ele criaria uma porcaria? Agora vão me dizer que o final de eath note foi ruim? Mara você é patética nem mesmo um shinigami levaria a sua alma! Podem apagar meu post, mas para quem ler já vai ser um prêmio. Para os fãs de Bakuman não liguem para isso! Continuem amando o anime como um verdadeiro otaku, Adeus ^^

    Curtir

  57. chorei no ultimo ep…….mais foi clichê…pq convenhamos….ja era de se esperar esse final…….só tenho pena de quem chinga pq apesar de o final tenha deixado alguns com gosto de quero mais uma pessoa só pode criticar ou debilizar (nem sei se essa palavra existe….=_=) o talento de outra se é melhor em fazer aquilo que a pessoa da qual se critica fez…..e sinceramente não acho que ninguém aqui consegue desenhar ou escrever uma obra tão bem como tsugumi ohba-sensei e takeshi obata-sensei…então quem ta falando mimimi que a obra não foi boa…..somente posso dizer que sinto pena e desprezo por vocês…..e ainda tem gente que tem a capacidade de dizer que os caras não são genios…..primeiro saiam de suas vidas medíocres e aprendam a desenhar e ou escrever tão bem quanto eles pra depois ganahrem o direito de medir o talento deles…..(por isso que odeio humanos imprestáveis….nãotem nehum talento ou se sobressaem em nada e ainda se acham no direito de criticar…..vão almejar algo maior do que ser atendente do lojas ou custureiros pra depois virem dar uma de haters….)LIXOS

    Curtir

  58. voces que repudiam o manga nao sei nem por, são uns criticos de merda, nao entendem o contexto da historia e nem por que ocorreu os fatos ai depois vem falar de meros detalhes que da para deixar passar o que importa no manga e a forma como ele vai conquistar os leitores e nao se se ele segue uma reta de coisas pra determinar seu final, e desprezivel o que falam e repudiam, so pq o de serguir seus sonhor e determinaçao que completamente diferente do que se acham popular(com brigas mortes e agressao) por que estao todos corrompidos. se lessem o mangá do começo ao fim e o observassem direito iriam ver o seu valor. Otakus (Nao Otarios).

    Curtir

  59. Esqueci. Quem precisa de um final tao detalhado assim, quem entendeu o contexto num precisava de mais nada, num precisa mostrar o casamento, nem o final dos outros personagens pois so com o que tinha escrito e desenhado dava pra perceber tudo que ia acontecer.

    Curtir

Os comentários estão fechados.