Aleatoriedades

Vitória da Otakada! Dublador é afastado da tradução de Fairy Tail!

Sabe quando você tá lá vendo o Jornal Hoje e passa uma reportagem sobre a importância da especialização para conseguir um emprego? Ah, você prefere ver a reprise de Power Rangers? Tá, eu conto como é. Eles falam que sabendo outro idioma você pode tanto conquistar o emprego dos sonhos quanto manter o que você tem. Bem, agora temos a confirmação da tese do Jornal Hoje:

Guilherme Briggs, aquele dublador, cantor, tradutor, dançarino, desenhista, fantochista, ilustrador e estudante de etc, foi afastado de sua função como tradutor do mangá Fairy Tail porque apenas conhecia o inglês, e o material neste idioma estava indisponível. Assim, a tradução de Fairy Tail passa a ser feita do Japonês, e agora tem até glossário para competir em excessos com a Panini.

Para quem não lembra, neste post tivemos a denúncia (quem vê a palavra acha que é coisa grave e séria) sobre a tradução do Fairy Tail ter sido feita com base no inglês cheia de piadinhas e gírias regionais. Questionado no Twitter, o dublador mandou irmos ver quem pintou as zebras e disse que é importante para o indivíduo se esforçar em conhecer novas gírias.

Como uma pessoa boa e não rancorosa, seria incapaz de demonstrar qualquer sentimento de felicidade pelo afastamento. Muito pelo contrário, vou mostrar que sou superior e relevo os erros do passado, do presente e do futuro! Para mostrar essa superioridade, entrei em contato com o empresário Roberto Jutsu para que ajude Briggs neste momento delicado de sua vida.

Sugiro que use o dinheiro do seguro-desemprego para um curso japonês, pois foi a segunda vez que você foi afastado de um trabalho pelo mesmo motivo.

260 comentários em “Vitória da Otakada! Dublador é afastado da tradução de Fairy Tail!

  1. Agora só falta ele traduzir Soul Eater…
    Mas, por enquanto, VITÓÓÓÓRIA!

    Curtir

  2. Vai lá Briggs! Se tu não quer que eu te xingue novamente no Twitter, vai lá e se matricula no curso, que do jeito que você está, até eu com minha preguiça vou te superar!

    Curtir

  3. Vitória? Pff, o Briggs só vai sair porque não vai ter mais script em inglês pra traduzir, não considero isso bem uma vitória, não fosse por esse “detalhe” a o Del Greco o manteria até o fim sem nem ligar para as queixas dos leitores.

    Apesar de tudo, fico feliz por ele se afastar da tradução de qualquer que seja o mangá.

    Curtir

  4. É estranho ver os otakus tetudinhos reclamando de traduções, gírias, qualidade do papel e isso e aquilo, e até agora como fãs que dizem ser, não aprenderam japonês para ler direto da fonte e nem ao menos para importar o próprio produto que tanto amam, é no mínimo estranho, mas vai entender.

    Curtir

  5. @Yuki, ué, eu gosto de cinema francês, preciso aprender francês só por causa disso? Sendo que alguns acabam vindo pra cá.

    @Mickie Próximo mangá que ele poder ele volta a traduzir né.

    Curtir

  6. Como o figura é brother do editor, assim que abrir uma brecha pra ele “traduzir” algum outro título do inglês, ele volta a assombrar as bancas outra vez cagando nas falas de outro mangá.

    infelizmente, pra quem compra mangás da JBC, o carinha aí é o famoso “tradutor-herpes”, quando menos se espera ele volta pra te assombrar. Pior…dizem por aí que o herpes sabe até usar telefone. Se cuida Mara.

    Curtir

  7. “Sugiro que use o dinheiro do seguro-desemprego para um curso japonês, pois foi a segunda vez que você foi afastado de um trabalho pelo mesmo motivo.”

    Qual foi a primeira?

    Curtir

  8. O Briggs fazer curso de Japonês só garante mais mangás pra ele estragar, direto da fonte. Ou seja, mais pauta pro MdOM.
    Roberto Jutsu sambando na cara da otakada.

    Curtir

  9. @Luiz Fernado
    Concordo contigo, é duro, mas é a pura verdade.

    @Eduardo Ketsura
    Se tivesse vindo depois do 1o volume, aí sim seria uma vitória, mas depois de tanta água ter rolado e só por ter alcançado a edição americana se afasta o cara, puxa… que vitória! Todos comemora!

    Curtir

  10. Agora percebi que até no tweet resposta do Briggs ele colocou o “arreda o pé” :p
    Mas Oêêeêêêê…

    Curtir

  11. eu comecei a ver o anime essa semana e até estava querendo comprar o mangá, mas depois desse link do Marco -Kun eu vou é estudar japonês mais seriamente e comprar o original, porque olha não tá fácil.
    Quando falam que vão trazer um mangá novo eu imploro para que seja pela panini. Ainda bem que a maioria dos títulos que eu compro saem por ela. E por favor mara para de reclamar do glossário da panini porque é muito útil, vai ler um mangá de brave 10 sem glossário pra tu ver ‘-‘

    Curtir

  12. Ele tem mais é que se fuder mesmo, abandonou o personagem Radamanthys na fase inferno.

    E mais, “yogo”, vai chupar um canavial de rola, babacão.

    Curtir

  13. vou repetir aqui parte do meu comentário feito no blog http://xtremedivider.wordpress.com no link que o marko-kun postou no primeiro comment daqui:

    E quanto ao Cala Boca já morreu, cara quando eu era criança essa “piada” já era considerada coisa de retardado ¬¬.
    Quanto aos cês da vida acho que isso é Regionalismo, e não é correto adicionar regionalismos á uma obra estrangeira, se fosse uma Obra de um autor de São paulo tudo bem ele poderia colocar a gíria que fosse, mas quando se adapta uma obra estrangeira, por mais que se coloque em uma linguagem coloquial, o regionalismo continua inaceitável para uma obra de publicação nacional. Pode parecer besteira mas se colocassem um personagem falando “ô xente mainha” ou “eita que trem bão” ou até mesmo “Trilegal” todo mundo se revoltaria, mas como é Gíria Paulista muita gente releva.
    As empresas precisam ter visão de mercado nacional e pararem de achar que devido ao fato de mangás serem geralmente voltados á um público mais jovem eles não merecem um tratamento profissional.

    Curtir

  14. Grande coisa, a qualidade do enredo de FT não vai melhorar.

    (Estranhei que já tinha 65 comentários, 50 deles são spam…)

    Curtir

  15. Talvez o Yogo não perceba que o que ele escreveu constitui ameaça e como o wordpress identifica os postantes por IPs qualquer “passarinho” ofendido pode pedir os dados e iniciar um boletim de ocorrência.

    Curtir

  16. Sasinhora, nunca faço comentários e no dia que resolvo comentar algo me aparece um maluco desses…

    Curtir

  17. Utilizando os mesmos termos da autora revoltada? Nossa, será que essas senhoras não tem mais o que fazer do que brincar de mangaká e postar merda no blog alheio?

    Curtir

  18. Acho q o pc ta programado pra tanta porcaria, nem com diárreia um ser humano consegue defecar tanto.

    Curtir

  19. Olha, ficar feliz com desgraça alheia é sacanagem, mas eu ficaria muito feliz se esse yogo morresse de tendinite, mas não creio que isso possa acontecer…

    E se está fazendo feio tem mais é que ser demitido mesmo! Não tenho nada contra o Briggs nem leio Fairy Tail, mas se está tão ruim como dizem, foi muito merecido, mesmo que o tenham demitido por outro motivo. (Alias: não sabe japonês? Escolheu o ramo errado, não?)

    Curtir

  20. Pago pra ver se n é o próprio Briggs que está enchendo o saco
    Detesto os fãs dele, na boa.

    Curtir

  21. Até quando o urubu vai depender da vida dos outros pra ter o que escrever num blog fedido?

    Curtir

  22. Engraçado.

    Os Urubus são organizados, fazem comentários inteligentes. Pesquisam os produtos que compram e emitem opiniões críticas sobre eles. Não fazem flooding no blog dos outros e respeitam senhoras de meia-idade com sonhos de se tornarem mangakás, mesmo depois de falharem.

    Já o Yoga, que deve ser formado na melhor universidade, faz tudo ao contrário. Será que é melhor ser urubu ou um yoga?

    Alias, quem acha que esse Yoga são as autoras putas com a Mara ou as filhas/filhos que estão sendo ameaçados de corte em suas mesadas levanta a mão.

    Curtir

  23. O dia passa, a noite passa, a semana passa, o mês passa, o ano passa e vc continua aqui sendo urubu da vida alheia.

    Curtir

  24. Pessoas são despedidas mesmo, saem dos projetos por muitas coisas. Isso não é da sua conta, urubu!

    Curtir

  25. Yogo, prazer sou Jonatas estou cursando sistema de informação na faculdade, e sou sócio de empresas no ramo de locação de equipamentos e de Transportes e ainda assim leitor do Mais de oito mil.

    e tenho consciência de que existem leitores aqui em condições muito melhores que as minhas.

    Agora da pra deixar com essa palhaçada toda? saiba que todo seu trabalho em postar esses comentários pode ser resolvido com alguns cliques da mara ^^

    mas se isso te deixa feliz, pode continuar, a mara ta rindo atoa com o tanto de visualização que você da pra página dela, ajuda nas pesquisas do google se você não sabe ^^

    Curtir

  26. O mais incrível é que cada comentário sobre urubus é diferente do outro…
    Não foi só um flood… Foi um flood trabalhoso! Quanta energia desperdiçada!

    E será que as Associações que protegem os animais podem tomar providências contra tantas ameaças contra os urubus? Isso é racismo contra essas pobres aves! u.u

    Curtir

  27. Vi o número de comentários e achei que ia levar uma eternidade prá ler, mas fica bem mais fácil se ignorar os blocos de texto ameaçando os pobres pássaros.

    De resto, sempre existe espaço prá celebridades multimídia desse naipe enquanto o Del Greco continuar na editora e enquanto o “consumidor” priorizar a pagação de pau e não o senso crítico. Paciência… :/

    Curtir

  28. Bom… nem me importo mais, alguém não quer comprar meu FT volume 1.
    Só espero que esse Brigss nao venha cagar em mais nada!

    Curtir

  29. Hahahaha. Bem que eu avisei no meu primeiro coment pra Mara tomar cuidado. Ainda bem que o herpes não sabe qual é o telefone dela senão, sabe-se lá que tipo de barbaridade ele iria falar. Sandra Monte e o falecido José Roberto Pereira que o digam.

    E o pior…. nego é tão egocêntrico que, ao invés de tentar tirar algo de produtivo de uma crítica ao trabalho porco que faz, preferiu se esconder atrás de um nick qualquer e gastar uma hora e meia batendo as patas no teclado pra mandar mensagens estúpidas e ofensivas. Olha o nível do sujeito que cuida dos mangás da molecada.

    Curtir

  30. Conversei com o Briggs pelo Twitter e ele é um pessoa finíssima, aceitou as brincadeiras sobre a tradução (se é que aquilo pode-se chamar de tradução :p) numa boa. Enfim, só espero que as pessoas não comecem a jogar o hate em cima do Briggs como pessoa, e sim apenas referente à seu torto trabalho de tradutor.

    Como tradutor ele é um ótimo dublador :)

    Curtir

  31. Eu não duvido nada desse tal de “yogo” ser a própria Mara querendo trollar os leitores do blog…huashuashuash.

    Curtir

  32. Desconfio seriamente que esse Yogo é o próprio Briggs tentando se defender,uahshaus, vai que cola? rsrs
    Agora se bem que é algo extremamente estúpido gastar esse tempo todo tecendo comentários inúteis, sabendo que pode ser bloqueado á qualquer instante….

    Curtir

  33. Sobre Briggs ser gente fina, não sei…Quando todo mundo criticou seu trabalho como tradutor/adaptador ele tentou se defender com unhas e dentes, e não aceitava nenhuma crítica, e quando questionado sobre o uso excessivo de gírias e expressões regionalistas ele veio com a pérola de que ” é bom conhecer novas gírias,explorar melhor o linguajar no povo brasileiro”, claro, porque o primeiro lugar e o mais adequado que eu pensaria para encontrar isso, é num mangá ¬¬, e outras coisas que fez….

    Sei lá, alguém que não aceita críticas, nao demonstra bom caratér.

    Curtir

  34. Eduardo, vai por mim: o cara já fez MUITO escândalo por bobagem antes, então é comum que todos fiquem com o pé atrás. Agora, se depois de tanto tempo e críticas o cara finalmente mudou de postura, então ótimo, já é uma evolução

    Curtir

  35. @Marskel

    Serio que ele já fez isso? Bom, tomara mesmo que ele tenha mudado :p

    Curtir

  36. qual problema em ser urubu? São flamenguista urubu convicto kkkkkkkkkkk. Sai dai bacalhau.

    Curtir

  37. Quanto mais bizarrices são feitas a favor do Guilherme Briggs e contra seus detratores, mais feio fica para o próprio Guiilherme Briggs, lembrem-se do que ninguém disse.

    Curtir

  38. @Eduardo: Ô! Depois, se puder, dá uma olhada nos arquivos do MdoM – tem bastante coisa por lá. Fora as ameaças sem fundamento de polícia, processo e o diabo.

    Curtir

  39. Yogo…
    Se a Mara é urubu e os leitores do blog também, você é, no mínimo, um estúpido ignorante e imbecil.
    Você não sabe como funciona o Google, não? Quanto mais você entra aqui e mais escreve estas bobagens, mais você joga este post no topo de buscas de “Fairy Tail” lá no maior site de buscas do mundo!!!
    Deixa se ser anta!!! Sua anta, anta, anta, anta, anta, anta, anta, anta!!! Você mesmo está dando Ibope e jogando o site da Mara para o “topo das paradas”!
    Oh gente burra! Estou dizendo claramente aqui o que, nas entrelinhas, eu disse neste post: http://www.papodebudega.com/2012/02/adeus-jose-roberto-pereira-o-jrp-ou-bk.html

    Claro gente burra? Ou melhor, gente “peixe”….

    Sandra Monte
    http://www.papodebudega.com

    Curtir

  40. “Urubu precisa de apoio na torcida pelo fracasso dos outros.”

    Típica forma de escrita do Briggs.

    – CSI Mais de Oito Mil

    Curtir

  41. Tenho uma opinião sobre Guilherme Briggs, mas direi em um código que ele não entende:

    ウィリアム·ブリッグスは、便秘のようになります。

    Curtir

  42. O tal dublador é tão problemático, que após eu publicar no Cultureba uma crítica a dublagem de “Star Trek – O Filme”,, ele foi falar pra um rapaz que matinha o blog comigo na época que eu estava “proibido” de voltar a citar o nome dele. MALUCO!

    Curtir

  43. David Lobão, mas ninguem pode proibir um jornalista de publicar materias ou falar o nome de quem quer que seja, mesmo as matérias sendo amadoras, de fanzine, como as suas, não eh? eh uma democracia, antes de mais nada.

    Curtir

  44. Sandra Monte, legal ver uma senhora de + idade participando d um blog pra jovens como esse. essa foto eh sua? Vc parece muito com minha tia, irmã de minha mãe heheheheh valeuuu!!

    Curtir

  45. Ver um Iluminati sair pela portas dos fundos porque nao sabe traduzir do japones.
    NAO TEM PREÇO.
    Voltou lá pro Planeta 51 com a Jovem Guarda o adulando.
    HUHAHAHAAHAHAHA

    Viva fenomeno Ricardo Teixeira.
    Agora só falta cair também o DEMENTE que colocou a sumidade lá. Esse sim é o pior dos piores.
    Mas um passo de cada vez.
    O preço dos mangás da editora citada, também tem que cair. R$ 10 a 15 num mero gibi em preto e branco??

    Curtir

  46. Valdoir, não mexe com os Illuminati… serio… só um conselho de amigo pra ti.

    e sobre o briggs ser de maçonaria sinistra eu jah tinha ouvido falar tb.

    Curtir

  47. Nunca gostei mesmo do Briggs, ele põe gírias ridículas cariocas nos personagens que faz. Fiquei feliz de ver que ele saiu da Saga de Hades e o Cézar Marchetti ficou no lugar dele.

    Curtir

Os comentários estão fechados.