Aleatoriedades

Sony Injusta

Todos sabem que os jogos custam uma fortuna no Brasil. Um jogo de 40 dólares chega custando nas lojas nada menos que 270 reais. Para vocês entenderem, é como se pegassem a cotação das Estalecas para fazer a conta. E quem é o culpado por tudo isso? Segundo algumas associações de games com projeção internacional (SIC), o culpado disso tudo é o governo maldoso e as taxações absurdas. Para um jogo chegar ao seu console, ele é taxado com impostos altíssimos, e por isso precisamos de um salvador para nos livrar desses impostos.

O mercado de games está muito bem, convenhamos, no país. O governo parece favorável a uma redução de impostos, e todo o planeta está desejando um pedaço do mercado daqui. Ao contrário de mentes megalomaníacas que pensam serem as responsáveis por tudo isso, na verdade o que temos é uma economia favorável comparada ao resto do mundo.

E por que eu falei esse texto mais chato que palestra motivacional com o William Waack? Porque eu vi a seguinte notícia:

Alguém me explica que conta foi essa feita pela Sony para fazer um jogo DIGITAL de 36 dólares chegar custando CENTO E SETENTA REAIS? Aliás, vou mais longe, alguém me explica como um jogo digital de 10 dólares chega pra gente por vinte reais?

A explicação é mais fácil que você criar um dia promocional para se autopromover: como a Sony não quer tanto que as pessoas comprem a versão digital e prefiram a versão física do jogo, então ela INFLA o preço da versão digital, que em tese deveria ser mais barata por não ter custos de prensagem e distribuição. O tal Super Stardust Delta é um jogo produzido exclusivamente para comércio online, então por isso a Sony tá cagando e deixou a um preço justo.

Bem, é a estratégia da Sony manter os jogos mais caros. Na teoria, não há lei alguma que a impeça de inflar os preços, então não podemos fazer muito além de não comprar o jogo. Mas o que me bota pra pensar é outra coisa:

Muitos estão demonizando os impostos no Brasil, e muitos estão ganhando uma puta FAMA com essa luta. Vencida a barreira dos impostos, o que fazer quando a própria empresa está se lixando para o mercado e coloca os preços lá em cima? De que adianta uma empresa colocar a opção de jogos por download quando eles estão tão caros quanto os jogos que compramos na loja, que tem em seu valor agregado o transporte, impostos e fabricação?

Eu, se tivesse uma organização de games que por um acaso do destino lutasse contra os altos impostos, eu focaria mais em combater essas atitudes a cantar louros de uma vitória que ainda não veio.

E agora vamos para a Tarantela…!

***

(@maisdeoitomil)

43 comentários em “Sony Injusta

  1. É mais fácil ver o palmeiras campeão brasileiro do que ver essas organizações que buscam preço justo (bwahahaha) tomarem alguma atitude inteligente ou levantarem a bandeira do preço justo contra os fabricantes de jogos, que estão se lixando pra qualquer campanha.

    Acho que é bem mais simples e produtivo forçar a queda de preço deixando de comprar os jogos e produtos que aí as próprias empresas de games se encarregarão de pressionar nossos nobres políticos. Mas vai falar isso pra molecada que não tira um centavo do próprio bolso pra comprar os jogos. Aí complica.

    Curtir

  2. é foda, foda, foda!
    não tem jeito rapaz. o negocio é piratear ou importar.
    o povo brasileiro so se fode mesmo!

    Curtir

  3. E assim querem acabar com a pirataria?

    Tudo é inexplicavelmente muito caro no Brasil. Pra quem não quiser comprar produto pirata, só resta boicotar mesmo.

    Curtir

  4. Como eles querem expandir o mercado pro Brasil com uma estratégia dessas?? Parece que nem pesquisaram o perfil da clientela daqui e só falaram “Olha, um país emergente, vamos fingir que ligamos pra ele.”

    Mas que seja, agora é hora de tarantela!!

    Curtir

  5. Ninguém informou o autor do texto sobre as taxas de impostos sobre produtos digitais não? E quando são importados? Uma boa pesquisada antes de redigir um texto o deixa sempre mais informativo.

    Curtir

  6. Caro Eredhel, tutorial simples pra noobs
    1 – Veja a tabela de preços da STEAM
    2 – Veja os preços de Antivirus e outros programas pagos por Download
    3 – Compare com a da Sony.
    4 – Digital pela internet não é importação, não tem alfandega.
    5 – Cave um buraco, enfie a cabeça e Vá Tomar no Cú!

    Curtir

  7. Caro TrueTroll.
    Você tem razão no caso da Steam. Alguma coisa tem aí que precisa rever.
    Antivírus e programas pagos por download DE COMPUTADOR é outra área.
    O Brasil ainda classifica video-games como jogos de azar, o que o deixa em outra categoria e com preços diferentes.
    Realmente, não há importação pela internet, mas é cobrada taxa, sim.
    Se informe com algum advogado.
    Sugiro que faça o mesmo no item 5
    e pra item 6, estude.

    Curtir

  8. Devo comentar do porquê não tem alguns produtos na PSN brasileira que tem na americana? Acho que TrueTroll não é tão burro assim.

    Curtir

  9. TrueTroll

    Isso mesmo.

    Inclusive, nessas horas que é bom ser pc gamer, já tenho em média 30 jogos na steam, todos comprados com preço que se encaixa com a realidade brasileira, fora as prmoções de 50%-75% de desconto. Passei para o lado bom da força graças ao steam.

    Origin, também oferece preços interessantes, é só game deixar de ser novo que ele já cai para R$59,90, mais antigo R$29,90.

    Ok, empresas de fora, mas é uma Brasileira?
    http://www.nuuvem.com.br/
    Toma aí então, uma nacional com preços que podem chegar a serem melhores que as anteriores.

    Tá na cara que a Sony está fazendo isso de sacanagem, merece levar mais uma na toba para aprender.

    Curtir

  10. Eredhel

    Está desatualizado, os games deixaram de ser considerados jogos de azar, agora fazem parte da área de cultura.

    Curtir

  11. Acho meio impossível a Sony estar fazendo isso de sacanagem, Goku-san. Ela mesma disse que está tentando chegar a um acordo com o governo brasileiro pra poder fabricar aqui. Pelo jeito o que o governo brasileiro está pedindo é meio demais e desconfortável pras empresas. Se fosse só a Sony, a Live do Xbox não estaria cobrando os mesmos preços =/

    Curtir

  12. Obrigado pelo heads up, Goku-San. Porém, não faz muito que me informei sobre essas taxas de produtos (digitais ou não) de fora.

    Curtir

  13. Caro Eredhel faça-me o favor de continuar acreditando nos discursos da sony! você realmente nasceu pra isso.

    Goku-san, sim a nuuvem também é muito boa, e a questão que eu citava não era preço “justo” e sim preço em igualdade com o de fora, na steam e na maioria dos serviços de compra e download você altera a moeda na hora da compra e o preço está correto, já na sony ….
    Mas a gente sabe que a nossa justiça dá muitas brechas que constantemente são exploradas pelas grandes corporações em seus benefícios, se a sony pretende continuar com essa política em quanto vemos várias outras empresas oferecendo download no preço certo é porque ela quer.

    A propósito peço desculpas ao Eredhel pois ao que parece existem duas internetes diferentes uma pra PC e uma pra Sony, pois só assim consigo conceber a ideia de que downloads em diferentes plataformas são coisas completamente distintas.
    Caros amigos usuários de Playstation, Xbox, e outros equipamentos que não sejam PC e que usam internet, podem me dizer onde assino essa internet especial? a Net só me oferece pra PC.

    (aviso não leia meu post no sentido Denotativo)

    Curtir

  14. Vamos lá então, TrueTroll.
    mais de 100% somente em taxas de tributação direta
    30% de Imposto de Importação (produtos digitais com preço justo somente se for assinado nacionalmente)
    9,25% de PIS/Cofins e 18% de ICMS
    Os gringos também estão reclamando dos preços dos jogos digitais serem iguais para os em mídia física.
    Eu falei em internet diferente ou falei sobre taxas de imposto em qualificações diferentes?

    Curtir

  15. Caro Eredhel, Sugiro que encaminhe a Policia Federal uma denúncia contra a Steam, ou reveja a validade dos tributos que você citou, pois Downlads não vem de Navio nem avião, tampouco passam pela alfandega e Menos ainda existe um órgão público contando todos os downloads do mundo e cobrando 100% de tributação.

    A questão não é o digital ser igual a mídia e sim o digital brasileiro ser mais caro que o estrangeiro.

    Ao meu ver Download de um antivírus pago e jogos são ambos downloads de software.
    Estamos falando de internet e Todo mundo sabe que a legislação brasileira para internet é completamente incompleta e falha, o que vale no mercado físico não vale na internet.

    E reafirmo Download não é importação.

    Curtir

  16. Não mencionei taxas de importações, TrueTroll (que bom que você deixou de atacar… em partes… e ter uma discussão amigável). Temos leis de produtos virtuais aqui no Brasil não faz muito tempo. Está engatinhando, é certo. Mas são cobradas taxas com isso. Tem coisas que ainda não passaram pela vistoria no Brasil, esse é o motivo de não termos tanto conteúdo quanto a PSN/Live gringa. Não tem como o governo ter um total controle do que se tem na internet, mas empresas que querem fazer disso legal, mandam para o conselho. De lá eles decidem faixa etária pra tal jogo (ESRB) e cobram os impostos. Steam e outros que fornecem downloads de jogos pra PC, pelo que vejo, tem preços não tão longe disso salvo quando é promoções. Muitos jogos tem os preços abaixo em relação aos dos consoles (lembrando que não estamos falando só da Sony, mas da Microsoft também) e eu não sou PC gamer, por isso não pesquisei sobre isso e não posso afirmar nada. Mas posso afirmar que no caso de video-games, tem outras taxas.

    Curtir

  17. Eredhel você ainda não entendeu o meu ponto, Não estou comparando preço de pc com consoles nem tampouco digital para físico. Estou comparando o Mesmo jogo digital no Brasil e fora, entre na steam clique em comprar qualquer jogo troque o preço de Real para Dolar e veja, o Preço é Exatamente IGUAL (pode conferir o preço do dólar).

    VideoGames e PC no caso de Downloads são Exatamente iguais, ambos são download de Games usando a mesma internet!, a linguagem de programação e a plataforma pra qual foi desenvolvido não altera em nada.

    O que quero dizer é que Existe sim impostos no Brasil assim como existem nos USA, mas algumas empresas se aproveitam do Fato pra justificar o Preço irreal que elas cobram! ou você acha que que custa 35,99 dolares vira 169 Reais só com impostos?
    Note que pela PSN não existe Transporte, Lucro dos atravessadores, e outros encargos, Logo essa Diferença Surreal não pode ser causada apenas por um Simples Imposto, que você alega que é Recente, mas que até agora não vi nenhuma Empresa Séria Praticar.

    Exemplo disso é a MICROSOFT que Cobra 119,99 dolares pelo download do Office Home and Student se você for americano e cobra 199,00 Reais se for brasileiro.

    E não me venha com a história que Jogo é diferente de programa, pois mesmo assim não justificaria a diferença Absurda quando se trata de download.

    Curtir

  18. Eredhel você disse:
    “TrueTroll, download não é importação. O produto que é. E é nele que o nosso governo tira seu proveito.”

    Eu acho que o Serviço fornecido pela Steam tá mais pra prestação de Serviço que Venda de produtos, pois uma vez que você paga você pode baixar o mesmo arquivos quantas vezes quiser, logo você não paga a mercadoria e sim o Serviço de download mediante uma senha. No caso da PSN é um pouquinho diferente mas ainda sim se encaixaria mais em Serviço do que em venda do produto.

    O que Falta é boa vontade dessas empresas explorarem o direito de Interpretar a lei como quiser e vencer causas na justiça, pois como disse a Sony se aproveita da desculpa dos Impostos pra aumentar ainda mais o Lucro.

    Curtir

  19. A Sony sempre foi maldosa. Por isso sou Nintendista. Não que a Nintendo não tenha seus momentos de safadinha, mas ela tem um pouco mais de respeito a ponto de abaixar o preço do 3DS e dar jogos(virtual console) pra quem comprou mais caro. Justifica? Para muitos não, para alguns sim. Pelo menos tem um brinde! Diferente da Sony que deixa caro absurdamente, abaixa, continua caro e não dá nada pra quem comprou no ápice do absurdo.

    Curtir

  20. Mas é exatamente o seu ponto de vista que eu estou tentando explicar, TrueTroll. Não posso falar muito de jogos para PC por não jogar e não poder afirmar nada, mas para o governo brasileiro, video games (consoles) e PC (qualquer coisa, inclusive jogos) AINDA são coisas diferentes e na carga tributária é levado em diferentes categorias. Se a Sony fosse a vilã mesmo dessa história, a Microsoft não teria os mesmos preços na Live.

    Curtir

  21. Eredhel Pesso que me envie tais Leis e Tributos pois não consigo Achar nenhuma fonte Confiável que comprove suas afirmações.

    E eu não disse que a microsoft não é vilã, as empresas em Geral usam essa desculpa do Imposto, mas faz a conta do Imposto + preço americano (que está adicionado de impostos americanos) e verá que não bate com o preço final cobrado.

    Curtir

  22. tá ok, vamos levar em consideração o papo de imposto que o Eredhel tá falando…
    Por que então jogos diferentes com preços diferentes (U$50, U$36 e U$37) serão todos vendidos por R$170 então? e o mais absurdo ainda, por que esses games sairão por esse preço e o de U$10 sairá por R$21? Agora os impostos variam pela fama do jogo e pelo fato de se ele também vai ser lançado fisicamente ou não, é??????
    Os argumentos da Mara estão completamente plausíveis e prováveis aos olhos de qualquer um, mas enxergar a verdade estampada na cara não é muito o forte dos Sonystas né, fazer o que…

    Curtir

  23. hahaha vlw Jhonny, você pegou num ponto melhor do que todos que eu citei, quero ver como o nosso projeto de “advogado que conhece todas as leis” se livra dessa.

    Curtir

  24. Hmmmm, agora vocês me pegaram. Fui dar uma olhada nos preços dos softwares do Vita e estão realmente desfavoráveis.
    No caso dos jogos de PS3, todos estão com preços iguais aos americanos, o que derruba todo meu argumento sobre os impostos.
    Em contrapartida, na Live os jogos exclusivos (Microsoft) estão um pouco BEM mais salgados do que os mesmos pra PC.
    Ou seja. Não só da Sony é a culpa. (Não fui pesquisar valores da Nintendo).
    Meus argumentos não estavam errados se fosse um tempo atrás. Mas mesmo assim, devo pedir perdão.
    Jhonny, estou longe de ser Sonysta, prefiro Nintendo mas tenho todos os consoles. Ainda existem erros na matéria, sim. Começando o ataque somente à Sony quando a Microsoft (e talvez a Nintendo também) aplica os mesmos abusos. E terminando nos preços dos jogos físicos (nesses eu sei que estou certo) e por downloads, que estão no mesmo preço dos americanos.

    Curtir

  25. TrueTroll, então. Não bate mesmo. Eu estava com a mente nos jogos para PS3, que não são o mesmo valor que os do Vita, perdão.
    Falando em Vita. Me desejem sorte no desbloqueio. Programo no PSP, PS3 e 360 faz um tempo e já vou pegar o Vita pra brincar. Não sou a favor da pirataria, mas sou a favor de praticá-la até que não deixem os preços justos.

    Curtir

  26. A galera faz um negócio desses com os preços e depois tem a PACHORRA de reclamar da pirataria? Vem querendo enfiar SOPA, PIPA, ACTA e Azeredo (Lei Brasileira ainda pior que as gringas) na galera, mas não fazem o mínimo para que a coisa seja justa

    Curtir

  27. Bem, na parte da Live não tenho muito que comentar pq não conheço, mas acho que a culpa é em parte da Sony sim, ela sempre foi gananciosa demais e fica tentando jogar desculpa (que no caso do Brasil é os impostos). Se fosse assim, a Nintendo não conseguiria deixar os jogos da eShop do 3DS num preço igual ou as vezes até menor que o convertido, como ex de Mutant Muds, que custa U$9 e na eShop BR tá R$14. Tá que os jogos da eShop são bem menores que os do Vita, mas se a Nintendo consegue não tem porque a Sony não conseguir…

    Curtir

  28. Eredhel, a matéria não está errada em atacar a sony, pois ela se baseia na notícia da sony, se a Microsoft faz (e não só ela como varias outras empresas fazem isso), ai já é uma conversa genérica sobre o assunto. E Quanto ao Preço da mídia física, bem a Mara só disse que a Sony ta aumentando o preço do digital pra forçar o player a comprar a física.
    E qualquer possível erro na matéria da Mara é bem menos relevante do que toda a safadagem da Sony (Microsoft e todas as outras que fazem isso também).

    Como alguém que presa pela Ética eu sou contra a pirataria, Mas em quanto as Empresas não Tiverem Ética eu sou a Favor de não ajudá-las.

    Curtir

  29. E querem acabar com a pirataria. E quanto aos jogos que não chegam aqui por nenhuma empresa? Se você quiser jogar uma visual novel, por exemplo, só baixamdo pirata. Animes, nem se fale, quantos bons títulos jamais chegariam aqui (Gossic, 11eyes, Angel Beasts) se não fossem os fanshubs (que agem por meio de pirataria, apesar de não quererem lucro). Não sou a favor da pirataria, mas a defendo, não falo japonês, vou importar um dvd numa lingua que não entendo? Até que tudo se oficialize sou, sim um usuário da pirataria.

    Curtir

  30. Que babaquice essa discussão inflamada sobre… games (?!?). Por que não se discute sobre algo mais útil, como, por exemplo, a morte do BK? Aliás, “Mara”, você devia fazer um artigo póstumo-especial sobre um dos maiores trolladores da Internet brasileira, que só queria que o povo fizesse a coisa certa nos quadrinhos; achei que aqui seria o lugar ideal pra se iniciar o processo de lamentação pela perda do cara!

    Curtir

  31. Não faz diferença nenhuma, ninguém compra e ninguém vai comprar o Vita mesmo…

    Curtir

  32. Acho LINDO o Eredhel, vir falar de impostos, dizendo que a Sony coloca este preço graças ao impostos sobre produtos digitais, enquanto que a ACTIVISION BLIZZARD coloca os seus jogos digitais em reais pelo MESMO PREÇO que os jogos digitais em Dolar apenas fazendo uma simples conversão.

    Imposto sobre produto digital é Balela, se a empresa quer colocar um produto barato ela PODE. Veja o Caso da ACTIVISION BLIZZARD. Enfim, é por estas e outras que ela é a maior empresa de jogos do mundo.

    Curtir

  33. Pra mim, basta ter meu pokémon pra jogar e meus animus pra ver e já tá ótimo.
    Ser gamer não dá certo não…

    Curtir

  34. @Tales “Sephiroth-Sama” Zuliani “A galera faz um negócio desses com os preços e depois tem a PACHORRA de reclamar da pirataria? Vem querendo enfiar SOPA, PIPA, ACTA e Azeredo (Lei Brasileira ainda pior que as gringas) na galera, mas não fazem o mínimo para que a coisa seja justa”

    Já parou pra pesquisar no site da Justiça a verdadeira forma da Lei Azeredo? Ela é mais focada em crimes digitais, como roubo e sequestro de dados de pessoas e empresas. Era necessário uma lei dessas, pois se um cara infectasse o seu computador e roubasse os seus dados bancários, ele poderia sair impune só porque a legislação Brasileira não menciona nada sobre o assunto.

    Curtir

  35. Como sempre, os comentários do MdOM informando muito mais do que a matéria em sí – sendo estar bastante informativa, obvio.
    A gorda da Mara deve ou devia ter orgulhos dos seus leitores.

    Sobre a matéria em si, pelo o que eu entendi, a Sony ta lucrando duas vezes, porque parece que a PSN de lá, vende pra PSN de cá e a de cá lucro em cima do preço no varejo. (devo ta falando merda, mas é uma teoria) Soma com os impostos e mais a Taxa “ser mias caro do que o físico” ( o que é um idiotice, já que são os fisícos que farão vocÊ fazer a distribui as copias piratas.

    Enfim, Sony e todo a corporação do entretenimento de modo geral tem que tomar no cu literalmente. Exploram os artistas e exploram o consumidor. Um hora esse império teria que cair. Agora é guerra, ou você se adaptam, ou vão sucumbir a pirataria.

    Curtir

  36. Já parou pra pesquisar no site da Justiça a verdadeira forma da Lei Azeredo?

    Yeap. Só que não adianta dar sinal verde apenas pelo pretexto de “proteção” do usuário – sabemos como o “controle” de informação dá margem prá muita coisa errada, e que muitos dos “votantes” simplesmente não tem noção de como a coisa funciona. O que é considerado crime e as penalidades são incoerentes e sem precedente, e as discussões recentes sobre ACTA / SOPA / PIPA no mundo inteiro só mostram o quanto precisa ser debatido ainda.

    Proteção é bom, mas nos moldes atuais, não funciona.

    Curtir

Os comentários estão fechados.