Barraco

Plantão Magazine – Co-Editor abandona o barco da Ação Magazine

Já que não tenho a skill de escrever manchetes como as do jornal Meia Hora, vamos ficar com isso mesmo. Nessa segunda feira morna de assunto, um post no Twitter anunciava a saída de Fabio Sakuda da revista Ação Magazine.

Se você estava ocupado upando até o nível 90 apenas matando Porings e não sabe o que é a Ação Magazine, a sua blogueira te explica. A Ação Magazine é aquela revista mediana de mangá nacional que é vendida mais como uma promessa de publicação a novos autores que uma antologia de quadrinhos.

Por que será que ele saiu? Intriga da oposição? Conspiração e paranóia no capítulo do dia? Alguém coou o café com a meia usada no último dilúvio do Anime Dreams? Para evitar esses mal-entendidos, Fabio postou no Facebook:

Me sinto segura em analisar esse post com a ajuda do livro “Análises Discursivas – De Bakhtin a Professor Odilon”.

Fabio começa já botando o pau na mesa e falando que saiu por divergências. Depois vem com aquele discurso de listar tudo o que fazia na revista para justificar a sua importância e termina com uma sabática indireta, digna daquela sua amiga recém-separada que posta fotos da balada na sexta, dizendo que se as pessoas têm sonhos, têm que se virar pra realizar com um pé na realidade.

A despedida do Fabio não foi num texto tão bem construído assim, já que os leitores conseguiram quebrar o código:

Risos comedidos.

Continuando o exercício de análise crítica, vamos ver a declaração do Editor-Chefe Alexandre Lancaster, seguida de um comentário do próprio Fabio que levaria o nome de “Nasce um Climão” se isso fosse um álbum de fotos do Facebook.

Ligue seu aplicativo de exclusão de prolixidade e IKIMASU!

Adorei! Vou passar a usar “Questões Organizacionais nascidas de natureza técnica” no meu dia a dia para parecer uma pessoa bem mais inteligente do que sou de verdade.

O discurso segue com o blábláblá de “Ele não fez isso, ele não fez aquilo, quem faz isso é X, quem faz aquilo é Y” e termina com o magistral recalque do time dos que não é Top na Balada.

No fim, o que aconteceu? Um editor saiu da revista. O que isso muda para os leitores? Quase nada. Se para os envolvidos isso é um puta acontecimento importante, para o público essa manifestação não muda nada. O público não quer ver o pessoal dos bastidores brigando no palco principal, palco este que deveria ser usado pelos mangás da antologia.

Eu ia fazer um texto grande falando minha opinião, mas uma leitora da comunidade da Ação Magazine conseguiu ser mais sucinta e direta que eu:

A propósito, por onde anda a terceira edição da Ação? Um beijo, Ação Magazine!

***

(@maisdeoitomil)

42 comentários em “Plantão Magazine – Co-Editor abandona o barco da Ação Magazine

  1. VISH-

    Bem, esse tipo de coisa acontece nas melhores famílias – apesar que parece claro que falta certo tato de quem lidera o projeto em administrar pessoas, algo sempre necessário [tanto que muitos fazem FORTUNAS com isso].

    Só espero que isto não prejudique o andamento da Ação Magazine, enfim, boa sorte aos dois lados envolvidos.

    Curtir

  2. UUhhh,hehe, baguio doido.
    E vossa não senhoria, gosteii bastante ai dos posts ai criatura.

    Curtir

  3. Que fofoca hein. Nada como um casal decadente que discute a relação no Facebook, quero ver esses editores no Casos de Família. Como já dizia Sandra Annenberg “Que deselegante”

    Curtir

  4. O mais legal é que eles divulgaram coisas editoriais através do facebook, da mesma forma que a JBC e a Panini.

    Não que houvesse uma forma oficial de divulgar picuinhas internas.

    Curtir

  5. Considero um contraste ridículo aquele show da Madonna. Uma final de campeonato, um esporte viril, aí vai aquela coisa, que merda.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Mara sua gorsa, Anunciada nova saga de saint seiya

    saint seiya OMEGA, deu no cavzodiaco, go go go, pauta pra você.

    Curtir

  7. Oba, agora que o faz-tudo saiu vai ter balcão de empregos!

    Será que tem uma vaga pra tesoureiro/auxiliar de finanças da Ação Magazine? Será que a Ação Magazine tem finanças?

    De qualquer modo, vou mandar meu currículo pra vaga de revisora, porque o Lancaster precisa. Pode ficar como auxiliar de finanças, Mineironhooo.

    Curtir

  8. Ainda bem que a Mara sublinha as partes mais importantes, pq senão eu não leria nada do que tava escrito (ia fazer como nos pots com video e pularia tudo =D)

    E também espero um ótimo post sobre esse novo Saint Seiya! Até porque tá bem fácil de zuar com isso aí hein

    Curtir

  9. Depois dos anuncios da Panini é salve-se quem puder desse titanic. O dinheiro n da pra comprar tudo e o primeiro a dançar foi a ação.

    Curtir

  10. Viver de sonho é uma merda hein?

    Ganhar prêmio de internet e blablablá até blog de teatro bonecas ganha. Ganhar dinheiro competindo com os mangás tops gringos que é dificil. Publicar no Brasil só na base do sonho e sem patrocinador é pedir pra falir.

    Mercado editorial brasileiro é cruel. É tudo uma grande festa de pirocas estrangeiras. A merda é que, apesar de todos os avisos, o pessoal da ação magazine quis entrar no meio fantasiado de bunda. Aí não tem como.

    Agora que começou a doer os caras vão pedindo arrego. Com a coisa desse jeito, me pergunto se o fanzine vai passar do número 4.

    Curtir

  11. “Mara sua gorsa” O Google diria: você quis dizer morsa.
    Ai ai, esses barracos. Os caras discutindo quem fez isso, quem fez aquilo… Suas tias discutindo quem vai levar o resto do (da?) mousse de maracujá depois do churrasco domingo. Porque uma comprou o suco e a outra o creme de leite… Esses caras não tavam brigando outro dia mesmo? E no Facebook, BTW? Revista que é bom, nada.

    Curtir

  12. Não me surpreende. Depois daquele fiasco do Arcabuz, que o responsável saiu praticamente enxotado porque seus editores tavam fapeando pra petra leão (detesto essa mulher com todo fervor, depois do spinoff de holy avenger, que conseguia ser mais lixo que queen’s blade!), era de se esperar algo assim.

    Curtir

  13. Ao invés de floodar o perfil no face com imagens do mangá, ilustrações dos autores, promoções estilo curtir pra divulgar a revista…como toda boa campanha de marketing anda fazendo nessa rede social, só aparecem pra postar mimimi que podia muito bem ficar entre eles enquanto que na maior parte do tempo o grupo permanece as traças, cheio de gente postando todo rabisco que fez e trollz.

    Queria defender a Ação Magazine, mas isso só dá crédito pra quem chama eles de amadores. Que falta de ética profissional com os próprios colegas, de ambas as partes!

    troféu HUNF do ~~sasuke vlog~~ pros dois!

    Curtir

  14. Bom…
    Como disseram, não é a primeira vez que isso acontece em relação a publicações nacionais.
    Quando eu fiquei sabendo do lançamento da revista e que o Alexandre e o Fábio seriam editores, temi na hora.
    Porque a experiência editorial deles se resume a…nada?
    E lidar com artistas é uma tarefa espinhosa. Sei disso porque por lidar com alguns ilustradores vejo que de vez em quando rola merda.
    E se a coisa acontece com aquele ilustrador que mal é conhecido, imagina com uma equipe de uma revista que tenta se projetar!
    Não rola.
    E ainda tem o lance das gráficas, distribuidora, tudo isso gera um desgaste terrível na pessoa.
    O que eu entendi é que a Ação Magazine tinha dois editores para compensar isso, esse estresse, para ambos dividirem dores.
    Mas também sucessos.
    A edição 1 foi para as bancas em fins de Novembro ( 30 de Novembro no caso ), ficou 2 meses exposta e até onde sei ( Quando foi dia 31/1/12 ) foi recolhida.
    A julgar o que foi exposto aqui, posso supor que a discussão foi acerca do que fazer com a revista.
    Certamente o Alexandre chamou uma reunião com o Fábio, talvez a equipe da revista para comentar de quantos exemplares foram vendidos, das metas a serem atingidas com a revista.
    De novo, suposição minha.
    A revista 2 está pronta, mas só pode ser comprada por enquanto pela internet, nas lojas de sempre, mandá-la para as bancas é o próximo passo.
    DESDE QUE seja definida uma estratégia para o número 2 e o 3, como comentaram no Facebook, está pronto também, mas não podem lançar o número 3 assim, com esse lapso na distribuição. Tudo deveria funcionar de forma uniforme. Se os números serão lançados em lojas especialiazadas antes, que seja com um intervalo menor para irem as bancas.
    Parecia que isso estaria resolvido, pelo que o Alexandre postou no Facebook.
    Que a partir do número 3 esse vácuo entre as lojas e as bancas seria vencido.
    Mas me aconteceu isso.
    Faz-me crer que um dos lados, vendo o gráfico de vendas do número 1, prôpos mudanças na revista, o que não foram bem-aceitas pelo outro lado.
    Gerando isso.
    Mas bem, isso é tudo suposição minha e acredito que o Alexandre e o Fábio não vão falar de onde se originou essa briga.
    Vamos aos fatos.
    A Ação Magazine agora tem um editor. Falando sério, Alexandre Soares, boa sorte pra ti, sem ironiais. Porque agora tu vai ter que carregar o piano sozinho!
    A menos que arrume outro editor para te ajudar, mas mesmo se fizer isso, terá um preço, porque vai gerar um mal-estar dentro da equipe.
    E pelo tom que o Fábio falou, ele está de malas prontas pra partir pra outra.
    Vocês foram avisados.
    E la nave vá.

    Curtir

  15. Ganhar prêmio de internet e blablablá até blog de teatro bonecas ganha.

    I see what you did there, hauheuhauah!

    É, Arcabuz… a única história que me interessou, a princípio… tomara que saia de outra forma… :/

    Curtir

  16. Como sempre o Lancaster falando ao melhor estilo pavão arrogante,que amadorismo dessa ação magazine tsc tsc já sabia que ia ser um lixo mesmo.

    Curtir

  17. Ih! Olha o meu nome ali…¬¬
    Esses blogueiros estão cada vez mais folgados, nem pedem nada.
    Já saem publicando as coisas, com o nome dos outros…
    Não pagam nem uma Coca.
    Eu posso processar, hein! Olha lá…

    Curtir

  18. Samuel eu nao vi o problema em publicar uma coisa que voce disse e te dar os créditos por isso. Vc nao ia gostar que ela pegasse o seu comentario e publicasse dizendo q era dela ne?

    mas se vc viu o problema eh soh mandar um email pra Mara q ela deve apagar ou sei la.

    Curtir

  19. Perdi o respeito pela Ação Magazine há algum tempo. [2]

    Aqui no fim de mundo onde vivo, não chegou nem a primeira edição.

    Curtir

  20. A beleza da internet é que ela dá acesso a informação, a tristeza da internet é o bando de semi-alfabetizados que a utilizam.

    Como o Samuel mesmo disse, ele não liga para a utilização do comentário dele no post. Mas digamos que os dois briguentos liguem, sabe o que eles podem fazer? Reclamar!

    Pq se o pessoal desse uma lida nos famosos TOS (termos de serviço) iriam verificar que tudo o que é postado torna público (a não ser as postagens privadas) e que tornando-se público podem ser utilizadas, copiadas, replicadas etc. desde que citando a fonte.

    Então, é pensar bem antes de postar qualquer coisa…

    Curtir

  21. A revista não é um sucesso, e provavelmente não será, porque ao invés de estarem se matando de trabalhar para que o sucesso chegue, ambos preferem ficar com discussões superpolidas e hipócritas no twitter.

    Sou um leitor assíduo do blog do Lancaster, e acho que o Sakuda tem potencial, mas eles realmente precisam baixar a crista e começar a fazer por onde. Já estou cansado desses verdadeiros discursos políticos que ambos dão a cada vez que soltam um release sobre a revista. Repetir exaustivamente que a revista é um sucesso não fará dela necessariamente um sucesso.

    Das duas uma: ou eles realmente se comprometem a lançar quadrinhos acima da média, e fazem disto o objetivo profissional máximo, ou fiquem torrando dinheiro publicando fanzines de luxo.

    Curtir

Os comentários estão fechados.