Mais de Oito Mil Investigations

Mais de Oito Mil Investigations – Crossover de Maurício de Sousa e Osamu Tezuka

Depois do sucesso do #TezukaDay (só se for para os outros blogs, porque pra mim foi uma merda…), que tal continuarmos nessa pauta que não rende visitas e nem comentários? Eu voto a favor!

Até minha prima invejosa já sabe que o Mauricio de Sousa e o Osamu Tezuka eram bffs e ficavam trocando depoimento pelo Orkut da época. Segundo o Maurício, eles estavam planejando um projeto em conjunto que misturassem seus personagens. Até aí nada contra, acho ótimo, até o Kurumada já fez crossover de personagens… se bem que no caso desse aqui não era intencional.

Nesse #TezukaDay, Maurício de Sousa deu novas informações sobre o projeto, que deve sair agora em 2012 junto com o apocalipse Maia. Vamos ver as coisas que ele postou:

Como primeira homenagem, Maurício divulgou a primeira imagem do novo personagem: gêmeos siameses que desenham quadrinhos. Quer dizer, só um desenha quadrinhos

Uso a tag #RisosComedidos para o blog que chama Maurício de MESTRE ou para a  a Petrinha, que vai fazer o roteiro do grande encontro dos personagens do Tezuka com a Turma da Mônica Jovem e agora terá seu nome conhecido PELO MUNDO?

Então, pelo que entendemos, o projeto de crossover do Tezuka e o Maurício será na revista da Turma da Mônica Jovem, aquela que COINCIDENTEMENTE é a revista mais vendida da Turma da Mônica.

Vocês sentiram algo estranho nisso tudo? Eu senti. Se o projeto dos dois foi, assim como as ombreiras e as mangas bufantes, concebido na década de 80, como é que o Tezuka topou o uso numa história da Turma da Mônica JOVEM, criada há poucos anos?

Vamos rever o que o Jbox publicou no começo de 2010?

Com essa emblemática ilustração (que tem um Astroboy chateado por causa do seu filme americano, a Safiri sorumbática por ter sido publicada pela JBC e o Kimba em prantos por ter sido anunciado pela Newpop), vemos que houve sim uma mudança no que seria esse projeto de crossover.

Mas por que será que o Maurício de Sousa preteriu a animação para fazer uma história em quadrinhos? Então, nesse trabalho investigativo, cheguei a uma entrevista HILÁRIA do Maurício de Sousa para a revista Henshin em 2002. IKIMASU?

Muitas informações que precisam ser catalogadas.

Colocarei a tag #JáOuviNãoPrecisaFalar na informação de que haverá um projeto do Tezuka com os personagens do Maurício. Já a tag #RasteiraDaConrad eu vou colocar na informação sobre o lançamento do mangá Buddha pelo Maurício de Sousa. E, para terminar, a tag #DesprezoNívelNaokoTakeuchi para o aparente desdém que Maurício de Sousa tem com a animação e os mangás da Grande Nação Japonesa, isso uns seis anos antes do lançamento do Turma da Mônica Jovem… EM ESTILO MANGÁ.

Depois de rever todas essas informações, vamos usar a graduação em Direito do Professor Odilon e tentar deduzir o que aconteceu?

O que aconteceu foi o seguinte: Tezuka falou que queria fazer um negócio com o Maurício com a mesma intenção daquele seu amigo da escola falou “vamos marcar de sair”. Décadas depois, Maurício de Sousa cria um fenômeno do mercado chamado Turma da Mônica Jovem que é baseado na estética do mangá. Querendo exportar isso de alguma maneira, ele decidiu aproveitar a autorização dos Tezuka para fazer uma edição da Mônica Jovem que será vendida na Grande Nação Japonesa e assim poderá introduzir seus personagens lá para multiplicar seus lucros por klapaucius.

Se ele está errado? Imagina. Certo está ele que lucra alguma coisa. Afinal, quadrinhos e uso de marcas de defunto… é tudo comércio.

***

(Me siga no Twitter!)

47 comentários em “Mais de Oito Mil Investigations – Crossover de Maurício de Sousa e Osamu Tezuka

  1. A questão é: pegue qualquer biografia do Tezuka e a “grande” amizade dele com o Mauricio é apenas mostrada como uma pequena nota trivial.

    Curtir

  2. A questão é: pegue qualquer biografia do Tezuka e a “grande” amizade dele com o Mauricio é apenas mostrada como uma pequena nota trivial. [2]

    Curtir

  3. Turma da Mônica Jovem é ruim demais, nem essa parceria indireta do Tezuka vai dar jeito.

    Mas se usassem a revistinha tradicional, eu leria numa boa.

    Curtir

  4. é triste ver a obra de um iniciador do mangá sendo feito per pessoa ruim de roteiro

    (estou falando da Petra e do Cassaro)

    Só colocando algo assim mesmo pra fazer mais do que crianças burras para ler isso

    Curtir

  5. Nossa… ainda lançam turma da Monica jovem?? serio que essa porcaria ainda não foi cancelada? o.O

    Curtir

  6. Aja puxação de saco. Mestre?

    Hauhsuashuashuashasuhasuhsuahuashas

    E depois perguntam porque quadrinhos no Brasil não dá certo.

    Curtir

  7. Dessa vez o rage não funciona pra mim, por que Turma da Mônica faz parte da minha memória afetiva. E acho um bom negócio, tanto pra MSP quanto para os adolescentes que vão ler a edição e conhecer o trabalho de Tezuka.

    Ahhhhhh, esqueci que otaku brasileiro sofre com síndrome de underground e abomina a idéia de que seus preciosos objetos de afeto sejam conhecidos por um grupo maior de pessoas correndo o risco de virar modinha…

    Curtir

  8. Vamos combinar que os animes e mangás mais famosos merecem a lata de LIXO. Por não fazerem nada mais que erotizar crianças (Sailor Moon é o exemplo mais mainstream disso) , divulgar morais deturpadas (mesmo botando eles pra se estreparem em batalhas, amo meus pokémons), e não trazer mensagem nenhuma que preste (por mais que alguns digam que animes são lição de vida). Concordo com o Mauricio.

    Curtir

  9. “Como primeira homenagem, Maurício divulgou a primeira imagem do novo personagem: gêmeos siameses que desenham quadrinhos. Quer dizer, só um desenha quadrinhos”

    huahuauhauahuhua, eu ri XD

    Curtir

  10. “Com essa emblemática ilustração (que tem um Astroboy chateado por causa do seu filme americano, a Safiri sorumbática por ter sido publicada pela JBC e o Kimba em prantos por ter sido anunciado pela Newpop”
    Acho que era uma ilustração pra nota de falecimento do Tezuka, não?

    Curtir

  11. Neste caso a operação foi totalmente legal, o Mauricio de Sousa teve autorização da própria Tezuka Produções para o uso de seus personagens, agora a qualidade da revista é discutível, provavelmente será ruim mas juridicamente falando não há nada irregular no caso dessa publicação. Comprará quem quiser.

    Curtir

  12. Não sou nenhum demente e sei que foi uma piada da nossa querida Mara.. Só fiz uma observação.

    Curtir

  13. Nem chega a ser uma surpresa, é a MESMA ESTRATÉGIA que o Maurício usou para alavancar seus personagens na Itália, só que usando para isso o Ronaldinho Gaúcho.

    Curtir

  14. Não, mas qualquer um que se interesse por ele sabe das diversas homenagens, inclusive replicadas em diferentes mídias e, em época de redes sociais, re-replicadas em datas especiais.

    Curtir

  15. Adivinha quem colocou chumbinho no meu Mupy e arquitetou esse plano comercial maléfico?

    Curtir

  16. É um senhor estrategista, não?

    Parabéns, Mara. Uma das melhores categorias do blog é essa do Investigations! ;)

    Curtir

  17. Mauricio tem o seu mérito sim,mas ele deixou de ser um artista a algum tempo já,levando em conta que o(na minha opinião) melhor trabalho que saiu com a marca dele foi uma releitura de seus personagens por outros autores,enfim sendo bom ou ruim a edição de turma da mônica jovem com os personagens do Tezuka vendera que nem aguá,os leitores comuns comprariam normalmente conhecendo ou não Tezuka,fãs de Tezuka comprariam pra falar mal ou não e vai ter quem compre pela discórdia pra poder meter pau só querendo a discórdia mesmo

    Curtir

  18. Mineirinho deveria ter aulas com Mauricio de Sousa, já que o mesmo foi ex-aluno do professor Odilon.

    Grande “mancada” de morrer… ele disse isso mesmo? lol(2)

    Pois é. Falou sim rs. Mancada pode ser tanto no sentido “tinha tantas coisas para fazer, era um menino ainda” como para “porra Tezuka. Alavancou meu projeto. Agora tenho que esperar mais x anos. Era minha aposentadoria perfeita e fechava com chave de ouro no ramo empresarial. KUSO”

    Sobre “gêmeos siameses que desenham quadrinhos. Quer dizer, só um desenha quadrinhos” fiquei na dúvida: é o morto ou o vivo que desenha de fato?

    Parabéns ao Mauricio por toda a paciência e pela aula:

    “Mehor o dinheiro na minha mão (quadrinho) do que na mão de outros (animação – tezuka productions)”.

    Curtir

  19. Mas até aí essa alegação da “mancada por ter morrido” pode ser lida num viés de brincadeira, sem maldade.

    E le é artista sim, talvez o único EDITOR de quadrinhos do Brasil. Isso, claro, se você considerar o trabalho de edição uma arte. Uma boa pauta para a Mara debater, aliás.

    O que mata o Maurício é não creditar as histórias apropriadamente. Se fizesse isso, 95% ds haters dele simplesmente não teriam o que falar.

    Curtir

  20. Caramba foram 2 vezes meu comentário, isso que dá escrever nas dorgas do sono. XD

    @Seiya Né?! XD Mas na boa essa Magali ficou Sexy, mas do que muitos personagens de animês. E olha que eu nesse ponto sou igual o Kitsune XD

    Curtir

  21. @andremugen

    Um desenhava quadrinhos, o outro desenhava mangá.

    E falando do Tezuka, ele foi um pioneiro, mas não significa que suas obras sejam perfeitas. É como chamar as esquetes do Hermes & Renato, por melhores que sejam algumas, de “obras-primas do humor”.

    Curtir

  22. MAuricio de Souza morre de inveja pq os mangas tem arte e enredo infinitamente superior a dele…. Ele não consegue faze algo do nivel… Dó dos japoneses q vão tem o desprazer de conhçer TMJ…. E q o Brasil ja não tem uma fama ruim o suficiente… né! ¬¬

    Curtir

  23. Diego Miyabi, se isso aí que tá acabando com a indústria do anime no Japão, quero que façam o mesmo com a TMJ.

    Diliça.

    Curtir

  24. Fico feliz por isso, pelo menos alguem consegue transformar o quadrinho em negocio no Brasil. Pena que nao sao mais pessoas.
    Eu so acho que, para o mercado brasileiro de quadrinhos crescer, sao necessarias mais iniciativas. Na verdade, muito pouco e feito de fato para que esse mercado cresca, no brasil e la fora.

    Curtir

  25. Eu tenho um grande respeito pelo Mauricio e por isso raramente comento alguma coisa que está zoando ele.

    Porem, acredito que a única merda que ele fez na vida foi dar o aval para produzirem Turma da Monica Jovem. A grande besteira dele é querer fazer um mangá que reúne todos os gêneros e não respeitar as características base destes mesmos gêneros. Combina-se isso com uma turronice monstro que não o deixa ouvir mais ninguém (nem mesmo quem é da equipe dele), e temos o resultado que vemos nas bancas.

    Turma da Monica Jovem, fez sucesso na época pois pegou o impulso dos filmes da Disney (diga-se: Musical da Alta Escola) e o boom dos mangás promovido pela Conrad. Sinceramente, não sei como ainda está no mercado, talvez por que Luluzinha ainda não tenha saído, talvez por teimosia do estúdio, talvez por que o contrato ainda não espirou, mas com certeza não é por questões de qualidade ou sucesso.

    Para concordarem com meu argumento, basta pegar a edição (#chaterrima) de TMJ que fala de RPGs e depois ouvir o Nerdcast sobre RPGs e ver o que é uma partida de verdade, que com certeza é tudo, menos o que os personagens fizerem naquela historia.

    Eu gostaria muito que TMJ fosse algo legal e prazeroso de se ler, que fosse um mangá de verdade, que ao menos tivesse um gênero real e alguma coerência. E ainda tenho algumas esperanças de que isso aconteça. Mas para isso o Mauricio e o estúdio dele devem ouvir seu publico.

    Envelhecer os personagens não é a solução, sempre fazer cenas pífias de ação que acabam em piadas não é a solução, mandar HOMENS criarem longuíssimos tratados sobre como uma adolescente deve se portar politicamente correta não é a solução, mandar pessoas que nunca nem se quer tocaram em um videogame criar roteiros sobre isso não é a solução, idem para RPGs, idem para Redes Sociais e internet, idem para historias de fantasia medieval/espacial/mística de qualquer tipo.

    O Mauricio tem que perceber que TMJ é algo triste e amador comparado até aos mais rasteiros mangás e animes (sim, estou falando que esse negocio é pior que Saber Marionet J, é realmente triste), mas fica pior ainda quando os roteiristas querem pegar uma historia densa como Death Note ou Captain Tsubasa e transformar em uma historia de humor infantil (correspondentemente: Caderno do Riso e “sei lá o titulo, mas é uma história random do Cascão”)
    Se queria fazer uma homenagem ou uma versão, por que não pegou um anime de humor como Luck Star por exemplo?

    E antes que alguém me acuse com o velho bordão “Mas se você reclama tanto, por que não faz melhor?” eu respondo. SIM, EU FAÇO MELHOR!
    Eu estou me matando oito horas por dia em uma interminável faculdade massacrante de TI e em igualmente infindáveis e massacrantes cursos de especialização e desenho justamente para FAZER MELHOR.
    Quando finalmente for publicar uma historia ou talvez criar um game, não o farei de maneira amadora e apressada, e sim com uma equipe bem estruturada e dezenas de documentos de pesquisa, como faz meu ídolo, Ken Akamatsu, que apesar da fama de hentai, pesquisa muito detalhadamente sobre tudo que escreve (chegando ao cúmulo de ler Filosofia Oculta inteiro apenas para ter idéias de como certos golpes deveriam funcionar).

    O que eu fico mais infeliz, é que uma voz como a minha não será ouvida pelo Mauricio, e desta forma, demorará muito até termos uma historia de qualidade e originalidade produzida por brasileiros e comentada internacionalmente.

    Curtir

  26. Vai ser interessante como vão solucionar o problema de ter um personagem que troca o R pelo L em uma língua onde não existe o L.

    Alias, japones nem alfabeto tem.
    ——–

    e hey, Saber Marionet J ta muito longe de ser ruim u.u

    Curtir

  27. Eu me reservo ao direito de não acreditar em uma palavra do que sai da boca do Maurício de Souza. Eu já o peguei mentindo várias vezes, como foi naquele lance dele dier que a TMJ é o gibi que mais vende no mundo ou que em seu “próximo longa-metragem” ele utilizará a tecnologia do filme Avatar e tals.
    Também o condeno por assinar uma HQ sendo que não a desenha e nem a roteiriza, ao mesmo tempo que seus “colaboradores” se perfazem como sendo grandes “criadores” quando deveriam estar criando obras próprias.
    Bom, se bem que a dupla cassaro/petra lançaram seus gibis próprios e TODOS fracassaram nas vendas.
    Daí eu posso concluir que o “sucesso” da dupla em questão não se deve pelos seus méritos próprios mas, sim, pelo modismo que o próprio Maurício cita.

    Ao mesmo tempo, uma leitura atenta da TMJ nos oferece a possibilidade de perceber que não há nada ali que não tenha sido abordado nos gibis da Mônica de sempre.
    Altera-se o design dos personagens mas da quadrinização à construção das “gags” visuais é exatamente igual a TUDO o que fou publicado antes nos demais gibis da linha.

    Ou seja, TMJ não é mangá pois não possui as características que marcam o mangá como, por exemplo, ousadia, sensualidade, violência, drama e LIBERDADE CRIATIVA.

    TMJ é apenas uma paródia muito ruim de um tema que deu certo mas que não possui méritos próprios no que tange à criatividade.

    Pelo contrário, Maurício de Souza já declarou que não abordará temas “polêmicos” como homossexualismo, drogas ou sexo. Mesmo porque ele já havia censurado HQs reimpressas quando o Chico Bento, no original, aparece peladinho e, na “nova” versão, este quadrinho foi censurado.

    Enfim, o que o Maurício quer é dinheiro. Ele teve a sorte de uma de suas “paródias” ser sucesso de vendas.
    Mas não pense que ele colaborará para que o tema seja elevado e que os leitores mais exigentes e inteligentes sejam atendidos.

    Ele mantém a fórmula de sempre, atende apenas a grande massa de leitores conformistas e foda-se.

    Ele não é um autor, como o Texzuka, que torrava fortunas com animação.
    A fortuna que ele fatura fica pra ele e pronto.

    Esqueça a Arte.

    (e esse lance dele ser amigo do Tezuka e de fazer trabalhos com o herdeiro dele, ainda não desceu pela minha garganta, exatamente pelas lorotas que ele adora contar quando tem seus delírios megalomaníacos)

    Curtir

  28. Aliás, já fazem mais de 20 anos que o Tezuka morreu.
    Em todo esse tempo, o “mestre” da HQ brasileira, essa sumidade que não desenha e nem escreve o que publica, só conheceu o Tezuka?

    Alguém que se dizia tão vivido e tão conhecedor de quadrinhos bem que poderia ter tido contato com, por exemplo Rumiko Takahashi, Akira Toriyama ou mesmo Suehiro Maruo! (hah, duvido!)

    Mas aí que tá, o Maurício só conhece Tezuka porque o falecido passou por aqui, nos anos 80. E ainda assim o cara nunca foi visitar o Tezuka em vida. Não foi lá tomar um saquê, nem conversar com a família e nem foi no enterro do “grande amigo”. Muito digno isso.

    E o lance do mangá do Buda é outra de suas muitas lorotas, pois ele diz que iria trazer, certo?
    Mas surgem outras perguntas: ele traria por qual editora? A dele só publica coisas deles. Seus parceiros só publicarm coisas dele. Eu nunca vi o Maurício publicar uma linha dos trabalhos dos outros, ele só tem olhos pra ele.

    Quem trouxe esse mangá foi a Conrad, enquanto restou ao tiozinho aí ter mais uma lorota devidamente registrada.

    É o que acontece quando não se sabe lidar com a fama: mete-se os pés pelas mãos.

    Curtir

  29. Aliás, por que o velho Maurício vai buscar no Japão algum esquema com o Tezuka, quando aqui mesmo existem centenas de autores amadores q

    Curtir

  30. Aliás, por que o velho Maurício vai buscar no Japão algum esquema com o Tezuka, quando aqui mesmo existem centenas de autores amadores que não conseguem seu lugar ao sol?

    Grana esse cara tem pois é milionário. Sites “especializados” comem na mão dele. Gráficas, fornecedores, ele tem TUDO pra dar um apoio ao autor nacional.

    Mas quando ele fez isso?

    NUNCA!
    Eu não me refiro àqueles ilustradores de suas “graphic novels” que, aliás, são uns caras muito bons…
    Mas que o velho Maurício só usa para as coisas DELE!
    Pra divulgar os personagens DELE, para que ELE ganhe cada vez mais dinheiro.

    E é foda, tem gente aí que goza baldes todos os dias porque tem o nome no expediente do gibi do cara, passando o exemplo horrível de que “vence na vida quem diz sim”.

    Eu até entendo que isso aconteça porque aqueles incompetentes lá lançaram seus quadrinhos e fracassaram. Faz parte.

    Mas daí a colar no saco do Maurício e se perfazer enquanto ELE fica rico?

    Quando foi que ser incompetente, otário e puxa-saco virou exemplo de vida?

    Curtir

Os comentários estão fechados.