#TezukaDay – Don Drácula, a versão japonesa do Zorra Total

17 dez

Hoje é um dia muito feliz na imprensa especializada (pff). Só se for para os outros, porque fui obrigada a fazer esse texto com quase uma semana de antecedência. Cadê o direito às publicações de última hora? Cadê aquela irresponsabilidade que aprendemos na escola de deixar tudo pra em cima do prazo? Mas nada disso importa, porque hoje é dia de Tezuka, bebê!

Diversos blogs da imprensa especializada (pff) estão se reunindo hoje para celebrar esse grande autor que é Osamu Tezuka, que tem mais publicações e relevância que toda a Shonen Jump somada. Sinceramente, eu acho que o mundo tem apenas dois grandes gênios. Um é Osamu Tezuka, já o segundo é o criador da Rotisserie House do Celso Portiolli.

A série que eu vou falar não é A Princesa e o Cavaleiro, como eu queria, então e sobrou o Don Drácula. Para você que não sabe, é a história do Drácula que se muda para a Grande Nação Japonesa com a filha e o mordomo para fugir do Hellsing (não do filme horroroso, de um caçador de vampiros de verdade). No país da cultura mais rica, ele fica tentando pegar várias mulheres, mas tem uma gorda que é tarada por ele.

Fascinante, não é, minna? Quem diria que um roteiro desse primor saiu da mesma cabeça que escreveu Buddha ou Adolf, né? A série era pra ter uns vinte e seis episódios… mas só fizeram oito… e só exibiram quatro. E vocês achando que a Denise Fraga era invicta na categoria “Cancelaram meu programa!”. Don Drácula teve seus oito episódios exibidos e reprisados pela televisão brasileira mais vezes que a Record passou o Todo Mundo Odeia o Chris, e está na memória afetiva de todo mundo.

Depois de ter acesso à série dubladinha, eu percebi que ela pode ser comparada com o Zorra Total. “Mas Mara, sua gorda implicante, Don Drácula é do MESTRE! Não se pode comparar com o Zorra Total!

IKIMASU ver se você continua acreditando nisso depois de ver cinco elementos em comum:

O homem de meia idade querendo umas menininhas

Como em qualquer quadro do Zorra Total, Don Drácula tem um senhor de meia idade querendo paquerar umas moças mais novas. E o Drácula faz qualquer coisa, desde ir a uma balada quanto invadir propriedade alheia e pegar mulheres dormindo. Para fazer o Drácula parecer o porteiro Severino, falta só mesmo um bordão e a cara enrugada do Paulo Silvino.

A gorda em papel constrangedor

Como em qualquer programa humorístico do Burajiru, Don Drácula também traz a gorda no papel constrangedor. Já que gorda fica engraçada fazendo qualquer coisa, pra que se preocupar em colocar uma piada inteligente? É só colocar uma gorda! No Don Drácula a gorda delícia é a Blonda, uma mulher que é tarada pelo Drácula. No Zorra Total… bem… tem a Fabiana Karla…

A criança que sabe de tudo

Recurso humorístico mais velho que a primeira menstruação da Hebe Camargo, colocar uma criança que é mais sensata que o adulto é uma estrutura de roteiro batidíssima, assim como uma caipirinha. E a criança é desagradável e nauseante em 100% dos casos.

Musicais com mulheres nuas

Ninguém entende os musicais do Zorra Total, mas ninguém reclama também. Aqueles números com coreografias e mulheres rebolativas que lembram o Carnaval também aparece em Don Drácula na abertura. Tem até as mulatas sambando!

Piada fácil de cunho sexual

Logo no primeiro episódio o Hellsing dá uma mordida na busanfa (alguém ainda usa essa palavra?) de uma senhora. No segundo episódio o Drácula se traveste de mulher. Quem mais usa esses subterfúgios clássicos para fazer humor? O Zorra Total.

Como deu pra ver, Don Drácula e o Zorra Total são muito parecidos, e por isso podem ser comparados. E como toda comparação, eu posso falar quem é o melhor e quem é o pior, não é mesmo?

Mas, como falar mal do Tezuka? Quem sou eu pra falar que Don Drácula, um dos mangás do IDOLATRADO DEUS DOS MANGÁS, é apenas uma série mediana e que usa recursos batidos para gerar um humor que lhe causa apenas um risinho amarelado? Quem sou eu para falar que ESTA GRANDE CRIAÇÃO DO MESTRE só é bem lembrada por estar na memória afetiva das pessoas, e isso não quer dizer que seja boa? Quem sou eu para comparar uma animação, que é boa só por ser japonesa e do MESTRE, com um programa chulo e ridículo do Burajiru?

Mais do que tudo isso, quem sou eu para criticar a ENTIDADE que inventou o mangá moderno, um ser acima do BEM E DO MAL, acima do BOM E DO RUIM?

Então, segundo a minha opinião, o melhor entre Don Drácula e Zorra Total é… bem… hm…

***

JÁ CURTIRAM A FANPAGE NO FACEBOOK DO #TEZUKADAY?

Lá tem outros textos ótimos (eu não li, mas são ótimos).

Clique aqui e curta!

***

(Me siga no Twitter!)

(Já me curtiram no FACEBOOK?)

30 Respostas to “#TezukaDay – Don Drácula, a versão japonesa do Zorra Total”

  1. Rider Louco (@M_Otaku) 17/12/2011 às 12:20 #

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Nem ri -_-

    Curtir

  2. Seiya 17/12/2011 às 12:23 #

    Vou só dizer uma coisa:
    Regra dos 15 anos.
    Se cavaleiros já perdeu a validade, as coisas dele também, bola pra frente.

    Curtir

  3. Nanda 17/12/2011 às 12:49 #

    “Fascinante, não é, minna? Quem diria que um roteiro desse primor saiu da mesma cabeça que escreveu Buddha ou Adolf, né?”

    Don Drácula é uma paródia…ou você acha que ele era obrigado a produzir só obras cult e atemporais? BITCH PLEASE menos sua gorda,beeeem menos quase nada.Osamu Tezuka é sim um dos maiores pioneiros e escritores do Japão,não existe data de validade para boas obras com as dele.

    Curtir

  4. Dan Moidix (@danmoidix) 17/12/2011 às 12:53 #

    Eu poderia escrever várias coisas aqui, mas só Osamu Tezuka tem um dia!
    Tezuka >>>>>>>>> abismo >>>>>>>> abismo >>>>>>> Kurumada.

    Curtir

  5. Suna 17/12/2011 às 13:15 #

    Primeiro post do TezukaDay que leio. Eu ri. XD

    E ainda acho que qualquer coisa melhor do que Zorra Total.

    Curtir

  6. Eduardo Ketsura 17/12/2011 às 13:41 #

    Pronto, achamos da onde a Globo tirou o formato atual do Zorra Total, KD a DENÚNCIA, é plágio mano.

    Curtir

  7. andremugen 17/12/2011 às 13:46 #

    Usou boa escavadeira desta vez Mara. Ri do Drácula mordedor de bundas ( faz sentido se pensar em “preferência nacional”). Me lembro apenas vagamente de ter assistido.

    Sobre os conceitos se fosse relevar determinados aspectos, teríamos a escolinha do professor raimundo, didi, praça é nossa e até fantasia porque não:

    Mas entendo a escolhe do zorra total pelo seu grande e inexplicável tempo de existência na televisão e com sua “qualidade” apresentada que chegou a ganhar prêmio de melhor programa de comédia deste ano O____O
    em evento promovido pela globo ( ah tá U_U).

    Bem que você poderia analisar outro trabalho do Tezuka Mara.

    Curtir

  8. Davi Lau 17/12/2011 às 14:30 #

    Puxa, você assiste Zorra Total!
    Meus pêsames.

    Curtir

  9. Yllul 17/12/2011 às 14:41 #

    Ouça o som de mil rifles sendo carregados, Mara.
    Pra mim não fez muita diferença, porque não vi muita coisa dele. Mas gostava de Astro Boy (e Buda tá na minha lista pra quando eu estiver com paciência).

    “chegou a ganhar prêmio de melhor programa de comédia deste ano em evento promovido pela globo”

    Numa categoria que só tem Zorra Total era melhor por o prêmio de volta na mochila e voltar pra casa.

    OU mudar a categoria pra “programa qualquer com mulher” e dar ele pro povo do A Mulher Invisível. Só aquilo pra me fazer ver tv de vez em quando ♪

    Curtir

  10. Fire 17/12/2011 às 14:52 #

    HEREGEEEEEEE!!!!!
    COMO OUZAS FALAR MAL DE DEUSSSS!!!!
    Redima-te de teu pecaaaado e assista DUZENTAS VEZES ao novo filme de Astro Boy!!!!!

    (pensando bem, acho que exagerei um pouquinho na punição)

    Curtir

  11. tsbanimejulio 17/12/2011 às 14:54 #

    só soube do tezuka por causa da versão de astroboy e cyborg 009 de 2003 que passava no toonami, outro que gostei é metropolis, agora porque o povo venera ele tanto? acontece a mesma com o miyazaki, os caras são bons apenas, agora não preciso dar a minha vida pra defender quem fala mal desses diretores/artistas/ o caralho a 4 da grande nação

    Curtir

  12. Guilherme 17/12/2011 às 17:04 #

    ^ Primeiro a dizer que Cyborg 009 não é do Tezuka.

    Curtir

  13. At 17/12/2011 às 17:35 #

    Aí Mara você tava mesmo querendo fazer esse post??
    Foi beeem forçado, devia ter pego A princesa e o cavaleiro… Não gosto do anime mas nem assim deu pra rir.

    Curtir

  14. Ícaro "i" @I_akiba 17/12/2011 às 17:59 #

    É como disseram aí, um dos posts mais forçados da Mari Mariachi.

    Apesar de eu não gostar da comparação com o Zorra Total (por eu odiar aquele programa) me interessei em assistir o anime, só oito episódios? Sem pesquisar eu diria ter uns cem e olhe lá.
    Repetiu mais que Todo Mundo Odeia o Chris? Duvido que tenha repetido mais que Pica-pau XD.

    Curtir

  15. anachan2010 17/12/2011 às 18:29 #

    Até agora foi o único que li do Tezuka Day. Não to num dia sério XD
    Don Dracula era muito amor, mesmo tosco. Mas o episódio do tigre e do panda era de fudê, vai.
    Agora depos de hj, se ninguem mais souber pelo menos o mínimo sobre o Tezuka… =P

    Curtir

  16. The Fool 17/12/2011 às 19:23 #

    No geral, as obras do Tezuka eram isso mesmo. Medianas pra fracas mesmo.
    Palavra de quem leu A Princesa e o Cavaleiro e quando chego no final, mandou o “mestre” (pff) pra putaquepariu!
    Única coisa que o Tezuka prestou mesmo foi definir os traços.
    Mas nesse mundo, quem desenha alguma coisa que vira escola é “Deus” ( Kami pros Japas ), quem escreve alguma coisa vira…vira…
    Enfim, é isso!
    E Mara, tu não comentou que o Dr. Van Helsing mostrava as Hemorróidas pra todo mundo, mas a dublagem transformou as Hemorróidas em “Hérnia de Disco”.
    Ah, a censura! x)

    Curtir

  17. Mônica 17/12/2011 às 20:48 #

    Só conheci, ou melhor, só ouvi falar sobre Osamu Tezuka numa nota de falecimento num gibi da Mônica de 88, dendo os pêsames sobre o artista e blablablá… Como todos sabem, o Mauricio era amigo do cara e tem até uma licença para produzir um crossover com os personagens dele e a Turma da Mônica (que nunca sai, diga-se de passagem).

    Mas eu prefiro Don Drácula que Crepúsculo. Sério.

    Curtir

  18. julio 17/12/2011 às 21:00 #

    fail meu. mais foda-se o tezuka não é lá essas coisas mesmo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Curtir

  19. Diego Miyabi (@diegomiyabisama) 18/12/2011 às 01:43 #

    QUEREMOS #KURUMADADAY

    Curtir

  20. cirovisqui 18/12/2011 às 03:14 #

    Gente, não assisti Don Drácula, mas digo uma coisa. Todo artista faz algum trabalho ruim na vida. Não importa o quanto genial ele seja.

    Kuramada? pela amor de Deus, Kuramada é um desenhista medíocre que conseguiu fama com uma história meia boca que serviu pra vender bonecos.

    Tezuka criou praticamente o que sem tem por mangá hoje. Em questão estética, narrativa, e na variedade de temas, desenhando para jovens, adultos, crianças, garotas.

    Cara, se você pegar Buda pra lê simplesmente vai ficar besta com a qualidade, notará facilmente a genialidade do cara.

    Agora ele é passível de falhas, como qualquer pessoa. Se tem história ruim dele, paciência. Sempre achei essa coisa de chama-lo de “Deus do mangá” algo desnecessário e exagerado.

    Mas que o cara foi genial, e que é praticamente um “pai” de tudo quanto é variante de quadrinho e japonês, e influenciado até mesmo ocidentais, ah, isso o cara é.

    Curtir

  21. Haruhi_chan_10 18/12/2011 às 10:57 #

    Ele nem é tão grande coisa como dizem os japoneses. E estou prevendo fãs indignados querendo matar a Mara por ousar falar mal dele…

    Curtir

  22. André Luiz Maia (@AndreLML) 18/12/2011 às 11:38 #

    Eu acho que as pessoas levam a sério demais algo despretensioso. Qual é o problema do “GRANDE DEUS DO MANGÁ” ter uma história com um roteiro pouco criativo pra tentar fazer rir? Achou ruim? Move on.

    Pode não ter sido o caso de Don Drácula, mas histórias despretensiosas podem ser muito melhores que assuntos “sérios”. Por falar nisso, não li o final de A Princesa e o Cavaleiro, mas achei o mangá (até onde li, nº 8, eu acho) sensacional, com tiradas e indiretas bem legais.

    No mais, Mara, eu curto seu blog e achei as comparações com o Zorra Total engraçadas, mas o post poderia ser melhor. Moving on e aguardando outros textos seus. :p

    Curtir

  23. Pss 18/12/2011 às 12:42 #

    Acho que as pessoas continuam não entendendo a proposta do MdOM… Mas tudo bem.

    Mara, esse post saiu muito, muito fraco. Talvez por você ter tido que trabalhar num modelo que não é o seu usual (tipo, fazendo com antecedência e talz)… Não vi graça.

    Mas entendi a proposta, e adoro suas voadoras com as duas pernas no meio do peito desses que idolatram cegamente qualquer coisa (apesar do seu foco ser os que idolatram a Grande Nação Japonesa (pff) e seus derivados).

    Curtir

  24. Jasque 18/12/2011 às 14:04 #

    “Como deu pra ver, Don Drácula e o Zorra Total são muito parecidos, e por isso podem ser comparados.”

    Err, tenho minhas dúvidas quanto a segunda parte ><

    Tezuka tem várias obras, obras boas e ruins. Não usem essa para haterismo :D

    Eu nem gosto muito de Astroboy, por exemplo…

    Curtir

  25. julio 18/12/2011 às 14:34 #

    #mauriciodesouzaday, o tezukka do burajiru…..

    Curtir

  26. sheyjorgedShey 18/12/2011 às 17:10 #

    Memória afetiva é foda mesmo, =p…exceto pelo episódio do panda e do tigre, q realmente me emocionou ( na época foi tenso, era uma criança), D. Drácula era bobinho e descartavel. Não fosse do Tezuka, duvido que seria lembrado ainda. E as piadas mais fáceis de se fazer sempre são as mais preconceituosas ( não sou gorda, mas acho ofensiva esse tipo de brincadeira).

    Entretanto…. chamar o tio de “Deus” dos mangás pode ser exagerado, mas que foi pioneiro, foi, né?

    Adorei o anime e o mangá da Princesa e o Cavaleiro; convenhamos que pro contexto e pra época a história foi genial. E melhor do que muita historinha de agora que vive de calcinhas e lolicons.

    Quantos mangakás, homens ou mulheres criticaram o direito de sucessão ao trono do país? Me corrijam se eu estiver enganada, mas isso lá é bem transgressor… teve um mangá que falava sobre como o Japão fodeu com a China mas a obra e não foi pra frente; enquanto isso, mangás com calcinhas de menininhas de 6 anos conseguem ser vendidos…

    Enfim, todo país tem os seus esqueletos no armário, com o Nihon não é diferente. Quaaase concordo com esse teu post de hj, mas ainda acho o Zorra pior, hauahuaha.

    Curtir

  27. The Fool 18/12/2011 às 18:02 #

    Prezado, vc leu o mangá até o fim MESMO ou só viu o anime?
    Se vc só assistiu o anime não sabe da CAGADA sem precedentes que o Tezuka fez!
    E olha que ele é o Kami, né?
    Kami com pé-de-barro, quer dizer!

    Curtir

  28. flasHQ 26/12/2011 às 20:29 #

    Queeeeeee é isto????

    Fala mal da minha animação favorita ever?

    Não canso de rever esta obra prima, sem falar que muitos dos 8 episódios são dramas fortes e até assustadores, analise rasa e sem noção esta sua, sem falar que nem considerou a ótima e carismática dublagem…

    Dom Drácula é exemplo de uma época magica da TV Brasileira!

    Curtir

  29. The Fool 26/12/2011 às 22:30 #

    @ Flash HQ: Prezado não entendeu o post, devo crer.
    O mais de oito mil, de maneira genial falou de uma obra do Tezuka, como bem lembrado pelos organizadores do Tezuka Day na internet.
    MAS, era muito fácil fazer uma postagem baba-ovo do Tezuka, falando bem dele e por aí vaí. Pode ver na página do Tezuka Day no Facebook,vai lá checar os links!
    Ora, o Mais de Oito Mil é um blog de anime, mangá e de zoeira!
    E a verdade é que TODOS OS ÍDOLOS DEVEM SER CONTESTADOS!
    E quanto tu contesta Osamu Tezuka e AO MESMO TEMPO mostra como nosso humor é velho, gasto e sem-graça, você cria postagens como essa.
    Entendeu? Se quer ler gracejos pelo defunto, vai no Facebook e leia as postagens de lá.
    Agora vir aqui e falar “Ai, porque vc não faz assim?” é demais, né?

    Curtir

  30. El Tomato e a super fã 22/02/2014 às 21:45 #

    Idiota, cara na minha opinião esse não é uma anime ruim cara! É um anime que realmente tem sertões episódios fracos, mais o resto são realmente incríveis (na minha opinião) por que falam coisas realmente positivas e passam bons exemplos como as palavras da sangria (chocola) no episódio do panda e o tigre, passa uma mensagem legal dizendo que os seres humanos só valorizam o que conhecem e consideram bom, o que foi no caso do panda, começaram julgar mal o tigre e querendo proteger o panda mesmo o tigre sendo inocente já começaram a pensar mal dele, então o panda se mata para salvar a vida do amigo tigre. Essas são mensagens boas, e também no episódio 8 em que a filha oferece o próprio pescoço para o pai que estava quase morrendo de fome como prova de amor, e o Don Dracula não queria “pegar as mulheres” ele queria sugar o sangue delas o que não tem nada a ver, o nome da da garota é blonda e ela exigia que Dracula chupasse novamente seu sangue. Então antes de criticar o desenho VEJA ele, o máximo que essa idiota fez foi ver dois minutos de um episódio ver uma resenha na internet e começar a falar mal sem nem conhecer ignorante! Quando vi o anime achei ótimo e emocionante na maioria dos episódios e nem sabia que era do Tezuka! Apreenda que nem todos que estão aqui são por causa do Tezuka e sim pelo anime! Sua postagem foi forçada ignorante idiota sem criatividade alguma e o pior MENTIROSA vc não sabe nada dos desenho a já vem falando mal com agressividade me poupe!

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: