Aleatoriedades

O Papel das Editoras de Mangá do Brasil

Nossa, Maracutaia, que título profundo. Você vai deixar de ser uma gorda escrota e vai começar a falar sobre a função social das editoras de mangá no Brasil? Agora sim fiquei surpreso. Finalmente você vai falar sobre o papel que uma editora desempenha nesse mercado tão confuso

Ah… na verdade eu ia falar do papel que as editoras usam para imprimir os mangás. Olá minna!

Se você tá dando F5 no site de scan pra ver o novo capítulo de Naruto e não ficou sabendo das notícias, houve uma certa polêmica a respeito da Editora JBC e o papel utilizado em Kobato. Como já me chamaram de Datena da Imprensa Especializada (pfff), quero as IMAGENS NA TELA!

Ah, as imagens eu roubei na cara dura do Panino Manina. Se você for ver, o papel está meio transparente, não é minna? Até eu, que não percebo esse tipo de detalhe, reparei que as páginas dos mangás estão mais finas.

Isso foi o começo da discussão #VergonhaJBC, e serviu de lenha para os fãs das outras editoras começarem a falar “chupa seus trouxas, a minha editora é muito melhor”. Desculpa, mas acho que não recebi o memorando que avisa a transformação de editoras em times de futebol a ponto de precisarem de torcedores. Eu acho que a única torcida que elas precisam é uma torcida de orelha.

O ponto é que a JBC tem um papel ruim e a Panini é a melhor do mundo né? Se é isso, quero IMAGENS NA TELA (Roubadas de novo do Panino)!!!

Dá pra ver que tá rolando uma competição para quem oferece o menor custo-benefício ao leitor. E a disputa tá pau a pau entre as duas editoras.

A nossa imprensa especializada também deu suas declarações sobre os acontecimentos, como o blog Anikenkai:

Olha, se insistisse um pouco mais esta declaração infeliz seria promovida à primeira divisão da categoria. Não importa a justificativa, mas alegar que um aumento de 50% no preço não faria diferença para um leitor médio significa apenas que a pessoa tem tanta noção de economia quanto o governo da Grécia. É a velha mania de todo mundo achar que É o leitor médio.

O ponto é que é os mangás deram uma aumentada de preço, saindo dos 10 reais e indo em direção aos 15 reais, e a qualidade caiu para todas as editoras. O papel da JBC e da Panini estão quase transparentes e os da Newpop estão tão transparentes que nem enxergamos eles nas bancas. Ou seja, não serão os 15 reais que vão melhorar a qualidade dos mangás. No máximo voltaria ao que tínhamos antes, e que é longe do que é esperado.

Escrevam o que eu digo. É IMPOSSÍVEL oferecer um mangá de qualidade a 15 reais. Um título famoso, com distribuição decente, papel branquinho e uma qualidade que justifique 15 reais.

É IMPOSSÍVEL…

…É IMPOSSÍVEL para a PANINI e a JBC.

Parabéns, L&PM, finalmente uma editora séria no mercado de mangás!

***

(Me siga no Twitter!)

(Já me curtiram no FACEBOOK?)

65 comentários em “O Papel das Editoras de Mangá do Brasil

  1. [ Ironia On ]

    JBC e Panini: Deitados em berço explêndido!
    E sem obrigação alguma de melhorar!
    *aplaude*

    [ Ironia Off ]

    Curtir

  2. Bem vindos a nossa sociedade de consumo onde a qualidade e os custos caem mas o preço aumenta
    Isso não é só com mangás, boa parte dos produtos hoje em dia estão com essa tendencia, infelizmente

    Curtir

  3. Tapa na cara… do universo.
    A piada coma Newpop e o “estou vendo algo no fundo” foram épicos.
    E aumento de 50% não fazer diferença é sacanagem… Para quem não saiu do fundamental: com o dinheiro que você compra três volumes de manga, você passaria a comprar dois. Para quem já trabalha: tem gente que depende do dinheiro dos pais para comprar mangas. BTW, tem outras coisas que você pode fazer com o seu salário, sabia?

    Quanto ao vídeo da L&PM, adorei como a mulher segura os mangas do lado certo e abre sem medo de as páginas se espalharem do mesmo jeito que as cartas Clow.

    Curtir

  4. Acredito que Panini e JBC devem trocar de gráfica URGENTE! Por do jeito que está todos nós compradores e consumidores fiéis de mangás vamos ser cada vez mais prejudicados pela má qualidade da gráfica que cuida da produção das páginas!

    Curtir

  5. Eu imaginei qual seria o final…
    Enfim… muitos podem falar que a LePM é uma editora de livros, tem caixa para usar um papel melhor, melhor condição de distribuição e tal, mas isso seria verdade no caso da JBC. A Panini para quem não sabe é uma editora grande, multinacional.

    Devo dizer que eu fiquei surpreso por Sora ter o MESMO papel de Kobato.
    Eu quase não compro mangá, e quando compro acaba sendo da Panini. Sempre diziam que a qualidade dela é melhor e isso parecia ser verdade. Pensei que se manteria, mas ao comprar Sora e ver aquele papel transparente, percebi a mudança. Junto eu comprei NHK #6, e ele também está transparente. Não sei se o volume #5 também está assim porque ainda não tirei do plástico, mas até o #3 ele não tem transparência nenhuma. O papel é outro, eles mudaram o papel no meio.

    É interessante notar que as duas editoras usam os serviços da mesma gráfica.
    E eu tenho feito pesquisa sobre papel e buscando informações descobri algumas coisas. Não posso fazer algumas afirmações porque não tenho como provar, mas digo, o papel foi mudado sim. Não esperava que a Panini fosse fazer o mesmo, mas no caso da JBC foi uma grande malandragem que a Panini pode ter visto e resolveu experimentar.
    O pessoal ficava perguntando: “Qual a gramatura desse papel? A gramatura não diminuiu?”.
    O que o Marcel responderia? Que não, a gramatura não mudou, e é aqui que está a pegadinha. Ele disse a verdade, a gramatura é a mesma do anterior, mas o papel é de outra marca, mas barato e de menor qualidade. Então eles não mentem mas omitem a verdade.

    Não é apenas questão de usar gramatura insuficiente, que em alguns casos destrói a harmonia da arte de algumas séries. Estão realmente usando o material mais barato disponível no mercado, não sendo apenas questão de padrão.
    Que eles tem dificuldade de orçamento nós entendemos, mas deveriam saber o resultado que dá quando você escolhe a pior matéria prima para seu produto. Ao invés de fazer melhor e agregar valor, está justamente diminuindo o valor.

    No caso da Panini teve outro problema.
    Margens.
    Se repararem nas bordas das páginas, verão que os quadros mantém uma certa distância do final da folha. Isso não era para acontecer segundo o Dih, e pode ser também parte do culpado dos moirés da Panini.

    Eu não ligo realmente para a qualidade inferior do mangá nacional, mas antes ainda tinha um padrão aceitável. O ponto que chegou agora não tem como piorar mais, e além disso, está SIM prejudicando a arte das séries.

    Curtir

  6. Só tenho um adendo sobre a ideia de a JBC e Panini mudarem o formato para a melhor.

    Mesmo que a qualidade física melhores até o ideal, continuaria sendo vendido em banca, certo? Para o mesmo público de sempre, certo?
    Imaginal o catálogo atual das duas editoras nas livrarias, e em qualquer outra loja que tenha um cantinho de livros e quadrinhos?
    A quase totalidade do catálogo é BOBO demais para isso, tem que ficar em banca mesmo, porque é ali que está seu público.
    A LePM não está começando com esses dois mangás atoa não, são material que cabem muito bem em livraria, pois mesmo tendo apelo com gente jovem também tem apelo igual ou maior com gente mais velha, adultos.

    Curtir

  7. “e se realmente pesa é bom começarem a reavaliar se gastar dinheiro com mangá está valendo a pena”

    Puta merda. Que coisa mais arrogante e elitista. Quer dizer que mangá de qualidade só deve ser restrito a quem tem condições de pagar caro? Coisa mais estúpida. O carinha que escreveu essa foi muito infeliz.

    Será que é pedir demais que, se uma editora se comprometeu a fazer um mangá X por preço baixo, que se comprometesse com a qualidade do produto tb? Como foi mostrado no fim do post, impossível não é.

    Agora, se pra algumas editoras é impossivel manter o mangá com qualidade alta e preço acesível, que pensassem nisso antes e colocassem o mangá nas bancas com o preço nas alturas desde o começo, mas com qualidade boa também, assim não estariam fazendo o consumidor de trouxa.

    Curtir

  8. Quanto ao vídeo da L&PM, adorei como a mulher segura os mangas do lado certo e abre sem medo de as páginas se espalharem do mesmo jeito que as cartas Clow. [2]

    Não vejo a hora de ter o meu Solanin em mãos *o*!

    Curtir

  9. “Puta merda. Que coisa mais arrogante e elitista. Quer dizer que mangá de qualidade só deve ser restrito a quem tem condições de pagar caro? Coisa mais estúpida. O carinha que escreveu essa foi muito infeliz.”

    Entendo o que você e o Did querem dizer.

    Realmente tem muita gente que esperneia em falar de aumento, que não vai conseguir comprar “tudo que quer”.
    Acho que para esses casos tem razão sim. Se o dinheiro quer curto e você torra ele em mangá, se chegou ao ponto em que você fica frustrado de não conseguir comprar tudo o que quer, é hora de parar para reavaliar seu gasto. Primeiro veja os mangás que você quer realmente acompanhar e compre eles. Segundo, não tem mais nenhum conhecido que compre? Podem comprar juntos séries separadas. Terceiro, já comprou o feijão e arroz do mês? Sério, tem coisas mais importantes para se gostar o dinheiro, ainda mais quando se fala tanto de que tem que ter “apelo popular”. A população precisa de mais livro didático, não consumismo escapista.

    Curtir

  10. Qnd finalmente a panini traz um titulo que eu gosto mt e que nao esperava que tivesse por aqui, ele vem com paginas transparentes… pode parecer exagero e tal, mas pra gnt, fã da serie, é mt frustrante tu abrir o manga e ver as paginas daquele jeito =\, mas pelo menos o mangá começou a ser publicado por aqui, e conta com uma ótima tradução, agora é torcer pra que as paginas melhorem!

    Valeu Mara, ótima matéria! ^^

    Curtir

  11. olha tem tentas opinioes que chega ser dificil dizer algo mas vou fala mesmo assim primeiro com cordo dom reavaliar se esta mesmo valendo apena segundo tambem comcordo que os mnagas passem a serem teimestrais terceiro gostaria que a panini & jbc mudasem de grafica urgente pois me parece que o problema maior e a grafica no moneto & a folha claro quanto a new pop li no jbox que eles iriam lançar alguma coisa este mes vcs esqueceram da conrad e quanto essa L&PM eu ainda nao sei sempre se começa com material bom mais depois e que e o problema sera que eles iram manter essa qualidade em todos os seu titulos bom voltando ao asunto do dinheiro sao 5 editoras e varios titulos e todos querem compra varios e varios titulos diferentes e isso acaba sendo um gasto muito grande entao a ideia de ver os titulos mais importantes por mim esta otima foi uma boa dica para todos

    Curtir

  12. Enquanto as editoras novatas (no mercado de mangás) vem com uma qualidade praticamente perfeita e preço acessível, as veteranas estão aumentando o custo e poupando qualidade. Só no Brasil mesmo.

    Curtir

  13. Uma coisa que eu esqueci de mencionar no meu comment é que, no fim das contas, todo mundo age assim:
    “MAS QUE PORCARIA DE PAPEL, A EDITORA SÓ PODE TÁ BRINCANDO COMIOLHA, SAIU MAIS VOLUME!” *corre pra banca*

    E roflmao pela decepção do Professor Odilon.

    Curtir

  14. falou falou e não disse nada…
    assim como os mangás tem problemas os blogs brasileiros tem esse problema de falar e não dizer nada, e os leitores, tadinhos, adora puxar o saco do texto, se o autor escreve OOOOOOO peidei hj, vem um bando falar que tá certo, tem que peidar mesmo, perda de tempo :/

    Curtir

  15. Está na hora de fazerem uma CPI dessa gráfica maldita que as duas usam (o nome é estranho, não me lembro qual é, a preguiça me impede de dar 15 passos para olhar no mangá), porque o papel pode até ser problema da editora, mas quanto as bordas a gráfica também deve ter um pouco de culpa.
    Karin que é tão simpático está emoldurado por sobra de papel.
    Vejam no site do Did – http://www.mbbanikenkai.com/?p=2598

    @enma ai
    Está difícil de encontrar os mangás da Conrad nessa volta.
    A merda da minha cidade não tem mais livraria, nem loja de quadrinhos.

    @Guilherme
    O pessoal quer comprar de qualquer jeito, o importante é vir. Boicotar não vai ajudar ninguém, o ideal é comprar e opinar mesmo, e rezar para a editora ouvir.

    Curtir

  16. Tenso estas transparências. Até os meus mangás de rurouni kenshin da jbc ( muitos anos já…..amarelados xD) e de rayearth não possuem isto tão definido….e olha que é o rurouni de 100p que custava antes 2,90.

    Sobre mangás a dica é simples: sebo. Pelo menos por aqui em Curitiba
    sempre consegui completar minhas coleções e pagando um preço bem acessível. Que o diga a minha de fma: no mínimo foi 60% de economia fora que 35% deles estavam ainda plastificados. Chega o final de ano e faço o arrastão nas sebos. Costume estranho este: “pessoa compra, lê duas vezes e já vende 75% a menos do valor pago”. Ou ganha de “presente, brinde ou sorteio de evento”, não curte e joga lá. CDZ era campeão nesta categoria hahahahaha.

    Desde os primórdios a qualidade da jbc de certa forma se encontra estagnada. Isso foi até comentado pelo Gyabbo se não me engano.

    Sinceramente: jbc não se compra na banca, mas no sebo mais próximo de sua casa.

    Curtir

  17. @Mai Shiranui
    Falar o quê? O povo até se recusa a aceitar o fato de que está muito ruim, e pagando caro por isso.

    A única coisa que precisa dizer é que não vale o que estão cobrando.
    Quer algo à mais?
    1- Papel de gramatura muito baixa.
    2- Trocaram a marca do papel por outra mais barata. Resultado = transparência.
    3- Tradução e adaptação questionável. Volume dois de Evangelion te a seguinte frase “quer levar um lero com você”. Briggs novamente? http://yfrog.com/hsezdiaj
    4- Papel cortado no tamanho errado.
    5- Papel manchado.
    6- Efeito moiré.
    7- Não cumprimento de prazos de distribuição.
    8- Mesmos gêneros safados de sempre.
    9- Comunicação falha ou inexistente.
    10- Informações duvidosas.
    11- Nos tratam como trouxas.

    1- Usem a gramatura mínima que a arte pede.
    2- Não usem a marca mais barata do mercado.
    3- Para de fanfarronice Briggs.
    4- Cobre da gráfica e exija uma nova impressão.
    5- Cobre da gráfica e exija uma nova impressão.
    6- Cobre da gráfica e exija uma nova impressão.
    7- Planejem periodicidade bimestral e trimestral alternando as séries para não ter que distribuir tudo de uma vez todos os meses.
    8- Apostem em outros gêneros e públicos para não encurralar o mercado.
    9- Coloquem pelo menos o faxineiro para ler e responder os mails de vez em quando, além de deixá-lo bem visível no site.
    10- “Manga’s” são só em preto e branco.
    11- pau no cu da edição especial.

    E por aí vai.
    Só podemos nos virar com o que temos e dizer o que achamos que está errado, o resto é com as editoras.

    Curtir

  18. enquanto isso na panini italiana colocam até a típica orelha dos mangás (olhe lá por volta de 3:00

    Curtir

  19. Olha, a L&PM nunca usou papel higiênico em nenhuma das suas publicações até hoje, porque usaria nos mangás?

    Curtir

  20. “8- Apostem em outros gêneros e públicos para não encurralar o mercado.”
    Eles tinham que apostar mesmo, Yaoi e Yuri mesmo, tirando as novels de gravitation e blood honey, so tem as versões censuradas de Gravitation e Utena, tá que ainda há mto preconceito com esses gêneros, mas tb há mto fans, eles tem que arriscar. Mangá de esporte não conheço nenhum que ta sendo publicado no Brasil (posso não estar lembrando, mas deve q e pq se tiver nao sao mtos, e air gear pra mim não e de esporte…) e aposto q se bakuman não fosse dos mesmos criadores de death note, talvez, nem estaria no Brasil, por não ser aqueles mangá que só tem luta…
    Enfim, preciso de um cartão de crédito internacional e melhorar meu inglês pra não ficar tão decepcionado por não ter mangás de outros gêneros ;(

    Curtir

  21. ah, alguem sabe que site ta vendendo solanin (que o frete nao seja tao caro como e da livraria cultura e da saraiva)? parece ser mto bom alem do que a L&PM fez um otimo trabalho estético, e tenho certeza que também fez uma otima tradução

    Curtir

  22. Panino Manino, é isso mesmo, a gramatura é a mesma, mas o papel está diferente. O papel é feito de celulose, eles devem estar colocando outro componente para “aumentar” a receita de papel. Em consequência disso, as fibras de celulose ficam mais afastadas, e o papel fica transparente.

    Curtir

  23. Quando mangá não era “mania nacional” os títulos saiam em torno de 4R$ agora que supostamente está vendendo, saem em torno de 13R$ com uma qualidade que beira o ridículo.
    Mais ou menos três vezes os preços anteriores…
    Na boa, há algo de podre no reino da Dinamarca.
    As editoras deveriam no mínimo explicar melhor o aumento gritante. Alguém aí sabe de alguma que tenha feito uma justificativa séria?

    Curtir

  24. 1945 da Newpop saiu com um papel mó bom, mas o preço também foi mais salgado (se não me engano na faixa dos 20 reais, me corrijam se estiver errado), mas convenhamos, com a inflação e tudo o mais, 5 reais não faria mesmo muita diferença (e como o cara falou, se faz é melhor repensar na compra dos seus mangás).

    Curtir

  25. caralho q video foda, não sou fã de mangás, mais esses da l&pm me encantaram..

    Curtir

  26. @hiroki Achei vendendo na Saraiva, Livraria da Folha, Livraria Cultura e na Livraria da Travessa
    Nessa ultima o frete é grátis!
    Mas o da Cultura não tá caro não, pra mim deu 4 reais ‘–‘

    Curtir

  27. Legal todo mundo discutindo o assunto e tals, mas cadê as editoras fazendo um esclarecimento acerca disso tudo? Mas eu falo de um esclarecimento de verdade, não de desculpinhas.
    Esse pensamento e estrutura “fazemos, mas de qualquer jeito só porque é mangá/anime” é o que ferra com todo o mercado nacional, seja as editoras de mangá, sejam as emissoras, sejam os eventos de anime.

    Curtir

  28. A gráfica não mudou o papel sem o aval das editoras, né? Fica essa má impressão de que jogaram pra ver se a maioria aceitava, porque mesmo com tanta gente reclamando, outros tantos vão comprar assim mesmo e ainda dizendo que é pra ajudar o mercado. –‘
    Se o custo-benefício não tá valendo à pena, basta não comprar. Eu queria Kobato, mas com esse acabamento ridículo, prefiro guardar meus R$11 pra algum outro título que não esteja tão avacalhado.
    Aumentar o preço não me garante qualidade, mas pra quem 5 reais faz muita diferença, é porque tá na hora de aprender à selecionar o que compra.

    Curtir

  29. A JBC e a PANINI sempre inovando, agora podemos ler o mangá sem MUDAR DE PAGINA!!!

    Curtir

  30. Fiquei muito contente com a notícia de que a L&PM iria investir e publicar mangás no Brasil, também fiquei feliz porque ela vai trazer um “novo” conceito: mangás maduros com foco nas para as livrarias. Eu sei que a Conrad e a JBC já tentaram isso e tiveram resultados tímidos, mas nos EUA a maioria dos mangás publicados por aquelas bandas são lançados assim e tem hoje muita aceitação (de adolescentes e adultos), muito mais do que se tivesse alocado exclusivamente em comic shops.

    A L&PM mostra que sim, é possível publicar algo de melhor qualidade sem aumentar tanto assim os custos.

    Curtir

  31. @Panino Manino Quando eu disse que todo mundo agia daquele jeito, comprando o manga independentemente da qualidade, quis dizer TODO MUNDO mesmo, eu incluso. XD
    Não sou nenhum rebelde.

    Curtir

  32. @Suna
    Creio que a impressão seja feita por encomenda não é?
    A gráfica apenas fazer segundo o pedido que lhe é solicitado. Assim como a editora tem que dar para agráfica os desenhos a serem impressos, ela tem que especificar além da quantidade o formato, que inclui tamanho, papel, tinta, segundo a gráfica tem disponível pelos seus fornecedores.

    @Guilherme
    Eu só comprei para falar mau mesmo.

    Curtir

  33. Só pra constar: nem o papel da revista mad era assim. A lei do vamos fazer nas coxas nesse meio me enoja, leitores sérios fazem boicote de joças assim.

    Curtir

  34. Só para deixar claro, eu não comprei Kobato, mas só porque a série não me interessa mesmo. Meu último comentário pode causar a impressão errada, eu quis dizer que continuo comprando as séries que eu já acompanho normalmente.

    Curtir

  35. Se as editoras interagissem com nós tudo seria amenizado pelo menos.
    Se a imprensa especializada se unisse será q conseguiriam fazer um boicote (o mes sem mangá, se quiser no mes seguinte compra, mas nesse ems ñ, só pra meter pressão)? Eu ajudaria e meu bolso agradeceria.

    Ou então fazer um debate entre representantes de cada editora (kkkkk’)

    Mas q a qualidade tá horrível, ah, isso tá. E olha q a JBC ainda tem patrocinadores.

    Curtir

  36. Acho muito lindo certos comentários…

    Mas, só existe uma forma da coisa melhorar e, por incrível que pareça é…

    Deixar de comprar. Alguém já cogitou isso?

    Não. Então não adianta, porque a “porcaria” vai continuar.

    Sandra Monte
    http://www.papodebudega.com

    Curtir

  37. Eu comprei Kobato porque tinha interesse, sempre achei simpático desde que o Clamp começou a publicar a sério, mas comprar assim desanima.
    Se eu importar, vai me custar só uns 30% a mais, além de que terei a coleção completa bem antes de terminar a publicação aqui. O valor a mais vai valer a pena pela qualidade.

    E não vejo porque as editoras não deveriam temer a importação.
    Nesse país, quando o consumidor está insatisfeito com o preço ou qualidade de um produto ele importa. Isso é cultural desde a reserva de mercado décadas atrás.

    Curtir

  38. Olha, essa foi uma excelente notícia! Mais uma editora entratá no mercado o que aumentará a competição por compradores e forçará a barra dessas editoras cretinas que publicam papel sujo (e papel de má qualidade, ainda!).
    Eu vinha bastante decepcionado com o mercado editorial de quadrinhos japoneses, piorando cada vez mais a qualidade do material; o pessoal acha que isso é de hoje, mas isso já vem desde a época de CDZ na Conrad em que a segunda edição veio com menos páginas, sem aquela página com personagens e resumo da história, sem os nomes originais dos golpes, sem notas de rodapé e um caminhão de propaganda. Eu sempre gostei de comprar os quadrinhos na banca, mas a cada alta nos preços eu via mais uma coleção ter que ficar imcompleta. E, francamente, galerinha, aumento de preço com QUEDA de qualidade e nem uma porra de uma justificativa é meter muito na de bunda de vocês, vocês são muito bobos em comprar os títulos desses caras. Não é questão de gostar do título X ou do título Y, é questão de que a sua compra representa a sua APROVAÇÃO da merda que eles estão fazendo. Aí você vai e mês que vem compra de novo, e compra de novo….assim eles vão baixando cada vez mais a qualidade do produto, aumentando cada vez mais o preço, te fazendo cada vez mais de trouxa e maximizando o próprio lucro!
    O último mangá que eu comprei foi um volume daquele Tenjho Tenge…o preço da época já era 11 mangos e o que eu tenho aqui é um volume que as páginas já estão amarelando e tradução…DELE. Pra fechar achei o título em si uma xaropada e parei mesmo de comprar.
    Hoje em dia eu tenho um emprego razoável e poderia mesmo comprar…talvez uns 10 títulos por mês, mesmo a esse preço absurdo, mas não tem jeito de pagar um preço desse por um produto tão porco!!

    A L&PM pocket por outro lado está a anos no mercado publicando grandes títulos literários a preços acessíveis, qualidade legal e eu tenho um volume de Otelo aqui que até ganhou um prêmio de qualidade de tradução. Acho que se eles chegarem com força no mercado vai ser um tremendo golpe pra esses mafiosos e yakuzás que estão nadando na grana da molecada ingênua. Desejo sucesso a empresa, e vou comprar esses títulos aí assim que vê-los nas bancas.

    E vocês, pessoalzinho: PÁRA de comprar essa merda, nego tá botando na sua bunda e você tá pagando por isso!

    Curtir

  39. so to comprando episodio G pq tinha as 10 primeiras e quero a coleção completa, e pode crer que até a conrad tá entrando nessa putaria.
    esses mangás da L&PM parecem interessantes, vou dar uma lida sobre e talvez começe a comprar pq é esse tipo de serviço que deve ser recompensado.

    Curtir

  40. Eu concordo com a Sandra Monte, se todo mundo nao compra-se mais nenhum mangá durante uns 3 meses ou mais e continua-sem a reclamar e pedindo melhoras e tal ( tipo uma protesto mesmo).

    Porque desse jeito vamos continuar comprando e nao vai melhorar em nada prova disso e que os mangás vem tendo sempre reajustes de preço e a qualidade continuava sempre a mesma, só mudava tamanho e quantidade de paginas só.

    Se continuar assim estou pensando seriamente em parar de comprar.

    muito triste e desanimador, fiquei tao irritado com kobato que nao terminei de ler e nem estou com vontade de terminar afff

    chegamos no fundo do poço mesmo.

    Curtir

  41. Passei numa banca de jornais aqui em SP,hoje.
    Peguei dois mangás da JBC, Neon Genesis Evangelion – Edição Especial e Fairy Tail.
    Qual não foi a surpresa ao notar que o papel de Evangelion está diferente e Fairy Tail está seguindo o padrão Kobato de qualidade?
    Plus, assaz curioso ( pelo menos pra mim ) eu não achei informações na revista de onde é a Gráfica que trabalhou nos dois títulos citados.
    Estranho, não?
    Ao que parece a estratégia é piorar o papel de uns títulos e deixar o papel de outros melhor?
    Ou será que entendi algo errado…?
    Ah, as dúvidas!

    Curtir

  42. E eu preferiria pagar 15 reais nos mangas com qualidade do que gastar R$10.90 em uma BOSTA como esses que estao sendo fabricados.

    e ainda negima que era R$6,90 agora é R$7,90 naquele tamahinho,voces podem achar que estou sendo muito mão de vaca, mas esse formato nao tem nada que possamos dizer que tenha que ter um aumento no valor porque nao tem nenhuma MELHORA NO PRODUTO nenhuma mesmo continua a mesma qualidade.

    sei la estou dismotivado mesmo muito mesmo com tudo isso.

    Curtir

  43. O mais bonito, é ver o Del Greco falando no Facebook que é o mesmo papel de sempre e que o povo tá de frescura. Neste caso, a Xuxa tem umas palavras para uma tal de Cláudia que também servem para o Del Greco.

    E quem diz que a Panini é mil vezes melhor, deve estar e brincadeira. O caso da Panini chega a ser até mesmo PIOR que o da JBC. A JBC é uma editora que pode ser considerada de fundo de quintal, a Panini não. E só quem já viu uma edição de mangá da Panini Italiana vê o desrespeito desta editora com os Brasileiros. Nos outros países ela trata mangás como se fossem livros, porque aqui, no Brasil, ela trata como se fosse lixo? Só porque é pra Brasileiros?

    “Mas lá fora a Panini tem outro público”

    Não, não tem. O mesmo adolescente que compra Mangá na Europa é o mesmo adolescente que compra Mangá aqui no Brasil.

    Editoras no Brasil são circos, mangás são as piadas, e os leitores são os palhaços.

    Curtir

  44. A Panini da Itália é a Panini da Itália.
    A Panini do Brasil é a Panini do Brasil.
    O lucro vai para o mesmo lugar,mas em cada caso são equipes completamente diferentes.

    Sobre parar de comprar, “boicotar”, não cola.
    Tem gente que não tem outra alternativa, vai comprar com desgosto mas ainda vai.
    Mas mesmo assim, essas pessoas estão diminuindo em quantidade a olhos vistos, basta ver a “moda” de importar mangá está se espalhando rapidamente. Devido ao volume de pessoas perguntando, de tempos em tempos os blogs postam um guia rápido de como importar, e o Did está até fazendo postagem com lista de compras em promoção.

    Começa devagar, primeiro importa só um ou outro para complemente, mais tarde já está consumindo mais importado do que nacional. E quando isso acontece é um caminho sem volta. O leitor não mais se vê refém da editora nacional, ainda desdenha dos mangás nacionais e faz questão de falar isso para outras pessoas.

    Curtir

  45. Nada mudará por um exemplo de mercado bem mais explorado:

    Carros envolvem milhares de reais e tem a mídia sempre dizendo o quanto a qualidade dos nacionais é ridícula em comparação aos importados, mas algo muda? Não
    Não muda pois o povo compra.

    Tomem isso como exemplo, enquanto não existir boicote, a qualidade persiste.

    Curtir

  46. Carros tem imposto de importação que faz ficar ainda mais caro e mais um monte de imposto e tarifa adicional, ao contrário de mangá e livro que são isentos de impostos de importação.

    Curtir

  47. ultimo mangá com ediçao e acabamento decente que comprei foi hetalia, mas eram 20 ”real”

    num mangá periodico, nao pagaria isso ,no maximo em 8 ou 10 volumes.

    alias, ja estou parando de comprar , prefiro baixar e nao ter problemas ao ver que gastei puta grana em algo sem qualidade.

    Curtir

  48. é impossivel pra JBC um mangá de qualidade por 5 reais??? e o relançamento de LOVE HINA? to comprando, por 14,50. capa bem feita, papel otimo e branquinho, melhor mangá que ja comprei, JBC melhor editora ^^

    Curtir

  49. Vim do futuro pra dizer que a presença da L&PM é tão expressiva quanto… é… tá, eu não sou nesse tipo de piada.
    Enfim, a JBC e a NewPOP melhoraram absurdamente, novas editoras entraram, enquanto a Panini continua a piada que é

    Curtir

Os comentários estão fechados.