Aleatoriedades

Pedaço de Revolta Transparente da Semana

A JBC lançou Kobato, mais um mangá daquelas senhoras do Clamp, aquelas que são especialistas em fazer mangás adornados por fumaças de incenso e criaturas mitológicas japonesas que seu amigo otaku A-POS-TA que manja tudo.

Muitos começaram a protestar no Twitter contra a editora JBC ter usado um papel que é um pouco menos transparente que aquela folha vegetal que você usava para trabalhos de Geografia. Eu, que não consumo Clamp, não consumo porcaria e tenho aversão a transparência estou cagando para toda essa história, mas uma manifestação em particular comoveu o meu coração.

O blogueiro Panino Manina, do Subete Animes, sambou na cara de todos os revoltosos fazendo O MELHOR VÍDEO-PROTESTO DE TODOS OS TEMPOS.

Ikkimasu ver IMAGENS na tela!

Recebeu, dominou, chutou e é GOOOOOL do time do Constrangimento contra o time da JBC. Mas o que seria isso? Seria um protesto silencioso contra a corrupção no futebol? Será que é uma homenagem à dona Armênia que queria tudo na chon? Ou então um viral da nova cor Cobalto de esmalte? E se o Panino fizesse isso com um mangá da Panini, teríamos um vídeo do Kuroi chorando para a câmera dizendo “Leave Panini alone!!!”?

PARABÉNS A TODOS OS ENVOLVIDOS! Aguardo ansiosamente novos protestos!

***

(Me siga no Twitter!)

(Já me curtiram no FACEBOOK?)

44 comentários em “Pedaço de Revolta Transparente da Semana

  1. Que rápida você em Mara =P, tio Panino mostrando o loco que ele é, foda demais =P

    Curtir

  2. Com direito a Hashtag: #VergonhaJBC

    Dizem q reclamr em redes sociais é masi eficaz. Se bemq nesse caso SÓ HÁ as rede sociais.

    E qnto ao video: Divo.

    Curtir

  3. Isso foi pouco devia ter queimado o mangá XD!!!! Poxa pagamos caro por uma coisa dessas no mínimo o papel deveria ser de boa qualidade e não essa porcaria.
    Eu curti esse vídeo ;D!

    Curtir

  4. Não sou muito crente em campanhas no Twitter, mas desta vez estou apoiando com força. Quem puder ajudar é só usar a tag -> #VergonhaJBC

    Curtir

  5. Dê alguma utilidade para o manga. Você pode usar ele como pé de geladeira ou mesa quebrada, saca, aquelas com desnível mesmo. Também pode jogar um pouco de álcool e tacar ele na churrasqueira quando o fogo tiver acabando e sobrar só aquele coxão duro no fim que tá pingando sangue para terminar de dar a tostadinha na gordura.

    Pense nisso.

    Curtir

  6. Pode sambar na cara do mangá, pode pisar, tacar fogo, fazer petição online, hashtag no twitter, mas isso não vai transformar o papel jornal em ouro ou prata, nem mesmo mudar a “cabeça” da JBC.

    Curtir

  7. Devia ter feito o mesmo que o Angry Video Game Nerd fez ao cartucho de Winter Games…

    Curtir

  8. @JonhMaster
    Sério, gosto muito do John, mas nessa hora tenho que mandar ele calar a boca. Só sabe reclamar que os outros estão reclamando. Tem hora e lugar para brincadeira e sabemos disso, e agora é a hora da brincadeira. Mas por trás disso tem um motivo muito justo. Se não quer usar toda essa sua autoridade e profissionalismo para participar nem se divertir junto, vai gozar no teclado com suas VN que é o melhor que você faz. TNC

    #GasolinaNaImprensa

    Curtir

  9. Mas Panino, você não fez nada aí, só deu um chutinho de merda que nem deu pra amassar a capa. Aposto que o mangá tá limpinho no seu armário e se bobear você ainda vai continuar comprando. Se quiser fazer um protesto faz igual ao italiano que queimou a coleção inteira de Lost Canvas.

    Curtir

  10. Verdede, o manga é da panina e ela faz oq quiser. Relamente é odioso um manga assim, digo pq tenho ums Death Note (eca, eca), também da jbc, que descolaram COMPLETAMENTE… por muito pouco não os rasguei.

    Curtir

  11. por mais que a qualidade for ruim eu nunca faria isso com um manga pos eu amo mangas e e disperdicio de dinheiro cara 11conto e vc chuta eu tenho muito cuidado gostei bastante de kobato serio achei fino mais fino do q os outros cara de qualida so bakuman salva a jbc

    Curtir

  12. @Hibino Hareluya
    Na verdade o mangá voou mais longe e amassou mais do que eu pensei que ficaria. Mas como ele já não tinha lá uma forma bem definida, acho que nem fez grande diferença, apesar de não ficar mais “fechado”.

    Curtir

  13. “Funcionário da JBC01: Hmm, um protesto no twitter…um vídeo de um cara(?) chutando um mangá?

    Funcionário da JBC02: Pedrão! hora do almoço!

    Funcionário da JBC01: Opa, to indo *fecha o navegador*”

    …E a vida continua.

    Curtir

  14. Protesto legal e tudo mais (faltou fogo mesmo, mimimi) MAS eu poderia apostar que vai continuar vendendo e vão continuar fazendo do mesmo jeito.

    Acerta o chute onde dói, que deve dar mais resultado.

    Curtir

  15. LOL
    Mas sério, não foi protesto, foi só mais uma de várias piadas que rolaram na hora. A Mara malandra que estava stalkeando a todos esperando pela vítima certa.

    O papel e impressão está muito ruim mesmo, acho que está na hora de realmente organizar alguma coisa para entrar em contato com a editora.

    Curtir

  16. Para vocês que acham que a Mara fica perdendo tempo entrando em sites e procurando coisas ou pessoas (stalkeando) ela tem um scouter (que não está quebrado) que procura pautas.

    Curtir

  17. Poderiam fazer um vídeo mostrando 1001 utilidades para os mangás da JBC, que não seja usar para ler.

    Curtir

  18. O mais gostoso nesse vídeo é a “mimosidade” do pé do Panino. Mas ficou legal o vídeo.
    Título alternativo: Kid kicks christmas present’s ass.

    Curtir

  19. Pelo que todos falam estou realmente com medo de comprar as edições da jbc no próximo AD, ja que vou comprar tudo de uma vez em São Paulo que é mais barato haha, mas esta tao ruim assim? =| isso realmente me desanima, a jbc ja foi melhor um dia…

    Curtir

  20. Mas para “dormência”, que eu estava sentado no chão com as pernas cruzadas.
    E apesar do fuzuê, até agora a JBC não fez nenhum tipo de contato. Isso daí foi só uma piada, mas entramos em contato de forma direita e estamos esperando de pelo menos respondem que leram o que enviamos.

    Curtir

  21. hohohoh novo vídeo dos fãs da JBC revoltados: http://www.youtube.com/watch?v=KppaDz6oAYE

    E quem quer ver como está, fiz alguns imagens. A iluminação não era ideal, mas dá para ter uma ideia.
    Justo com um mangá do Clamp que a arte é muito baseada em áreas escuras e claras fica bem ruim.

    Rosto sujo – http://i39.tinypic.com/o7oxnk.jpg
    A roupa dela não é estampada, só as partes pontilhadas deveriam estar ali – http://i41.tinypic.com/onybb.jpg
    “Excesso” de cenários – http://i40.tinypic.com/24vv0n9.jpg
    Premonição – http://i42.tinypic.com/16ksx1.jpg
    Magia de onipresença. Dois locais ao mesmo tempo – http://i40.tinypic.com/23idyxx.jpg

    Curtir

  22. Mais estúpido é quem leva a ‘manifestação’ a sério do que a manifestação em si. Nitidamente havia um tom de piada em inúmero tweets associados à hashtag, mas ao mesmo tempo INFORMAMOS que o meio escolhido pela JBC para diminuir custos, ou evitar aumento, incomodou os consumidores.

    A empresa poderia nem saber que está ruim, ela precisa ser informada justamente por seus consumidores quando acerta ou pisa na bola, no sentido de guiar seus próximos passos. Ela gosta quando isso acontece. Antigamente alguns mangás pontuais espedaçavam só de abrir, hoje não vejo mais isso.

    Um imbecil que manda comprar importado e parar de mimimi assume seu lado brasileiro babaca e merece pagar 30 mil reais num carro popular pelado. Twitter não resolve? Pode ser, mas é um meio gratuito, tanto para mim quanto para a empresa, de estreitar laços entre consumidor e produtor. No SAC ou qualquer outro meio, estou drenando recursos da empresa que, adivinhem, são repassados para mim no final das contas.

    Curtir

  23. vai todo mundo no reclame aqui e mimimi, sobre aos que deram ideia ao paninamanina de queimar o manga, porque vcs nao fazem um video queimando o manga de vcs?????

    Curtir

  24. “Twitter não resolve? Pode ser, mas é um meio gratuito, tanto para mim quanto para a empresa, de estreitar laços entre consumidor e produtor.”

    Pena que a JBC não pensa assim, porque aquele twitter lá só serve pra postar notícias e nada mais, me surpreendo por aquilo não ter sido abandonado à eras atrás.

    Curtir

  25. Enquanto o tuítter da JBC me ignora completamente, um certo Diretor de Marketing de outra editora me respondeu em 40 minutos com todas as informações detalhadas sobre os papéis que eles usam. True Story.

    Curtir

  26. Gente, eu acho que alguém podia fazer um post explicando melhor isso. Eu e mais uns amigos vimos umas hashtags #vergonhaJBC em tweets aleatórios e ficamos sem entender nada do que se passava. Mesmo vendo gente falando do papel, a impressão que eu tive é que era uma típica tempestade em copo d’água de otaku.

    Procurei no google pra ver se tinha post em algum lugar com imagens e não achei nada também. Só vendo as fotos do Panino é que eu acreditei que realmente tá MUITO ruim. Então fica a sugestão de fazer um post pra quem não comprou o mangá e não sabe do que vocês estão reclamando.

    Curtir

  27. @Kauê

    Tenho que discordar de vc colega, a editora se esforça muito pouco pra saber o quê os seus leitores pensam de seus produtos, em entrevistas recentes o editor Marcelo Del Greco fez pouco da opinião de quem não curte o jeito JBC de publicar as coisas e se diz muito satisfeito com o andar da carruagem, a entrevista dele aqui e em outros lugares são reveladoras do pouco caso que esse sujeito faz das queixas dos insatisfeitos, pra ele a “minoria”.

    Olha, já que SAC na sua opinião vai encarecer o produto, se vai mobilizar o povo pra fazer as coisas acontecerem mesmo, é melhor organizar um piquete ou paceata com o povo metendo a boca no trombone, porque revolução só na base de tuitada já ví que não dá em nada.

    Curtir

  28. @Patty K
    Todos comentam que o papel é muito fino, meio transparente, além de também a impressão não ser lá essas coisas.
    A maioria não nota muito porque está acostumado com essa qualidade, já se acostumou. Quem mais nota é quem tem contato com edições de outros países e nesse caso o impacto é grande.
    Eu tenho sempre ouvido que a impressão e papel andavam bem ruins, mas não estava comprando nada, apenas folheava na banca e via que estava ruim. Evangelion por exemplo, além de ser uma piada de mau gosto aquele “edições especial”, só passando o olho na banca salta a vista a diferença dessa edição para a antiga da Conrad que tinha papel melhor.

    Eu fui comprar Kobato todo feliz, é um mangá simpático e queria falar bem, mas quando fui ler… decepção, e surpresa por não saber que a situação em tal ponto. Aí você lembra das declarações do Marcel, de que não vai melhorar e a tendencia é aumentar o presso e você sente raiva.

    É triste esse papel usado em Kobato. Quem conhece Clamp percebe como elas variam um pouco a arte delas dependendo do clima da história. Ela fazem um jogo de áreas claras e escuras. Nesse caso, as áreas escuras ficam apenas cinzas, e as áreas que eram para ser claras… ficam cinzas também, manchadas. Não está apenas ruim, está de fato impactando na arte do mangá.
    A qualidade pode até ser baixa, tem esse direito, mas quando chega ao ponto de denegrir a qualidade da obra, está errado.

    @Mickie-chan
    Estamos pensando em como fazer isso da melhor forma.
    Eu estou buscando algumas informações com alguns contatos. Seria mais rápido se a JBC fosse mais ágil em responder nossas perguntas. Depois não gostam que falemos sem sabermos de alguns detalhes, mas como vamos saber com precisão de coisas que só ela (e as outras editoras) podem nos responder? Google pode até resolver, mas leva tempo.

    Curtir

  29. Eu nao tive nem coragem de terminar de ler o mangá de tanta raiva que eu fiquei dessa merda de impressao.
    Nao é querendo puxar o saco nao mas os mangas da panini nao muito melhores que o da jbc contra capa colorida e o preço é o mesmo que o da jbc agora a panini tambem tem os seus erros e faltas.

    mas a jbc fez uma cagada enorme agora eu duvido que eles nao tenham visto a impressao de merda que eles fizeram, eles queriam é enfiar goela abaixo dos consumidores.

    Curtir

  30. Mickie, não confunda Relações Públicas com real atuação da empresa. Claro que publicamente o Del Greco não vai assumir “é, tá ruim mesmo”, ele vai transmitir, enquanto possível, a normalidade da situação para não chamar atenção para um problema que muitos não perceberam. O que não significa que ele não está ciente do desagrado que esta nova gramatura do papel causou em alguns leitores, alguns deles, influentes.

    Outro ponto, o fato dela não responder tweet não significa que ela ignorou o que lhe foi enviado. Pessoalmente, eu prefiro transparência na relação, mas isso varia de empresa para empresa, algumas optam por trabalhar na surdina. Algumas outras, míopes, realmente ignoram.

    A diferença é que não comprei um carro com defeito e estou xingando muito no Twitter, apenas estou incomodado com o papel usado, inclusive em coleções já em andamento. Não quero fazer revolução nenhuma. EU fiz minha parte como consumidor informando-os, se eles de fato ignorarem, eu paro de comprar e penso 60x antes de começar outra coleção da JBC. Se os concorrentes varzearem no mesmo nível, eu paro de comprar qualquer mangá que não saia com edição decente (como Gen) e passo a ler scans. O prejudicado não sou eu, te garanto. Até pq esses jornais apodrecem em uma década, nem dá pra guardar coleção.

    Curtir

  31. “Outro ponto, o fato dela não responder tweet não significa que ela ignorou o que lhe foi enviado.”

    Mas, ninguém aqui está pedindo uma resposta ao tweet. Estamos pedindo pelo menos um esclarecimento (pelo menos eu). Nem que seja uma notinha “Porque é mais barato” ou então “Porque nós queremos”, o que seja. Mas, nem isso podem fazer, então é praticamente ignorar.

    Curtir

  32. Que coisa bizarra véio. Parece até que a JBC ta sabotando Kobato.

    Ainda não tenho opnião pois não vi o mangá. Não acho que a JBC tem impressões ruins. Apesar do papel não ser dos melhores, ele simula bem o papel usado nos mangás japas.

    Poderiam tentar usar papel reciclado (igual a no Japão) para diminuir custos em edições normais. E usar um papel de alta qualidade em edições especiais e limitadas (igual a no Japão também). Assim acho que agradaria todo mundo (ou não).

    Curtir

Os comentários estão fechados.