Aleatoriedades

As Notícias Mais Toscas já Vistas – Como inventar dados e enganar seus leitores

Temos poucos sites de imprensa especializada (pff) no Burajiru, então como é que ficaremos sabendo das novidades da Grande Nação Japonesa? Decidi então criar um manual para proto-blogueiros mostrando notícias ruins que acho na Internet e como eles seriam idiotas e toscos fazendo esse tipo de publicação. Assim eles aprendem a fazer o que é certo vendo o errado.

Depois dessa introdução cheia de altruísmo, vamos aos exemplos de hoje da nova seção, que dei o nome de:

Deu no site Notícias da TV Brasil:

E qual a lição de hoje para os blogueiros?

Quando forem escrever uma notícia, favor sempre colocar as referências. De nada adianta vocês colocarem como referência uma pessoa que não falou os dados que você colocou no seu gráfico. Assim, os leitores vão ter a impressão que você tirou a audiência do Sony Spin de dentro do seu rabo e você perderá credibilidade.

Mas a culpa nem é desse site Notícias da TV Brasil. Provavelmente eles devem ter pego de uma fonte ruim.

Porque, como vocês sabem através do Inception, o problema está sempre na raíz.

***

(Me siga no Twitter!)

(Já me curtiram no FACEBOOK?)

24 comentários em “As Notícias Mais Toscas já Vistas – Como inventar dados e enganar seus leitores

  1. Mara… esse post tá ruim. A falta de pauta deve ta grande XD.

    Além disso, apesar da informação vim da FOLHA, pelo menos nessa quesito acho que não há manipulação, portanto essa fonte é válida. Afinal supõem-se que a FOLHA “tirou a audiência do Sony Spin de dentro do seu rabo”.

    Novamente, esse post tá ruim.

    Curtir

  2. Fracasso? Acho que eles devem estar felizes, kkkkk! Nos primórdios do Animax, a audiência era 0,01% (claro que a distribuição era menor, também).

    Curtir

  3. Será que o site que fala de anime, mangá e TV não vai chiar por ser seu logo divulgado aqui, não?

    Curtir

  4. A questão é a seguinte…

    Há sites de “anime, mangá e tv” que são realmente burros. Não sabem interpretar em nada um gráfico. Se a tabela é correta, o canal Sony é visto em 7 televisores de 100.

    E não 100 mil como mencionado.

    Fora isso, é um bando de gente imbecil que tenta denotar com a imagem do canal Sony Spin, como se isso fosse trazer animes de volta.

    Sandra Monte
    http://www.papodebudega.com

    Curtir

  5. Sandra Monte, acho que vc errou nas contas aí.

    Se o canal fosse visto em 7 de cada 100 televisores, sua audiencia seria de 7% (por CENTO) e não 0,07% como diz na matéria. Então em cada 100 televisores somente 0,07 deles estão sintonizados no Sony Spin, ou seja, 7 em cada 10mil, assim como diz na notícia…

    Curtir

  6. Desculpe o flood, mas acho que a Mara quis dizer que os caras pegaram a noticia de outro site, fizeram um gráfico próprio pra parecer que a noticia era deles, porém deixaram o nome do colunista, que por sinal nem mencionou na matéria original que o Sony Spin era um “fracasso”…

    Curtir

  7. Não estou entendendo… na notícia original é mencionada a audiência de 0,07% do Sony Spin.

    E a Mara não tinha parado de citar o ANMTV?

    Curtir

  8. E a Mara não tinha parado de citar o ANMTV?

    agora sim teremos mais pautas (ou não)né?

    Curtir

  9. O animax não é um canal bom,só passa uma séries americanas e um monte de filmes,animes lá só pela madrugada(ou seja quase ninguém assiste).Não sei qual é o milionário que banca esse povo.

    Curtir

  10. O animax acabou faz tempo.

    O povo que quer animes tá se lixando. Não tem ali, eles baixam. E tinha muito otaku boicotando o animax por não gostar de dublagens.

    Curtir

  11. Alguem LEU o a noticia da folha?

    Ranking de traços
    Há outros dados interessantes no estudo, e que não estão na tabela acima. A medição abrange cerca de 100 canais, entre abertos e pagos. Desses, cerca de 40 estão numa faixa que poderia ser classificada de “traço do traço”. São canais que registram menos de 0,1% de share (de 0,09% para baixo). Entre eles, a TV Justiça (0,07%) e a TV Senado (0,06%), o VH1 (0,08%) [b]Animax/Sony Spin (0,07%)[/b] e o Fox Life (0,05%). O Canal Brasil (não a TV Brasil) marca 0,08%.

    ANMTV mandando deletar esse post em 3,2,1…

    Curtir

  12. Mas a Mara não pegou do ANMTV, pegou de um outro site que usou o ANMTV como fonte… Vamos ver se eles vão conseguir lidar com essa citação indireta.

    Curtir

  13. talvez o site do ANMTV tenha mudado de direção, ou a Maracutaia ligou o foda-se

    Curtir

  14. se a noticia é da folha porque a fonte é do ANMTV? Não era para o ANMTV colocar fonte folha?

    Curtir

  15. alem de quebrar a promessa de nao falar de CDZ, quebrou a pomesa de falar do anmtv. mas isso so mostra que essa blogueira imbecil, ficou mesmo irritada com o que eles fizeram. ela tenta disfarçar, mas deve se roer todo dia por terem censurado ela

    Curtir

  16. Realmente a falta de pauta faz com que as pessoas achem pêlo em ovo para postar coisas… fora o erro de matemática… enfim, realmente é falta de pauta.

    Curtir

Os comentários estão fechados.