Mais de Oito Mil Investigations – Por onde anda a Newpop?

19 out

Nesse último fim de semana eu me levantei e fui até a cozinha preparar o meu café da manhã. Peguei um pão francês, tirei todo o miolo e passei a margarina. Peguei o meu copo, coloquei o achocolatado que não estava temperado com a Soda Cáustica e aí peguei a caixinha de leite para diluir. Quando eu vi a caixinha, caí pra trás com uma coisa que eu li. IKIMASU ver a foto da caixinha de leite?

Depois de ficar chocada com o desaparecimento dessa promissora editora, decidi convocar a minha equipe de investigadores do Mais de Oito Mil e retornar a seção de maior sucesso do blog. Vai começar o…

Para descobrir o paradeiro de alguém desaparecido, precisamos primeiro interrogar conhecidos da pessoa. Como, ao contrário de certos blogs, eu não tenho contatos com as editoras, tive que ver o que a imprensa especializada (pfff) comentou sobre o sumiço:

Bem, o Yon-Koma e o Jbox foram os únicos sites da imprensa especializada (pfff) que notaram o desaparecimento da editora. E se nem a imprensa especializada (ai chega desta merda de “pfff”, já é o terceiro do post!) tá sabendo da editora, imagina como ficam os consumidores.

Como grande investigadora que sou, temos também que ver como anda a movimentação através dos canais de comunicação da editora com o público, ou seja, o Twitter e a comunidade do Orkut (alguém ainda usa isso!?).  IKIMASU!

Como deu pra ver, a editora não atualiza seu próprio Twitterquatro meses. Como o Twitter não parece o melhor lugar para buscar informação, vamos apelar para o Orkut. Deixa eu vestir minha luva descartável e entrar nesse site de relacionamentos

Há um post perguntando o que aconteceu com a editora, dizendo que tem boatos que a editora está na pior. Atraído pela citação à Marilac, o blogueiro Kuroi se pergunta se o motivo é problemas de saúde do Junior, o dono da empresa.

Desculpa, minna, mas sou obrigada a parar um pouco o tom engraçadinho para falar a minha opinião sobre o caso. Como disseram no Yon-Koma, quando uma editora quer ser pequena, ela VAI ser pequena. Onde já se viu uma editora que deseja ser importante parar tudo por problemas de saúde do dono ou do responsável? Alguém consegue imaginar o Marcelo Del Greco dando uma ligada pra JBC falando “Esse mês não rola eu ir trampar, atrasa aí os mangás do mês. Usa a desculpa da renovação de contrato, tá?”?

E o pouco caso está generalizado. Se você olhar no Facebook do dono, verá que ele se divide entre três empregos diferentes. Como todo bom ouvinte de Nerdcast já ouviu antes, aquela pessoa que se apresenta com diversos trabalhos nunca consegue fazer nada direito (até me lembrei agora de uma famosa personalidade que é redatora, cantora, atriz, roteirista, dubladora, especialista em música de câmara e cozinheira aos fins de semana). Assim como nas fotografias que eu tiro, falta muito foco nisso tudo!

Quando você é uma editora e propõe um lançamento de um produto seriado, você firma um compromisso com o público que estará lá no tempo determinado. Procurando por “newpop” no Twitter o que vemos são fãs de Hetalia perguntando quando é que vai sair a terceira edição, fãs de K-on perguntando quando vai sair o segundo volume etc. Pelo que meu namorado falou, na Fest Comix não teve nenhum lançamento da editora, o que seria um lugar ótimo para afastar a sensação de desaparecimento completo da editora.

Depois destas críticas, teremos alguns leitores que falarão o já famoso comentário “mas os mangás da Newpop têm qualidade de impressão superior às outras editora”. Como já dizia a Chiquinha: “Sim, E DAÍ?”. Isso é desculpa para atrasar volumes por tempo abusivo? Isso é desculpa para um desaparecimento massivo da editora na internet sem dar satisfação alguma ao leitor? Sim, porque se vocês forem ver não tem mangá da editora saindo, o site Animepró tá sendo atualizado com menos freqüência que as aulas semanais de natação da minha avó e os sites e twitters estão jogados às traças.

Alguém lembra de outra editora que sumiu sem deixar recado na caixa postal? A Savana. E todos sabem o que aconteceu.

O descaso com a imprensa especializada (agora sem “pff”) é comum entre as editoras, como a Panini e a JBC, mas no caso da Newpop eu acho que é ainda pior. Eu sou contra ficar expondo detalhes dos bastidores do blog, mas eu acho pertinente ao assunto. Meses atrás eu entrei em contato com o Junior Fonseca para uma entrevista ao blog. Após alguns dias, ele respondeu dizendo que aceitava a entrevista e que era só mandar. Bem, eu mandei a entrevista no dia 23 de Julho e ATÉ HOJE aguardo a resposta.

Não sei vocês, mas não consigo respeitar qualquer pessoa que topa uma entrevista pra mim e “arrega” depois de ver as perguntas. E isso já conhecendo o blog e o estilo de pergunta que seria feita! Não querer responder é um DIREITO dele, se sentir ofendido com alguma pergunta TAMBÉM É DIREITO DELE. Já tive caso de entrevistado me ignorando desde o começo e de entrevistado falando “não vou responder essas perguntas”, e respeito numa boa, mas ignorar completamente um veículo de informação me cheira a uma coisa só: DESCASO.

Antes de saírem dizendo que estou de criancice e birra contra a editora por ter sido ignorada, observem que apresento pontos relevantes para a discussão e não fico só no mimimi. Não sou partidária de nenhuma editora, como meus leitores sabem muito bem, e critico e aponto as qualidade de todas. Como veículo eu quero ser respeitada, como leitora eu quero ser respeitada, e como pessoa eu quero ser respeitada. Com esse relaxo da editora em deixar os leitores se perguntando se a empresa faliu e a se perguntarem sobre o destino das séries que tanto gosta, é um grande descaso. Ignorar veículos importantes como o Jbox e veículos de quinta como o meu blog, é um grande descaso.

Se uma editora deseja ser grande, é preciso profissionalismo. E não tratar o leitor como um babaca que ficará lá esperando e esperando uma esmola.

Mesmo que seja uma esmola impressa em papel de excelente qualidade.

(No fim da investigação, o Kuroi postou que a editora não faliu)

***

(Me siga no Twitter!)

(Já me curtiram no FACEBOOK?)

29 Respostas to “Mais de Oito Mil Investigations – Por onde anda a Newpop?”

  1. Eu fiz umas pesquisas com 100% de credibilidade e descobri o seguinte… O mangá de K-ON! tem periocidade anual, Hetalia sai de 9 em 9 meses porque todas as fujoshis compram pq preferem aquilo a ler um livro de história de verdade e o resto vai quando o CEO e o resto do pessoal tiver com tédio.

    Curtir

  2. Cristian Daniel (@Cheffcris) 19/10/2011 às 20:26 #

    O dono da Newpop também é editor da NeoTokio não é? Como faz quase um ano que eu não compro a Neo Tokio, eu não sei se ele ainda está dando as caras por lá.

    Uma coisa que eu sempre achei legal nos trabalhos dele é que ele mostrava que se importava com os leitores, quando o preço da Neo Tokio subiu, eles deram um jeito de deixar ela ainda mais barata do que era antes, então eu achei bem estranho esse sumiço repentino. Talvez seja descaso mesmo, mas essa história está muito mal explicada.

    Curtir

  3. E pra você saber, saiu Dororo não tem muito tempo: http://www.comix.com.br/product_info.php?products_id=14252 . Mas cá entre nóis o seguinte: O que é Dororo perto de K-ON! e Hetalia né? #not

    Curtir

  4. Yuski 19/10/2011 às 20:30 #

    O estranho que nem o Junior anda postando no Twitter dele, muito raro de ver ele postando algo e coisa que antes dessa data era praticamente direto.

    Curtir

  5. The Fool 19/10/2011 às 20:33 #

    Mara, você pegou um ponto, o Fest Comix seria um evento relevante para a New Pop ter mostrado alguma coisa. Realmente esse silêncio por parte da editora é preocupante. Comprei K-on e fiquei surpreso ao notar que no site dizem que publicação é bimestral. Oras, então o número 2 deveria estar no forno, não?

    Curtir

  6. Cristian Daniel (@Cheffcris) 19/10/2011 às 20:36 #

    E eu também não tenho muitas expectativas de crescimento da Newpop, do jeito que tá. Agora o negócio é a Jbc contra a panini mesmo (go Panini!), enquanto a Newpop fica parada.

    Curtir

  7. Senseinoção 19/10/2011 às 20:54 #

    @The Fool,

    Pior ainda, se vc verificar o facebook dele vc percebe que ele se diz gerente da Comix, ou seja, o evento é “dele”, ele sabe quando vai ocorrer, sabe quem vai participar e provavelmente deve ser mais barato pra ele estar lá.

    Como alguém que se diz Diretor Presidente de uma “Grande Editora” pode deixar não uma, mas A melhor oportunidade de lançar publicações e interagir com o público para trás?

    Eu acho que tem alguma coisa muito errada com a New Pop, com a Neo Tokyo e também com o AnimePro, pra quem não sabe ele tb é dono do site… Todos jogados as moscas…

    Curtir

  8. mateusrse (@mateusrse) 19/10/2011 às 20:57 #

    kd gayte 7

    Curtir

  9. anitajk 19/10/2011 às 21:42 #

    Hetalia 3 e 4, onde estão vocês??? E o pior, a TokyoPop (ed. de Hetalia nos EUA) decretou falência… ou seja, não haverá mais material disponível original desse mangá em outra língua além do japonês

    Curtir

  10. Ikari387 19/10/2011 às 22:06 #

    O.O
    Poxa, nunca pensei que o Yon-Koma fosse aparecer aqui no MdOM! *-*

    Mas, infelizmente, o sumiço é verdadeiro. Pelo que lembro, há cerca de 2 meses, vi um tweet do Júnior dizendo algo mais ou menos assim: “Estamos quietinhos porque estamos preparando muitas novidades! Aguardem mais um pouco e vcs vão dar pulinhos de alegria!”

    Apesar dele SEMPRE dizer isso e sempre atrasar horrores, eu realmente acreditei que vinha algo de bom em breve… Bom, pura decepção! É lamentável ver uma editora com potencial latente (olha a redundância!) sendo deixada às moscas desse jeito.

    Quanto a TokyoPOP americana: Salve engano (não coleciono o mangá e não tenho como confirmar, então…), K-ON é traduzido direto do japonês, por profissionais que também trabalham para a Panini. Não posso falar o mesmo de Hetália, mas, se não o era, deve passar a ser daqui pra frente.

    Nunca contatei a NewPOP diretamente, apenas por intermédio do twitter com o Jr., mas esse silêncio em torno da editora NÃO É NORMAL. Espero, de verdade, que saia alguma nota explicativa sobre a situação. Mesmo não desfazendo o que aconteceu, mostrará o respeito da NP para com seus clientes.

    Curtir

  11. Ikari387 19/10/2011 às 22:12 #

    A propósito, @EduardoKetsura, Dororo! foi lançado sem nenhuma movimentação por parte da editora, “marketeiramente” falando. A NP sempre concentra suas ações na divulgação de cada novo volume, seja ele algo inédito ou apenas “mais um” volume das séries que a editora lança.

    E isso torna mais estranho ainda a situação na qual a NewPOP se encontra…

    Curtir

  12. Nataly Fahr 19/10/2011 às 22:30 #

    Engraçado como essas editoras pequenas de hoje em dia acham que empresas são iguais a blogs da vida, que podem apertar o botão excluir e acabou. Irresponsabilidade, a gente vê por aqui.

    Curtir

  13. leohamasaki 19/10/2011 às 22:35 #

    Nunca achei a NewPop lá essas coisas porque eles usam COMIC SANS nos mangás…
    Brincadeiras à parte, acompanhei alguns lançamentos da editora e era uma luta pra conseguir os volumes por causa da distribuição. Ela lançou várias coisas legais e diferentes como as novels e agora trouxe K-On!, Hetalia, que são obras que têm muitos fãs e devem vender bem pro padrão dela… Não dá mesmo pra entender, deve ter acontecido algo mesmo.
    Mas já até imagino, eles vão voltar do nada anunciando mais lançamentos, duvido que vão explicar e dar alguma satisfação aos leitores sobre esse sumiço.

    Curtir

  14. julio 19/10/2011 às 22:47 #

    “mas ignorar completamente um veículo de informação me cheira a uma coisa só: DESCASO”

    pffffffffff como se o mais de oito mil fosse O veiculo de informação né… menos mara(cutaia) menos……..

    Curtir

  15. Senseinoção 19/10/2011 às 23:31 #

    @julio,

    Aprende a ler né, o problema é ignorar outros blogs, as redes sociais e tal. E ah, a Mara já teve entrevista de gente relevante aqui, então desculpa, um qualquer negar entrevista pra blog de quinta fica muito feio…

    Mais julio, mais leitura e atenção.

    Curtir

  16. Roberta 20/10/2011 às 00:06 #

    Adoro esses seus posts maus críticos Mara xD

    Realmente, como o Ikari comentou, o Junior falou sobre eles darem uma sumidinha estratégica, mas isso ai já está virando é palhaçada. Cadê o compromisso com o consumidor da editora? Cadê uma nota oficial explicando o motivo da ausência, quando volta e como ficará o status dos mangás que a edita vinha lançando. Respeito ZERO com o consumidor. Agora, Mara, se a editora não respeito nem o público dela, imagina sites e blogs.

    Eu realmente torço para que o motivo do sumiço seja ao menos válido, mas ainda assim não tem desculpa pelo descaso. A NewPoP é uma empresa e deveria se portar como tal, mas pelo que mostra, se comporta como a tia barraquinha de espetinhos da esquina, que no dia que não está a fim de trabalhar, simplesmente some sem aviso prévio.

    Curtir

  17. The Fool 20/10/2011 às 00:38 #

    @Sensei Noção: Você entendeu o ponto, como que num evento da Comix, que é miguxona colorida da New Pop (yuri -q) a New pop não aparecer, não tem estande, nada?
    Tenso cara!
    Comentaram do site do Anime Pró. Até onde vi, só as notícias estão sendo atualizadas com religiosidade, e me dói ver o Banner de K-on no site falando assim: “Tocando em todas as bancas em Julho!”
    Well, no site da editora dizem que o mangá é bimestral. Julho certo? Agosto, Setembro. Oh, wait…estamos em Outubro! Cadê o volume 2???

    Curtir

  18. Senseinoção 20/10/2011 às 00:49 #

    @The Fool

    Provavelmente deve estar pronto, mas por alguma dor de barriga do dono (o que sempre é usado como desculpa) não vai sair na data. E perdão, mas falar que vai deixar um mangá mais tempo nas bancas para “ver como saí” é babaquice, eles não sabem o que é pesquisa de mercado?

    Eu aposto diversas fichas em que existe algo de muito errado no reino da Dinamarca, alguém que conhece melhor a empresa e os “empresários” podia verificar se está tendo algum movimento interno. É muita, mas muita coincidência que TODOS os projetos do Júnior parem na mesma época.

    Curtir

  19. The Fool 20/10/2011 às 01:40 #

    @ Sensei: Pesquisa de mercado e desconfiometro não machucam ninguém! 8D Mas como ninguém usa essas coisas direito, devem ficar achando que dói e muito! x3~~

    @ Post: Dei uma olhada em algumas coisas dos afiliados da New Pop, mas nada demais.

    Twitter Anime Pró: parado desde 8 de Setembro.

    Twitter do Junior: Tem algumas coisas, mas vagas…
    Aqui:

    e aqui:

    Ele fala de mudanças na New Pop e site relacionados.

    Twitter do Douglas MCT ( supostamente, contratado da New Pop pra lançar Hansel & Gretel em 2012 e blablablablabla ): Nada de relevante. E como esse Douglas twitta coisas, meu! @@

    Curtir

  20. Nataly Fahr 20/10/2011 às 02:13 #

    @leohamasaki

    Deixa eu ver se eu entendi, você está julgando a newpop porque ela usa comic sans nos mangás? Sério, tem gente que se importa mesmo com que fontes que as editoras usam?

    Curtir

  21. Seme possessivo 20/10/2011 às 10:24 #

    Uma pena isso estar acontecendo. O Junior sempre teve o habito de “conversar” com os leitores, mesmo em blogs, respondendo a comentários sobre os lançamentos e tals. Acho no mínimo estranho esse sumiço e o silencio dele. De qualquer maneira, mesmo sendo a empresa pequena, não e possível que ele toque o barco sozinho, deve haver alguém que possa dar continuidade aos trabalhos ou pelo menos soltar uma nota de esclarecimento aqueles que consomem seus produtos. No fim das contas isso cheira a passar a régua e fechar a conta.

    Curtir

  22. Senseinoção 20/10/2011 às 11:07 #

    @Seme

    É isso q torno tudo estranho, realmente é impossível q ele faça tudo sozinho, ainda mais tendo 3 empregos diferentes. Agora, é muito mais estranho que tudo o que ele dirige e tem seja reestruturado na mesma época.

    Se a gente for pensar nisso, ligando o fato de tudo o que ele tem parar do nada, não existir explicações por parte dele que eu acho que é bem capaz que existisse outra pessoa ela deveria fazer muita coisa lá dentro e é capaz de não estar mais fazendo, saiu ou algo assim…

    Curtir

  23. Danilo Kaneda 20/10/2011 às 13:04 #

    Vou resumir toda a situação da seguinte forma:

    Otaku pode até reclamar da qualidade do papel, da tradução, da encadernação, de tudo, mas vai comprar e deixar a revista empoeirando na prateleira.

    Sabendo disso, as Editoras ABUSAM e lançam QUALQUER PORCARIA de qualquer jeito, com preços ABUSIVOS. ( R$11,00 um mangá?! ) Fora o descaso de cancelar a publicação de uma revista só porque não vendeu o suficiente. ( Tá, vcs podem até dizer que no japão é assim também, mas pelo menos eles pedem para o autor terminar de um jeito ou de outro a história. )

    Se nós, brasileiros em geral, corressemos atrás dos nossos direitos, duvido que essa PALHAÇADA aconteceria. Mas o “jeitinho brasileiro” de empurrar com a barriga sempre vence… infelizmente.

    Curtir

  24. Deia 20/10/2011 às 14:45 #

    Essa é a deixa que eu precisava pra criar minha própria editora de mangás aqui no Brasil (kkkkk).
    Sempre achei que as editoras que estavam no mercado eram fortes demais e que ninguém conseguiria abocanhar o market share delas, mas aí surge essa NewPOP com inovações e desbanca a minha teoria.
    Agora faz uma merda dessas (a Mara está certíssima, falta muito foco aí) e acaba com as esperanças daqueles que ansiavam por uma editora decente. Falo isso como administradora, porque como otaka já desisti a muito tempo!!!

    Curtir

  25. Davi Lau 20/10/2011 às 15:24 #

    Tenho novidades, eles contrataram o autor de HxH para ser editor chefe da NewPop, mas agora ele entrou em Hiatus.
    Agora é só esperar ele voltar.

    Curtir

  26. Will Hardy 22/10/2011 às 10:22 #

    uma coisa legal é que reparei q aquela mensagens do orkut do kuroi oi feita em outubro(porrra!) mas provavelmente ninguem mais entro lá depois pora ver se tinha algo de novo(sei disso pq ao lado da mesagens tava escrito “a 1 dia atrás” ou seja a redatora entro nesse dia,fez a imagem,guardo pra agora mostra e fala q lá n tem movimento desde out) n to defendendo a newpop afinal ela sumiu e n deixou pistas,mas achei legal lembra esse ponto.
    acho q posso trabalhar no investigations

    Curtir

  27. Senseinoção 22/10/2011 às 13:30 #

    @Will Hardy

    Acho que vc devia melhorar suas qualidades de investigação…

    O post do Kuroi na comunidade foi feita em 17 de outubro, o post foi publicado em 19 de outubro, ou seja, 2 dias depois do post. Isso significa que a Mara fez o print no dia 18 de outubro, 1 dia depois do post e 1 dia antes da publicação.

    Na comunidade tem 1 post depois do Kuroi, feito no dia 19 e depois mais alguns deste dia e do dia 20. Todos eles são de “alguns dias atrás”, ou seja, todos eles foram feitos no ano de 2011.

    Então, o que vc quis dizer com isso? Vc descobriu que a “redatora” pegou o print 1 dia antes do post e 1 dia depois da mensagem na comunidade? Isso qualquer babaca consegue perceber…

    Curtir

  28. The Fool 22/10/2011 às 21:46 #

    @ Sensei e @ Seme: Eu pessoalmente falando, gostava da posição do Junior de estar próximo com o povo, no Twitter, postando no Orkut, etc.
    Na minha visão ele era um editor muito próximo, acessível.
    Vai lá tentar falar com o povo da Panini ou JBC pra ver o que é bom pra tosse! D:
    Experimentaram perguntar algo pro povo do Estúdio Seasons? Elas tem contrato com a New Pop. Acredito que possam saber de algo, né?
    Abraços!

    Curtir

  29. Alemao LeonHeart 27/10/2011 às 11:10 #

    Consegui falar com o Junior da New Pop e obtive uma resposta, Graças a deus a editora não fechou as portas \o/

    Alemao LeonHeart
    Junior, queria saber sobre o manga de k-on se terá continuidade =/ e o que aconteceu com a new pop x~~

    Junior Fonseca
    Oi, apesar de meio parado por conta de algumas mudanças internas, está tudo normal, e em todos os avisos e comentários, a editora sempre falou que o espaço entre o volume 1 e 2 seria maior pois queriamos ver os resultados das bancas antes, para poder fazer mudanças na tiragem, para mais ou para menos, caso seja necessário. Abraços

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: