Desabafo

You Are My Friend Awards – O prêmio HQMix

Estou aqui postando com o meu vestido de noite, tomando um vinhozinho num copo de requeijão e guardando quitutes na minha bolsa. E tudo porque saiu os premiados do prêmio HQMix, o prêmio que é mais tradicional que reclamação de papel vagabundo nos mangás do Burajiru.

Para quem não sabe, o prêmio HQMix é um prêmio feito em ouro (tô mentindo, nem sei se isso é verdade) e é dado para os melhores do Burajiru, sejam eles editoras, editores, escritores, desenhistas. Infelizmente, o prêmio de melhor porteiro de editora vai ficar para outra ocasião, lamento Seu Zé.

E o resultado dos premiados saiu uma semana antes… para que os vencedores compareçam ao evento e que quem não ganhou não precisar caprichar no carão quando o Serginho Groisman falar que aquele cara que ganhou 16 vezes é o campeão desse ano.

Segundo o UniversoHQ, “Participam da votação desenhistas, roteiristas, professores, editores, pesquisadores e jornalistas de todo o Brasil.”. E para isso eu indico o meu “Troféu Nada Contra Acho Ótimo” (que é uma Leila Lopes de luvas e chapéu toda banhada em ouro), porque nada contra esses grandes especialistas de quadrinhos do Burajiru escolherem os vencedores, mas será que isso é o melhor a ser feito para escolher o melhor?

Pensem bem, o mercado de quadrinhos do Burajiru é composto de uns 80% do Maurício de Sousa, 9% de mangá, 9% de comics e uns 2% do de coisas Cult e experimentais (rezando para a soma ter dado 100%). Obviamente esses números eu tirei do rabo, porque não tem nenhuma pesquisa que comprova isso, mas é a impressão que eu tenho. Se alguém tiver números reais, joga na roda.

A questão é que, assim que saiu a lista, muita gente da imprensa especializada (pffff) reclamou dos indicados. Não estou acusando ninguém, mas é meio suspeito que muitos dos “amigos” dos jurados sempre ganhem a mesma premiação.

Como o dono daquele Chuva de Nanquim maldito que sempre está melhor de audiência que eu, como assim o UniversoHQ ganha como melhor mídia de quadrinhos se o Omelete, por exemplo, tem programa semanal de TV, podcast etc? O UHQ não tem nem RSS, como faz com isso, gente??? Só rindo.

Não vou reclamar de categorias como “Melhor Desenhista Nacional” e essas coisas porque não sou Cult para comprar esses quadrinhos brasileiros de quarenta reais e muito menos tenho dinheiro para isso, então não posso avaliar. Mas na categoria que envolve editoras e produção estrangeira, é até feio que nenhum mangá apareça nos vencedores.

Falei com o Alexandre Nagado (que é quem me inspirou para fazer esse post) e ele disse que os eleitores não devem acompanhar muito mangá, por isso não participam da premiação. Olha, me desculpa, mas se eu fosse escolhida eleitora de qualquer premiação do gênero, eu tentaria acompanhar o máximo de coisas que fosse possível, e não apenas o que eu gosto. Porque o que parece é que esses jurados, que provavelmente cresceram na época dos quadrinhos de heróis, possuem aquele preconceito básico com o mangá. Tivemos mangás fantásticos lançados esse ano no Burajiru (e também tivemos Fairy Tail), e nenhum é nem indicado para as categorias que envolvem publicações estrangeiras.

Eu acho que não adianta realizar um evento no SESC, chamar o Serginho Groisman para apresentar e fazer um troféu que parece feito de barras de ouro que valem mais que dinheiro. Dar credibilidade na estética não vai fazer sumir da cabeça do público que o maior problema está no corpo de jurados com suas mentes focadas em apenas o que conhecem.

***

(Me siga no Twitter!)

(Já me curtiram no FACEBOOK?)

21 comentários em “You Are My Friend Awards – O prêmio HQMix

  1. Olha, o Omelete pode ter podcast, videocast, RSS, transmissão por satélite pra TV a Cabo em 55 países e ainda oferecer café grátis, mas mesmo assim o UniversoHQ ainda é a melhor “Mídia sobre quadrinhos” no Brasil.

    Talvez se houvesse um prêmio de melhor site multimídia sobre entretenimento, o Omelete ganhasse. Mas eu votaria no Melhores do Mundo. Não o grupo teatral, porra, o site mesmo.

    Curtir

  2. O mesmo site ganhar tantas vezes seguidas é palhaçada, ganhou umas três vezes a organização do premio devia ter feito o UHQ hors concours e abrir espaço pra outros, mas ficam nessa panelinha desgraçada de amigo premiando amigo.

    Curtir

  3. Eu já acompanho o HQ MIX á um tempo e realmente alguns jurados conhecem mais os comics americanos e acham que os comics nacionais são lindos só por existirem.

    Eu concordo com muitos prêmios que eles dão, mas tem alguns que eu não acho muito merecido.

    Não digo que todos os jurados só julgam o que é familiar, mas ás vezes dá essa impressão.

    Curtir

  4. Nem o premio nem a noticia do premio tem importancia alguma…

    Mas sempre pode ser pior ja pensou uma noticia do Fiuk sendo escolhido de melhor em alguma coisa?

    Ou o Di Ferrero (sei la como escreve tmbm naum fas diferença alguma) ganhar o premio de melhor cantor kkk espera isso realmente aconteceu…

    Curtir

  5. HUEHUEHUEHUE ótimo post, Mara. Crítico, irônico e recheado de venenos. Só faltou a foto do seu bumbum xP

    Mas falando sério, é bem pertinente os pontos em que tocou. Eu nem questiono o fato do Universo HQ ter ganho tantas vezes, o site é muito bom e não considero o Omelete um site voltado á quadrinhos, ele é um portal que abrange vários assuntos. Mas realmente a escolha dos jurados poderiam ser melhores e maldita mente pequena desse povo. Dias desses tava lendo – até que- uma boa resenha de um mangá, mas repleto de comentários desnecessários e preconceituosos sobre outros gêneros. Tá na hora de procurar jurados mais abertos ao mercado como um todo e não só aqueles que só fazem olhar pras próprias bundas.

    Curtir

  6. Fabio Moon e o Gabriel Bá ganham de novo com 10 pãezinhos. Eles já ganharam o Eisner, nem precisam mais disso, acho eu. rsrsrs

    Eu leio algumas coisas “cults” de premiações que eu ganho entre uma feira hq e outra. Ou da cara de pau…Li Menina Infinito todo numa livraria. Não tinha como comprar…

    Concordo muito com você Mara. Mas convenhamos que os leitores de mangá não são muito abertos pra outros materiais também.

    Tem muito material do 4ª Mundo que é na faixa de mangá, e acho que a maioria daqui não tem interesse.

    Apesar disso, é visível o desprezo por mangá, ou títulos independentes de gente que segue o estilo mangá.

    Sobre o Omelete, esse aí que não posta nada nem sobre mangás nem sobre HQs femininas. É praticamente todo Marvel/Dc, e muito machista.

    Eu não sei dizer se é completamente panela. Um quadrinista daqui do Piauí, por exemplo, ganhou melhor HQ em 2008, ou foi 2009. E o Amaral é um recluso, quase um eremita.

    Mas que tem uma penca de preconceitos os jurados, isso tem.

    Curtir

  7. Ah, e parabéns pelo post. O único que crítica o HQ Mix da “imprensa especialida (pfffff)” em quadrinzzzzZZZZZZZZZZZZ

    Mara tem sangue no olho!

    Curtir

  8. Não duvido que haja um jogo de interesse por trás de qualquer premiação porém, da mesma forma que eles “possuem aquele preconceito básico com o mangá” é visto que muitos aqui tem o preconceito com HQs.

    Não sou “Cult” mas ver “Kick-ass” e “Daytripper” premiados não é coisa de outro mundo. São duas séries sensacionais.

    Acredito que esta na hora do público de cabeça fechada parar um pouco, olhar para o lado e descobrir que existe muita coisa boa que não foi feita no Japão.

    Curtir

  9. Boa matéria Mara(cutaia)!

    Eu acho errado ter preconceito com HQs, eu cresci lendo The Flash,Batman,Homem-aranha,Star Wars e só depois comecei a curtir mangá, a maioria das pessoas que tem preconceito com um dos gêneros nunca deve ter lido uma HQ inteira ou um mangá. Jurados que não são neutros ou que não tem um bom conhecimento da maioria dos quadrinhos nem deve ser escolhido como jurado.

    Curtir

  10. O certo é que eu já lia e continuo lendo gibi (sejam supers, mangás, eropéias, etc.) a despeito do que pensam os jurados, a opinião deles para mim tem pouca relevância.

    E viva a diversidade na banca.

    Curtir

  11. “Obviamente esses números eu tirei do rabo, porque não tem nenhuma pesquisa que comprova isso…”
    Rachei.

    Com jurados assim, esses prêmios não possuem nenhuma credibilidade.
    Fora que o que me importa é o que eu gosto, não o que os outros acham de um site/gibi/mangá/birosca.

    Curtir

  12. Concordo com o texto no que se refere ao fato de serem sempre os mesmos a ganharem o prêmio, isso acaba tirando a credibilidade da premiação.
    Sobre a comparação do UniversoHQ com Omelete, a questão é que o Omelete trata-se de um site que aborda diversos temas do mundo do entretenimento (cinema,quadrinhos,games…), logo devido a grande quantidade de informações com que eles trabalham, os caras não conseguem falar sobre tudo, por exemplo no que se refere a mangás eles só publicam notícias de séries mais famosas (Saint Seiya, One Piece, Bakuman, Naruto…) e isso quando são notícias realmente relevantes, portanto não esperem notícias de Ao no Exorcist, por exemplo, sem contar que o público que acessa o Omelete se interessa muito mais por comics do que por mangás.
    Já no UniversoHQ eles conseguem trabalhar melhor tema, pelo simples fato do site ser voltado apenas para esse assunto, porém também acho que os mangás deveriam receber mais atenção por parte do sites sobre entretenimento como um todo.

    Lud. M, porque o Omelete é machista? Só porque o Borgo e Hessel mal deixam a Carina falar durante o OmeleTV rs.

    ps: gostam tanto de mangás como HQs e acho que esses dois segmentos merecem receber o mesmo nível de tratamento da imprensa especializada (pffff)

    Curtir

Os comentários estão fechados.