Mais de Oito Mil Investigations

Mais de Oito Mil Investigations – Quanto vale ou é por quilo?

Mais surpreendente que o lançamento do clipe da menina de rosa do já clássico Friday da Rebecca Black, a seção Mais de Oito Mil Investigations está de volta. O motivo é que os fãs estão muito incomodados com o preço do DVD de Sailor Moon S. “Porra, Maracutaia, sua gorda insistente, MAIS UM post com Sailor Moon S? Tá faltando pauta?” E assim como diria o Morre Diabo, eu respondo NÃO TE INTERESSA. Falou maluco? Voltando, eu decidi chamar o pessoal do Instituto de Estatística do planeta Vegeta para fazermos alguns cálculos sobre se vale a pena o DVD ou não. Vamos para a investigação!

Como até o seu Zubat que você só tem pra usar o FLASH tá sabendo, o DVD de Sailor Moon S terá 3 episódios e custará 24,90 (arredondaremos para 25 reais, porque fazer conta não tá fácil pra ninguém). A série tem 38 episódios, que devem ser lançados pela CD & DVD Factory se tudo der certo.

25 reais por um único disco é um preço normal em várias lojas, mas será que realmente tá valendo a pena? Para ilustrar, decidi comparar Sailor Moon S com outros lançamentos de séries em DVD no Burajiru. Na nossa comparação, vamos ver Friends, Lost e Glee. Eu sei que todas são boxes, mas estou comparando POR DISCO, e não por Box.

Vamos para a tabela incrível feita no Powerpoint:

A primeira coisa que podemos observar é como essa tabela está bem feita. Essa minha habilidade com tabelas se reflete a eu nunca ter engravidado e…

FOCO, MARA!

Fazendo uma conta através de arcos de 23 minutos contidos nos DVDs (Lost e Glee têm episódios com o dobro da duração de Sailor Moon, então cada episódio equivale a dois), o de Sailor Moon S leva desvantagem por conter quase que a metade da concorrência. E, mesmo tendo menos conteúdo, o preço ainda está equiparado a um Friends, por exemplo.

O preço por episódios em Sailor Moon S chega a ser o DOBRO dos outros. Se for comparar com Lost, é quase 2.5 vezes mais caro. Mas como a conta por episódio pode ser tendenciosa, também fiz uma conta por minuto de episódio, e aí conseguimos ver o alto preço de Sailor Moon S diante desses concorrentes.

Vamos relembrar a entrevista com o dono da CD & DVD Factory?

Tá, parece que Sailor Moon é um produto diferenciado. Mas, por trás dessa resposta evasiva, eu pude entender que o seu Marcio quis dizer que não se pode comparar um DVD de anime com o de um seriado americano.

Não seja por isso!

Eu preparei OUTRA TABELA, comparando com DVDs de animes!

A primeira coisa que podemos observar é que DVD de anime é muito mais caro que DVD de série americana. Os motivos são muitos, como por exemplo as série americanas terem divulgação através de exibições em televisão, e os animes têm um público menor, revertindo no preço maior.

Analisando a tabela, vemos que o preço de Sailor Moon está pau a pau com o preço de DVD unitário em Box, e está até menor que o preço do Astro Boy. Mas na hora de fazer a matemática… quanta diferença.

Por ter 10 episódios em um único disco, Astro Boy fica com um preço super barato, tanto por episódio quanto por minuto, assim como os DVDs de Tokusatsu da Focus Filmes que também possuem um bom preço nessas categorias. E a surpresa foi que a “careira” da Playarte consegue ficar mais em conta com o disco do Naruto. E isso porque eu nem contei que cada disco do Naruto tem, na verdade, 8 episódios (os 4 dublados e os 4 sem cortes no “lado b”).

Li comentários no SOS Sailor Moon que, ao contrário do fracasso do lançamento de Sailor Moon R em DVD na época que a série passava no Cartoon Network e na Record, dessa vez a coisa vai porque os fãs são adultos e podem comprar o DVD com o suor do trabalho. Se o foco são fãs adultos, por que então não lançar em BOX como todas as outras séries direcionadas a adultos, como Lost, Friends e até mesmo Jaspion? Será que o público adulto não merece pelo menos mais episódios por DVD?

No fim podemos só concluir uma coisa. Só posso concluir que eu sou contra o mercado de animes no Brasil, por isso eu fico mostrando esses números absurdos e que nada condizem com a realidade, apenas para poder destruir a indústria. A culpa é toda minha de reclamar que a coleção inteira de uma série de 38 episódios vai ficar 300 reais, se os outros 11 volumes de DVD saírem a esse preço.

***

(Me siga no Twitter!)

(Já me curtiram no FACEBOOK?)

39 comentários em “Mais de Oito Mil Investigations – Quanto vale ou é por quilo?

  1. Deixa o Panino pelo menos ele é first em algo…todos tem que sentir essa emoção um dia…

    mas #paunocudofirst

    9,90 preço justo???pra Sailor Moon????ta de brincadeira pagar 9,90 por 3 episodeos dessa porcaria…nem é pela grana é uma questão custo e beneficio…o que se ganha tendo a coleção completa de Sailor Moon?Um troféu de loser e muito constrangimento se alguem ver isso na sua estante..outra coisa é que lição vc tira de Sailor Moon o que vc aproveita no final dessa obra de arte…

    Curtir

  2. Estava para fazer um comentário bastante razoável e adequado e sério, concordando e etc, mas meus olhos foram atraídos para…….

    “9,90 preço justo???pra Sailor Moon????ta de brincadeira pagar 9,90 por 3 episodeos dessa porcaria…nem é pela grana é uma questão custo e beneficio…o que se ganha tendo a coleção completa de Sailor Moon?Um troféu de loser e muito constrangimento se alguem ver isso na sua estante..outra coisa é que lição vc tira de Sailor Moon o que vc aproveita no final dessa obra de arte…”

    ….?? Por que esse ódio contra SM, caro Arayashi? E que lição você tirou de outros animes? (por favor tentar não citar Evangelion e Madoka, vamos variar o repertório…!) ME ILUMINE.

    Curtir

  3. Até que o preço está bom (os DVD’s de CDZ-Hades Santuário no começo custavam R$40,00 por também 3 episódios…) o problema é a quantidade de episódios por dvd, porque não colocar uns 5 ou 6? (já sei, para ganhar mais $$$) mas é algo que não entendo… outro ponto que ajudaria e muito na aquisição seria um box, mas quem sabe quando tiver completo eles façam um trabalhinho melhor dentro de uma caixa ou lata e revendem, acho que tudo vai depender de quanto esse primeiro dvd vai vender.

    Curtir

  4. O problema com esse “se fizer sucesso aí eles melhoram” é que é… RIDÍCULO! nada contra quem tem essa opinião, mas é contra a atitude da própria empresa, eles SEMPRE querem passar essa idéia de que se vender vem mais títulos, se vender a qualidade aumenta.. sendo que não devia ser assim, caraleo!

    só porque a procura é menor a qualidade tem que ser inferior? eu não acho certo ser obrigada a COMPRAR pra que exista mais qualidade! Se eles oferecessem algo de QUALIDADE VERDADEIRA aí sim eu acho que os fãs deviam comprar, mas ficar feliz com qualquer porcaria é o que faz com que esse tipo de trabalho mal feito seja CADA VEZ pior.

    Nada contra quem acha isso bom e compra, EU não acho e EU não compro, não gosto de incentivar preguiça.

    Curtir

  5. Por que eu fui ter um hobbie tão caro?
    Se fosse, no máximo, 12 reais eu até comprava.
    Quanto ao mercado de animes aqui no Brasil não sou muito positivo, mas não tanto ao ponto de não querê-lo.
    Dá uma tristeza saber que as coisas estão tão perto e mesmo assim tão distantes ._.

    Curtir

  6. ainda nao sei pq dao credito a opiniao duma mulher q so vê novela e seriado. dai fala mal de animes toda hora. o que é a opiniao duma noveleira q odeia animes e mangas ?

    voces tao sendo trollados por essa gorda 9D

    Curtir

  7. Plenamente de acordo com você Boogiepop, no meu comentário eu não quis dizer que concordo, mas sim que essa deve ser a lógica das empresas que trabalham com material nipônico no país, e justamente por esses tipos de produtos venderem tão pouco eles deveriam ser direcionados a um público mais fiel, em edições de colecionador ou pelo menos vendidas juntas a um número de episódios maior, sei lá, algo que facilite e estimule o/as garoto/as que assistiram na Manchete a querer ter o produto para relembrar em casa, não adianta querer que ele se “popularize” sendo que não há propaganda alguma na televisão, mal na internet e só em umas meia-dúzias de sites que só atingem o nicho. Fica complicado.

    Curtir

  8. Por mais que sejam boatos…
    Axo que é o preço que sugerem pra uma galera que estaria afim de pagar R$ 40,00 para “baixar” animes pelo possível streaming da JBC, que até então os fansubs fazem, de fã pra fã.
    Se o povo pode pagar 40 mangos por um produto “não-fisico” imagina o que eles pensam sobre um DVD.

    Curtir

  9. O BOX de Friends tá 29,90 e o de Lost tá 39,90… No lançamento Friends chegava a 99,90. Mas logo baixou.

    O mesmo com Jaspion, no lançamento era 79,90. Hoje você encontra por 29,90.

    E lembra dos DVDs do Studio Gabia com três ou quatro episódios? Custavam 19,90 e logo cairam para 7,90.

    Este DVD de Sailor Moon está MUITO CARO. Ainda mais que não possui extras, não gastou com nova dublagem e nem vem com revista de brinde.

    Ainda é mais caro que séries com valor de licensiamento mais caro como “Wolverine e os X-men” e “Batman: Os Bravos e Destemidos”.

    Curtir

  10. @MAIKY

    Mesmo se a Maracutaia não entendesse de animes ela não tem direito a expor a sua opinião?

    Uma coisa que eu acho ridícula é isso de chegar criticando sem argumentos.

    Curtir

  11. Mara, valeu pelo momento jornalismo infográfico e gastar um pouco da sua vida fazendo essas tabelas no powerpoint para nos esclarecer o tamanho do erro

    Curtir

  12. @mariana, concordo com vc, mais acho o seguinte, se nós que quermos ter algo de uma serie, e a empresa fazer um lançamento porco, se o fã quiser comprar bem, eles talvez até possam continuar lançando, porcamente mais lançando, se não quiser que se foda, eles(empresa) não vão melhorar mesmo……

    Curtir

  13. “WordPress maldito deixe o aplicativo que me permite comentar com minha conta do twitter ativado sua porcaria.”

    Que povo mal educado chamando a MARAcutaia de Snorlax, ela não é uma Snorlax não e sim uma linda, rosada e sorridente Blissey.

    Se focando nos fatos expostos por nossa investigadora: Como eu disse (não sei se foi em outra postagem aqui ou Jbox, não lembro). Se alguém ainda for comprar este treco, eu recomendo esperar ele ir para os cestões do supermercado, onde você pode comprar meia duzia por 10 conto.

    Pois nem ferrando pago 25 conto por uma série antiga que nem foi remasterizada e teve redublagem e ainda vai começar pela terceira temporada e vão ser 3 episódios que não dão nem 1 hora de animação.

    É incrível como tem empresa que faz um serviço porco e acha que faz isso por caridade…

    Curtir

  14. Véio, os caras metem a faca mesmo. A JBC não almentou o preço de alguns mangás mês passado sem nenhum motivo ou explicação?
    (já que a inflação ficou denovo na “faixa zero virgula alguma coisa”)

    As empresas não querem saber, principalmente as de video (as editoras até que pegam leve), se os caras vão vender algo do japão, eles querem vender por preços absurdos mesmo, nao por que eles se interessem pela serie e queiram trase-la para o Brasil.

    As emissoras de tb então, nem se fala. Todos os diretores retardados comparam “desenhos” com “coisa de criança”, sendo que nem pararam pra analizar que até Tiny Toons tem uma historia relativamente profunda (eu, particularmente, fiquei impressionado com o tanto de fatos desta série que não foram divulgados no Brasil), e não necessariamente a animação foi feita para agradar criancinhas de 3 anos.
    Eu acho o caso do Shrek o maior sarro de todos nesse quesito, por que o brasileiro é o “unico povo” que acha que aquela budega foi feita pra criança.

    Falei demais, no próximo eu prometo ser só duas linhas XD
    (e não to com saco pra passar isso no revisor do Word)

    Curtir

  15. ainda bem que deixei de comprar mangás, puta que pariu quanto mais tempo passa mais a facada fica pior.
    Sério dá vontade de mandar a JBC tomar no cu pelos 8 reais por um meio-tanko!

    Curtir

  16. E amo Sailor Moon, mas vou ficar fora desse roubo.
    Prefiro baixar assistir e deletar(como fiz a algum tempo).
    Até pq 3 epi por disco é tortura, tem muitos epi seguidos que não levam a lugar nenhum. Infelizmente prevejo o flop

    Curtir

  17. engraçado é que o povo do projeto disse que antes do povo comprar iriam fazer uma analise se valia a pena ou não comprar, cade essa analise produção?????

    Curtir

  18. Eu não entendo a lógica de gastar plástico, papel, energia e tempo fazendo um DVD com 75 min de material. Chega a ser ridículo.

    Querem fazer dinheiro? Desculpe, não comigo ¬¬

    Curtir

  19. É realmente e obviamente um absurdo um DVD de Sailor com 38 episódios ficar em total de R$300 reais…………
    E que bela manuseio do power point Mara!

    Fico com glee.

    #paunocudofirst

    Curtir

  20. Já tô vendo a bagaça não saindo na íntegra e entupindo o bacião do Carrefour!

    Curtir

  21. aff um monte de otaku pobre reclamando!

    se não tem dinheiro não compre! simples assim . . .

    Curtir

  22. Acho que deveríamos fazer um bolão de apostas sobre quantos volumes de Sailor Moon S serão lançados. Eu aposto em 3 com muito otimismo. Já comprei o meu pra poder meter o pau na qualidade e cobrar o pessoal do SOS Sailor Moon que disse ter feito de tudo pra esse lançamento ser perfeito, mas até agora só tristeza.

    Curtir

  23. @Hik

    Pega a doida!

    Essa aí deve ser uma das que “ajudou” no DVD…¬¬’

    Não vou dar 25 nessa bagaça, já que “VOCÊ É RICA!!! RIIIICAAAA!!!!!!!!”

    =*

    Curtir

  24. Nem um brinde para maquiar o preço, pelo menos? Cadê as tais “luvas”? Vou esperar baixar até 12,90 nos supermercados.

    Curtir

  25. Bom vamos começar com a critica acima de nossa “ilustríssima, expert em tudo q relaciona-se a séries japonesas, maravilhosa, vitaminadíssima” orca encalhada…
    Parabéns por ir ao evento ,te vi, lá aliás se auto denominar mulher caiu muito bem em vc, já q pelo seu tom de voz qdo falou comigo era realmente muito feminino, meu caro!!!! Vi que ficou animado também com tudo do evento… a tabela nossa, quanto trabalho comparar séries americanas, que são tão culturalmente instrutivas quanto este seu post, afinal quem tem tempo para isso, tem tempo para qualquer outra bobagem!
    Aqui também vemos, que fora raríssimas excessões, a maioria de seus “seguidores” são aculturados, WELLCOME A FANTÁSTICA INDÚSTRIA AMERICANA DE FILMES E SÉRIES, onde entalão o povo com eu-fenIsmos americanos… afinal aprender novas culturas e descobrir coisas novas dá tanto trabalho, não é!? e é tão caro… Afinal a educação tb é cara ms porque ir a escola ou algum curso se vc aprende tudo com os “enlatados” da indústria americana…
    Deixo aqui meus parabéns a equipe do SOS sailor moon que lutou por este lançamento e que apesar do preço salgado, que todo lançamento geralmente é, comprei sim o DVD comprarei tb os demais!!!!

    Curtir

Os comentários estão fechados.