Desabafo · Games

O Caso Mortal Kombat

Oi, minna. Hoje eu ia postar uma seção nova no blog, mas decidi falar um pouco sobre esse assunto que todo mundo tá falando. Sim, eu vou falar sobre o caso do Mortal Kombat, aquele jogo que desde pequeno você escolhia o Sub-Zero. Se você não sabe o que aconteceu, assuma a forma de um banquinho de gelo, sente-se e IKIMASU ler a história.

Veja o que deu no Uol Jogos:

Deixa eu ver se a otaka aqui entendeu!

O jogo do Mortal Kombat ia sair só dia 19 de Abril, mas um brasileiro conseguiu ter acesso ao jogo antes e postou imagens na internet. Aí a Warner lamenta, o produtor lamenta e TODO CHORA.

Vamos ver a repercussão com o produtor do jogo, direto do blog do Renato Siqueira:

A matéria começou com o gringo falando que tem um carinho pelo Burajiru. Aí mostra os laços afetivos com o país e termina mostrando as coisas que o cara Twittou quando viu que o jogo havia vazado (imagem retirada do mesmo blog acima):

Quanta revolta, não é mesmo, minna?

Mas como será que o moleque conseguiu uma versão de Mortal Kombat? Segundo o mesmo, antes de fazer orkuticídio, ele conseguiu porque mora em Manaus, perto da Zona Franca, aquele lugar que a Sony manda fazer alguns Blu-Rays de jogos para lançá-los no Burajiru com o mesmo preço de um jogo importado. Ou seja, ou ele roubou da fábrica ou ele conhece alguém de dentro que passou o jogo pra ele. Ou pode ter sido o Sheng-Long também, nunca se sabe.

E agora é hora de por a minha opinião.

Eu poderia comentar que o garoto tirou uma foto digna daqueles maloqueiros de Orkut que postam fotos com leques de notas de cem. Ou então poderia falar que ele joga Mortal Kombat pelado, o que me assusta. Ainda eu posso falar que o garoto é um jumento por divulgar na internet uma coisa que não deveria ser divulgada antes. Isso seriam os comentários típicos do meu blog.

Ou então eu poderia fazer que nem os outros sites, que estão fazendo cyberbullying no menino, botando a culpa nele caso a Sony nunca mais fabrique seus jogos aqui etc. Mas eu acho justo? NEM UM POUCO.

O menino pode ter sido uma mula e errado feio por ter roubado o jogo (levando em conta a tese que ele roubou), mas isso não é justificativa para o que tá acontecendo. Um garoto e toda uma nação de gamers merece ser “punida” por empresas de games que acham que aqui não é um lugar seguro? Lógico que não.

Em primeiro lugar, a culpa é da própria Sony. Afinal, que tipo de empresa faz uma segurança PORCA que permite QUALQUER IMBECIL pegar um jogo antes do lançamento?

As empresas, e o próprio produtor, parece que estão usando o garoto idiota como bode expiatório. “Vamos punir o Burajiru porque um garoto pegou a cópia antes!”. Engraçado, porque faz pouco tempo que teve o lançamento do 3DS, e uma cópia vazou na China, lembram? Não vi ninguém reclamando, ameaçando boicotar o país… nada. Lógico, né minna, quem vai peitar a China? Vamos descer o cacete naquele país da América do Sul.

E falo mais. Culpar ESSE GAROTO por qualquer represália no país feita pela SONY ou qualquer outra empresa de videogames, é a mesma generalização idiota de achar que…

…o GTA foi o responsável pela tragédia em Realengo.

Vamos começar a generalizar menos?

***

(Eu tenho Twitter!)

(Já me curtiram no FACEBOOK?)

24 comentários em “O Caso Mortal Kombat

  1. Com certeza a culpa é da empresa sim, segurança porca e controle zero pelo visto pois nem reparo que faltava um no estoque, entretanto acho que o garoto deve ser devidamente punido sim pois o que ele fez se chama furto e deve ser punido conforme o código penal brasileiro.

    Curtir

  2. Tanto faz, Mortal Kombat é uma merda mesmo rs

    Falando serio, então por que a sony não boicota os Estados Unidos já que o hacker que destravou o PS3 é americano? Hipocrisia de merda.

    Curtir

  3. Tipo foi furada da empresa? Sim, todos concordam, ainda mais para mercado brazuca, agora o detalhe é q possivelmente isso não aconteceria la fora, mesmo com a empresa de lá tendo essa brecha. E sobre o q aconteceu na China, essa historia de fulano fez coisa errada, porque não posso fazer tb. “Um crime não justifica o outro”, segundo o ditado =p.
    Acaba que é questão de moral mesmo, o cara deu bobeira, vacilou. Mas parece q procurou corrigir logo, menos mal.

    Curtir

  4. Duvido que a sony vai boicotar o brasil, ela anda muito mal das pernas para isso. É só ver o porque dela ter começado a vir para o brasil, a explicação é simples o mercado japonês e americano de game vai muito mal das pernas e para compensar isso ela esta tendo que lançar as cangalhas delas por aqui para ve se incentiva o consumo e tentar coibir a pirataria aqui. está todo mundo vindo para o brasil esse ano a crise mundial forço eles a isso.

    Curtir

  5. A Sony foi culpada por deixar o cara entrar na fábrica; culpar ele será injusto. Foi uma grave falha de segurança que deve ser sanada, pois não deve ter sido a primeira e nem a última vez que vai ocorrer isso.

    ————–
    Sobre o caso do Realengo, tenho isso a dizer:

    Acho que na maioria dos filmes de tiro dos EUA, usam essa coisa de recarregador rápido e talz.
    Tem muito tiozinho barbudão que viu todos os filmes de Rambo na juventude e não metralhou ninguém até hoje.

    Culpar os games é fácil, mas se fosse inspirado num filme brazuca, queria ver se ia ter o mesmo tratamento.

    Curtir

  6. Adoro esse mundo gamer, os absurdos são tão divertidos quanto o mundo otaku.

    HAhahahahahaha.

    Curtir

  7. Bem, eu fiquei pensando num pai ou tio ou primo ou amigo que vai ser demitido da tal fábrica de Manuas porque fez uma “gracinha” pro moleque. SIFU!!!!
    Mas molecagem não pode ser a causa de uma crise numa empresa internacional, pô!
    Fala sério… o buraco é mais embaixo e bem profundo.
    Produtos cada vez mais descartáveis e sem muita novidade com milhões investidos em marketing pra fazer parecê-los melhores do que o são… aí fica o tal “buraco”… é só IMAGEM, fácil fácil de desmoronar.
    Por falar nisso, o moleque já colocou o torrent disso pra baixar em algum site pirata?
    No meio LIVRE digital, o do usuário, “comer” sozinho é que é sacanagem!
    kkkkkkk

    Curtir

  8. “Tipo foi furada da empresa? Sim, todos concordam, ainda mais para mercado brazuca, agora o detalhe é q possivelmente isso não aconteceria la fora, mesmo com a empresa de lá tendo essa brecha.”

    Leaks de jogos são extremamente comuns lá fora (é praticamente regra). A diferença é que o cara resolveu se identificar, enquanto normalmente quem faz isso permanece no anonimato. Não é exclusividade nossa.

    Curtir

  9. Como eu disse Marskel, o cara vacilou!

    Agora sobre o que o amigo Valter Schueler faltou, faltou um pouco de conhecimento no argumento dele.
    Produtos cada vez mais descartáveis e sem muita novidade com milhões investidos em marketing pra fazer parecê-los melhores do que o são.
    O gasto não é somente em marketing, vc esqueceu do principal, desenvolvimento de produto.
    Se vc quiser se informar sobre a profissão de desenvolvimento de jogos, que tal começar pela UDK, o kit de desenvolvimento usado nesse jogo:
    http://www.udk.com/
    Teste fazer um jogo e coloque na rede para galera baixar. =)

    Curtir

  10. Até agora não entendi porque tanto drama em cima desse caso do MK. Esses tipos de coisas acontecem toda hora, só que pela primeira vez um brasileiro conseguiu pegar antes do resto do mundo, porque normalmente acontece o contrário.

    Por exemplo, eu lembro que joguei Final Fantasy XII americano 1 mês antes do lançamento oficial porque um gringo conseguiu uma cópia e lançou na internet. Isso é uma coisa corriqueira.

    Curtir

  11. A empresa falhou com sua segurança. O rapaz pode ter roubado ou conseguido a cópia por algum funcionário corrupto, isso acontece aqui ou em qualquer lugar. Agora que isso vai abalar o mercado brasileiro de games acho dificil. Somos o país que mais gera lucro com relação á games, nossos impostos são exorbitantes, as empresas de games lucram conosco. A Sony jamais deixará de vender pro Brasil, pois não é só com games que ela trabalha e o povo brasileiro está aprendendo a revidar.
    Acho injustiça maltratar o rapaz por apresentar algo na inocencia. Pra ser sincero ele é o mais esperto nesta história!!!

    Curtir

  12. Incrivel foi ele querer mostrar o rosto na internet quando ninguem que faz isso se identifica.

    Vai custar o emprego do cara que fez esse “favor”.

    E vamos repetir a hipocrisia dos americanos no caso do Realengo, vamos proibir tudo que o louco fazia porque supostamente pode te transformar em assassino.

    Curtir

  13. será que se eu for pra zona franca eu consigo alguns lançamentos de animes primeiro????? tipo sailor moon??( já que tão demorando tanto pra esse grande lançamento)kkkkkkkkkkk, qualé o garoto fez um favor pra todos, o jogo só iria ser lançado dia 28 de abril aqui no burajiru……… não sabia que o mundo dos gamers era tão “divertido” quanto o mundo otaku…..

    Curtir

  14. Vai dizer que o fracasso de vendas do Mortal Kombat é culpa do vazamento e não da merda de jogo que a série é.

    Curtir

  15. Nunca gostei de Mortal Kombat >________<

    Enfim, ele foi ingênuo ao fazer isso. Queria apenas se mostrar, ganhar fama e deu no que deu. Mas não concordo com esse drama todo, pua hipocrisia querer pegar o menino de bode expiatório.

    Curtir

  16. Pelo menos os videos in game o jogo passava uma imagem de ser bom, se bem que não quer dizer muito.

    Curtir

  17. Ainda to desconfiado dessa história toda… um moleque brasileiro chamado KALEB KETTLE… isso em lembra alguns antigos anuncios de Mrotal Kombat dos anos 90 quando escreviam “Kombatants” e outras palavras com “K” para caracterizar. Só consigo imaginar uma estratégia bem pensada, já que não é novidade que a pirataria impera no Brasil, pagar 200 conto pra um molecote qualquer “simular” um caso desses. Sony repercute, Uol divulga, Imprensa mundial reverbera e TODOS QUER jogar Mortal Kombat =D

    Curtir

  18. Sobre a parte falando do GTA:
    “Nos dois jogos, acumula mais pontos quem matar mais pessoas e blá-blá-blá”. Primeiro, DESDE QUANDO GTA É MULTIPLAYER? Segundo, E A PORRA DA HISTÓRIA? E terceiro, CADÊ AS PORRAS DAS CRIANÇAS E O CONTADOR DE MORTES? Prova que o Ministério da gayleza do Brasil só usa as primeiras impressões sobre games.

    Curtir

  19. se eu fosse adepto da teoria da conspiração diria que a sony deu a copia pro garoto pra causar essa confusao a fim de poder continuar vendendo jogos caros aqui pq ela realmente nao dá a minima pra evoluir a industria de games no brasil, pondo a culpa em qualquer coisa pra ngm investir em games no brasil… mas so se eu fosse eu diria isso

    Curtir

  20. A culpa é do Kalebesta! Faz foto dando cotoco e depois quer pagar de vítima? Tomara que enrabem ele na cadeia depois que for condenado.
    Agora em Manaus vc acha mesmo jogos bem antes de serem lançados no mercado. No natal de 2009 eu ví por lá uma cópia no tabuleiro do camelo(sem o circunflexo prá fazê graça)um game de Wii chamado Lost in Shadows. No final de 2010 eu lí sobre o mesmo game que estava para ser lançado, quer dizer, eles tem uma máquina do tempo pra piratear games com anos de antecedência??
    O Kaleb vai jogar agora o mortal Ku-bate…

    Curtir

Os comentários estão fechados.