Arquivos | agosto, 2011

Dona Flor e seus Mais de Oito Mil Maridos

31 ago

Sei que otaku tem vocabulário limitado, então vamos ver uma palavra nova? IKIMASU para o Houaiss:

Legal essa nova palavra, não é mesmo? Mas sem um exemplo ela não é nada. Por isso vamos ver alguns exemplos recentes (todas de Agosto de 2011) tirados de jornais para vermos o uso dessa palavra que indica “algo que tem primeiro lugar de importância”:

Eu acho o Governo Brasileiro fantástico. Mesmo com a reforma política que tá em andamento desde 1988, os preparativos da Copa de 2014, da Olimpíada de 2016 que o Jairo vai participar, os problemas de moradia, emprego, saúde, sucateamento dos transportes e das rodovias… mesmo com tudo isso ele arranja mais espaço para colocar prioridades, coisas que eles dizem que estão entre as mais importantes.

O que foi, produção? Tem mais um print que não entrou? Pode mandar! Pode mandar!

Acho que se PRIORIDADE fosse uma pessoa e tivesse um nome, se chamaria Cláudia.

E de tantas Cláudias no Brasil, não se tem mais lugar para sentar.

(Obrigada aos muitos leitores que sugeriram a pauta)

***

(Me siga no Twitter!)

(Já me curtiram no FACEBOOK?)

Ué, cadê o post que deveria estar aqui?

31 ago

Como muitos notaram e me mandaram perguntas, venho informar que a última análise de eventos foi retirada do site a pedido da organização do evento, que julgou o conteúdo publicado como ofensivo.

 Fazer o quê, né? Mas vocês podem acompanhar o que aconteceu no evento através da comunidade no Orkut.

 Bola pra frente e até mais tarde com outro post!

Grande Debate – A Melhor Exibição para Nana

29 ago

Estamos de volta com a seção que não é o Harry Potter, mas que sempre levanta as visitas. Para quem não conhece, nessa seção do blog discutimos grandes notícias mundiais e suas afetações no mundo. Tá, é mentira, mas aqui é um lugar para discussão. IKIMASU para o tema de hoje!

Até o seu Rakuraku Dino-Kun tá sabendo que a MTV Brasil comprou os direitos de exibição do anime Nana, mas nem Mãe Dinah sabe dizer quando isso vai estrear. Eu até colaria a notícia que um certo site que fala sobre animes, mangás e babaquices que dizia que ia estrear em Junho com 100% de certeza porque eles tinham contatos, só não fiz isso porque não quero copiar conteúdo de ninguém. A questão é que não sei como seria a melhor exibição para Nana aqui no Burajiru, por isso decidi promover o debate.

Há duas maneiras de Nana passar na MTV: ser exibida ou não ser exibida dublado ou legendado. Até o pai do Light Yagami, que é sempre o último a saber das coisas, já tá sabendo que a MTV vai passar o anime legendado, assim como seus outros animes, mas será que essa é a melhor maneira?

Há muito tempo, a PlayTV passava animes nas noites da TV UHF. A gente tinha Ranma 1/2, Love Hina e outras tranqueiras. E a programação era toda dublada, e isso tinha seu público. Para competir, a MTV estreou alguns animes, como Desert Punk e Afro Samurai, mas todos legendados. Não dá pra dizer quem teve a melhor estratégia, pois as duas exibições foram tiradas do ar, mas dá pra debater qual foi a melhor opção.

Preparei um quadro no inovador e descontraído programa PowerPoint com as vantagens da dublagem e da legendagem:

Depois dessa pequena amostragem de opiniões, percebemos que dublagem está um pouco relacionada a “popularização” ou “orkutização” e legendagem está relacionada a “conservadorismo”. Isso porque eu tô excluindo o fator saudosismo, porque tem muita gente que jura de pés juntos que a dublagem de Dragon Ball Z é melhor que a japonesa, e o motivo é porque a primeira que viu foi a brasileira.

Até uma pessoa tapada como a Sawako sabe que o mercado de animes anda tão bom quanto o preço dos meio tankos da JBC. Não temos nenhum lançamento, os animes estão sendo tirados da TV Aberta e a grande esperança do ano, que era Dragon Ball Kai, foi cancelado depois de 20 dias e agora vai voltar nas madrugadas. Se isso é estar na melhor… Olhando assim, Nana parece uma grande tentativa de voltar com algo interessante na parte da TV aberta que precisa de palha de aço na antena para funcionar decentemente.

Nana pode ser uma boa chance de mostrar que dá pra ter animação para adolescentes e jovens adultos. Ainda mais: uma boa chance de ter uma série que é para adolescentes e jovens adultos e que não é apenas um banho desnecessário de sangue com violência gratuita. Nana tem uma boa história e a MTV é o local perfeito para essa exibição, mesmo tendo o Colírios Capricho na programação.

Mas será que a exibição legendada é a melhor coisa para esse “renascimento” do anime na TV do Burajiru? Será que o idioma japonês não vai afastar as pessoas? Mais ainda, será que a interpretação japonesa não vai afastar as pessoas? Ah, você não sabe como é a interpretação da Grande Nação Japonesa? É só conversar por 5 minutos com qualquer otaku na fila do Anime Friends. É falar com aquela voz esganiçada e forçar em todas as reações.

E as mesmas perguntas se aplicam para a dublagem, ou você acha que a dublagem brasileira é perfeita? Temos repetição das mesmas vozes constantemente, trocas de vozes no meio da série, dubladores que colocam imitações de Silvio Santos no meio do negócio, traduções porcas… Não tá fácil pra ninguém.

E nessa grande indecisão, é você que terá um papel importante pois, embora eu leia todos os comentários do blog, não vou participar da discussão. Então vamos lá:

Bem, como diz a Daniela Albuquerque, “É com você!”. Espero que todos os cinco leitores desse blog discutam nos comentários a seguinte pergunta:

“Vocês são #TeamDublagem ou #TeamLegenda? Ou nenhuma das duas? Afinal, como vocês gostariam que fosse a exibição de Nana no Burajiru?”

***

(Me siga no Twitter!)

(Já me curtiram no FACEBOOK?)

Mais magra e com tapa-olho de pirata

28 ago

Deu no Anime Blade:

Então anunciaram que no final do ano que vem vai estrear o terceiro filme de Evangelion? Olha, não é por nada não, mas se o Anime Blade tivesse uma parte de “notícias relacionadas”, eu até sei que link apareceria com essa notícia:

De um filme de uma série requentada do Hideaki Anno, não espero menos que um GRANDE DESASTRE.

***

(Me siga no Twitter!)

(Já me curtiram no FACEBOOK?)

Sensação de “Forever Alone”

28 ago

Você é uma pessoa que lê esses memes e não entende nada? Pois eu vou te explicar qual a sensação de um “forever alone”.

Deu no CavZodíaco:

Pronto.

***

(Me siga no Twitter!)

(Já me curtiram no FACEBOOK?)

Melhor Release de Todos os Tempos

27 ago

Um release é a coisa mais chata de se ler, mas quando o site muda todo o texto a coisa fica muito divertida. E fica ainda melhor quando é um site que não fala sobre mangá ou anime.

IKIMASU ver o que esse blog do O Globo falou sobre Bakuman?

Olha se um garoto que quer ser autor de mangá e que namora a menina sem o menor contato físico só pelo romantismo da coisa não é considerado uma criatura perdida e com risco de extinção, não sei mais o que seria.

Para quem não viu, essa é a minha opinião sobre Bakuman.

(Dica do leitor Mario)

***

(Me siga no Twitter!)

(Já me curtiram no FACEBOOK?)

Raio Azul para todos

27 ago

Deu no Jbox:

A falta de pauta da imprensa especializada (pfffff) tá tão grande que agora até inclusão de áudio brasileiro em bluray gringo tá virando notícia, como se essa característica fosse SUPER INÉDITA.

Imagina quando descobrirem que tem bluray gringo que tem até dublagem em português brasileiro

***

(Me siga no Twitter!)

(Já me curtiram no FACEBOOK?)

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 3.121 outros seguidores